Medicina Legal Flashcards
(87 cards)
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
No âmbito das lesões corporais, a sugilação apresenta-se sempre na forma de petéquias dispersas.
VERDADEIRO
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
Em relação a lesões por ação térmica e por ação elétrica, julgue o item a seguir.
De acordo com a classificação de Lussena-Hoffman, a presença de flictena e bolhas na pele (sinal de Chamber) caracteriza queimadura de segundo grau.
VERDADEIRO
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
O corpo de um personal trainner que praticava habitualmente exercícios exenuantes matinais na praia foi encontrado caído sobre a areia sem sinais externos de violência. Após análises periciais e do legista, constatou-se que a morte desse indivíduo ocorreu em consequência de choque cardiogênico (tamponamento cardíaco), o qual decorre da ação de energias de ordem biodinâmica.
VERDADEIRO
Forçar o músculo cardíaco em excesso pode ocasionar pericardite (inflamação do pericárdio, que é uma membrana que existe em volta do coração). Com a inflamação do pericárdio, o coração fica pressionado, e passa a ter dificuldades para bombear o sangue, o que pode gerar o tamponamento.
A energia desse choque cardiogênico, portanto, é de ordem biodinâmica (bio = corpo; dinâmica - movimento; movimento que o coração produz ao bombear o sangue).
Medicina Legal: Traumatologia
Descreve as energias que podem causar lesões.
Energia de ordem mecânica: aqui temos o uso de armas, como por exemplo os revólveres, punhais, que são armas propriamente ditas. Além disso, temos ainda as armas eventuais (ex: navalha, foice, machado etc).
Energia de ordem física: são estudadas as lesões causadas por meio de uma ação que seja capaz de alterar o estado físico dos corpos. Aqui, os casos mais encontrados são de temperatura, pressão atmosférica, eletricidade, radioatividade, luz e som.
Energia de ordem química: relacionada às substâncias que se utilizam da ação física, química ou biológica e que podem causar danos à vida da pessoa se entrar em contato com os tecidos vivos. Ex: envenenamento e substâncias cáusticas.
Energias de ordem físico-química: aqui, encontramos elementos que impedem a passagem do ar pelas vias respiratórias, alterando, inclusive, a composição bioquímica do sangue (asfixia). Ex: afogamento, esganadura, confinamento etc.
Energias de ordem biquímica: se manifestam por meio de uma ação combinada (química e biológica), atuando lesivamente de modo negativo ou positivo, levando em consideração as condições orgânicas e de defesa de cada indivíduo. Aqui, o caso mais corriqueiro são as perturbações alimentares (ex: inanição).
Energias de ordem biodinâmica: ocorrem por quadros complexos resultantes de múltiplos fatores. É aqui que entra o estudo da síndrome chamada de choque, síndrome da falência múltipla de órgãos e coagulação intravascular disseminada.
Energias de ordem mista: como o próprio nome diz, tem-se um misto de energias. As doenças profissionais e os acidentes de trabalho estão desse tipo de energia. Ex: fadiga, algumas doenças parasitárias e todas as formas de sevícias.
Medicina Legal: Peritos e Documentos
V ou F?
As perícias médico-legais, conhecidas como docimásias, servem para esclarecer se houve vida extrauterina.
VERDADEIRO
O art. 2, CC diz que a personalidade jurídica começa a partir do nascimento com vida. Esse “com vida” é referente à respiração. Se houve respiração, então há vida, caso contrário, temos um natimorto. Assim: “Se houver dúvidas quanto à ocorrência da respiração ou não se lançam mão de exames médicos legais, o mais comum é a docimasia hidrostática de Galeno, onde um pequeno pedaço do pulmão é retirado e colocado em uma solução hidrostática, se o pedaço flutuar é porque houve respiração, e a criança nasceu com vida, ao contrário, se afundar, porque não houve respiração, e a criança nasceu sem vida”. (NETO; JESUS; MELO; Manual de D. Civil Volume ünico, 2020, p.112)
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
Considere o seguinte caso hipotético
Individuo masculino, caucasiano, 62 anos de idade, servidor público de nível superior do IFPR, é encaminhado pela delegacia de plantão de Foz do Iguaçu ao IML da cidade, afirmando ter sido agredido pela esposa na região da boca.
Conforme figura acima, o médico legista de plantão constata que o homem apresenta uma lesão LEVE.
FALSO
Recente julgamento no STJ trouxe à baila esta interessante controvérsia: a lesão corporal da qual resulta a perda de dois dentes da vítima amolda-se à lesão corporal grave (CP, art. 129, § 1º) ou à lesão corporal gravíssima (CP, art. 129, § 2º)?
Enquanto na lesão corporal grave há hipótese de qualificação pela debilidade permanente de membro, sentido ou função (CP, art. 129, § 1º, III), na lesão corporal gravíssima, paralelamente, tem-se situação qualificadora arrimada na perda ou inutilização de membro, sentido ou função (CP, art. 129, § 1º, III). A perda de dois dentes da vítima, por certo, não pode ser enquadrada nessa hipótese caracterizadora da lesão corporal gravíssima (CP, art. 129, § 1º, III), na medida em que não representa perda da função correlata (mastigação), mas, no máximo, debilidade permanente nessa função.
Uma pessoa foi atingida por um projétil de 7,62 mm × 51 mm, disparado por fuzil, que transpassou das costas para o peito, percorrendo uma trajetória de mais de 200 metros, entre a saída do cano e o alvo.
A respeito dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.
Se o raiamento, que é uma sequência de sulcos em formato helicoidal localizado no interior do cano de algumas armas de fogo, imprimir ao projétil uma rotação em sentido horário, do ponto de vista do atirador, seu giro será dextrogiro, ou seja, para a direita
VERDADEIRO
ORIENTAÇÃO DESTROGIRA: Sentido para DIREITA. MACETE: Lembrar de destro ( direita) correto.
ORIENTAÇÃO SINISTROGIRA: Sentido para esquerda MACETE : Lembrar de Sinistro (Errado) Esquerda
Medicina Legal: Conceitos Iniciais
V ou F?
Enquanto área de estudo e aplicação de conhecimentos científicos, a Medicina Legal está alicerçada em um conjunto de conhecimentos destinados a defender os direitos e os interesses dos homens e da sociedade. É um conhecimento médico e paramédico que, no âmbito do direito, concorre para a elaboração, interpretação e execução de leis existentes. Por meio de pesquisa científica realiza seu aperfeiçoamento, estando a medicina a serviço das ciências jurídicas e sociais.
VERDADEIRO
Medicina Legal: Antropologia forense
V ou F?
A respeito da medicina legal, julgue o item subsecutivo.A antropologia forense é o estudo da identidade e da identificação, seus métodos, processos e técnicas.
VERDADEIRO
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
O termo battered child syndrome significa violência contra a criança, negligência, abandono e abuso sexual.
VERDADEIRO
Síndrome da criança espancada ou “battered child syndrome” – Foi um termo criado em 1971 para definir um quadro de violência contra a criança, que, diferentemente do que o nome sugere, não se limita ao espancamento propriamente dito. Pode ser, também, por meio de negligência com as necessidades básicas da infância, tais como alimentação, saúde e educação, o abandono e as agressões e o abuso sexual.
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
A síndrome de Silvermann corresponde à presença de fraturas em diferentes idades evolutivas.
VERDADEIRO
Síndrome de Silverman-Caffey - Refere-se ao conjunto de lesões externas e internas encontradas em crianças submetidas a ESPANCAMENTOS de forma PERIÓDICA e REITERADA. Um dos elementos que caracteriza tal síndrome é a coexistência de LESÕES ANTIGAS e RECENTES. Fraturas ósseas em diferentes estágios de consolidação são indicativos da síndrome.
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
A síndrome da criança sacudida corresponde a lesões intraparenquimatosas no cérebro por sangramentos de pequenos vasos.
VERDADEIRO
Síndrome do bebê sacudido (Shaken Baby Syndrome) - É causada pela aceleração, desaceleração e rotação bruscas do crânio, ou seja, pela violenta movimentação da criança, resultando em lesões intracranianas (hematomas subdurais), combinadas ou não às hemorragias subaracnóideas e contusões cerebrais, além de hemorragias retinianas.
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
A autoridade policial foi chamada para comparecer a um local de encontro de cadáver. Chegando ao local, deparou-se com um cadáver parcialmente esqueletizado, já sendo evidentes alguns acidentes ósseos.
Com base em seus conhecimentos em Antropologia Forense, relacione os elementos listados a seguir às respectivas características.
- Quarto arco costal 2. Processo mastoide do crânio 3. Arcada dentária 4. Fêmur e ossos do pé 5. Unhas e cabelos
( ) Identificação comparativa. ( ) Estimativa de estatura. ( ) Estudo toxicológico. ( ) Estimativa de idade. ( ) Determinação do sexo.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A relação correta entre os elementos e suas respectivas características é:
(3) Arcada dentária → Identificação comparativa
A arcada dentária é frequentemente usada para identificação, pois os dentes são altamente resistentes e podem ser comparados com registros odontológicos.
(4) Fêmur e ossos do pé → Estimativa de estatura
O fêmur é um dos ossos mais confiáveis para estimar a altura de um indivíduo, pois seu comprimento pode ser relacionado a fórmulas específicas para calcular a estatura.
(5) Unhas e cabelos → Estudo toxicológico
Unhas e cabelos acumulam substâncias ingeridas pelo indivíduo ao longo do tempo, sendo úteis para detectar drogas, metais pesados e outros elementos em exames toxicológicos.
(1) Quarto arco costal → Estimativa de idade
As costelas sofrem alterações estruturais com o tempo, sendo analisadas para estimar a idade do indivíduo.
(2) Processo mastoide do crânio → Determinação do sexo
O processo mastoide apresenta diferenças anatômicas entre homens e mulheres, sendo um dos critérios usados na determinação do sexo.
Medicina Legal: Peritos e Documentos
V ou F?
As perícias podem consistir em exames da vítima, do indiciado, de testemunhas ou de jurado.
VERDADEIRO
Medicina Legal: Peritos e Documentos
V ou F?
A perícia em antropologia forense permite estabelecer a identidade de criminosos e de vítimas, por meio de exames de DNA, sem, no entanto, determinar a data e a circunstância da morte.
FALSO
A antropologia forense, utilizando o DNA como uma de suas ferramentas, foca na identificação do indivíduo, ela não se destina a determinar o momento exato ou as condições em que a morte ocorreu.
Medicina Legal: Peritos e Documentos
V ou F?
Nos tiros encostados, as lesões conhecidas como “boca de mina” não são encontradas quando as armas que os deflagraram possuírem compensadores de recuo.
VERDADEIRO
Nos tiros encostados em regiões ósseas, a forte expansão dos gases oriundos da queima da pólvora, causam a ruptura do tecido epitelial causando um ferimento de forma estrelado - Sinal de Hoffmann ou Boca de mina ou câmara de mina.
O compensador de recuo é um dispositivo colocado na boca do cano de qualquer arma de fogo para direcionar o fluxo de gases para reduzir ou compensar o recuo provocado pelo tiro, é utilizado para aumentar a precisão dos tiros de armas de alto calibre.
Logo, como o compensador de recuo direciona o fluxo dos gases expelidos pela arma de fogo, eles não atingem a superfície óssea e retornam, causando a boca de mina.
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
Goiânia foi sede do maior acidente radioativo do Brasil. Várias pessoas sofreram ações diretas e indiretas do elemento radioativo. Sobre radioatividade, tem-se que nas radiodermites de primeiro grau, aparecem as úlceras de Roentgen.
FALSO
As radiodermites do 3o grau (forma ulcerosa) estão representadas por zonas de necrose, de aspecto grosseiro e grave. São conhecidas por úlceras de Röentgen. Nos profissionais que trabalham com raios X, sem os devidos cuidados, podem aparecer essas lesões nas mãos (mãos de Röentgen).
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
As feridas em sedenho resultam da ação subcutânea dos instrumentos pérfuro-contundentes nos tiros oblíquos.
VERDADEIRO
Uma ferida que passe por baixo da pele, mas que não entre na cavidade abaixo da pele, seja na cabeça, não entrando na caixa craniana, ou no peito, não entrando na cavidade torácica, atingindo só a pele mesmo, essa ferida leva o nome de ferida em sedenho. Por baixo da pele e fora das cavidades.
Medicina Legal: Traumatologia
V ou F?
A morte por parada respiratória central é causada pela contração involuntária da musculatura respiratória, durante a passagem da corrente elétrica pelo tronco da vítima.
FALSO
Se a corrente passa pelo TRONCO ENCEFÁLICO a pessoa morre por parada respiratória CENTRAL
Se a corrente passa pelo TROCO a pessoa morre por parada respiratória PERIFÉRICA (asfixia).
Medicina Legal: Peritos e Documentos
V ou F?
Perícia médico-legal baseada exclusivamente em prontuários médicos denomina-se documental.
FALSO
A perícia médico-legal é denominada indireta quando o exame for realizado por intermédio de fichas hospitalares ou prontuários, por exemplo
PERÍCIA - Conceito Lato Sensu:
É uma modalidade de prova que exige conhecimentos especializados para a sua produção, relativamente à pessoa física, viva ou morta, e à coisa, implicando na apreciação, interpretação e descrição de fatos ou circunstâncias de presumível ou de efetivo interesse judiciário.
Modalidades de Perícias em Foros:
a) penal: arts. 158 a 184 do CPP (da Prova);
b) civil: investigação de paternidade, anulação de casamento com base em erro quanto à pessoa;
c) trabalhista: art. 189 da CLT - verificação de insalubridade do local de trabalho, art. 193 - verificação de periculosidade do local de trabalho.
_Classificação das Perícias:_
a) direta: exame de corpo de delito direto (art. 158 do CPP);
b) indireta: exame de corpo de delito indireto (art. 158 e 172, § único) - quando os vestígios forem destruídos, tendo o perito que colher dados fornecidos anteriormente pelo fato, exemplos: através de prontuários médicos, prova testemunhal (doutrina majoritária);
c) contraditória: (arts. 180 e 182 do CPP, arts. 436 e 437 do CPC) diferentes peritos apresentam conclusões divergentes sobre a mesma matéria;
d) complementares: (art. 168, § 1o e 2o do CPP) a segunda perícia complementa a primeira em função de erros e omissões;
e) perícias retrospectivas: realizadas sobre fatos passados;
f) contra-perícia: realizada com o intuito de impugnar ou tornar sem efeito a primeira.
Medicina Legal: Asfixiologia Forense
V ou F?
Não há sinais patognomônicos característicos nas asfixias mecânicas em geral.
VERDADEIRO
Sinal patognomônico é aquele próprio e característico. Nas asfixiais existem vários sinais que podem denotá-la, porém não são exclusivos desse estado.
Medicina Legal: Asfixiologia Forense
V ou F?
A fase de esgotamento envolve o período de dispneia inspiratória, com cerca de um minuto de duração, durante o qual o asfíxico, sem perder a consciência, sorve desordenadamente, em grandes haustos, o ar.
FALSO
Segundo Hoffman, a morte por afogamento é constituída de três fases:
1ª Fase de Defesa ou Resistência: a vítima tenta conter a respiração o máximo possível, ocorrendo a contenção e a pausa, ou suspensão da respiração (apneia);
2ª Fase de Exaustão: ocorre atos respiratórios desordenados (respiração forçada e difícil), por reflexo, a vítima começa a inspirar líquido profundamente (dispneia);
3ª Fase de Asfixia: a vítima perde a consciência, tem convulsões e morre.
Medicina Legal: Asfixiologia Forense
V ou F?
No dia 2/1/2022, Juliana compareceu à delegacia de polícia em Paraty – RJ para registrar ocorrência de desaparecimento dos seus pais, Sebastião e Maria Eugênia, por eles terem extrapolado o horário previsto para retorno de um passeio que faziam sozinhos naquele mesmo dia, numa luxuosa embarcação com piscina de água potável. Poucas horas depois do registro, policiais civis daquela unidade receberam a notícia do encontro de um cadáver do sexo feminino às margens de uma das praias da cidade. Feita a perinecroscopia, o perito criminal relatou equimose periorbital, pele anserina, cogumelo de espuma na boca e narinas, assim como a presença de estigmas ungueais nos antebraços. No dia seguinte ao relato do desaparecimento, os policiais civis souberam que pescadores haviam encontrado um cadáver do sexo masculino em alto-mar. Comparecendo ao local, o perito criminal relatou que o cadáver estava em decúbito ventral, com ausência do cogumelo de espuma, sem sinais aparentes de violência e sem sinais de putrefação. Os dois cadáveres foram submetidos a exame necroscópico, necropapiloscópico e a testes laboratoriais específicos, confirmando-se que eram, respectivamente, de Maria Eugênia (cadáver C1) e Sebastião (cadáver C2). Em relação a C1, o perito legista confirmou as lesões descritas pelo perito criminal. Em relação a C2, foi relatada a presença do sinal de Niles, do sinal de Vargas-Alvarado, além de manchas de Paltauf. Quanto à prova das densidades comparadas e ao ponto crioscópico do sangue, foram destacadas alterações na diluição do sangue no hemicoração esquerdo dos dois cadáveres, sendo relatadas hemodiluição/hidremia em C1 e hemoconcentração em C2, com as respectivas características, tais como descritas por Mario Carrara.
Os achados periciais permitem que o delegado de polícia considere que as duas mortes foram provocadas por afogamento, tendo a de Sebastião ocorrido em água salgada e a de Maria Eugênia, em água doce, ainda que C1 tenha sido encontrado numa praia.
VERDADEIRO
Algumas informações:
A formação do cogumelo de espuma, devido a penetração de líquido na árvore respiratória, está comumente associada ao evento asfixia mecânica por afogamento onde se observam finas bolhas de coloração branca ou rósea que se estendem do trato aéreo respiratório inferior ao ambiente através das cavidades bucal e nasal.
SINAIS DE CERTEZA DE AFOGAMENTO REAL * Enfisema hidro-aéreo subpleural. * Manchas de Paltauf. * Alteração nas densidades do sangue dos átrios. * Alteração no ponto de congelamento do sangue dos átrios. * Algas diatomáceas na medula óssea do fêmur. * Hemorragias nos ossos etmóide e esfenóide.
SINAIS DE PROBABILIDADE DE AFOGAMENTO REAL * Cogumelo de espuma (nariz e boca). * Pele anserina (arrepiada). * Lesões de arraste. * Corpos estranhos na porção mais superior da luz da árvore respiratória (laringe e traquéia). * Trajes de banho. * Cabeça de negro.
O sinal de Vargas-Alvarado é a hemorragia etmoidal que se observa no afogado que se revela por zonas azuladas no compartimento anterior da base do crânio.
Sinal de Niles é a coloração azulada na porção petrosa do temporal devido ao extravasamento de sangue para o interstício esponjoso da apófise mastoide e no ouvido
Medicina Legal
V ou F?
Os fuzis, armas militares utilizadas pelo crime organizado, disparam projéteis de alta energia cinética. Em relação às características desses projéteis, é correto afirmar que mantêm sua estabilidade a partir dos 100m
VERDADEIRO
Os projéteis de fuzil têm uma velocidade angular em torno de 3.500 rotações por minuto. Apesar disso, quando o projétil penetra em um meio muito mais denso que o ar, como a água, que tem densidade cerca de 900 vezes maior, essa rotação não o impede de tombar. Para que não tombe, é preciso um aumento da velocidade de rotação que se expresse pela raiz quadrada da relação entre as densidades dos dois meios. Assim, no caso da água, em relação ao ar, teria que ser, no mínimo, 30 vezes mais rápida. O alinhamento do eixo do projétil com a direção do seu deslocamento no ar, que caracteriza sua estabilidade, só é atingido depois de cerca de 100m de percurso. Segundo Wood (1964, citado por Hopkinson, a distância da arma em que o projétil se estabiliza é de cerca de 6.000 vezes o seu calibre. Por exemplo, o projétil 7.62mm ficaria estável a a 45,72m. (…) (fl. 262)