Migração de Leucócitos Flashcards
Como ocorre a migração de leucócitos para os locais da infecção?
Os leucócitos presentes na corrente sanguínea sofrem uma adesão temporária à cobertura endotelial dos vasos sanguíneos, a qual é mediada por citocinas. Quando aderidos aos vasos, os leucócitos migram para os tecidos onde ocorreu a entrada do antígeno.
Obs: linfócitos naive (aqueles que nunca tiveram contato com um antígeno) recirculam continuamente pelos vasos linfáticos para os folículos linfoides secundários.
Cite as duas principais famílias de moléculas de adesão leucócito-endotélio.
Selectina do tipo P e E estão presentes no endotélio, enquanto seus ligantes estão nos leucócitos. A do tipo L está nos leucócitos.
Integrina: está presente apenas no leucócito. Sua ligação é bem mais forte comparada à selectina.
Como ocorre a adesão dos leucócitos no endotélio?
A adesão dos leucócitos ocorre pela ativação da integrina mediada por quimiocinas. A integrina dos leucócitos é ativada e então muda de conformação, tornando-se uma integrina de alta afinidade.
Integrina enovelada (baixa afinidade) —> Integrina estendida (alta afinidade)
Qual o papel das quimiocinas em uma reação inflamatória?
• Promover adesão dos leucócitos ao endotélio pela ativação das moléculas de adesão.
• Promover a migração dos leucócitos para os locais de infecção ou tecido danificado.
Alguns fármacos bloqueiam a saída de linfócitos dos órgãos linfoides secundários para o tratamento de doenças autoimunes, como é o caso do fingolimod no tratamento da esclerose múltipla. Explique por que esse bloqueio ocorre.
Ao bloquear os linfócitos específicos para atacar uma célula na doença, eu reduzo sua atividade. O remédio é um imunossupressor.