Contratos ADM e Serviço Público Flashcards
A exigência de garantia é obrigação ou faculdade da ADM?
A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida a prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.
O instrumento de contrato pode ser facultativo?
Casos de Facultatividade – será facultativo nos demais casos em que a ADM puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
Qualquer um pode obter cópia do contrato administrativo? A cópia é gratuita?
Cópia – é permitido a qualquer licitante o conhecimento dos termos do contrato e do processo licitatório, e, a qualquer interessado, a obtenção de cópia autenticada, mediante o pagamento dos emolumentos devidos.
Onde são lavrados contratos ADM relativos a imóveis? E os demais?
o Lavratura dos Contratos – os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato.
o Contratos Relativos a Imóveis – salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas.
Como se dá a recepção do objeto contratado em caso de compra ou locação de equipamentos?
o Provisória – provisoriamente, para efeito de posterior verificação de conformidade do material com a especificação;
o Definitiva – definitivamente, após a verificação da qualidade e quantidade do material e consequente aceitação.
Como se dá a recepção do objeto contratado em caso de obras e serviços?
o Provisória – provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 dias;
o Definitiva – definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais;
Quando pode ser dispensado o recebimento provisório?
Dispensa de Recebimento Provisório – possível em caso de perecíveis e alimentação preparada; serviços profissionais; obras e serviços de baixo valor, desde que não se componham de aparelhos, equipamentos e instalações sujeitos à verificação de funcionamento e produtividade.
Por conta de quem correm os custos dos testes?
Custos dos Testes – salvo disposições em contrário constantes do instrumento convocatório, os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato correm por conta do contratado.
É possível contrato ADM verbal?
Contrato Verbal – é nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a ADM, salvo pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a R$ 4.000,00, feitos em regime de adiantamento.
Contrato ADM pode ser prorrogado sem licitação?
STJ: Quebra da Regra da Licitação – o STJ entende que, fixado prazo de duração para o contrato, não pode a ADM alterar essa regra e elastecer o pacto para além do inicialmente fixado, sem prévia abertura de novo procedimento licitatório, porquanto tal prorrogação implicaria quebra da regra da licitação, ainda que, in casu, se verifique a ocorrência de desequilíbrio econômico-financeiro do contrato com o reconhecimento de que as concessionárias dos serviços devam ser indenizadas (RESP 1549406).
De quem é a responsabilidade dos encargos de execução do contrato?
Encargos – o contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.
A ADM responde por algum encargo de execução do contrato?
Encargos Previdenciários – a ADM responde solidariamente por estes.
É necessário termo de contrato em compras com entrega imediata?
Compra com Entrega Imediata – é dispensável o “termo de contrato” e facultada a substituição prevista aqui, a critério da ADM e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.
Quais os limites da garantia?
o Licitação – de 1% do valor do contrato;
o Execução – de 5%;
o Obras de Grande Vulto – de até 10% do valor do contrato, para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto, alta complexidade e riscos financeiros consideráveis, demonstrados em parecer aprovado pela autoridade competente.
O que acontece com a garantia após a execução do contrato?
Contrato Executado – após a execução, a garantia será restituída e liberada e, se em dinheiro, atualizada monetariamente.
Há caso em que a garantia é obrigatória?
PPP – é obrigatória a exigência de garantia, limitada a 10% do valor do contrato.
Há eleição de foro em contrato ADM?
Eleição de Foro – nos contratos celebrados pela ADM com PF ou PJ, inclusive aquelas domiciliadas no estrangeiro, deverá constar necessariamente cláusula que declare competente o foro da sede da ADM para dirimir qualquer questão contratual.
Há exceção a eleição de foro em contrato ADM?
Exceção – salvo licitações internacionais para aquisição de bens e serviços cujo pagamento seja feito com o produto de financiamento concedido por organismo financeiro internacional de que o Brasil seja parte, ou por agência estrangeira de cooperação, ou em caso de contratação com empresa estrangeira para equipamento fabricado e entregue no exterior.
Quais hipóteses a LL prevê para suspensão de participação em licitação e declaração de inidoneidade?
o Fraude Fiscal – tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos;
o Frustração de Licitação – tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação;
o Sem Idoneidade – demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a ADM em virtude de atos ilícitos praticados.
É possível supressão em obras, serviços ou compras para além do limite legal?
Alteração Bilateral – a ADM e o contratado podem alterar o contrato por acordo, admitido nas seguintes hipóteses:
o Supressões – para as supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, em valores que excedam os limites legais para alteração unilateral do contrato pela ADM.
Quem é competente para declarar a inidoneidade para licitação?
• Competência: Declaração de Inidoneidade para Licitar – a declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a ADM, ocasionada pela inexecução total ou parcial de contrato, é de competência exclusiva do Ministro, do Secretário Estadual ou Municipal, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 dias da abertura de vista,
Quando o contratante punido com inidoneidade para licitar pode pedir reabilitação?
Podendo a reabilitação ser requerida após 2 anos de sua aplicação.
Qual a relação entre multas e garantias?
Multas: Desconto – a multa aplicada após regular processo administrativo será descontada da garantia do respectivo contratado.
Aplicam-se as limitações de vigência aos contratos de locação?
Não.