Insuficiência Da Medula Óssea Flashcards
.
Fármacos que produzem anemia aplasica regularmente em doses normalmente utilizadas:
Alquilantes, antimetabolitos, antimitoticos e antibióticos
Qual a infeção precedente mais comum na anemia aplasica?
Hepatite seronegativa (não A, não B, não C).
V/F - Anemia Aplásica secundaria a DEVH pós-transfusional é uma causa inevitável de morte nestes doentes.
Verdadeiro.
V/F - A anemia de Fanconi pode apresentar-se no adulto apenas como fibrose da medula óssea sem as alterações físicas tipicas.
Verdadeiro.
V/F - Há uma boa correlação entre a celularidade da MO e a gravidade da anemia aplasica.
Falso. A correlação é imperfeita.
Para o diagnóstico de Anemia Aplásica grave temos que ter 2 dos seguintes critérios:
Neutrófilos < 500, plaquetas < 20000, índice reticulocitario corrigido < 1%.
V/F - No tratamento da Anemia Aplásica, os fatores de crescimento hematopoiéticos têm utilidade limitada.
Verdadeiro.
V/F- 15% dos doentes tratados com imunossupressão na Anemia Aplásica desenvolvem SMD e alguns até leucemia.
Verdadeiro.
V/F - A utilização de ciclosfofamida no tratamento imunossupressor na Anemia Aplásica em dose alta está associado a uma resposta duradoura, sem recaída ou evolução para SMD mas tem risco de neutropenia fatal!
Verdadeiro.
V/F - No tratamento da Anemia Aplásica, a sobrevida total é equivalente no transplante e na imunossupressão.
Verdadeiro.
V/F - Miméticos da trombopoetina não são recomendados no tratamento da Anemia Aplásica.
Falso! Mostraram actividade surpreendente na AA refratária, com recuperação do hemograma (parecem atuar como estimuladores das células estaminais).
V/F - Na presença de timoma causador de AEP, a anemia não melhora necessariamente com a excisão do timoma.
Verdadeiro.
Todos os subtipos de SMD têm:
Monócitos no sangue < 1x10 elevado a 9 / L
V/F - No SMD, a deleção 5q responde ao tratamento imunossupressor.
Falso. É a trissomia do 8 que responde.
V/F - 20% dos doentes com SMD têm medula hipocelular.
Verdadeiro.
De acordo com a escala IPSS que prediz o risco do SMD, estão associadas a mau prognóstico:
Cariótipo complexo (3 ou + alterações) e alterações do cromossoma 7.
V/F - No tratamento do SMD com azacitabina, a maioria dos doentes deixará eventualmente de responder ao tratamento e terá citopenias recorrentes ou progressão para LMA.
Verdadeiro.
Principais efeitos adversos da lenalidomida (tratamento do SMD):
Mielossupressao e aumento do risco de tromboembolismo.
No tratamento do SMD, o alentuzumab (anticorpo anti-CD52) está indicado em que doentes?
Doentes jovens (<60 anos), com IPSS favoráveis e HLA-DR15.