Direito Constitucional- Adm Pública (parte 3) Flashcards
No governo federal, servidores sob o regime próprio de previdência se aposentam (voluntaria) aos 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens). Nos estados, DF e municípios, a idade mínima é definida por emenda nas constituições locais, com critérios adicionais estabelecidos por lei complementar.
Certo
Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao valor mínimo a que se refere ao salário mínimo ou superiores ao limite máximo estabelecido para o regime geral de previdência social.
Certo
As regras para cálculo de proventos de aposentadoria serão disciplinadas em lei (ordinária) do respectivo
ente federativo.
Até a entrada em vigor de uma lei federal para regulamentar os benefícios da previdência dos servidores federais, aplica-se este artigo. A aposentadoria voluntária requer, simultaneamente (cumulativamente),
62 anos (mulheres) ou 65 anos (homens), além de 25 anos de contribuição, com mínimo de 10 anos no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria
O STF decidiu que, em carreiras escalonadas, o prazo mínimo de 5 anos para aposentadoria de um servidor público conta a partir do ingresso efetivo na carreira. Promoções a classes diferentes não reiniciam a contagem. Portanto, um juiz que passou 25 anos como juiz e 4 como desembargador pode
se aposentar com base no último cargo, pois é um degrau na carreira.
A aposentadoria voluntária dos servidores federais começa com _____da média aritmética simples do salário de contribuição e das remunerações correspondentes a 100% do período contributivo.
70%
A criação de novos regimes próprios de previdência social é proibida. No entanto, uma lei complementar federal irá definir regras gerais, organização, funcionamento e responsabilidade na gestão para os regimes já existentes.
Certo
A Lei Complementar Federal, ao tratar dos regimes próprios de previdência social já existentes, tem a função de definir normas gerais abrangendo organização, funcionamento e responsabilidade na gestão. Isso inclui estabelecer
requisitos para a extinção desses regimes e a transição para o regime geral de previdência social.
Antes da Emenda 103 (2019) a Previdência Complementar dependia da decisão de cada ente federativo. Após a emenda, tornou-se obrigatória a criação desse regime para servidores públicos efetivos, com regras específicas e limites vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, garantindo maior uniformidade e controle.
Certo
A aposentadoria por incapacidade permanente ou a compulsória são
involuntárias.
É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios em regime próprio de previdência social. Ressalvado o disposto nos parágrafos. § 4º a. Poderão ser estabelecidos, por lei complementar do respectivo ente federativo, idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência,
previamente submetidos à avaliação biopicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
Poderão ser estabelecidos, por lei complementar do respectivo ente federativo, idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente sócio-educativo ou de policial dos órgãos de que tratam o inciso IV do caput do artigo 51.
Certo
Poderão ser estabelecidos, por lei complementada do respectivo ente federativo, idade e tempo de contribuição diferenciados por aposentadoria de servidores, cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde ou associação desses agentes, vedada a caracterização por
categoria profissional ou ocupação.
Os ocupantes do cargo de professor terão idade mínima reduzida em 5 anos em relação às idades decorrentes da aplicação do disposto no inciso 3 do parágrafo 1º, desde que comprovem
tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio fixado em lei complementada o respectivo ente federativo.
É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios em regime próprio de previdência social. Ressalvado o disposto nos parágrafos 4º a, 4º b, 4º c e 5º.
Certo
Lei ___________ pode trazer regras diferenciadas com prazos de idade e de contribuição menos rigorosos para os deficientes. Disposição válida tanto para os servidores regidos pelo RPP quanto para os trabalhadores vinculados ao RGPS.
complementar
Quando você lê agente penitenciário, na sua cabeça tem que aparecer
polícia penal.
A Lei Complementar de 2015 revogou a aposentadoria compulsória aos 65 anos de idade que estava prevista na Lei Complementar 51. Agora, para eles, vale a regra geral,
75 anos.
O servidor público policial será aposentado voluntariamente, com proventos integrais, independentemente da idade. a. Após ____ anos de contribuição, desde que conte pelo menos 20 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem. b. Após 25 anos de contribuição, desde que conte pelo menos 15 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher.
30
O STF firmou o entendimento segundo o qual a competência privativa da União para a edição de normas gerais sobre inatividades e pensões dos PMICBM não exclui a competência legislativa dos Estados para a fixação das alíquotas da contribuição previdenciária incidente sobre os proventos de seus próprios militares, inativos e pensionistas.
Certo
No que se refere à aposentadoria para policiais, os requisitos são idade de _____, contribuição de 30 e tempo na carreira 25 anos, tanto para mulher como para homem.
55 anos
Os oficiais de justiça e os servidores que trabalham na área da segurança dos tribunais e do Ministério Público
não entram nas regras especiais.
Não se permite que norma estadual amplie os servidores beneficiados com apesantadoria especial, incluindo, por exemplo, oficiais de justiça, pois o legislador estadual deve se limitar às categorias de servidores _________ mencionadas na Constituição Federal.
taxativamente
No que se refere aos requisitos para aposentadoria para quem trabalha em atividades prejudiciais à saúde, está a idade de _______, a contribuição de 25 anos, o tempo no serviço público 10 anos e o tempo na carreira 5 anos. Tais regras valem para ambos os sexos.
60 anos
Se o servidor permanece atuando em atividade laborativa especial, que ensejou a sua aposentadoria especial, pode haver a cessação do pagamento do benefício previdenciário. Afinal, ele não estava tão mal assim, tanto que continuou ou voltou.
Certo
No que se refere à aposentadoria dos professores, à idade para homem é 60 e para mulher é ___, com tempo de contribuição de 25 anos, tempo no serviço público 10 anos e tempo na carreira 5 anos.
57