Da Organização do Estado (arts. 18 a 43 da CF/1988) Flashcards
De que forma Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais?
Mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
De que forma a União pode delegar suas competências privativas aos outros entes federativos?
Mediante lei complementar, conforme art. 22 da CF/88.
De que forma será aprovada lei orgânica por município?
Mediante votaçãoi em dois turnos, com o interstício mínimo de 10 (dez) dias, e aprovada por 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara Municipal.
De que forma se dará a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios?
Mediante lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, dependendo de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
A que ente pertencem as cavidades naturais subterrâneas?
À União.
Qual a competência constitucional para legislar sobre trânsito e transporte?
É exclusiva da União.
Lei municipal que veda a realização de eventos patrocinados por produtoras, distribuidoras, importadoras ou representantes de bebidas alcoólicas ou de cigarros em imóveis de propriedade do Município afronta a competência privativa da União para legislar sobre propaganda comercial?
Não. (RE 305.470, red. p/ o ac. Min. Teori Zavascki, julg. em 24/5/2005).
É constitucional lei estadual ou distrital que proíba a cobrança da tarifa de assinatura básica pelas concessionárias prestadoras de serviços de água, luz, gás, TV a cabo e telefonia?
Não, uma vez que cabe à União a competência legislativa e administrativa para a disciplina e a prestação dos serviços públicos de telecomunicações e energia elétrica.
Qual a competência para legislar sobre procedimentos em matéria processual?
É concorrente da União, Estados e DF.
Qual a competência para legislar sobre direito processual?
É privativa da União.
Em se tratando de competência legislativa concorrente, de que forma os demais entes exercerão competência legislativa caso inexista lei federal sobre normas gerais?
Os Estados exercerão competência legislativa plena para atender as suas peculiaridades. Entretanto, a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual (e não revoga), no que lhe for contrário.
As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento?
Sim.
As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade de qual ente federado?
Da União.
Em se tratando de jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica, o que é assegurado ao concessionário?
A propriedade do produto da lavra.
Em se tratando de exploração de jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica, o que é assegurado ao proprietário do solo?
É assegurada participação ao proprietário do solo nos resultados da lavra, na forma e no valor que dispuser a lei.
A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais de energia elétrica podem ser efetuados por quem?
Poderão ser efetuados mediante autorização ou concessão da União, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa constituída sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administração no País, na forma da lei.
O aproveitamento do potencial de energia renovável de capacidade reduzida depende de autorização ou concessão?
Não, nos termos do art. 176, §4º da CF/88.
A repartição, entre estados, DF e municípios, do resultado da exploração dos recursos naturais da plataforma continental e dos recursos minerais é considerada receita originária?
Sim, conforme STF.
Lembrando que receita originária é aquela que o Estado aufere de suas próprias fontes de riqueza, seja em razão de seu patrimônio rendoso, ou do exercício de uma indústria ou de um comércio.
Qual a competência para legislar sobre desapropriação?
É privativa da União.
A quem compete legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal?
À União, conforme art. 21, XIV, da CF/88 e Súmula Vinculante 39.
De que forma os Estados poderão instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum?
Mediante lei complementar.
A instituição de região metropolitana exige anuência dos municípios limítrofes?
Não, segundo o STF.
A instituição de região metropolitana para o fim de integrar a organização, planejamento e execução de funções de interesse público de interesse comum, autorizada pela Constituição Federal depende de iniciativa dos Estados-membros por meio de lei complementar (art. 25, § 3º, da CF), independentemente da anuência dos municípios (STF: ADI 796, ADI 1841, ADI 1842).
A previsão, em lei estadual, de proibição de revista íntima em empregados de estabelecimentos comerciais é constitucional?
Não, uma vez que se trata de matéria concernente a relações de trabalho, cuja competência é privativa da União.
É constitucional lei estadual que obriga as prestadoras do serviço de Internet móvel e de banda larga a apresentar, na fatura mensal, gráficos informando a velocidade diária média de envio e de recebimento de dados entregues no mês?
Sim. Segundo o STF, não se trata de matéria específica de contratos de telecomunicações, tendo em vista que tal serviço não se enquadra em nenhuma atividade de telecomunicações definida pelas Leis 4.117/1962 e 9.472/1997. Trata-se, portanto, de norma sobre direito do consumidor que admite regulamentação concorrente pelos Estados-Membros, nos termos do art. 24, V, da Constituição Federal.
STF. Plenário. ADI 5572, Rel. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 23/08/2019.
Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri em toda e qualquer hipótese?
Não. O Tribunal do Júri somente será competente quando a vítima for civil.
Ao Distrito Federal são atribuídas todas as competências legislativas reservadas tanto aos estados quanto aos municípios?
Não. Nem todas as competências legislativas dos Estados podem ser exercidas pelo DF. A exemplo, no DF caberá a lei federal dispor sobre as polícias civil e militar e corpo de bombeiros militar.
Aplicam-se aos deputados estaduais as mesmas regras aplicadas aos deputados federais no que se refere a sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remuneração, perda de mandato, licença, impedimentos e incorporação às Forças Armadas?
Sim.
De que forma são fixados os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais?
São fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal.
O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar determinados percentuais relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior, a depender da população do Município.
Quais os referidos limites para as seguintes faixas populacionais?
- Até 100 mil habitantes
- entre 100 mil e 300 mil habitantes
- entre 301 mil e 500 mil habitantes
- entre 501 mil e 3 milhões de habitantes
- entre 3 milhões e 8 milhões de habitantes
- acima de 8 milhões de habitantes
- Até 100 mil habitantes
- 7%
- entre 100 mil e 300 mil habitantes
- 6%
- entre 301 mil e 500 mil habitantes
- 5%
- entre 501 mil e 3 milhões de habitantes
- 4,5%
- entre 3 milhões e 8 milhões de habitantes
- 4%
- acima de 8 milhões de habitantes
- 3,5%
Qual a peculiaridade da imunidade material aplicável aos vereadores?
É mitigada, uma vez que relativa a opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato e na circunscrição do Município, desde que haja relação de pertinência entre a declaração e as atividades do parlamentar.
Qual o limite do total da despesa com a remuneração dos Vereadores com relação à receita municipal?
Não poderá ultrapassar o montante de 5% da receita municipal.
Qual o limite das despesas da Câmara Municipal com a folha de pagamento?
Não ultrapassará 70% da receita da Câmara.
Qual o limite máximo do subsídio dos vereadores em municípios com até 10 mil habitantes?
Será de no máximo 20% do subsídio dos deputados estaduais, não podendo superar, ainda, o subsídio do prefeito.
Qual o limite máximo do subsídio dos vereadores em municípios com 10 mil a 50 mil habitantes?
Será de no máximo 30% do subsídio dos deputados estaduais, não podendo superar, ainda, o subsídio do prefeito.
Qual o limite máximo do subsídio dos vereadores em municípios com até 50 mil a 100 mil habitantes?
Será de no máximo 40% do subsídio dos deputados estaduais.