Lipoproteínas plasmáticas Flashcards
Em que estado se encontram as lipoproteínas à temperatura corporal? Qual a constituição destas lipoproteínas?
Líquido.
Exterior - lípidos anfipáticos associados a proteínas - fosfolípideos e colesterol, associados a apolipoproteínas
Interior - lípidos hidrofóbicos - triacilgliceróis e ésteres de colesterol.
Quais os dois tipos de apolipoproteínas? Exemplos. Qual a diferença entre estes dois tipos?
Integrais (como as de tipo B) ou periféricas (como as A,C ou E). As periféricas podem ser trocadas entre diferentes lipoproteínas plasmáticas e podem existir livres no plasma.
Quais as duas funções que as apolipoproteínas desempenham? Exemplos de proteínas que desempenhem cada uma. Quais os tipos de recetores a que as apo E, apo B100 e apo A1 se ligam?
Regulação de enzimas (ativação e inibição da lípase de lipoproteínas) - apo CII e apo CIII
Ligandos de recetores - apo E, apo B100 e apo AI
Recetores das LDL e os LRP - apo E
Recetores das LDL - apo B100
Recetores de limpeza B1 (SR-B1) - apo AI.
Quais as classes de lipoproteínas plasmáticas?
HDL, LDL, IDL (ou VLDL remanescentes), VLDL e quilomicra.
Como se formam ésteres de colesterol?
A acil-colesterol-acil-transférase (ACAT) catalisa a transferência de um grupo acilo do acil-CoA para o colesterol.
Qual a proteína cuja ação leva a que os lípidos formados nos enterócitos por re-esterificação sejam combinados com apolipoproteínas? Quais são estas apolipoproteínas, e a que é que a combinação vai dar origem?
Proteína microssomática de transferência. Apo B48 e apo A. Quilomicra imaturos.
Como se dá a maturação dos quilomicras? Quantas horas após a refeição é que os quilomicras começam a surgir no plasma, e quantas horas após a refeição é que se dá o pico da sua concentração?
Os quilomicra imaturos interagem com as HDL recebendo destas lipoproteínas componentes proteicos essenciais ao seu posterior metabolismo (apo C e apo E). 1 hora; 3-4 horas.
Onde é que ocorre a conversão de quilomicra maduros em quilomicra remanescentes? Qual a proteína que catalisa esta conversão, onde é que está presente e qual o cofator que é essencial à sua ação?
Capilares do tecido adiposo e capilares do tecido muscular. Lípase de lipoproteínas, presente na face luminal da membrana das células endoteliais dos capilares. Cofator essencial - apo CII.
Como se dá a transformação de quilomicras maduros em quilomicras remanescentes? Quais as apoproteínas que estes últimos mantêm, e qual o destino destes quilomicras?
A lípase de lipoproteínas hidrolisa os triacilgliceróis do miolo dos quilomicras; os fosfolípideos, colesterol não modificado, apo A e apo C passam para as HDL.
Apo B48 e apo E. Através da apo E vão ligar-se com recetores hepáticos (recetores das LDL e os LRP), ocorrendo a sua endocitose para dentro dos hepatócitos.
Como e onde se formam as VLDL? Qual a origem dos triacilgliceróis que transportam? Quais as apoproteínas que contêm?
Processo semelhante aos quilomicras, mas no fígado. Foram produzidos no fígado. Apo B100, apo E e apo C.
Metabolismo das VLDL.
Tal como a síntese, também o metabolismo das VLDL é semelhante ao dos quilomicra: (i) parte das apo C e das apo E das VLDL também têm, já no plasma, origem nas HDL, (ii) os triacilgliceróis das VLDL também sofrem a ação da lípase de lipoproteínas dos capilares e (iii) também as apo C e componentes lipídicos da superfície das VLDL (colesterol e fosfolipídeos) se transferem para as HDL no decurso desta lipólise.
Qual a relação entre a velocidade de hidrólise dos VLDL e dos quilomicras?
A das VLDL é muito mais lenta. Para além disso, a presença de quilomicras impede a hidrólise de VLDL.
Como se designam as VLDL remanescentes? Quais as apoproteínas que contêm? Qual o destino destas lipoproteínas?
IDL. Apo E e apo B100. Hepatócitos (ligam-se a recetores através destas duas apoproteínas).
Onde ocorre a síntese da lípase de lipoproteínas no tecido adiposo? Qual a relação da insulina com esta enzima, e com os produtos da sua ação? Como se forma o substrato da síntese da triacilgliceróis neste tecido?
Adipócitos. Aumenta a síntese da enzima e induz a sua migração para o endotélio dos capilares. Também estimula a esterificação dentro dos adipócitos, estimulando a captação dos ácidos gordos libertados pelo plasma devido à ação da enzima para dentro dos adipócitos, para serem usados na síntese de triacilgliceróis. A partir da glicose - via glicólise forma-se dihidroxiacetona-fosfato que por desidrogénase do glicerol-3-fosfato passa a glicerol-3-fosfato.
Quando é que a atividade da lípase de lipoproteínas é maior no tecido muscular? O que é que estimula a síntese desta enzima neste tecido?
Em jejum e também aumenta após exercício físico. A atividade muscular contráctil e o treino atlético, o que explica por que é que estes exercícios levem à diminuição dos triacilgliceróis plasmáticos.