Buloses Intraepidérmica Flashcards
Qual o conceito de Buloses?
Doenças autoimunes caracterizadas por vesículas ou bolhas;
Quais são outrs doenças que cursam com bolhas e não são buloses? (5)
- Herpes simples (vírus do herpes simples) - Herpes Zoster (varicela zoster) - trauma - queimadura de 2º grau - prurigo - etc.
Qual a classificação das buloses? (2)
- Bolhas intraepidérmicas - Bolhas subepidérmicas
Quais as características das bolhas intraepidérmicas? (2)
- A bolha se forma dentro da epiderme - Pênfigo
Qual a classificação das bolhas intraepidérmicas? (4)
o P. Vulgar o P. Foliáceo o P. Paraneoplásico o P. por IgA
Quais as características das bolhas subepidérmicas? (1)
- A bolha se forma abaixo da epiderme, na junção dermo-epidérmica
Qual a classificação das bolhas subepidérmicas? (6)
o Penfigóide bolhoso o Penfigóide cicatricial o Penfigóide Gestacional o Epidermólise bolhosa adquirida (EBA) o Dermatite Herpetiforme o Dermatose por IgA linear
O que caracteriza a dermatite herpetiforme?
Pode ser considerada uma variante da Doença Celíaca, na qual o paciente apresenta lesões de pele pruriginosas apresentando também intolerância permanente ao glúten. A Dermatite Herpetiforme , ou doença de Duhring-Brocq, é uma doença cutânea crônica e benigna que se caracteriza por uma sensação de queimadura intensa e coceira.
Qual a etiopatogenia dos pênfigos? (8)
Produção de anticorpos contra componentes estruturais dos desmossomos (autoanticorpos produzidos contra componentes da nossa pele). Desmogleínas (Dsg) – proteínas que têm como função a adesão dos queratinócitos entre si. o Pênfigo Vulgar (PV) – Ac anti desmogleína 3 e 1 (dsg mais importantes) o Pênfigo Foliáceo (PF) – Ac anti desmogleína 1 Exceção: P. paraneoplásico (anticorpos contra outras estruturas do desmossomos e também da junção dermo-epidérmica): o Ac. Contra Desmogleínas; o Ac. contra Desmoplaquinas (outra estrutura de ligação entre um queratinócito e outro); o Ac. contra Ag do Penfigóide bolhoso tipo1 – estrutura que não liga queratinócito, mas faz parte da junção dermo-epidérmica.
Qual a definição dos desmossomos? Como eles influenciam na formação das buloses? (3)
- São estruturas de adesão entre os queratinócitos da epiderme. - É constituído por várias proteínas, dentre elas a desmogleína, desmocolina e desmoplaquina. - Os anticorpos ligam-se à desmogleína (antígeno), e essa ligação antígeno-anticorpo vai gerar processo inflamatório, atração de células inflamatórias, liberação de interleucinas e outros fatores pró-inflamatórios, resultando com a formação de bolhas. É assim que acontece nas buloses.
Qual é a epidemiologia do pênfigo vulgar? (3)
Adultos > 40 anos, Homem = Mulher Quando ocorre em menores de 20 anos, Mulher 5,5 x 1 Homem. Talvez tenha relação hormonal, como estrogênio em mulheres na idade fértil, mas não é comprovada, apenas uma possibilidade. Raça branca (mais comum)
Quais as características do quadro clínico do pênfigo vulgar? (
- Lesões bolhosas na mucosa oral e pele. -Na prática é mais comum vermos erosão, pois são bolhas superficiais, e, muitas vezes, a bolha não se forma completamente e rompe - Acometimento mucoso – 90%; 50-70% dos casos pode preceder o quadro cutâneo (mais da metade inicia com acometimento mucoso). - As bolhas são efêmeras, deixando áreas erosadas nas mucosas e na pele – “aspecto em bife sangrento”. - As lesões do pênfigo vulgar são de difícil reparação ou cicatrização, pois elas atingem anexos cutâneos, principalmente folículo piloso. - O pênfigo vulgar tem uma clivagem intraepidérmica baixa ou mais profunda, fica apenas uma fina camada de epiderme por baixo. Já o pênfigo foliáceo, a clivagem também é intraepidérmica, mas ela é mais alta, mais superficial. -
O que caracteriza o pênfigo foliáceo? (4)
- Anticorpos contra desmogleína 1 - Como a lesão é mais superficial do que a do PV, será ainda mais difícil ver um paciente com bolha. Será mais comum ver crosta de uma lesão que rompeu e erosou, tem um conteúdo líquido que resseca, formando a crosta. - O Azulay descreve: LESÕES VESICO-CROSTOSAS. - Pode acometer o corpo todo.
Qual a classificação do pênfigo foliáceo?
- PF clássico (Em relação à epidemiologia, o PF clássico é semelhante ao PV – adultos acima de 40 anos, sem diferença entre os sexos). - PF endêmico
Quais as características do PF endêmico? (
o Sinônimos: PF Brasileiro – Fogo selvagem o Crianças e adultos (não faz muita distinção de idade). o Ocorrência familial. o Imagina-se que o fator genético de herança é mais forte do que nas outras Buloses. É muito comum encontrarmos indivíduos da mesma família com essa patologia. o Países sul-americanos – não tem distribuição tão universal como o PV e PF clássico. Sinônimos: PF Brasileiro – Fogo selvagem o Crianças e adultos (não faz muita distinção de idade). o Ocorrência familial. o Imagina-se que o fator genético de herança é mais forte do que nas outras Buloses. É muito comum encontrarmos indivíduos da mesma família com essa patologia. o Países sul-americanos – não tem distribuição tão universal como o PV e PF clássico. o A predileção por populações rurais chama atenção para uma possível presença de fator ambiental – Mosquito. Tem relação com a picada de um mosquito, mas não confundir com leishmaniose, que o mosquito inocula o protozoário no indivíduo. Autoimunidade é desencadeada (gatilho) por proteínas presentes na saliva do mosquito Simulium nigrimanum (borrachudo). Essa relação é comprovada, mas o indivíduo precisa ter também uma predisposição genética. Pode ter surtos recidivantes, que se imagina que ocorra por múltiplas picadas. O indivíduo é picado, faz tratamento, melhora, depois tem uma nova picada e apresenta de novo a patologia. Levaram algumas famílias dessas para a capital e nunca mais apresentaram a patologia.
Quais as áreas mais comuns do pênfigo foliáceo? (5)
- Exposição ao sol e áreas ricas em glândulas sebáceas são duas coisas que tentam explicar a predileção por essas áreas, mas não é comprovado. o Couro cabeludo; o Face; o Região esternal; o Região inter-escapular.