Gestão de projetos Flashcards
A gestão de projetos que se caracteriza pelo uso de métodos preditivos baseia-se no planejamento e na definição dos itens entregáveis a priori.
Certo.
A gestão de projetos preditiva, também conhecida como tradicional ou em cascata, é caracterizada por um planejamento detalhado no início do projeto. Nesse modelo, o escopo, cronograma e custos são definidos previamente, e a execução segue o plano estabelecido. As mudanças são menos flexíveis e os itens a serem entregues são definidos a priori.
Essa abordagem contrasta com a gestão de projetos ágil, que se adapta às mudanças e valoriza a entrega contínua de valor ao cliente.
Em resumo, a gestão de projetos preditiva é baseada em um planejamento inicial detalhado e na definição prévia dos itens a serem entregues.
Por definição, uma organização possui em um projeto um programa de portfólios, o qual contém recursos compartilhados e partes interessadas.
Errado.
Projeto: Não contém programas ou portfólios. É uma unidade individual de trabalho com objetivos específicos.
Programa: Pode conter múltiplos projetos e pode compartilhar recursos e partes interessadas entre esses projetos.
Portfólio: Contém múltiplos projetos e programas, mas não necessariamente compartilha recursos e partes interessadas de maneira direta como um programa.
Todo projeto tem como fator exclusivo criar, melhorar ou corrigir produtos, processos ou serviços.
Errado.
Objetivos (fatores) que motivam a criação de um projeto:
Cumprir requisitos regulatórios, legais ou sociais;
Atender a pedidos ou necessidades das partes interessadas;
Implementar ou alterar estratégias de negócio ou tecnologias;
Criar, melhorar ou corrigir produtos, processos ou serviços;
A gestão operacional de projetos consiste na seleção e avaliação de projetos com o propósito de gerar valor superior sustentável a longo prazo.
Errado.
A gestão operacional de projetos, também conhecida como execução de projetos, não se concentra na seleção e avaliação de projetos, mas sim na implementação e acompanhamento detalhados das atividades planejadas para alcançar os objetivos dos projeto dentro do escopo, prazo e orçamento definidos.
A gestão de portfólio é que trata da seleção e avaliação de projetos com o propósito de gerar valor superior sustentável a longo prazo. Ela envolve a análise e seleção de projetos que se alinham aos objetivos estratégicos da organização, maximizando o retorno sobre o investimento e minimizando os riscos.
O levantamento de requisitos para um website é uma atividade associada a projetos.
Certo.
Projetos caracterizam-se por sua relação com os planos estratégicos, por seus resultados previsíveis, pela manutenção do equilíbrio dos negócios e por seus padrões conhecidos.
Errado.
Os resultados dos processos são previsíveis, já os projetos têm como resultados produtos ou serviços únicos e sendo assim, não há previsibilidade (o que é previsível acontece “sempre” e o projeto é algo “novo”, sem histórico);
Os processos mantém o equilíbrio dos negócios, em contrapartida, os projetos produzem algo que busca ser um diferencial para o negócio e por fim, como projetos são eventos exclusivos não existem padrões conhecidos.
Mede-se o sucesso do projeto e do produto pela realização dos benefícios pretendidos e pela eficiência e eficácia na entrega desses benefícios.
Errado.
Mede-se o sucesso do programa pela realização dos benefícios pretendidos e pela eficiência e eficácia na entrega desses benefícios.
Mede-se o sucesso do produto e do projeto pela qualidade, prazos, orçamento, satisfação do cliente e obtenção dos resultados pretendidos.
Mede-se o sucesso do produto pela capacidade de entregar os benefícios pretendidos e a viabilidade constante dos recursos financeiros disponíveis.
A um auditor da SEFAZ foi solicitada a avaliação da necessidade de agrupamento dos projetos em curso no órgão, de modo a facilitar a eficácia da governança e do gerenciamento do trabalho que visam alcançar as estratégias e prioridades da organização. Um dos objetivos é criar uma gestão de projetos que reflita o escopo organizacional.
A estratégia correta é a adoção de um gerenciamento de programas no qual os projetos sejam gerenciados de modo coordenado, visando-se à obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
Errado.
O gerenciamento do trabalho que visa alcançar as estratégias e prioridades da organização é o gerenciamento de portfólio, não o gerenciamento de programas.
Gerenciamento de programas:
Grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se fossem gerenciados individualmente.
Gerenciamento de portfólios:
Conjunto de projetos, programas, portfólios e operações gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos.
O subprojeto é um pequeno projeto inter-relacionado ao projeto principal.
Certo.
As operações são realizadas em caráter contínuo, repetitivo e têm foco na integração, ao passo que projetos são não repetitivos e têm foco na disciplina.
Errado.
Operações tem foco na disciplina;
Já os projetos focam na integração.
Os projetos visam definir um futuro para a organização, ao passo que o planejamento e a gestão estratégica têm o papel de transformar ideias em ações concretas.
Errado.
O planejamento e a gestão estratégica tbm visam a um futuro para a organização;
Transformar ideias em concreto é mais tático/operacional;
Projetos visam à obtenção de um produto, serviço ou resultado único;
O programa compreende um grupo de projetos que exigem gerência simultânea, quando eles se apresentam independentes.
Errado.
Programa é um grupo de projetos que guardam dependência entre si.
O sucesso de um projeto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.
Certo.
É o famoso tripé do PMBOK:
Prazo x Custo x Qualidade
O sucesso de um projeto é medido pelo grau em que o projeto atende às necessidades do cliente e pelos benefícios para os quais foi executado.
Errado.
O sucesso de um programa é medido pelo grau em que o projeto atende às necessidades do cliente e pelos benefícios para os quais foi executado.
O sucesso de um projeto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente. (Prazo x Custo x Qualidade)
Em regra, o termo de abertura apresenta um detalhamento dos produtos entregáveis, isto é, que serão entregues pelo projeto.
Errado.
Na verdade, o termo de abertura do projeto (ou Project Charter) geralmente não apresenta um detalhamento minucioso dos produtos entregáveis. Ele é um documento de alto nível que autoriza formalmente o projeto e fornece uma visão geral dos seus objetivos, escopo, partes interessadas e principais entregáveis, mas sem entrar em detalhes específicos.
O detalhamento dos produtos entregáveis é normalmente feito durante o planejamento do projeto, onde são desenvolvidos documentos como a Declaração de Escopo e a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), que especificam de forma detalhada o que será entregue e como será feito.
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos são executados ao longo de todas as fases do ciclo de vida do produto gerado pelo projeto.
Errado.
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos são executados ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto.
Ciclo de Vida do Produto: concepção à entrega, crescimento, maturidade e retirada do mercado.
Ciclo de Vida do Projeto: Início do Projeto (ou Fase de Iniciação), Organização e Preparação (ou Fase de Planejamento), Execução do Trabalho do Projeto (ou Fase de Execução) e Encerramento do Projeto (ou Fase de Fechamento).
Uma atividade temporária, orientada para resolver um problema e que exige a aplicação de recursos é um projeto.
Errado.
Projetos estão ligados a criação de produtos ou serviços exclusivos, ou seja algo novo no todo ou em parte (exemplo: trocar o sistema de controle de uma máquina), ou resolver problemas com inovação e de forma exclusiva.
O erro está em associar projetos somente para resolver problemas, os objetivos dos projetos são muito mais amplos.
Uma ideia central na moderna gestão de projetos é o fornecimento a um cliente de um produto singular, também denominado entregável.
Certo.
O resultado do projeto é conhecido como entregável, entretanto vale lembrar que cada fase do ciclo de vida de um projeto possui entregáveis.
A parte interessada responsável por angariar recursos e trabalhar junto à alta gerência, demonstrando que o projeto produzirá benefícios é o gerente funcional.
Errado.
Patrocinador.
A parte interessada responsável por angariar recursos e trabalhar junto à alta gerência, demonstrando que o projeto produzirá benefícios é o patrocinador.
Certo.
Estabelecer os objetivos gerais e as especificações de um novo sistema digital para que um tribunal atenda aos advogados são exemplos de itens que caracterizam a programação para um projeto.
Errado.
Estabelecer os objetivos gerais e as especificações estão na fase de iniciação do ciclo de vida do projeto, dentro do processo de gerenciamento de projetos planejamento.
O gerenciamento por projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com a finalidade de atender às necessidades dos indivíduos que estejam diretamente envolvidos no projeto e possam ser afetados, positiva ou negativamente, pelos resultados desse projeto.
Certo.
A área de gerenciamento da qualidade do projeto é responsável pela identificação e análise de riscos, bem como pelo planejamento das respostas aos riscos que possam atrapalhar o andamento do projeto.
Errado.
Área de gerenciamento de riscos.
Na fase de concepção do projeto, são apresentadas a ideia inicial e a proposta básica que servirão de base para a fase de estruturação; nesta fase de estruturação são definidos os objetivos e os recursos necessários, as expectativas de resultado e a equipe de trabalho.
Errado.
A iniciação se reduz ao termo de abertura do projeto (TAP) e identificação das partes interessadas. No TAP são definidos:
Principais responsáveis;
Principais entregas;
Permissões;
Restrições;
Requisitos iniciais;
Não há definição da equipe de trabalho.
Uma ideia central da moderna gestão de projetos é o fornecimento de um produto singular, também denominado entregável (deliverable).
Certo.
A implantação de um sistema de gestão da qualidade não é considerada um projeto, uma vez que não gera um resultado tangível.
Errado.
É considerado um projeto sim.
Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único. O resultado do projeto pode ser tangível ou intangível.
Se uma instituição dispuser de recursos abundantes, os aspectos relacionados a custos poderão ser desconsiderados entre os requisitos do projeto, uma vez que atingir os objetivos do projeto no prazo determinado é o que importa para as partes interessadas.
Errado.
Não existe empresa que não prioriza recursos. O custo tem que ser o necessário.
Eficiência, Eficácia e Efetividade.
O conjunto de projetos que compõem um programa deve ser administrado de forma coordenada e executado de forma sequencial.
Errado.
Não precisa ser sequencial.
A elaboração da estrutura analítica do projeto faz parte do processo denominado definir escopo.
Errado.
EAP é criada no processo CRIAR A EAP, dentro do grupo de processos de PLANEJAMENTO.
No processo de planejar o gerenciamento do escopo, não se deve descartar a possibilidade de criação de um comitê de controle de mudanças.
Certo.
O comitê de controle de mudanças é importante para analisar as solicitações de mudanças decorrentes do projeto. Todas as mudanças para serem realizadas deve passar por aprovação formal do comitê de controle de mudanças, seguindo o processo formal de controle de mudanças.
O nível mais elevado da estrutura analítica do projeto é denominado de pacote de trabalho.
Errado.
O pacote de trabalho é o menor nível.
Segurança, performance e confiabilidade são exemplos de requisitos funcionais do projeto.
Errado.
Dentro do processo de definição do escopo, ocorre o levantamento dos requisitos do projeto.
Requisitos são ações, processos ou outras condições que devem ser cumpridas pelo
projeto. Exemplos incluem datas de marcos, obrigações contratuais, restrições, etc.;
Podem ser:
Funcionais: descrevem comportamentos e estão diretamente relacionados ao produto (design, dimensões, processos etc.);
Não-funcionais: condições ambientais indiretamente descritas (segurança, performance, confiabilidade etc.);
Com a finalidade de primar pela satisfação do cliente, o responsável pela execução do projeto deve entregar mais do que o solicitado pelo cliente.
Errado.
Uma instituição que deseje adotar as práticas previstas no PMBOK deverá submeter-se à utilização de todos os cinco grupos de processos principais desse guia, além das nove áreas de conhecimentos correlatos e dos processos menores nele apresentados.
Errado.
O PMBOK não é uma metodologia prescritiva, não impõe nada.
Outro erro: são 10 áreas de conhecimento.
O gerenciamento de projetos inclui o balanceamento de restrições conflitantes do projeto que se limitam ao seu escopo, ao tempo, ao custo e à qualidade.
Errado.
Restrições/Variáveis do Projeto são 6:
- Escopo
- Cronograma (tempo)
- Orçamento (custos)
- Qualidade
- Recursos
- Riscos
Os processos de iniciação, entre eles, o desenvolvimento do termo de abertura do projeto, devem ser realizados no padrão tático-estratégico e embutidos no nível de controle do projeto, visto que, antes de se iniciar o projeto, há a necessidade de que os requisitos de alto nível sejam elucidados e o controle macro do projeto seja realizado também por parte dos gestores da organização.
Errado.
Os processos de iniciação podem ser executados a nível de organização, programa ou portfólio e, assim, são externos ao nível de controle do projeto.
O plano do projeto deve ser desenvolvido pelo gerente do projeto.
Errado.
A equipe (time) do projeto usa o termo de abertura do projeto como ponto de partida para o planejamento de projeto inicial.
O time do projeto deve ser desenvolvido pelo gerente do projeto.
Certo.
Cabe às organizações superar a concepção segundo a qual os projetos de produtos ou de serviços são inter-relacionados a projetos de processos.
Errado.
Projetos de processo e projeto de produtos ou de serviços estão inter-relacionados.
Os processos devem ser projetados de forma que possam produzir todos os produtos e serviços competitivamente.
Os projetos de produtos ou de serviços têm um processo de transformação diferente do modelo entrada-transformação-saída, o que não se verifica nos projetos de processos.
Errado.
Todos os projetos, sejam eles de produtos ou de serviços ou, ainda, de processos, estabelecem a sistemática de insumos (inputs ou entradas), transformação/produção e saídas (output ou resultados).
Em projeto relacionado ao alto volume e à baixa variedade, deve-se atribuir ênfase ao produto ou ao serviço, em vez de ao processo.
Errado.
Produtos ou serviços em massa e com baixa variedade possuem pouca customização; assim, a ênfase deve ser dada ao processo. São os chamados “Processos Contínuos”
A elaboração de projeto de um produto compreende três etapas básicas: estudo da exequibilidade, projeto preliminar e projeto detalhado.
Certo.
As fases primárias do projeto, aquelas relacionadas ao desenvolvimento da ideia do produto, englobam, partindo-se da necessidade primitiva, em: Estudo de Exequibilidade; Projeto Preliminar, e Projeto Detalhado.
É possível que os produtos e entregáveis de um projeto estejam indefinidos no início do tal projeto.
Certo.
Ao ocorrerem muitas mudanças no termo de abertura de um projeto, o gerente do projeto tem a responsabilidade primária de decidir se tais mudanças são necessárias ou não.
Errado.
Mudanças que alterem substancialmente as restrições do projeto, particularmente mudanças de escopo (definido largamente no TAP), são normalmente decididas e autorizadas em nível mais alto, pelos Patrocinadores.
Isso inclui o próprio TAP: como regra, este documento não muda, pois formaliza a existência do próprio projeto.
Mas se há alguma mudança em vista, a responsabilidade primária de decidir se é necessária é dos Patrocinadores.
Um gerente que, sem nunca ter gerenciado projetos anteriormente, necessite planejar um projeto novo deve basear-se em informações históricas para aumentar suas chances de êxito.
Certo.
As informações históricas e das lições aprendidas são transferidas para a base de conhecimento de lições aprendidas para uso em projetos ou fases futuros. Isso pode incluir informações a respeito de problemas e riscos, assim como técnicas que funcionaram bem e que podem ser aplicadas em projetos futuros.
Entre as etapas da gestão de projetos, a etapa de execução sucede imediatamente a mobilização de recursos.
Certo.
A mobilização de recursos é uma atividade que ocorre durante a fase de planejamento. Envolve a identificação, aquisição e alocação dos recursos necessários para executar o projeto, como pessoal, materiais, equipamentos e financiamento.
É na fase de encerramento que se deve elaborar o relatório final e prever estratégias para manutenção da memória organizacional relacionada ao projeto.
Certo.
Em uma abordagem ágil, no início da iteração, determina-se a quantidade de itens mais prioritários da lista de backlog que podem ser entregues na próxima iteração; os processos coletar os requisitos, definir o escopo e criar a estrutura analítica do projeto (EAP) são executados em cada uma dessas iterações.
Certo.
Backlog: lista de tarefas a serem feitas;
Coletar requisitos: identificar as necessidades dos clientes
O ciclo de vida de um projeto compreende o conjunto de funções gerenciais envolvido em sua execução.
Errado.
O ciclo de vida de um projeto não é um conjunto de funções gerenciais, mas sim um conjunto de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término.
A fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas. As fases podem ser sequenciais, iterativas ou sobrepostas.
Já o Ciclo ou Processo Gerencial corresponde ao conjunto de funções gerenciais envolvidas em um projeto (Planejamento, Organização, Direção e Controle).
A fase de planejamento do ciclo de vida do projeto abrange os processos responsáveis pela coordenação das pessoas e dos demais recursos necessários à execução do projeto.
Errado.
A fase de planejamento irá definir objetivos.
Coordenar pessoas é na fase de execução.
As principais saídas da fase de monitoramento e controle do ciclo de vida do projeto são as informações para as áreas envolvidas, o registro das atualizações e as mudanças em geral.
Certo.
O primeiro estágio do ciclo de vida de um projeto consiste na concepção e viabilidade, o que inclui, entre outras etapas, a definição de escopo, a estimativa de custos e o estudo de viabilidade.
Certo.
Fase de iniciação:
Definição do objetivo;
Definição de necessidades;
Escopo;
Estimar custos;
Estudos preliminares a fim de verificar a viabilidade
técnica e econômico do projeto;
Um projeto é constituído por etapas, ou seja, por ciclos de vida predeterminados, que intencionalmente se repetem em uma ou mais atividades à medida que a compreensão do produto pela equipe evolui.
Errado.
Etapas não são ciclos de vida, não se repetem em um projeto.
Os principais documentos para acompanhamento de projetos são o termo de abertura de projeto, a descrição dos objetivos e da justificativa do projeto, a estratégia de avaliação e monitoramento do projeto, a relação de indicadores de acompanhamento do projeto e o termo de encerramento do projeto.
Errado.
O plano de gerenciamento do projeto é o documento que descreve como o projeto será executado, monitorado e controlado, e encerrado. Ele integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares, linhas de base e outras informações necessárias para gerenciar o projeto. É um dos principais documentos para o acompanhamento de projetos.
As estruturas organizacionais afetam a condução dos projetos e, em comparação com as demais estruturas, as organizações matriciais fortes são aquelas em que o gerente de projeto detém autoridade total para gerenciar o orçamento e o projeto.
Errado.
Na forte a autonomia é MUITO ALTA, mas não total.
Total somente na projetizada em que a figura do gerente funcional NÃO EXISTE.
A estrutura funcional possui processo de comunicação mais complexo que a estrutura matricial.
Errado.
O termo de abertura do projeto confere autoridade ao gerente de projeto, para que este o inicie oficialmente, sem a obrigação de conter um escopo delimitado do projeto.
Certo.
Embora sejam necessárias ações que delimitem da melhor forma possível o escopo desde a fase inicial, é normal que o escopo seja modificado do decorrer do projeto.
Um escritório de gerenciamento de projetos efetua a ligação entre os portfólios e o balanced scorecard.
Certo.
No PMBOK, a padronização de processos de governança de projetos, a definição de funções de apoio ao gerenciamento de um projeto e, se for o caso, a responsabilidade pelo gerenciamento real de um ou mais projetos, são atribuições do patrocinador.
Errado.
Escritório de gerenciamento de projetos (PMO)
No PMBOK, a padronização de processos de governança de projetos, a definição de funções de apoio ao gerenciamento de um projeto e, se for o caso, a responsabilidade pelo gerenciamento real de um ou mais projetos, são atribuições do escritório de gerenciamento de projetos (PMO).
Certo.
No PMBOK, a padronização de processos de governança de projetos, a definição de funções de apoio ao gerenciamento de um projeto e, se for o caso, a responsabilidade pelo gerenciamento real de um ou mais projetos, são atribuições do gerente de portfólios.
Errado.
Escritório de gerenciamento de projetos (PMO).
Os escritórios de projeto podem ser estruturados em três níveis distintos, que são o operacional, o tático e o estratégico, de acordo com o incremento de responsabilidades que recebem.
Certo.
O ciclo de vida do projeto define a forma de operar de modo contínuo desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos — na forma de treinamento, software, políticas padronizadas e procedimentos — até o gerenciamento direto real e a responsabilidade pela realização dos objetivos do projeto.
Errado.
Os PMOs podem operar de modo contínuo, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos na forma de treinamento, software, políticas padronizadas e procedimentos, até o gerenciamento direto real e a responsabilidade pela realização dos objetivos do projeto.
São possíveis atribuições do PMO corporativo a instituição do gerenciamento de governança adequado e a autorização da alocação dos recursos humanos, financeiros e materiais do projeto, com base no desempenho e nos benefícios esperados.
Errado.
Em nível estratégico o PMO
Ddefine os padrões de gestão da corporação;
Se relaciona e cuida de todos os projetos da empresa;
A avaliação dos membros da equipe e a liberação dos recursos alocados no projeto são executadas no grupo de processos de encerramento.
Certo.
Acompanhar o desempenho dos membros da equipe do projeto e fornecer feedback faz parte do grupo de processos monitoramento e controle.
Errado.
Se usar GERENCIAR / ORIENTAR é Grupo de processos de execução
Se usar CONTROLAR / MONITORAR é Grupo de processos de monitoramento e controle (exceto VALIDAR o ESCOPO)
Acompanhar o trabalho DO PROJETO é Grupo de processos de monitoramento e controle
Acompanhar o trabalho DA EQUIPE é Grupo de processos de execução (pense que a equipe é um recurso, logo é gerido na execução e controlado no monitoramento).
Concluído todo o trabalho técnico do projeto, a atividade que ainda deve ser realizada é criar um plano de encerramento do projeto.
Errado.
Terminar o registro das lições aprendidas.
Identificar as partes interessadas no projeto de implantação de um sistema de help desk é atribuição dos gerentes de projetos que atuam no grupo de processos de iniciação.
Certo.
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos agregam de forma lógica um conjunto de entradas, ferramentas, técnicas e saídas de gerenciamento de projetos, sendo que esses grupos de processos não representam as fases do projeto.
Certo.
O plano de gerenciamento do projeto é o documento que, no projeto de um novo serviço, é descrito na área de conhecimento integração no PMBOK e, apesar de não ser considerado um contrato, informa as necessidades do negócio, as premissas e os requisitos de alto nível do cliente
Errado.
Termo de abertura de projeto.
Os processos da área de integração incluem desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; orientar e gerenciar a execução do projeto; monitorar e controlar o trabalho do projeto; e realizar o controle integrado de mudanças.
Certo.
processos fazer parte da área de integração:
Desenvolver o termo de abertura do projeto;
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
Orientar e gerenciar o trabalho do projeto;
Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
Realizar o controle integrado de mudanças;
Encerrar o projeto ou fase;
No business case, estão descritos os produtos e serviços a serem fornecidos pelo projeto.
Errado.
A assertiva se refere ao Termo de Abertura de Projeto, que inclui, além do business case, objetivos no projeto, critérios de sucesso, riscos, resumo do cronograma, orçamento e requisitos de alto nível, além de nomear o Gerente do Projeto e suas responsabilidades e nível de autoridade, bem como o Patrocinador.
Escolhas a respeito da alocação de recursos, concessões entre objetivos e alternativas conflitantes, bem como o gerenciamento de dependências mútuas entre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos são itens que compõem o gerenciamento da integração.
Certo.
A definição do escopo de um projeto é a etapa da elaboração de um projeto que contempla a definição de cada uma das atividades e etapas de realização, com os respectivos prazos e datas estimados.
Errado.
O planejamento do gerenciamento do escopo é o processo cujo objetivo é permitir que a linha de base do escopo seja gerenciada ao longo de todo o projeto, por meio do monitoramento do escopo do projeto e do produto.
Errado.
É o controle do escopo.
O controle do escopo é o processo cujo objetivo é permitir que a linha de base do escopo seja gerenciada ao longo de todo o projeto, por meio do monitoramento do escopo do projeto e do produto
Certo.
A declaração detalhada do escopo do projeto é desenvolvida a partir das principais entregas, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto.
Certo.
Se a taxa interna de retorno de um projeto for igual ou superior à taxa mínima de retorno aceitável, então, ao ser executado, o projeto apresentará resultados positivos.
Certo.
A taxa interna de retorno (TIR) é uma métrica utilizada para avaliar a rentabilidade de um projeto. Ela representa a taxa de desconto que iguala o valor presente líquido (VPL) dos fluxos de caixa futuros do projeto a zero.
A taxa mínima de retorno aceitável (TMA), também conhecida como taxa de corte ou custo de oportunidade, é a taxa de retorno mínima que um investidor ou empresa espera obter de um investimento, considerando o risco envolvido.
Se a TIR de um projeto exceder a Taxa Mínima de Atratividade significa que o mesmo é viável (assertiva da questão).
Se a TIR de um projeto ficar abaixo da Taxa Mínima de Atratividade o mesmo deve ser rejeitado.
Se a TIR de um projeto for igual a Taxa Mínima de Atratividade a decisão de seguir com o projeto fica por conta dos gestores/investidores.
No processo determinar o orçamento, as técnicas de estimativa análoga e de estimativa paramétrica são utilizadas para se avaliarem os custos de atividades individuais exigidos para a conclusão dos trabalhos do projeto.
Errado.
Os custos do projeto são estimados no processo Estimar os Custos (pertencente à área de conhecimento Gerenciamento dos Custos do Projeto e ao grupo de processos de Planejamento); portanto, ferramentas de estimativa de custos, como as descritas na questão, são usadas nesse processo, e não no processo de Determinar o Orçamento — aqui os custos já foram estimados; serão apenas agregados numa linha de base dos custos autorizada.
A estrutura analítica do projeto (EAP), ainda que não lide com as entregas, fornece as relações entre todos os componentes do projeto.
Errado.
EAP é o processo de subdivisão das ENTREGAS e do trabalho do projeto em partes menores e que são mais fáceis de gerenciar. O principal objetivo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser ENTREGUE.