Improbidade ADM e Controle da ADM Flashcards
A indisponibilidade de bens pode incidir sobre bens adquiridos antes do ato ímprobo?
STJ: Antes ou Depois – a indisponibilidade incidirá sobre tantos bens quantos forem necessários ao ressarcimento do dano ou acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito, podendo recair sobre quaisquer bens do agente acusado, independentemente de terem sido adquiridos antes ou depois do ato supostamente ímprobo (RESP 781431).
CGU pode fiscalizar verba federal em outro ente federativo?
STF: Outro Ente Federativo – a CGU pode fiscalizar a aplicação de recursos federais onde quer que eles estejam sendo aplicados, mesmo que em outro ente federado aos quais foram destinados (RMS 25943).
Quem promove a execução de decisão do TC?
Eficácia de Título Executivo – as decisões do TC de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo, devendo a ação ser proposta pelo ente público beneficiário da condenação (e não pelo próprio TC).
Decisões do TC fazem coisa julgada?
Sem Coisa Julgada – as decisões fazem apenas coisa julgada ADM, podendo ser revistas pelo Judiciário.
É possível APOP preventiva?
APOP Preventiva – é possível a APOP preventiva, em caso de ameaça de lesão, para impedir a consumação do ato lesivo, além da APOP repressiva, para anular o ato lesivo já consumado.
Quem é competente para sustar contrato?
Contrato – no caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo CN, que solicitará de imediato ao Executivo as medidas cabíveis.
O que é o controle de economicidade?
o Economicidade – o controle da economicidade envolve questão de mérito para verificar se o órgão procedeu, na aplicação da despesa publica, de modo mais econômico, atendendo a uma adequada relação custo-benefício.
o Antieconomicidade – quando se tomam parâmetros e metas de eficiência, eficácia e efetividade, com o princípio da razoabilidade, podem ser identificadas situações em que foram adotadas soluções absurdamente antieconômicas, as quais são ilegítimas.
O TCU julga contas?
o Julgar – julgar as contas dos ADM e demais responsáveis por bens e valores públicos.
o Julgar x Apreciar – as contas do PR são meramente apreciadas, ao passo que as dos demais administradores são julgadas. Isso porque o CN que julga anualmente as contas do PR.
É possível o controle judicial de atos políticos?
Atos Políticos – em regra, o Judiciário não pode controlar atos políticos em razão da separação dos poderes. Porém, se ofenderem direitos individuais ou coletivos, ou contiverem vícios de legalidade ou constitucionalidade, é possível o controle excepcional.
O que abrange o controle político?
Conteúdo: Controle Político – abrange não só a legalidade, mas também aspectos de mérito, cabendo, inclusive, apreciação sob o aspecto da discricionariedade, ou seja, da oportunidade e conveniência.
Quais as manifestações do controle político do Legislativo?
o Convocação de Ministro;
o Pedidos de informação;
o CPI;
o Julgamento dos crimes de responsabilidade;
o Competência para sustar atos que exorbitem do poder regulamentar ou da delegação legislativa;
o Competência do Senado de fixar limites para a dívida;
Como é feito o controle financeiro pelo Legislativo?
Através do TCU;
É possível transação em improbidade ADM?
Sem Acordo ou Transação – é vedada a transação, acordo ou conciliação nas ações de improbidade ADM. MP de 2015 revogou o dispositivo, mas teve vigência encerrada.
Quem representa pela indisponibilidade de bens?
Sujeito Ativo – caberá à autoridade ADM responsável pelo inquérito representar ao MP, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.
Em que momento é possível determinar a indisponibilidade de bens?
STJ: Antes do Recebimento da Inicial – é possível a determinação de indisponibilidade e sequestro de bens, para assegurar o ressarcimento ao erário, antes mesmo do recebimento da petição inicial da ação de improbidade (RESP 930650).
Quais os prazos de suspensão dos direitos políticos?
Enriquecimento Ilícito - de 8 a 10 anos;
Prejuízo ao Erário - de 5 a 8 anos;
Ato Atentatório - de 3 a 5 anos;
Qual o valor da multa civil?
Enriquecimento Ilícito - de até 3x o valor do acréscimo patrimonial;
Dano ao Erário - de até 2x o valor do dano.
Ato Atentatório - de até 100x o valor da remuneração do agente público;
Dolo genérico basta para improbidade ADM?
STJ: Dolo Genérico – o dolo, ainda que genérico, é elemento essencial dos tipos previstos da LIA.
A cumulação das sanções de improbidade é obrigatória?
STJ: Aplicação – o magistrado não está obrigado a aplicar cumulativamente todas as penas previstas na LIA, podendo, mediante adequada fundamentação, fixá-las e dosá-las segundo a natureza, a gravidade e as consequências da infração (ARESP 538656; 239300; RESP 1091420; 1416406).
CGU pode fiscalizar verbas aplicadas em outro ente federado?
Sim