Ordem Social (arts. 193 a 232 da CF/1988) Flashcards
Qual o caráter da administração e como se dará a gestão da seguridade social, nos termos do art. 194 da CF/88?
Terá caráter democrático e descentralizado, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social integram o orçamento da União?
Não.
Art. 195, § 1º, CF/88 - As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
Em termos de educação pública, em quais níveis educacionais os Municípios atuarão prioritariamente?
Ensino fundamental e educação infantil.
É constitucional a cobrança de contribuição previdenciária sobre proventos dos servidores públicos inativos e pensionistas estabelecida pela EC 41/2003, inclusive quanto às bases de cálculo diferenciadas?
É constitucional a cobrança instituída pela EC 41/2003, todavia as bases de cálculo diferenciadas previstas no art. 4º, p.u., I e II foram submetidas ao crivo de controle de constitucionalidade, tendo sido julgadas inconstitucionais as expressões relativas aos percentuais diferenciados, restando como limite acima do qual estarão sujeitos a contribuição somente o teto do RGPS, independentemente do ente federado ao qual pertencem os inativos e pensionistas.
As entidades fechadas de previdência social gozam de imunidade tributária?
Somente aquelas em que não haja contribuição dos beneficiários.
O polo passivo de ações que versem sobre responsabilidade nos tratamentos médicos pode ser ocupado por qualquer dos entes federados?
Sim, eis que constitui obrigação solidária dos entes federativos o dever de fornecimento gratuito de tratamentos e de medicamentos necessários à saúde de pessoas hipossuficientes, motivo pelo qual qualquer um deles pode ser acionado, para figurar no polo passivo de ações voltadas a esse fim, independentemente de eventual inserção dos demais entes federativos como litisconsortes passivos da demanda.
É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas de saúde?
Sim, desde que não tenham fins lucrativos.
De que forma serão estabelecidos os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais?
Mediante lei complementar, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos.
Quais os percentuais mínimos estabelecidos pelo art. 212, da CF/88 e que devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino pela União, Estados, DF e Municípios?
- União
- mínimo de 18% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências
- Estados, DF e Municípios
- mínimo de 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências
Qual a faixa etária dentro da qual a educação básica será obrigatória e gratuita, sem prejuízo da oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria?
4 a 17 anos.
De que forma a CF/88 faculta aos Estados e DF vincular parte de sua arrecadação para destinação em programa de apoio à inclusão e promoção social?
Até 0,5% (cinco décimos) da receita tributária líquida poderá ser vinculada a programa de apoio à inclusão e promoção social.
É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País?
Não, salvo nos casos previstos em lei.
É permitido o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas?
Não, salvo na qualidade de patrocinador, situação na qual, em hipótese alguma, sua contribuião normal poderá exceder a do segurado.
A segurança pública é exercida através de quais órgãos?
- polícia federal;
- polícia rodoviária federal;
- polícia ferroviária federal;
- polícias civis;
- polícias militares e corpos de bombeiros militares.
O financiamento do sistema único de saúde é feito com recursos de quais orçamentos?
Da Seguridade Social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos de qual mês?
Dezembro.
É constitucional a cobrança de mensalidade em curso de especialização por universidades públicas?
Sim. A garantia constitucional da gratuidade de ensino não impede a cobrança de mensalidade em curso de especialização, por universidades públicas.
Os programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde constituem dever do Estado?
Sim.