Diteito Processual Penal Flashcards

1
Q

*V ou F?**

Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá colher informações sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa.

A

*VERDADEIRO**

Art.6Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá:
X - colher informações sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Direito Processual Penal:

V ou F?

A serendipidade é admitida no ordenamento jurídico brasileiro, sendo válidas as provas encontradas relativas à infração penal desconhecida, ainda que não exista conexão ou continência com o crime originário, desde que não haja desvio de finalidade na execução das diligências.

A

VERDADEIRO

Serendipidade em matéria de provas no processo penal refere-se à descoberta fortuita de provas ou delitos que não eram o foco da investigação inicial. Isso ocorre, por exemplo, quando durante uma busca autorizada para apurar um crime específico, a polícia encontra evidências de outro crime. A jurisprudência atual, especialmente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), considera essas provas lícitas, mesmo que não haja uma relação direta entre os crimes investigados e os descobertos acidentalmente.

A serendipidade pode ser classificada em dois tipos: objetiva e subjetiva. A serendipidade objetiva ocorre quando, no curso de uma medida, surgem indícios da prática de outro crime que não estava sendo investigado. Já a serendipidade subjetiva ocorre quando surgem indícios do envolvimento criminoso de outra pessoa que inicialmente não estava sendo investigada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

V ou F?

Assim que tiver conhecimento da infração penal, a autoridade policial pode apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos investigadores de polícia.

A

FALSO

O erro da alternativa está em dizer que a liberação será dada pelos investigadores de polícia. Porém o CPP diz o seguinte:

Art. 6º Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá:
II - apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

V ou F?

Com base nas disposições do Código de Processo Penal (CPP), assinale a opção correta no que se refere ao inquérito policial e à ação penal.
A vítima pode recorrer da decisão de arquivamento do inquérito policial, devendo o recurso ser dirigido ao chefe de polícia.

A

FALSO

CPP, Art. 28, § 1º Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de 30 (trinta) dias do recebimento da comunicação,** submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial**, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.

não confundir com o indeferimento de ABERTURA do IP:

CPP, Art. 5º, § 2º Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o chefe de Polícia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

V ou F?

O órgão do Ministério Público tem o dever de comunicar à vítima o arquivamento de quaisquer elementos informativos de natureza similar ao inquérito policial.

A

FALSO

CPP, Art. 28 Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

V ou F?

Conforme entendimento do STJ, se, em audiência de custódia, o juiz constatar presença dos requisitos da prisão preventiva, ele poderá decretá-la mesmo sem requerimento do Ministério Público, a fim de preservar a ordem pública e a eficácia da lei penal.

A

FALSO

Súmula 676-STJ: Em razão da Lei n. 13.964/2019, não é mais possível ao juiz, de ofício, decretar ou converter prisão em flagrante em prisão preventiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly