Câncer de pele Flashcards
Quais são os 3 tipos principais de câncer de pele?
o Carcinoma basocelular – 1º mais comum – menos grave. o Carcinoma espinocelular – 2º mais comum – gravidade intermediária. o Melanoma – Responsável por quase 80% das mortalidades por câncer de pele - º 3º mais comum – mais grave.
Quais os fatores de risco físicos? (6)
- RUV (principal fator de risco) - Radiação ionizante - Calor - Traumatismo - Alcatrão - Arsênico
Explique o Traumatismo ser um fator de risco:
traumas, feridas e escoriações repetidas, em mesmo local, ao longo de anos a décadas pode desencadear câncer de pele. Imagina-se que por tentativa de recuperação, regeneração tecidual repetida ao longo de anos pode provocar o câncer. Para regenerar o tecido, é necessário que haja proliferação celular, e, quando isso ocorre repetidas vezes, em algum momento desse processo, ao longo dos anos, essa proliferação pode se tornar desorganizada e gerar um câncer de pele. É o mesmo raciocínio para úlcera crônica, que também é fator de risco para câncer de pele, pela tentativa de reparação tecidual ao longo de anos.
Quais os fatores de risco biológicos? (5)
o Vírus 90% dos cânceres de pele tem localização em áreas fotoexpostas. Negro < branco – os negros, naturalmente, apresentam maior proteção da melanina. Albinos – deficiência da enzima responsável pela gênese da melanina, que é proteção química contra RUV. Latitude – equador (câncer pele é mais comum em regiões onde a RUV é maior, ou seja, mais perto do equador).
Explique a radiação ionizante ser um fator de risco:
Raio X para tratamento de acne, no passado. Muitas dessas pessoas acabaram desenvolvendo câncer depois. Não é à toa que os radiologistas sempre se protegem com avental de chumbo e se mantém a uma distância segura, o risco de desenvolver câncer, não apenas de pele, é grande.
Explique o calor ser um fator de risco:
o Radiação infravermelha: Chineses que dormiam em cama de tijolo aquecido – provocou alta prevalência de câncer de pele na região lateral da face; Sulistas que ingerem bebidas quentes – chimarrão – alto índice de câncer de esôfago e estômago.
Explique o alcatrão ser um fator de risco:
Substância química presente no cigarro, que é fator de risco para câncer, por exemplo, de mucosa oral no cigarro. O alcatrão é usado para tratamento da psoríase em creme, deve-se tomar cuidado, não pode ser usado em longo prazo.
Explique o arsênico ser um fator de risco:
o Uso terapêutico no passado; o Agricultores – inseticidas e herbicidas (uso atual).
Explique o vírus ser um fator de risco:
HPV - Papilomavírus (câncer de pele e genital), Herpes vírus Humano-8 (mais comum no paciente com HIV – Sarcoma de Kaposi).
O que é o Sarcoma de Kaposi (SK)? (
- O Sarcoma de Kaposi (SK) é a malignidade mais comumente associada à doença HIV, podendo ser classificada em quatro formas distintas: clássico, endêmico (África), iatrogênico (associado à imunossupressão) e AIDS-associado (epidêmico). - O Sarcoma de Kaposi clássico acomete tipicamente pacientes idosos do sexo masculino de origem do Mediterrâneo e judeus do leste Europeu, apresentando- se como uma doença indolente com lesões paranodulares na pele e raramente apresenta envolvimento visceral.
A radiação ionizante, calor, alcatrão, arsênico e Vírus, são fatores de risco de todos os tipos de câncer de pele (V/F)?
FALSO, Todos esses fatores citados, radiação ionizante, calor, alcatrão, arsênico e Vírus, são fatores de risco apenas para o carcinoma espinoclelular, e nenhum para o carcinoma basocelular, nem para o melanoma. A radiação ultravioleta é fator de risco para todos os tipos de cânceres.
Quais são os fatores de risco internos? (5)
Pele clara, que não se pigmenta. Olhos claros. Cabelos louros. Predisposição genética – casos familiares. Imunossupressão crônica – independente da causa, os pacientes imunossuprimidos têm risco aumentado para câncer de pele (HIV, transplantados que precisam de terapia imunossupressora).
Quais as características gerais do Carcinoma Basocelular? (7)
Câncer mais comum em seres humanos – não só de pele, e sim de todos os órgãos, por isso qualquer médico precisa entender sobre esse câncer. Tumor constituído por células morfologicamente semelhantes às células basais da epiderme, mas isso não significa que ele se origine da camada basal. Localmente agressivo e destrutivo. Não provoca metástases (exceto em raros casos descritos) – consideramos que NÃO provoca, e sim que esses casos descritos precisam ser mais bem investigados. Crescimento lento (O carcinoma espinocelular tem crescimento um pouco mais rápido, e o melanoma mais rápido ainda). Homens x mulheres → controverso – não tem diferença Raro em indivíduos pardos ou negros, justamente por causa da proteção da melanina
Qual a localização mais frequente do carcinoma basocelular?
Principalmente áreas fotoexpostas Face – 90% Pescoço Tronco – apesar de não ser área fotoexposta. Membros
Quais os subtipos das manifestações clínicas do carcinoma basocelular? (6)
Papulonodular : É o mais comum e também porque, muitas vezes, é assim que se inicia, mesmo evlouindo para uma úlcera ou outro tipo. Superficial; Terebrante; Ulcerado; Esclerodermiforme; Vegetante
Quais as características da forma papulonodular do carcinoma basocelular? (4)
Pápula cor da pele, translúcida ou perolada. Telangiectasia – pode apresentar teleangiectasia na lesão, mas sem relação com distúrbio hepático. Friável – sangramento: muitas vezes, o paciente pensa que é uma espinha que inflamava e depois seca, passando muito tempo sem procurar médico. Pode ser pigmentada.