Fotodermatologia Flashcards
Quais são os fatores de risco dentro da fotodermatologia? (6)
Radiação ultravioleta – RUV – principal fator de risco para câncer de pele e a principal fonte é o sol; Calor – Radiação infravermelha; Arsênico; Alcatrão; Radiação ionizante – ex: Raio X; Vírus – HPV é fator de risco para câncer, não apenas de pele.
Quais as características da radiação eletromagnéticas? (6)
A radiação ultravioleta é uma radiação eletromagnética. Campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço – ondas eletromagnéticas. A menor distância entre dois pontos consecutivos nos quais a perturbação se repete é o comprimento de onda, indicado pela letra grega λ (lambda). Essa distância é medida por nanometros (nm) Um nanômetro é igual a 1 metro dividido por 1 bilhão. Esse comprimento pode ser tão grande como o tamanho de um prédio, ou tão pequeno como o núcleo de um átomo. A variação no comprimento de onda faz com que cada tipo de radiação eletromagnética tenha uma característica física diferente.
Quais são as divisões no espectro eletromagnético? (4)
400 nm a 700 nm – Luz visível –vai do violeta ao vermelho. Para o lado direito o comprimento de onda aumenta (infravermelho,ondas de rádio…) , e para o lado esquerdo diminui (ondas ultravioletas e raio-x…) 200 nm a 400 nm – Radiação Ultravioleta. Os comprimentos de onda menores que o da radiação ultravioleta são Raio X, e outras radiações ionizantes, que são prejudiciais e apresentam alto risco de câncer, não apenas de pele.
Quais são as subdivisões da radiação ultravioleta? (3)
o UVC – 200 nm a 290 nm o UVB – 290 nm a 320 nm o UVA – 320 nm a 400 nm
Quais são os tipos de radiações emitidos pelo sol? (3)
Infravermelho – 54% Luz visível – 39% RUV – 7%
A principal fonte de radioação Ultravioleta é o Sol (V/F)?
VERDADEIRO
Quais são as radiações ionizantes? (3)
Raio X, Raio Gama e Raio cósmico
Qual é uma característica marcante da UVC?
A vida é incompatível com a radiação UVC!!!!! É completamente bloqueada pela camada de ozônio, mesmo com os relatos de que há buracos nessa camada, não há registro de UVC aqui.
Da radiação ultravioleta que chega a terra, a maior parte é UVA ou UVB?
Da radiação ultravioleta que chega à superfície, a maior parte é UVA e pequena parcela é UVB. Isso é benéfico, pois, entre UVA e UVB, UVB é maior fator de risco. As duas radiações são fatores de risco, mas UVB é mais.
O que pode influenciar na quantidade de radiação ultravioleta que chega à superfície da terra? (5)
Quanto maior a altitude há menos atmosfera para absorvê-la – quanto maior a altitude, maior o grau de RUV, por motivos óbvios, a pessoa está literalmente mais perto do sol a 3 km de altura do que ao nível do mar. Nuvens – diminui em 10-80% a radiação – depende da densidade da nuvem, nunca bloqueia 100%. Se ficarmos o dia inteiro expostos ao sol, mesmo em um dia nublado, iremos nos queimar. ↑ Latitude – radiação maior no equador. Quanto mais próximo do polo sul ou polo norte, o grau de radiação vai diminuindo. Horário – meio dia – sol a menor distância da terra. ↑ Verão – ângulo de incidência perto de 90º.
Qual a variação do UVB durante o dia?
Maior entre 10 h e 16 h – melhor não decorar isso, e sim pensar que quanto mais perto do meio dia, maior a intensidade da radiação. Quanto mais oblíqua, menor a absorção. Por isso a orientação de evitar o sol em horários de pico. Grande parte é bloqueada pela camada de ozônio, portanto, seu ângulo de incidência influência na penetração.
Qual a variação do UVA durante o dia?
UVA é constante durante o dia. Praticamente não sofre alteração na camada de ozônio, passa incólume, então, não muda muito se vai incidir perpendicularmente, ou obliquamente, não vai alterar o seu grau de absorção.
Qual o caminho percorrido pela RUV?
A radiação ultravioleta que sai do sol passa pela camada de ozônio, a UVA praticamente não é bloqueada, enquanto a maior parte da UVB é bloqueada. A radiação passa pela camada de ozônio, depois pela atmosfera, nuvens. O grau de radiação também vai depender da altitude e do horário do dia, mas vai chegar à nossa pele. Ao chegar à nossa pele, uma parte é refletida e outra é absorvida.
O que são os cromóforos?
São moléculas com a capacidade de absorver RUV, como lipídios, glicídios, proteínas (principalmente da membrana celular), e ácido nucleico (nosso DNA é um cromóforo, pode absorver a RUV e causar câncer de pele).
Quais os efeitos da interação do RUV com a pele?
- Formação de radicais livres, também chamados de fotoprodutos (produtos originados da interação da luz com nossos tecidos). Esses fotoprodutos são formados a partir da oxidação de fosfolipídios da membrana plasmática. Essa formação desses fotoprodutos é fator de risco para câncer de pele, além do envelhecimento da pele. - Como o ácido nucleico é um cromóforo, pode ocorrer indução de câncer de pele, através da interação da RUV, com os ácidos nucleicos que constituem nosso DNA. - A interação da RUV com nossos tecidos também provoca inflamação, com síntese e liberação de prostaglandinas, vasodilatação, podendo provocar queimadura de primeiro e até segundo grau.