Conceito, Órgãos, Estrutura Flashcards
O que são os critérios unidimensionais e pluridimensionais para conceituar o direito ADM?
Critérios Unidimensionais x Pluridimensionais – os critérios podem ser unidimensionais quando utilizados de forma isolada, ou conjugados, quando o conceito de direito ADM se apoia em pelo menos dois deles.
O que é a descentralização por serviço?
Por Serviços – cria-se uma PJ e se lhe atribui a titularidade e a execução de um serviço público.
O que é a descentralização por colaboração?
Por Colaboração – transfere-se a execução de um serviço público a PJDPR, por ato administrativo unilateral ou por contrato.
O que é um órgão independente?
Órgãos Independentes – aqueles previstos na CF e representativos dos Poderes (CN, CD, SF, AL, PR, Governadores, TJ).
O que é um órgão autônomo?
Órgãos Autônomos – localizados na cúpula da ADM, imediatamente abaixo dos independentes e diretamente subordinados aos seus chefes (Ministérios, Secretarias, AGU). Possuem ampla autonomia ADM, financeira e técnica.
O que é um órgão superior?
Órgãos Superiores – têm poder de direção, controle e decisão, mas estão sujeitos à subordinação e a o controle hierárquico de níveis superiores de chefia. Não possuem autonomia (procuradorias, coordenadorias, inspetorias).
O que é um órgão subalterno?
Órgãos Subalternos – baixo poder decisório, com atribuições de mera execução.
Participação em empresa privada de entidade da ADM indireta depende de autorização legislativa?
CF: Depende de autorização legislativa, em cada caso, a >criação de subsidiárias< das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a >participação de qualquer delas em empresa privada;
Quais as combinações de descentralização e desconcentração?
Combinações – pode haver uma centralização desconcentrada, uma descentralização desconcentrada (INSS, p.ex.), ou uma descentralização concentrada.
Qual a classificação das autarquias quanto ao objeto?
o Assistenciais – buscam diminuir desigualdades regionais e sociais (INCRA, SUDENE);
o Previdenciárias – INSS;
o Culturais – destinadas à educação, como universidades;
o Profissionais – conselhos regionais;
o Controle – exercem controle sobre entidades prestados de serviço público (ANATEL, ANP);
o Associativas – consórcios públicos;
o ADM – destinam-se ao exercício de atividades ADM residuais, que não se enquadram nas categorias acima (INMETRO, BACEN, IBAMA);
O que é a desautarquização das autarquias?
Desautarquização das Autarquias – a desautarquização é a ingerência ou interferência do Executivo em face de exclusão, na prática, da autonomia da autarquia.
Que tipos de entidade não podem ser OSCIP?
Não Podem ser OSCIP –sociedades comerciais, sindicatos, associações de classe ou de representação de categoria, instituições religiosas, partidos e assemelhados; hospitais privados; entidades que comercializam planos de saúde; entidades de benefício mútuo, escolas privadas; organizações sociais, cooperativas, fundações públicas ou associações criadas por órgão público, organizações creditícias que tenham quaisquer tipo de vinculação com o sistema financeiro nacional;
O ato de concessão da natureza de OSCIP é discricionário ou vinculado?
Ato Vinculado – é ato vinculado, em cumprimento aos requisitos legais, a qualificação como OSCIP de PJDPR sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais e normas estatutárias atendam àqueles.
Entidade do sistema S deve realizar concurso público?
STF: Sem Concurso – entidade do Sistema S não está obrigada a realizar concurso público para a contratação de pessoal (RE 789874).
Entidade do sistema S é PJDPB ou PJDPR?
Serviços Sociais Autônomos – entes paraestatais, de cooperação com o PP (pessoas de cooperação governamental).. Instituídos por lei, como PJDPR, para ministrar assistência ou ensino a categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, mantidos por dotações orçamentárias ou contribuições parafiscais. Capacidade de autoadministração.
Entidade do sistema S está sujeita à fiscalização do TCU?
TCU – submetem-se ao controle do TCU.
Qual o instrumento que confere à OS sua qualificação?
Organização Social: OS – PJDPR, antes fundação ou associação, sem fins lucrativos, que recebe delegação do PP, mediante contrato de gestão, para desempenhar serviço público de natureza social em regime de parceria com o Estado.
Que incentivos a OS pode receber?
Incentivos – podem ser destinados recursos orçamentários e de bens públicos, dispensada a licitação, mediante permissão de uso; pode haver cessão especial de servidor público e dispensada licitação.
Entidade do sistema S integra a ADM Indireta?
Não Integram ADM Indireta – posição adotada pelo STF no RE 789874 é de que as entidades do Sistema S não integram a ADM indireta, razão pela qual não precisam, p.ex., fazer concurso público.
Qual o contrato feito entre a ADM e uma OSCIP?
Termo de parceria;
Quais princípios o estatuto da OSCIP deve prever?
Estatuto – o estatuto das OSCIP devem ter normas expressas que disponham sobre a observância dos princípios do LIMPE e da economicidade.
Quais os requisitos para ser uma OSCIP?
o Requisitos – sem fins lucrativos, patrimônio deverá ser transferido a outra OSCIP, sem distribuição de resultados (mas pode remunerar dirigentes).
o Prazo Mínimo – 3 anos de constituição e funcionamento regular.
Quem confere a qualificação de OSCIP?
Autoridade – deverá requerer ao MJ a qualificação.
Quem institui as entidades de apoio?
Entidades de Apoio – PJDPR, sem fins lucrativos, instituídas por servidores públicos, porém em nome próprio, como fundação, associação ou cooperativa, para prestar serviço sociais não exclusivos do Estado, em caráter privado.
Há necessidades de representantes do PP na OS e na OSCIP?
Representantes do PP – na OS, há exigência de que tenha a presença de representantes do PP no órgão de ADM, o que não ocorre na OSCIP.
Há necessidade de licitação para contratar OS?
Licitação Dispensável – é dispensável a licitação em caso de celebração de contratos de prestação de serviços com as OS, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.
Há necessidade de licitação para contratar OSCIP?
Sem Licitação – como na OS, basta a cotação prévia de preço no mercado.
OS pode ser OSCIP?
Não
Cooperativa pode ser OSCIP?
Não
Qual a peculiaridade de um imóvel da OSCIP?
Aquisição de Imóvel – se a OSCIP adquirir imóvel com recursos provenientes da celebração de Termo de Parceria, este será gravado com cláusula de inalienabilidade..
OS pode permutar o bem público recebido?
Permuta de Bens Públicos – os bens móveis públicos permitidos para uso poderão ser permutados por outros de igual ou maior valor, condicionado a que os novos bens integrem o patrimônio da U.
Hospitais privados podem ser OSCIP?
Não
Em caso de OS ou OSCIP, a licitação é dispensável ou inexigível?
Dispensável
O que é o princípio da especialidade?
• Especialidade – concerne à ideia de descentralização administrativa: quando o Estado cria pessoas administrativas, visa à especialização de função, estabelecendo precisamente quais finalidades lhe incumbe atender, não podendo seus administradores afastar-se dos objetivos definidos em lei.
Qual é o primeiro setor?
O Estado.
Qual é o segundo setor?
O mercado;
Quem aprova a qualificação da OSCIP?
O ministério da Justiça;