Hormônios sexuais Flashcards
Onde o GnRH é produzido e qual sua função
Hormônio hipotalâmico que estimula ou inibe hipófise a liberar FSH e LH
Qual diferença entre GnRH masculino e feminino
Mulher o produz de forma cíclica
Qual a associação entre GnRH, o hipogonadismo e a perda de olfato
No nariz há células do GnRH que são responsáveis por enviar o sinal do olfato para hipotálamo, por meio do bulbo olfatorio. Assim, no hipogonadismo tais células ficam atrofiadas e perdem a sua função.
Quantos folículos são recrutados a cada mês no ciclo feminino
Aproximadamente 1000 folículos são recrutados, para ter nível de hormonal suficiente para dar continuidade ao processo da ovulação.
Como atua o análogo do GnRH (Leuprorrelina)
Se liga aos receptores de GnRH impedindo sua ação, consequentemente reduzindo os níveis de gonadotrofinas, e também de estrogênio e progesterona. Desta forma, estes medicamentos, fazem o mesmo que a menopausa faz, porém de forma temporária.
Nos primeiros 15 dias ocorre aumento do FSH e LH, mas por durar mais tempo do que o hormônio verdadeiro, faz down regulation.
Como é o ciclo menstrual e a influência dos hormônios gonadotróficos
FASE FOLICULAR PRECOCE: Inicialmente, há pouco FSH e LH e a produção de estrogênio e progesterona é baixa. FSH estimula o crescimento dos folículos, e após 1-2 dias começa a ser liberado mais LH. Os folículos ovarianos recrutados aumentam a produção de estradiol, que estimula a síntese de LH e FSH, mas inibem sua secreção (principalmente do FSH, inibina também atua sobre ele).
FASE FOLICULAR TARDIA: estardiol aumenta de forma exponencial.
FASE OVULATÓRIA: ocorre no pico de estradiol, que causa pico de LH (por meio de feedback positivo). Estrogênio começa a reduzir, e progesterona a aumentar.
FASE LÚTEA: forma corpo lúteo. FSH e LH caem. Se não ocorrer gestação, estradiol e progesterona cai e ocorre menstruação
Principais causas endocrinológicas para amenorreia
Atraso constitucional da puberdade, gestação, SOAP, hiperprolactinemia (p. ex., decorrente de adenoma hipofisário, amenorreia durante a amamentação ou uso de antipsicóticos), amenorreia hipotalâmica funcional (p. ex. decorrente de exercícios excessivos, distúrbios alimentares ou estresse), insuficiência ovariana primária (insuficiência ovariana prematura) e fármacos hormonais.
Qual a diferença entre amenorreia primária e secundária
Amenorreia primária é a ausência de menstruação aos 15 anos de idade em pacientes com crescimento e características sexuais secundárias normais. Entretanto, a ausência de menarca e de qualquer desenvolvimento mamário até os 13 anos deve levar a uma avaliação imediata de amenorreia primária.
Amenorreia secundária é a ausência da menstruação por 3 meses em pacientes com ciclos menstruais regulares ou durante ≥ 6 meses em pacientes com menstruações irregulares.
O que determina o inicio da puberdade
Idade óssea determina o início da puberdade, portanto, pode haver limitação da altura quando a puberdade for precoce.