Planejamento Flashcards
Em uma organização que apresenta práticas obsoletas, mas busca se adaptar às novas necessidades dos clientes de forma inovadora, é adequado instituir um modelo de planejamento otimizante.
Certo.
Filosofias de Planejamento:
Conservador (satisfação):
Esforços para alcançar um nível mínimo de satisfação, sem necessariamente excedê-lo;
É retrospectivo;
Preservar o sucesso;
Manutenção de padrões de qualidade;
Otimizante:
Maximização dos resultados e no uso eficiente dos recursos disponíveis;
busca melhorar as práticas existentes;
É incremental;
Reação às mudanças;
Tão bem quanto possível;
Adaptativo:
Busca adaptar-se às contingências;
É aderente (proativo);
Antecipação às mudanças;
Alocação de recursos, coleta de dados e construção de planos de ação são exemplos de ações que podem ser executadas para embasar a função de planejamento.
Certo.
O planejamento existe (embasa-se) em razão da necessidade de executar ações como alocação de recursos, coleta de dados e construção de planos de ação.
Os planos elaborados pelas unidades funcionais de uma instituição para dar consecução ao planejamento estratégico são decorrentes do planejamento tático.
Certo.
Os planos táticos e operacionais devem ser consolidados no plano estratégico organizacional.
Errado.
São fundamentados no plano estratégico.
Para atingir o seu objetivo, o planejamento pode ser simplificado em três fases de trabalho sequenciais na seguinte ordem: conceber o plano, acompanhar a ação e revisar criticamente os resultados, de modo que, ao acabar uma fase, se inicia a seguinte, em um processo ininterrupto.
Errado.
O mínimo são 4 fases.
Na assertiva faltou a fase de implementação (ação).
Predição, projeção e previsão são termos sinônimos de planejamento estratégico.
Errado.
Predição, projeção e previsão não são termos sinônimos de planejamento estratégico. Embora todos esses termos estejam relacionados ao processo de planejamento e análise, eles têm significados distintos e papéis específicos dentro do contexto do planejamento estratégico.
Predição
Situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas não há controle sobre seu processo e desenvolvimento;
Previsão :
Esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de probabilidades;
Projeção:
Situação em que o futuro tende a ser igual ao passado em sua estrutura básica;
Resolução de problemas: São aspectos imediatos que procuram apenas a correção de descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas.
O processo de planejamento organizacional compreende o estabelecimento de metas bem como a maneira de alcançá-las, englobando um processo participativo com o maior número possível de colaboradores que possam contribuir em sua elaboração e implantação.
Certo.
Planejamento Organizacional = Estratégico + Tático + Operacional
O planejamento estratégico é a ferramenta organizacional pela qual é possível identificar o sentido da autoridade na cadeia de comando.
Errado.
O organograma é a ferramenta que exemplifica a cadeia de comando de uma organização.
Falou em “autoridade na cadeia de comando”, associe com ORGANOGRAMA.
Certo.
Existem os planejamentos: estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico tem com produto apenas o plano estratégico;
O planejamento tático é dividido nas 4 grandes áreas, cada uma com seu plano tático:
Marketing ou mercadológica;
Finanças;
RH;
Produção/operação;
A assertiva fala que o plano de pesquisa de mercado e plano de distribuição (planejamento mercadológico) fazem parte do “planejamento estratégico”. Não fala que são elaborados no nível estratégico.
O planejamento estratégico é desdobrado em outros 4 planejamentos no nível tático e em diversos outros planos em nível operacional.
Todos fazem parte do planejamento estratégico da organização, em razão desse desdobramento.
Tudo o que acontece fora do esperado também acontece fora do planejado, ou seja, não é planejamento.
Certo.
Em um planejamento os imprevistos também são esperados e estão incluídos no planejamento estratégico, ao ocorrerem imprevistos inesperados conclui-se que também estão fora do planejamento.
Via de regra, a forma de capitalização do empreendimento é definida na parte relativa a operações; as informações relacionadas à análise de viabilidade do negócio e sua capacidade de liquidez devem estar na parte de planejamento econômico-financeiro do plano de negócios.
Errado.
A capitalização relaciona-se com o plano financeiro (nível tático).
São considerados princípios do planejamento relacionados ao alcance dos resultados de uma organização: contribuição aos objetivos, precedência, maior penetração e abrangência, maior eficiência, eficácia e efetividade.
Certo.
O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.
Errado.
Precípuo = Basilar;
O planejamento de recursos humanos é que depende do planejamento estratégico, e não o contrário.
No planejamento das organizações, a definição de políticas e procedimentos de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais em objetivos departamentais e individuais de desempenho.
Errado.
Objetivos organizacionais: nível estratégico;
Definição de políticas: nível tático;
Procedimentos: nível operacional.
Os pilares para o desdobramento são os objetivos estratégicos que São o fundamento das políticas (tático) e procedimentos (operacional).
Na realidade organizacional, para alcançar os objetivos, é preciso definir atividades, formas de controle e recursos necessários para a execução dos cursos de ação. O planejamento tático ou funcional, que é um elo entre a missão da instituição e os cursos de ação definidos pelas áreas, é responsável por esse papel.
Errado.
Assertiva refere-se ao planejamento operacional.
Os objetivos rotineiros e de aperfeiçoamento da administração indicam que as metas relacionadas a determinado período de tempo, mesmo não alcançáveis, devem ser consideradas como atividade da gestão, em face dos objetivos maiores e futuros da organização.
Errado.
Estabelecer objetivos que não são alcançáveis pode ser contraproducente e desmotivador para a equipe. Em vez disso, é importante definir metas desafiadoras, mas realistas, que inspirem e motivem os funcionários a alcançá-las.
As metas atuam como definição ampla do escopo de negócios e operações básicas da organização que a diferencia de outras organizações similares.
Errado.
Metas = SMART
S (Específica);
M (Mensurável);
A (Atingível);
R (Relevante);
T (Temporal).
A orientação adotada por uma organização e a sua função são repensadas na etapa de avaliação da estratégia vigente.
Certo.
As etapas de um plano estratégico não possuem limite de tempo, visto que as estratégias podem ser alteradas durante a sua execução.
Errado.
No processo de planejamento, a construção de cenários, também conhecida como método Delfos, é uma técnica de prospecção do futuro que assume a forma de pesquisa de opinião, focalizada em um assunto específico.
Errado.
Construção de cenários: várias conclusões;
Método Delphi: uma conclusão (consenso).
O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.
Certo.
A assertiva se refere à FUNÇÃO PLANEJAMENTO:
1.planejamento - OBJETIVOS e METAS
2.organização
3.direção
4.controle
Caso a referência fosse o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o passo inicial é o DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO.
A natureza cíclica do processo de planejamento garante feedback em relação às ações anteriores, orientando as posteriores, dentro do período de execução das atividades planejadas.
Errado.
Podemos utilizar estes dados do feedback mesmo após as atividades terem sido já executadas.
No planejamento operacional, deve ser considerada a decomposição de objetivos, de estratégias e de políticas, com a finalidade de otimizar a organização como um todo.
Errado.
Planejamento operacional é restrito, não engloba a organização como um todo.
Os planos funcionais ou administrativos definem as atividades, os recursos e as formas de controle necessários para a realização dos cursos de ação escolhidos.
Errado.
Assertiva refere-se aos planos operacionais.
Na elaboração de um planejamento estratégico, a avaliação dos resultados precede a etapa de formulação de alternativas estratégicas.
Errado.
Planejamento estratégico é uma forma de se acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação e acompanhar e gerenciar os passos de implementação.
Errado.
Planejamento estratégico é uma forma de se acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação e acompanhar e gerenciar os passos de implementação.
Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas para acompanhar e gerenciar os passos de implementação.
O propósito do planejamento é o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas que permitam avaliar futuras decisões, de forma eficaz.
Certo.
A proposta básica do planejamento estratégico de comunicação está centrada no fortalecimento e na melhoria da imagem institucional.
Errado.
O planejamento estratégico de comunicação não está centrado na imagem institucional.
Trata-se de um processo mais amplo. As funções básicas da comunicação dentro de um grupo ou de uma organização são:
Controle
Informação
Expressão
Motivação
Emoção
O planejamento estratégico pressupõe a necessidade de processo decisório, o qual pode ocorrer antes, durante e depois da sua elaboração e implementação na organização.
Certo.
O Planejamento estratégico não é restrito a um momento. Até por ser um processo, é dinâmico, cíclico.
Existe a necessidade de intervenção durante todo o ciclo.
Segundo a escola de planejamento estratégico baseada na filosofia de satisfação, os esforços devem concentrar-se para se alcançar o máximo de satisfação, ou seja, tão bem quanto possível.
Errado.
Filosofias de Planejamento:
Conservador (satisfação):
Esforços para alcançar um nível mínimo de satisfação, sem necessariamente excedê-lo;
É retrospectivo;
Preservar o sucesso;
Manutenção de padrões de qualidade;
Otimizante:
Maximização dos resultados e no uso eficiente dos recursos disponíveis;
busca melhorar as práticas existentes;
É incremental;
Reação às mudanças;
Tão bem quanto possível;
Adaptativo:
Busca adaptar-se às contingências;
É aderente (proativo);
Antecipação às mudanças;
O planejamento estratégico engloba projeções futuras que envolvem variáveis internas e externas à organização, o que contribui para seu elevado grau de subjetividade.
Certo.
Inicia-se o processo de planejamento estratégico com a escolha dos objetivos estratégicos organizacionais, os quais podem visar ao lucro, à expansão, à autonomia e(ou) à sustentabilidade.
Certo.
Assertiva relacionada à visão de futuro (objetivos estratégicos):
Lucro: “Ser a empresa com maior lucro na América Latina”;
Expansão: “Estar presente nos cinco continentes”;
Autonomia: “Ser a empresa que executa todo o ciclo da celulose de forma independente”;
Sustentabilidade: “Possuir todas as unidades funcionando com emissão zero de carbono”.
Controle de ações e avaliação dos resultados fazem parte da terceira etapa de um planejamento estratégico de comunicação.
Certo.
Controle e avaliação = “C” do PDCA.
São itens focais e norteadores do planejamento estratégico de comunicação: visão, missão, valores e fatores críticos de sucesso da organização.
Certo.
Um fator crítico de sucesso é algo que uma organização ou empresa deve cumprir para atingir seus objetivos.
Situação hipotética: Tamires, assessora organizacional, defende que a PGE/RJ, ao estabelecer como resultados organizacionais “amparo jurídico à prestação de serviços públicos”, “defesa dos recursos públicos” e “contribuição para a legalidade dos atos da administração pública”, estará vinculando-os à perspectiva do balanced scorecard de Estado e sociedade. Assertiva: Nessa situação, o raciocínio de Tamires está correto.
Certo.
O BSC é altamente adaptável.
Além disso a primeira (aprendizagem e crescimento e financeira) e a última dimensão do BSC são altamente abstratas;
Já as duas dimensões intermediárias (processos internos e clientes) são mais concretas.
O cenário ideal para o planejamento estratégico é aquele que descreve a evolução da cena da conjuntura atual até a conformação de outra cena, hipotética, para o horizonte temporal definido, a qual, segundo os especialistas e de acordo com as condições atuais, é a de maior probabilidade de ocorrência naquele horizonte temporal.
Errado.
Cenário ideal é aquele em que ocorrem apenas eventos favoráveis à organização.
Na etapa da Geração e Interpretação de Cenários o ideal é que os cenários, listados a partir da probabilidade de ocorrência, sejam analisados a partir de três cenários:
Cenário mais provável: é descrito pela conjuntura atual até a conformação de uma outra cena, hipotética, ao final do horizonte temporal definido e que segundo os especialistas apresenta maior probabilidade de ocorrência naquele horizonte temporal;
Cenário ideal: é descrito a partir de eventos favoráveis e não ocorrem eventos desfavoráveis;
Cenário de tendência: é como ocorrerá os eventos caso os acontecimentos permanecerem como no momento atual.
No contexto das estratégias organizacionais, o gerenciamento de programas alinha os programas às estratégias organizacionais, por meio da seleção dos portfólios ou projetos corretos, da priorização do trabalho e do fornecimento dos recursos necessários.
Errado.
Portfólio > Programa > Projeto
Portfólio: grupo de projetos ou programas vinculados por uma meta de negócios.
Programa: grupo de projetos estreitamente relacionados, ao ponto que gerenciá-los juntos viabiliza algum benefício.
Projeto: qualquer trabalho que gera um resultado específico e é temporário.
Assertiva errada porque é “gerenciamento de portfólio” e “seleção de programas”.
Na elaboração do planejamento estratégico, o ponto neutro significa variável identificada pela organização, não obstante sem critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou fraco.
Certo.
Dentro do planejamento estratégico há a etapa de
Análise Interna que verifica os pontos fortes, fracos e neutros da empresa.
Ponto forte:
Diferenciação da empresa; Variável controlável, que da vantagem operacional
Ponto fraco:
Situação inadequada da empresa;
Variável controlável, que gera desvantagem operacional;
Ponto neutro:
Variável identificada mas que não possua critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou fraco.
O quadro de modelo de negócios (business model canvas) se baseia na ideia central da criação de valor para os utilizadores do produto ou serviço oferecido pela empresa e pode ser aplicado para a melhoria do estilo de negócios em atividade, mas já ultrapassados.
Certo.
Canvas:
Ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes;
É uma ferramenta visual para ajudar a organizar ideias sobre um negócio;
A ideia central é a criação de valor para os clientes e pode ser aplicado para a melhoria dos negócios, inclusive os que se consideram ultrapassados;
Na escola de planejamento estratégico embasada no poder, a estratégia é um processo de negociação por meio do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a interesses, em que os pontos fortes residem na valorização de aspectos como a cultura da organização e o exercício da liderança.
Errado.
O modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais.
Certo.
O modelo de gestão estratégica deve ser utilizado para disseminar a estratégia organizacional, ao passo que as medidas de acompanhamento, controle e correções devem ser disseminadas separadamente pelos departamentos responsáveis pelos padrões.
Errado.
O controle e o acompanhamento da estratégia não devem ser vistos como tarefas isoladas. Logo, ao separar a disseminação da estratégia da implementação e do controle, os departamentos deixam de estar alinhados com o planejamento estratégico implementado, e consequentemente, esse isolamento da avaliação e controle acaba impactando a eficácia do planejamento.
Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados.
Errado.
“Deve-se” é o erro. Não há consenso.
A elaboração de planejamento alicerçado em técnicas especializadas retrata características da escola de concepção, também categorizada como uma escola descritiva.
Errado.
Prescritiva.
Prescritiva =
Design;
Planejamento; Posicionamento;
Integrativa = Configuração
O resto é descritiva.
O estabelecimento de objetivos nos diversos níveis organizacionais, com a finalidade de motivar as pessoas para o alcance das estratégias, é aderente à administração por objetivos.
Certo.
A perspectiva interna da metodologia balanced scorecard corresponde aos ativos intangíveis da organização e ao papel desses ativos na estratégia.
Errado.
Os processos internos referem-se à gestão operacional, e estão ligados à produção ou execução dos serviços oferecidos aos clientes presentes na cadeia produtiva.
Essa perspectiva corresponde tanto a ativos tangíveis quanto intangíveis.
Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.
As metas táticas auxiliam na execução dos planos estratégicos de uma organização, assim como na realização de parte específica da estratégia organizacional.
Errado.
Na verdade são os planos estratégicos que auxiliam no plano tático e por sua vez nas metas táticas.
Os planos estratégicos representam as etapas de ação, pelas quais uma organização tem intenção de alcançar as metas estratégicas em um espaço de tempo definido.
Certo.
O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.
Errado.
O diagnóstico estratégico implica análise interna e EXTERNA.
Os gestores que decidem fazer as organizações permanecerem do mesmo tamanho ou crescerem paulatinamente adotam a estratégia conhecida como crescimento estabilizado.
Errado.
As estratégias podem ser de:
Crescimento: pode ser promovido internamente pelo investimento na expansão ou através da diversificação das linhas de produtos ou serviços;
Estabilidade: também conhecida como estratégia de pausa. A organização deseja permanecer do mesmo tamanho ou crescer lentamente de modo controlado;
Retração: organização atravessa um período de declínio forçado ou retração das atividades, pela venda ou liquidação do negócio ou por uma crise de mercado.
As unidades estratégicas de negócio mostram como as diferentes linhas de produtos e serviços de uma organização se combinam para gerar vantagem competitiva no mercado.
Errado.
É justamente o oposto. UENs estão relacionadas à organizações que atuam em vários segmentos de mercado e que precisam se posicionar de forma individualizada e direta em cada um desses mercados.
As UENs não combinam os produtos e serviços para gerar competitividade.
Elas trabalham com grupos de produtos relacionados com o mesmo mercado.
Por terem múltiplos objetivos simultâneos, as organizações correm o risco de ter ações conflitantes, razão pela qual convém que adotem a matriz SWOT como ferramenta estratégica destinada a conciliar distintas perspectivas.
Errado.
SWOT é ferramenta de diagnóstico e não para conciliar perspectivas distintas ou alinhar objetivos conflitantes dentro de uma organização.
Dados acerca do perfil sociodemográfico de uma população, sua distribuição de renda e questões climáticas do local são informações relevantes a respeito do ambiente de tarefa em que uma prefeitura está inserida.
Errado.
AMBIENTE de TAREFA, é um ambiente o qual a organização tem controle, pois tarefas são o que uma empresa/organização realiza em seu dia dia, e assim, mais ligado ao LADO INTERNO de uma organização.
No curso da avaliação estratégica, a análise SWOT deve abranger os resultados de revisão documental, bem como entrevistas com as líderes do órgão e, ainda, pesquisa com servidores de modo a compor uma matriz contendo forças e ameaças.
Certo.
A assertiva não restringiu a matriz SWOT a forças e ameaças, ainda que estejam faltando as fraquezas e oportunidades.
A análise SWOT oferece ao time gerencial uma visão abrangente sobre as oportunidades de negócios para a organização.
Errado.
Times estratégico (nível de diretoria).
Considere que se tenha diagnosticado que, no cenário nacional, o ingresso de ações judiciais esteja em plena ascensão e que o órgão público demandado nesse contexto possua poucos servidores competentes para a análise dessas ações. Nesse caso, segundo a análise SWOT, tal diagnóstico representa a identificação de uma ameaça.
Certo.
Ao identificar após a realização de uma análise SWOT em determinada organização, forças e oportunidades, verifica-se uma situação que favorece estratégias de fortalecimento.
Certo.
Fortalecimento ou desenvolvimento.
Fraquezas + oportunidades = Crescimento.