HIV\SIDA RENAL Flashcards

1
Q

1/3 tem origem pré-renal, resultante de instabilidade hemodinâmica, e quase metade deve-se ao uso de medicamentos para o tratamento do próprio vírus HIV e/ou de suas infecções oportunistas. V ou F?

A

V.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que pode causar a nefropatia obstrutiva/?

A

Nos casos de nefropatia obstrutiva, ocorrem mais comumente pela precipitação tubular de sulfadiazina, aciclovir e indinavir, ou mesmo pela precipitação tubular de cristais de urato (após quimioterapia para linfoma). Em 10% dos pacientes que usam indinavir ocorre formação de cálculos renais. Outra forma possível é a obstrução sem hidronefrose que pode ocorrer em pacientes com linfoma, com infiltração linfomatosa ureteropélvica ou fibrose retroperitoneal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Causa da rabdiomiólise no HIV:

A

A IRA mioglobinúrica (rabdomiólise) pode ocorrer em pacientes com infecção aguda pelo HIV, na intoxicação por cocaína e pelo o uso do AZT ou da pentamidina. Casos de púrpura trombocitopênica trombótica e síndrome hemolítico-urêmica são cada vez mais documentados em pacientes com SIDA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Causas de IRA no HIV:

A

Necrose Tubular Aguda: Hipovolemia, Sepse, Anfotericina B.
Nefrite Intersticial Alérgica Sulfametoxazol/Trimetoprim; Rifampicina; Foscarnet; Ciprofloxacin.
Doença Glomerular Glomerulosclerose Focal Colapsante de curso fulminante.
Nefropatia Obstrutiva Precipitação Tubular de Cristais de Sulfadiazina, Aciclovir e Indinavir
; Cristais de Urato (após quimioterapia para linfoma); Fibrose Retroperitoneal.
Insuficiência Renal Rabdomiólise Mioglobinúrica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que causa a nefropatia por HIV?

A

Em geral um caráter rapidamente progressivo. A GEFS colapsante está relacionada aos antígenos do próprio HIV na membrana das células endoteliais e mesangiais glomerulares. Embora possa acometer pacientes em qualquer estágio da doença, a Nefropatia pelo HIV geralmente atinge pacientes com CD4 baixo e doença avançada. Em adultos, a nefropatia pelo HIV representa 60-70% dos casos de lesão glomerular, sendo menos frequente em crianças (30%). Há uma forte correlação com a raça negra e com usuários de droga endovenosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Os rins da nefropatia por HIV são aumentados ou diminuidos?

A

Macroscopicamente, os rins dos pacientes com nefropatia pelo HIV estão aumentados de tamanho, edematosos, mesmo na presença de uremia avançada. O termo “colapsante” refere-se ao colapso de todo o tufo glomerular, alteração encontrada em vários glomérulos. Na microscopia óptica, existem tanto glomérulos colapsados, como outros com esclerose segmentar e vários glomérulos normais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Clássico da nefropatia por HIV:

A

GLomeruLoscLerose FocaL coLapsanTe

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Dilatação tubular na nefropatia por HIV é clássico?

A

SIM.Uma característica marcante é a presença de dilatação dos túbulos renais, que ficam preenchidos por cilindros pálidos. Os túbulos dilatados contribuem para compressão glomerular (e também se comprimem mutuamente). Estas alterações tubulares parecem exercer um papel importante para o desenvolvimento de insuficiência renal, explicando, pelo menos em parte, os casos de disfunção renal avançada que exibem pouco grau de lesão glomerular. Também podem ser responsáveis por uma série de distúrbios eletrolíticos desenvolvidos, como acidose tubular renal e nefropatia perdedora de sal, encontrados especialmente em crianças. .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Nefropatia por HIV costuma causar síndrome edemigênica?

A

F.Clinicamente, a nefropatia pelo HIV costuma surgir de forma abrupta, com proteinúria (muitas vezes superior a 3,5 g/dia) associada aos sinais e sintomas da síndrome nefrótica franca. O complemento sérico está normal. A evolução em geral se faz com comprometimento da função renal em um curto período. Estranhamente, alguns pacientes com nefropatia pelo HIV não costumam desenvolver síndrome edemigênica de monta, mesmo na presença de intensa hipoalbuminemia, fato que talvez possa ser explicado em razão da coexistência de quadros de desidratação e hipotensão, com diarreia crônica e desnutrição, culminando em depressão do volume intravascular. Hipertensão arterial raramente está presente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O diagnóstico da nefropatia pelo HIV deve ser suspeitado em todo paciente HIV positivo que desenvolva síndrome nefrótica e insuficiência renal. Da mesma forma, a dosagem do anti-HIV passa a ser um exame obrigatório na investigação de todo paciente que se apresente com estes sintomas, antes de atribuí-los a uma condição idiopática. V ou F?

A

V.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A evolução da nefropatia por HIV para diálise é lenta? consome complemento?

A

Iniciados os sinais e sintomas de comprometimento renal, a evolução dos pacientes HIV positivos para necessidade dialítica é rápida, especialmente em adultos e negros, ocorrendo entre 1-4 meses (uma média de 11 semanas). As crianças e aqueles que não desenvolvem proteinúria em níveis nefróticos têm um curso mais protraído, embora ainda agressivo, em geral experimentando um intervalo de 1 ano desde a detecção da nefropatia até o estágio de rim terminal. Certamente, a velocidade e o grau de comprometimento renal da glomerulosclerose focal colapsante contrastam com a progressão mais branda da GEFS associada a outras condições, ou mesmo com a GEFS idiopática. Não consome complemento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Tratamento da nefropatia por HIV: GLOMERULOESCLEROSE FOCAL E SEGMENTAR.

A

O tratamento da nefropatia pelo HIV deve ser instituído precocemente, visando retardar a progressão para rins em fase terminal. A terapia antirretroviral combinada atualmente é o tratamento de escolha, com resultados satisfatórios em estudos de pequeno porte, parecendo reduzir a progressão da nefropatia em cerca de 40%. Os inibidores da ECA e os bloqueadores dos receptores de angiotensina II têm sido estudados neste contexto, demonstrando resultados positivos. O uso de corticosteroides e imunossupressores é controverso, e mais estudos são necessários para determinar o seu papel em tal nefropatia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Uma forma de nefropatia no HIV que é comum em crianças:

A

Cerca de 25% das crianças com SIDA apresentam glomerulonefrite mesangial difusa, lesão que pode ser encontrada também em adultos, mas com menor frequência. Neste tipo de acometimento renal, não estão presentes as dilatações tubulares características da nefropatia por HIV, nem tampouco o aumento do tamanho renal. Clinicamente, os pacientes costumam desenvolver proteinúria intensa sem muita alteração da função renal. A hiperplasia mesangial difusa e global parece ser uma lesão que precede a glomerulosclerose focal clássica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Na glomerulonefrite mesangial difusa o rim está aumentado?

A

F.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly