Gestão por processos Flashcards
A análise e o levantamento de disfunções na gestão de um processo correspondem à etapa que precede à modelagem de um processo atual.
Errado. A análise, sim, mas o levantamento de disfunções é posterior à modelagem.
Uma barreira ao uso da BPI é a falta de comunicação assertiva que inter-relacione as partes envolvidas nos processos e que deixe claras as responsabilidades e atribuições de cada agente.
Certo. Comunicação Assertiva é crucial para evitar barreiras.
Um dos objetos facilitadores da BPI é o constante desejo das equipes por mudanças, fator motivacional que consolida as alterações necessárias nos processos de trabalho.
Errado.
O desejo constante por mudanças não é garantido e não é um facilitador por si só. Normalmente, há resistência a mudanças.
Na classificação por tipo, os processos críticos são aqueles que objetivam superar situações emergenciais e caóticas que surgem na organização.
Errado.
A ferramenta gráfico de controle tem como finalidade a visualização do tipo de relacionamento existente entre duas variáveis, que podem ser duas causas de um processo, uma causa e um efeito do processo ou dois efeitos do processo.
Errado.
O gráfico de controle monitora a variabilidade do processo ao longo do tempo.
O diagrama de dispersão mostra a relação entre duas variáveis.
Gráfico de controle = variabilidade
Diagrama de dispersão = correlação.
Na etapa de protótipo do design thinking, a equipe seleciona oficialmente as ideias mais produtivas à resolução do problema por meio do uso de ferramentas como brainstorming, cardápio de ideias e matriz de posicionamento.
Errado.
Ideação:
Gerar uma ampla variedade de ideias criativas para resolver o problema identificado. Ferramentas como brainstorming, cardápio de ideias e matriz de posicionamento podem ser utilizadas para estimular a criatividade da equipe.
Prototipagem:
Desenvolver protótipos tangíveis e representações visuais das soluções propostas. Esses protótipos podem variar em complexidade, desde esboços simples até modelos mais sofisticados, dependendo do estágio do processo.
Na fase de modelagem de processo, ocorre a inserção de dados estatísticos aos modelos de processos delineados, com vistas à redução dos riscos de efeitos indesejáveis quando de sua implantação.
Errado.
Na fase de SIMULAÇÃO de processo, ocorre a inserção de dados estatísticos aos modelos de processos delineados, com vistas à redução dos riscos de efeitos indesejáveis quando de sua implantação.
Modelos estatísticos de processos apontam tendências ao longo do tempo e permitem a interação dinâmica com o ator do processo.
Errado.
A gestão de processos considera desde aspectos estratégicos, como planejamento, até aspectos comportamentais, como capacitação.
Certo.
Um dos principais elementos gráficos em BPMN é o gateway, linhas com setas que fazem interconexões necessárias para representar um processo de negócio.
Errado. Os Gateways são elementos que determinam o caminho que o processo seguirá, definindo ramificações, bifurcações e união de caminhos.
Transformação do processo explora vários aspectos, tais como papéis, princípios de um bom projeto, considerações sobre a conformidade e alinhamento estratégico.
Errado. Palavra projeto.
A representação de macroprocessos deve seguir os preceitos da representação de processos, atividades e suas interligações estratégicas.
Errado.
Procedimentos são subdivididos em tarefas, que são atividades rotineiras.
Errado.
Macroprocesso
Processo
Subprocesso
Atividade
Tarefa
Procedimento
Para o alcance do sucesso de uma metodologia BPM (business process management), os planejamentos operacional e financeiro são os elementos-chave para o acompanhamento da aderência ao objetivo do processo.
Errado.
BPM não é metodologia. Além disso, o BPM tem como um de seus aspectos o planejamento ESTRATÉGICO que está relacionado com os objetivos do processo.
Quadros de distribuição do trabalho são diagramas que descrevem os passos e as etapas sequenciais de processos, em que são apresentados o caminho da informação, as unidades organizacionais envolvidas e as atividades a serem executadas.
Errado. Essa é a definição de fluxograma.
Sob a perspectiva de processo, conceitualmente, modelagem refere-se tanto à técnica para a concepção e a especificação de processos quanto à matriz de avaliação de métricas de desempenho, aos testes para simular boas práticas negociais e aos padrões de conformidade pactuados e de alinhamento estratégico aprovado.
Errado.
A questão traz o conceito de desenho de processos.
A assertiva se referiu à modelagem (criar novos processos) quando deveria ser sobre o desenho (representá-los graficamente).
Desenho: Cria um plano indicando como diferentes aspectos, (fluxos de trabalho, aplicações, recursos e controles) se encaixam nos processos;
Modelagem: tem como propósito facilitar a compreensão e comunicação dos processos, ajudando a melhorar e otimizá-los.
Na gestão de processos, a etapa de análise precede a etapa de estruturação.
Errado.
Não existe etapa de estruturação. Etapas (ciclo de vida):
- Planejamento;
- Análise;
- Desenho;
- Implementação;
- Monitoramento e controle;
- Refinamento.
A etapa do ciclo de vida da gestão de processos de negócio em que ocorrem o seu mapeamento e a sua diagramação e se identificam o fluxo de trabalho, os pontos críticos, os insumos, e os produtos e serviços é a etapa de refinamento.
Errado. Modelagem.
A etapa do ciclo de vida da gestão de processos de negócio em que ocorrem o seu mapeamento e a sua diagramação e se identificam o fluxo de trabalho, os pontos críticos, os insumos, e os produtos e serviços é a etapa de planejamento.
Errado. Modelagem.
A etapa do ciclo de vida da gestão de processos de negócio em que ocorrem o seu mapeamento e a sua diagramação e se identificam o fluxo de trabalho, os pontos críticos, os insumos, e os produtos e serviços é a etapa de modelagem.
Certo.
No ciclo de vida básico PDCA (plain, do, check, act), um dos objetivos da fase Do é a identificação de mudanças para definição e implementação de processos.
Errado.
No ciclo de vida básico PDCA (plain, do, check, act), um dos objetivos da fase Do é a criação de novos papéis e responsabilidades ou modificação dos já existentes.
Certo.
O PDCA, quando aplicado ao sistema de gestão da qualidade, pode implementar ações para atingir a melhoria intermitente e assegurar a operação e o controle dos processos produtivos.
Errado. Melhoria contínua.
A gestão de processos facilita o gerenciamento das diversas interfaces entre unidades organizacionais.
Certo.
A gestão de processos tem como áreas do conhecimento o gerenciamento departamental de processos, a organização do gerenciamento de processos e a transformação de processos.
Errado.
Do princípio das interações entre clientes decorre que a percepção de qualidade e satisfação por parte dos clientes se dá pela soma dos momentos de verdade (moments of truth).
Certo.
Momentos da verdade (momentos de interação):
São todas as interações entre clientes e a empresa;
Os momentos de interação tomam o tempo do cliente, demandam esforço e consomem recursos preciosos;
Geralmente, quanto menos interações forem necessárias entre o cliente e o fornecedor mais o cliente fica satisfeito;
A percepção de satisfação por parte dos clientes se dá pela soma dos momentos de verdade;
As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) surgiram com a intensificação do uso do BPM (business process management) e estão diretamente relacionadas ao monitoramento e à medição das atividades empresariais por meio de sistemas operacionais e processos de negócios.
Errado.
O CEP foi criado por Walter Shewhart no início do século 20 e difundido por Edwards Deming a partir da década de 60 com a aplicação do CEP no ciclo PDCA.
Já o BPM surgiu em 2003 nos Estados Unidos.
A ferramenta que surgiu com a intensificação do uso do BPM foi o BAM (business activity monitoring).
Ordem cronológica:
- CEP
- PDCA
- BPM
- BAM
Do princípio da redução de handoffs decorre que, ao projetar o novo processo, o profissional deve buscar minimizar o tempo de realização desse tipo de atividade.
Errado.
Redução de Handoffs:
Handoff é um ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra;
Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado;
Quanto menor for o número de handoffs, menor será sua vulnerabilidade a desconexões.
Do princípio “automatize e, então, redesenhe” decorre a orientação para utilização de ferramentas do tipo BPMS (business process management systems).
Errado.
Automatização de processos:
Desenho (BPMN) de processos deve ocorrer antes de automatizar;
Deve-se evitar automatizar em excesso;
Ao se automatizar de forma indiscriminada, pode ocorrer de um processo antigo continuar igualmente ineficaz e ineficiente, com a única diferença para o projeto redesenhado: no lugar de pessoas executando as atividades, havia atividades automatizadas;
O desenho de processos visa a entrega de qualidade, independente de ter um processo automatizadas ou não;
A modelagem descritiva, de segundo nível, é rica em detalhes que tornem possível a simulação em ferramentas de automação de processos.
Errado.
Descritiva:
Primeiro nível ou alto nível;
Mais utilizado, mais simples e fácil de entender, ignora exceções e detalhes do processo;
Útil para transmitir o entendimento do funcionamento geral do processo e subsidiar a distribuição de responsabilidades e de melhorias imediatas;
Requer a compreensão de conceitos fundamentais (como piscinas e raias, atividades e subprocessos), mas não as complexidades;
modelagem executável, de terceiro nível, apoia a construção de sistemas informatizados baseados em definições gráficas e modelos, em vez de serem gerados por códigos e linguagem de programação tradicionais.
Certo.
Executável:
Cria o sistema informatizado diretamente a partir do desenho do processo de trabalho;
Utilizado para automatizar processos;
Exige uma forma de mapear mais voltada para os aspectos técnicos do processo de trabalho;
Dados concretos, gráficos, visão dos serviços a serem executados, etc.
A modelagem analítica, de primeiro nível, é ideal para representação de processos a serem utilizados por profissionais envolvidos com a camada de negócios da organização.
Errado.
Analítico:
Mais detalhado, mostrando todas as etapas, incluindo os caminhos de exceção (uso de gateways – desvios), necessários para analisar o desempenho do processo;
Requer compreensão dos vários padrões de gateways (desvios), eventos e tratamento de exceções do BPMN;
Indicadores de processo têm como foco a mensuração da eficácia ou efetividade de um dado projeto, programa ou política pública.
Errado.
Indicadores de processos dizem respeito à mensuração de um processo. Como os processos são meios para se chegar aos resultados, podemos entende-los como indicadores de esforços.
Assim, os indicadores de processo medem a eficiência.
Indicadores de processo: eficiência;
Indicadores de produto: eficácia;
Indicadores de impacto: efetividade
A abordagem de processos é descrita por meio de suas características comportamentais nas organizações, como capacitação e desenvolvimento de pessoas, informações gerenciais, estrutura organizacional e gestão de desempenho.
Errado.
O mapeamento de processos requer medição e controle do desempenho dos processos para que se possam estabelecer metas, objetivos e indicadores para monitoramento dos processos e de seus resultados.
Errado.
O Mapeamento não requer Medição de Desempenho, pois mapear um processo é apenas fornecer uma visão abrangente dos principais componentes do processo (CBOK).
A medição e controle deve ser realizados na etapa de gerenciamento, posterior à implementação do desenho, tendo suas metas e objetivos definidos ainda na etapa de Desenho.
Etapas da Gestão de Processos: Diagramação, Mapeamento ou Modelagem -> Análise -> Proposta de Melhoria -> Desenho -> Implementação -> Gerenciamento
Na gestão por processos, o conhecimento múltiplo prevalece ao especializado, o trabalho em equipe prevalece ao individual e as competências pessoais prevalecem às habilidades.
Certo.
As técnicas utilizadas tipicamente nas etapas de modelagem, de análise e de melhoria dos processos compreendem a análise de custos, de ciclo de tempo, de padrões, de lacunas e de sistemas de informação.
Errado.
Técnicas de modelagem: fluxograma, mapofluxograma, Mapa de processo, SIPOC;
Técnicas de análise: análise de custos, análise de tempo de ciclos, análise de riscos, análise de padrão;
Técnicas de melhoria de processos: Lean, PDCA, Six Sigma, TQM;
De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.
Errado.
Conceito de processo.
No desenho de processos, são desenvolvidas as atividades necessárias para a criação de representações dos processos já existentes ou ainda em fase de projeto.
Errado.
Análise de processos - AS-IS (modelo atual)
Desenho de processos - TO-BE (modelo desejado)
Na análise de processos, o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis).
Errado.
A análise de lacunas (gap analysis) é uma análise da distância entre onde a empresa está e onde precisa estar para alcançar seus objetivos estratégicos.
Esses dois momentos recebem os seguintes nomes:
“AS-IS”: é o levantamento da situação atual do processo (análise e modelagem de processos);
“TO-BE”: é a definição da situação futura do processo (desenho de processos).
O desenho de um novo processo não é condição para utilização dessa técnica, justamente porque precisa existe a análise do estado atual.
A análise de processos acontece no levantamento da situação atual (AS-IS) e não no levantamento da situação futura (TO-BE).
Na arquitetura organizacional orientada a processos, a função do analista de negócio é analisar as necessidades tecnológicas, avaliar os processos atuais, propor soluções e sugerir melhorias, além de apoiar os donos dos processos com informações relevantes para a tomada de decisão, quando for constatada a necessidade de mudança.
Errado.
Analista de processos: (escopo mais voltado para o profissional administrativo)
- criar modelo do estado atual (AS IS);
- avaliação dos processos atuais;
- propor soluções e melhorias;
- apoiar donos de processos;
- recomendar mudanças.
Analista de negócios: (escopo mais voltado para o profissional de TI)
- analisar necessidades tecnológicas;
- propor soluções tecnológicas;
- mapear tecnologias;
- conectar áreas de TI com outras áreas funcionais.
A medida associada ao trabalho ou saída do processo desempenhado é baseada nas dimensões tempo, custo, capacidade e qualidade.
Certo.
A medida associada ao trabalho ou saída do processo desempenhado é baseada em quatro dimensões fundamentais: tempo, custo, capacidade e qualidade.
A capacidade de realizar e obter os resultados esperados está diretamente relacionada ao nível de autoridade do gestor do processo.
Errado.
A capacidade para realizar o gerenciamento de desempenho de processos e obter os resultados esperados está diretamente relacionada ao nível de maturidade em processos da organização.
Indicador é uma representação complexa de um processo e deve ser comparado com um objetivo declarado.
Errado.
Indicador é uma representação simplificada ou intuitiva de uma medida ou métrica comparando com um objetivo declarado.
No ciclo PDCA, uma ação típica do ajuste (act) consiste no monitoramento do progresso e na modificação do plano de implementação, quando necessário.
Errado.
Monitoramento é Check.
A gestão de processo busca a maximização do número de handoffs existentes ao longo de um processo, o que leva a uma maior conexão entre os diversos setores envolvidos.
Errado.
Redução de Handoffs:
Handoff é um ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra;
Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado;
Quanto menor for o número de handoffs, menor será sua vulnerabilidade a desconexões.
A efetividade de um processo organizacional está relacionada com a sua capacidade de se manter estável, tornando-se referência, o que facilita a aplicação do conceito de melhoria contínua do processo.
Errado.
O que facilita a aplicação da melhoria contínua do processo é sua capacidade de ser dinâmico. Se o processo for estável ( rígido, imutável), essa capacidade de melhoria fica comprometida.
Processo Estável: é aquele que apresenta pouca variação ao longo do tempo. Exemplo: quantidade de itens defeituosos ao longo do tempo respeita um limite superior e um limite inferior.
Diagramas apresentam maior abrangência e detalhamento dos processos de negócio do que o mapeamento, o qual permite identificar e entender as principais atividades do processo.
Errado.
O mapeamento de processos provê informação necessária para que gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização.
Errado.
Segundo o CBOK, a medição de desempenho provê informação necessária para que os gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos.
Já o mapeamento de processos é uma descrição gráfica através de fluxos do funcionamento de um processo. O mapeamento auxilia na visualização do processo, relacionamento de suas variáveis e relacionamento com outros participantes (pessoas, processos, sistemas), eventos, resultados, etc., em vários níveis de detalhes.
A representação simplificada de um processo de negócio, seja ele existente ou proposto, é o produto da modelagem de processos.
Certo.
De acordo com o CBOK, modelo é uma representação simplificada que provê suporte ao estudo e desenho de algum aspecto, conceito ou atividade. Modelos podem ser matemáticos, gráficos, físicos, ou narrativos na sua forma ou alguma combinação desses aspectos.
Em ambientes competitivos e de incerteza, as organizações modelam seus processos visando otimizá-los por meio da situação proposta (TO-BE), pois a situação atual (AS-IS) já se mostra insuficiente, devendo ser descartada pelo gestor de processos.
Errado.
Segundo o CBOK, a modelagem de processos de negócio é um mecanismo utilizado para retratar a situação atual e descrever a visão futura dos processos de negócios. Tem como objetivo otimizar os processos executados dentro de uma organização. Pode ser “dividida” em dois grandes momentos de análise e mapeamento do ambiente de negócio: Situação atual (AS-IS) e Situação proposta (TO-BE).
A gestão de processos de negócio representa um conjunto de iniciativas que implicam projetos ou ações de melhoria no redesenho ou ajuste de processos, tais como Seis Sigma e Lean.
Errado.
Gestão de processos de negócio (BPM) é um permanente e contínuo comprometimento organizacional para gerenciar processos da organização.
Inclui atividades como modelagem, análise, desenho proposital e intencional, medição de desempenho e transformação de processos. Corresponde a um ciclo de feedback sem fim para garantir que processos de negócio estejam alinhados com estratégias organizacionais e desempenhos esperados.
Iniciativas de melhoria de negócio (BPI - Business Process Improvement) implicam em projetos ou um conjunto de melhorias de uma vez no redesenho ou ajuste de processos.
As metodologias comuns de BPI incluem Six Sigma, Lean, Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) e reengenharia.
Atingir objetivos externos é meta das organizações estruturadas por processos, sendo os trabalhadores e os recursos organizados em função da operação completa.
Certo.
A avaliação de um processo de negócios por analistas de sistemas com foco em automação denomina-se modelagem técnica e conta com um refinamento maior que o do modelo redesenhado.
Certo.
Refinamento
São ajustes e melhorias pós-implementação de processos, com base nas informações obtidas por meio da medição e do monitoramento;
Sequência de refinamento de processos:
Mapeamento do processo (AS IS):
Mapeamento de processos;
Mais simples;
Definição do que se espera do novo processo, redesenhando-o (TO BE); Redesenho do processo;
Detalhamento do redesenho feito (TO DO): Modelagem técnica;
Maior Refinamento.
São as seguintes as fases do ciclo de vida de realização do gerenciamento de processos de negócio: planejamento e estratégia, análise de processos, desenho de processos, implantação de processos e monitoramento e controle de processos.
Errado. Faltou o refinamento.
Ciclo de vida do gerenciamento de processos: (PADIM Refinado)
Planejamento;
Análise;
Desenho e modelagem;
Implementação;
Monitoramento e controle;
Refinamento;
Emissão de parecer para o cidadão, consulta à legislação pertinente e análise do processo são respectivamente, um processo, uma atividade e uma operação.
Errado.
Processo é um conjunto de atividades sequenciais, relacionadas e lógicas que tomam um input (entrada), gerando um valor agregado e produzindo um resultado ou acréscimo como output (saída).
Atividades são ações internas ao processo que não geram transformação, ou seja, não agregam valor ou transformação no objeto do processo.
Operações são ações internas ao processo que geram algum tipo de transformação no objeto do processo (na saída) ou ainda, agregam valor ao output.
Análise do processo, consulta à legislação pertinente e emissão de parecer para o cidadão são respectivamente, um processo, uma atividade e uma operação.
Certo.
Processo é um conjunto de atividades sequenciais, relacionadas e lógicas que tomam um input (entrada), gerando um valor agregado e produzindo um resultado ou acréscimo como output (saída).
Atividades são ações internas ao processo que não geram transformação, ou seja, não agregam valor ou transformação no objeto do processo.
Operações são ações internas ao processo que geram algum tipo de transformação no objeto do processo (na saída) ou ainda, agregam valor ao output.
Essencialmente, um ciclo de gerenciamento de processos inicia-se com o planejamento, visto que, nessa fase, são definidas as especificações de cada etapa do processo, desde os insumos até o objetivo final.
Errado. Na fase de planejamento não são definidas as especificações de cada etapa dos processos. Esse trabalho é feito no desenho e modelagem de processos.
As entradas lógicas de um processo referem-se a matérias-primas que serão utilizadas na atividade ou que sejam resultado das operações realizadas nesta atividade.
Errado.
As entradas lógicas são os dados e as informações que alimentam um processo. Na fabricação do álcool, uma entrada lógica seria o tempo em que a cana-de-açúcar deve fermentar.
As entradas físicas são insumos ou matérias-primas que “alimentarão” o processo e, ao final, serão transformadas de alguma forma. Por exemplo, a cana-de-açúcar é a entrada física para o processo de fabricação do álcool e do açúcar.
O analista de processos deve ter como principal objetivo de atuação a criação, implantação e melhoria do processo que vai suportar o negócio. É dele a responsabilidade de formalizar o início, meio e fim das atividades, transformar ou montar o produto que a empresa venderá e analisar a cadeia de valores, a fim de determinar a real necessidade de cada um dos seus elos.
Errado.
O analista de processos não possui a responsabilidade de formalizar o início, meio e fim das atividades, transformar ou montar o produto que a empresa venderá.
A gestão de processos, como norteadora da gestão organizacional, está presente quando a organização diferencia e agrupa suas atividades de acordo com seus produtos, resultados e serviços relativos às várias unidades organizacionais.
Errado.
A reengenharia consiste em uma técnica de larga aceitação nos estudos organizacionais, dada a efetividade de seus resultados.
Errado.
A reengenharia de processos é o ato de repensar e reprojetar de forma radical a estrutura de processos de uma organização, considerando tudo aquilo que lhe diz respeito.
Não é algo tão fácil de se implementar, dada a sua complexidade e influência em todos os processos organizacionais.
Em menos de uma década a reengenharia perdeu aceitação, pois falhou em seus propósitos e demonstrou falta de agilidade e flexibilidade perante as mudanças.
Os passos para implementação da melhoria de processos são os seguintes: identificar necessidades, mapear e modificar o processo atual e buscar alternativas em organizações de sucesso.
Certo.
Um plano de melhorias tem como objetivo definir o planejamento das atividades, prazos e recursos necessários para adequação dos processos já existentes e implementação de melhorias, visando atender aos pontos observados no diagnóstico e às metas pré-determinadas.
É um processo de rearranjos contínuos de mudanças, de identificação de necessidades, mapeamento e modificação do processo atual, buscando alternativas em organizações de sucesso.
Quando se utiliza uma ferramenta estatística para a realização do controle de um processo, o valor zero deve ser considerado como limite de controle ideal.
Errado.
Limites de controle no CEP:
Limite Superior de Controle (LSC): é o maior limite aceito pelo processo, analisado através de uma variação especificada posteriormente.
Limite de Controle (LC): é o valor zero ou ideal para a amostra. Por exemplo, um produto que tenha seu peso descrito em 350g, e uma de suas amostras apresentam o peso de 350g. Logo, sem qualquer variação.
Limite Inferior de Controle (LIC): é o menor limite aceito pelo processo.
O uso de notações Business Process Modeling Notation (BMPN) ou Event-driven Process Chain (EPC) torna-se mais efetivo nas organizações mais complexas, que possuem processos pormenorizados com atividades variadas em diferentes tipos de especialidade operacional e gerencial.
Errado.
As notações BMPN e EPC são úteis da mesma forma tanto em organizações simples quanto nas mais complexas.
O EPC (Event-Driven Process Chain) é uma notação simples e fácil de entender, bastante semelhante aos fluxogramas. A diferença básica para o BPMN é que o EPC utiliza os conceitos de operadores lógicos: OR, AND e XOR.
A modelagem de processos cumpre seu objetivo quando a organização percebe claramente a estrutura de seus processos, seus pontos fortes e fracos e as oportunidades de melhoria.
Errado.
A modelagem de processo cumpre seu objetivo quando a estrutura de processos criada agrega, de fato, valor ao cliente, fornecendo produtos/serviços de excelência para eles.
É o mapeamento de processos que tem como objetivo principal facilitar a identificação de anomalias, desvios e erros nos fluxos de trabalho ,informações, para poder permitir a sua correção e melhoria.
Um modelo de processo pode conter um ou mais diagramas, que representam detalhadamente o desempenho do processo que está sendo modelado.
Errado. Um modelo pode conter um ou mais diagramas, mas os diagramas não são representações detalhadas do processo, visto que são o tipo de nível de menor detalhamento de um processo.
A ênfase na qualidade total recai no departamento de qualidade como elemento fundamental para a ocorrência da excelência organizacional. Nesse contexto, o ciclo PDCA, proposto por William E. Deming, consiste em planejar, fazer, checar e agir, sendo um plano de ação por meio do qual os dez princípios da administração, conforme desenvolvidos por Henry Fayol, podem ser executados.
Errado.
A sequência de atividades programadas com o compromisso de fornecer um resultado que produza mudança é um exemplo de processo, pois há encadeamento lógico entre as diferentes etapas de produção.
Errado. Projeto.
Um indicador de monitoramento de processo somente deve ser elaborado se existirem informações ou dados necessários para alimentá-lo primariamente.
Errado.
Os indicadores são elaboradores PRIMARIAMENTE e alimentados POSTERIORMENTE. Assim será possível fazer a analise da informação que se deseja monitorar, através da comparação entre o que se desejava saber e o que realmente aconteceu.
A utilização de indicadores permite à empresa monitorar diversos processos internos (produção, recebimento de matéria-prima, logística interna, manipulação dos pedidos, despacho de mercadorias) e externos (logística externa, tempo de entrega, flutuação de vendas).
A cadeia cliente-fornecedor de um processo de atendimento ao cidadão pode contemplar elementos como fornecedor — cidadão, entradas — formulário de requisição, etapa — recebimento, saída — protocolo e inserção dos dados, cliente — setor de análise, nessa ordem.
Certo.
O mapeamento dos processos é definido na área de conhecimento denominada modelagem de processos.
Certo.
A análise de processos, atividade muito delicada, requer muita atenção e, para ser completa, exige uma busca exaustiva por detalhamento das tarefas e novas informações.
Errado.
Quem exige uma busca exaustiva por detalhamento das tarefas e novas informações é o mapeamento de processos.
O BPMN é uma metodologia que permite a construção de modelos lógicos para a automação de processos.
Errado.
O BPMN(Business Process Modeling Notation) trata-se de uma notação padrão para o desenho de fluxogramas.
BPMS (Business Process Management Suite ou System), uma ferramenta que automatiza o BPM e o apoia em todas as suas etapas – desde o mapeamento e modelagem de processos até o monitoramento do desempenho e da otimização desses processos.
A emulação, uma das etapas do ciclo de gestão de processos, consiste na inclusão de dados estimados aos modelos representados.
Errado.
A declaração de políticas e práticas que determinam o que é possível, desejado ou mesmo impossível na operação do negócio, no âmbito da gestão de processos, se refere ao throughput.
Errado.
Throughput é a quantidade de transações de negócios realizadas em um certo período de tempo.
A declaração de políticas e práticas que determinam o que é possível, desejado ou mesmo impossível na operação do negócio, no âmbito da gestão de processos, se refere à regra de negócios.
Certo.
O conjunto das regras de negócio deve ser compreendido no todo, muitas vezes elas devem ser lidas conjuntamente pata se determinar a prática ou a política a ser praticada para cada caso específico.
A previsão do quantum de recursos que serão utilizados na melhoria dos processos organizacionais é feita paralelamente à identificação das necessidades e ao levantamento dos processos existentes, para que haja convergência na metodologia de intervenção.
Errado.
Primeiro é preciso compreender o processo por meio da metodologia AS-IS que representa o diagnóstico da situação atual.
Após a situação atual levantada, identifica-se as necessidades, por meio dos processos TO-BE que é a projeção da situação desejada.
Então, consegue-se prever o quantum dos recursos que serão necessários para a melhoria do processo.
O mapeamento e a análise dos processos visam promover a mudança cultural, em última instância, para que as organizações possam lidar de maneira mais adequada com as pressões do ambiente.
Certo.
Quando se mapeia e analisa algum processo na organização, é verificada a maneira como ocorre (as is), bem como avaliado o ambiente e o que é necessário ser feito para que, assim, sejam implementadas as mudanças necessárias para atingir aos objetivos organizacionais. Sempre é bom lembrar que quando se alteram processos, as pessoas e a maneira como o trabalho é conduzido também são alterados. Logo, há uma mudança na cultura da organização na medida em que ela tem que se adaptar às mudanças.
O profissional que realiza análise e melhoria de determinado processo em sua organização deve considerar como fornecedores as principais empresas que disponibilizam os insumos necessários ao desenvolvimento das atividades inerentes a esse processo.
Errado. Devem ser considerados todos os fornecedores.
O PDCA, a amostragem para aceitação e a gestão da qualidade de total (TQM) são exemplos de ferramentas de gestão e controle de qualidade nas organizações.
Errado. A gestão da qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma filosofia de gestão por meio da qual todos em uma organização se esforçam para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos ali desenvolvidos, sempre buscando a maior satisfação dos clientes.
O gestor logístico que mapeia e analisa a sua cadeia de suprimento, necessariamente, deve descrever processos relacionados a mais de um órgão.
Certo.
A cadeia de suprimentos pode ser entendida como uma segmentação longitudinal da cadeia produtiva, onde cada etapa representa partes que participam de um acordo de produção.
Portanto, essa cadeia envolve todos os estágios englobados direta ou indiretamente no atendimento de um pedido, como fornecedores, fabricantes, transportadores, armazenadores, distribuidores, varejistas e o próprio cliente, assim como qualquer outro que represente etapas do processo de produção e comercialização de produtos e serviços.
Tem-se, então, que no mínimo a cadeia envolve organização-cliente, ou seja, mais de um órgão.
A normatização é considerada a última etapa da melhoria de processos em que são elaboradas as normas e fluxos bem como documentação de apoio que proporcionarão a operacionalidade dos processos.
Certo.
Melhoria de processos
1. Mapeamento do processo
2. Elaboração do fluxograma
3. Monitoramento do processo
4. ldcnticando problemas
5. Priorizando problemas
6. Idcnticando as causas dos problemas
7. Priorizando as causas dos problemas
8. Identificando altcmativas de solução
9. Normatização do processo
No ciclo PDCA, o controle implica não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos.
Errado.
Estudar o processo - Plan
Estudar o resultado do processo - Check
O uso de Árvores de Soluções, abordagem que consiste na identificação das ramificações alternativas de um processo, seus possíveis desdobramentos e vínculos com a cultura organizacional, pode auxiliar na avaliação e melhoria dos processos.
Errado.
Árvore de soluções:
1) Identifica os problemas.
2) Traz soluções para resolvê-los.
A prática gerencial de BPM (business process modeler) está fundamentada em um ciclo de vida contínuo que se define pelas atividades de planejamento, execução e correção.
Errado.
BPM é composta por planejamento, análise, desenho, monitoramento, controle e refinamento.
Ao afirmar que “se define” excluiu as atividades que não foram indicadas.
Para o gerenciamento da rotina, utiliza-se a metodologia PDCA (plan, do, check, action), sistema de gestão que possibilita estabelecer e executar o plano anual contido no planejamento estratégico da organização.
Errado.
A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.
Certo.
O método just in time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um grande cadastro de fornecedores.
Errado.
O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios.
Errado.