Dermatite Atópica Flashcards
Qual o significado de Xerose? (2)
- Pele áspera e seca que pode apresentar descamação ou pequenas fissuras - “Xerose é uma característica da pele do indivíduo atópico e é decorrente de alteração na filagrina contida nos grânulos de cerato-hialina.”
Qual o conceito de REAÇÃO DO TIPO IV? (2)
- Faz parte das reações Gell e Coombs que possuem 4 tipos: hipersensibilidade I, II, III e IV. Sendo a IV uma reação de hipersensibilidade tardia mediada por células T, envolvendo imunidade celular, condição na qual há lesão tecidual em razão da estimulação dos linfócitos T por seus antígenos específicos que induzem inflamação ou destroem diretamente as células-alvo. - “A lesão eczematosa que ocorre na dermatite atópica é própria da reação tipo IV envolvendo imunidade celular…” – Azulay
Qual o conceito de CÉLULAS DE LANGERHANS?
- São células dendríticas abundantes na epiderme, apresentadoras de antígenos.
Qual o conceito de Dermatite atópica?
É a principal manifestação cutânea da atopia (Tendência hereditária a desenvolver alergia a antígenos alimentares ou inalantes, manifestandose por eczema, asma ou rinite alérgica). Trata-se de doença genética, de herança poligênica, com evidentes alterações imunológicas, fortemente influenciada por fatores ambientais e, eventualmente, emocionais
Qual é o quadro de Imunidade Humoral que está presente na Dermatite Atópica? (2)
- O anticorpo envolvido na imunopatologia do eczema atópico é a IgE, produzida pelos linfócitos B. - O eczema é associado à elevada produção de IgE e à reatividade alterada da pele e das mucosas, com aumento da suscetibilidade a reações anafiláticas (Reação alérgica grave e possivelmente fatal).
Qual é o quadro de Imunidade Celular que está presente na Dermatite Atópica? (5)
- Ocorre uma diminuição de respostas de hipersensibilidade retardada - diminuição do número de linfócitos T circulantes. - A lesão eczematosa que ocorre na DA é própria da reação tipo IV envolvendo imunidade celular - o infiltrado linfocitário dérmico das lesões eczematosas é composto, predominantemente, por linfócitos CD4. - Há a diminuição da capacidade das células de Langerhans em estimular linfócitos; redução da quimiotaxia de neutrófilos e monócitos; aumento da liberação espontânea de histamina por basófilos e mastócitos; e diminuição da citotoxicidade monocítica mediada por anticorpos.
O qye oide ser pontuado a partir do Estudo de Caso em sala - Caso transcrito no word? (9)
- Idade: geralmente essa patologia começa na infância. - São Paulo: cidade grande, seca, poluída, fria; fatores contribuem para a manifestação da patologia. - Lesões: localização, apresentação e intermitência típicas. As lesões podem aparecer na região malar, pescoço, área de fralda e articulações, nessa idade. A localização muda, com o passar do tempo. Apresentam-se como lesões eritematosas, pruriginosas com crostas e descamação. Geralmente regridem e reaparecem. Fossas antecubital e poplítea. - Prurido: muito intenso; por privar a criança do sono pode atrapalhar o desenvolvimento e crescimento. - Limpeza das lesões usando sabonetes antissépticos: não é indicado, pois resseca a pele em excesso e não há necessidade de eliminação de bactérias (pois não há). Os banhos em excesso com esse tipo de sabonete pioram o quadro. - Hidratante à base de ureia: não recomendado, principalmente em lesões ativas (processo inflamatório). O que é essencial é o uso de hidratantes que não possuam ureia em sua composição. - Poeira: o carpete é um grande acumulador de partículas de poeira e ácaros (alérgenos em geral – inalatórios e de contato). Aconselha-se evitar tapetes, bichinhos, cortinas, etc. No caso de animais, caso solte muito pelo, pode se pedir afastamento da criança para testar se é um fator importante para a patologia. As lesões nos animais não têm relação com ESSA doença, mas pode ter com outras. - Asma e rinite no pai: tem relação, pois faz parte do quadro de atopia. Atopia = dermatite atópica, asma e rinite alérgica. *Dermatite atópica ≠ dermatite. Qualquer coisa pode gerar uma dermatite (processo inflamatório), mas não a dermatite atópica.
Qual o conceito de Liquenificação:
espessamento da pele com acentuação dos sulcos, apresentando aspecto quadriculado, podendo ter alteração da cor da pele.
Qual o conceito de Eczema:
grupo de doenças da pele caracterizada por sintomas como coceira, edema e vermelhidão, podendo ser causado por uma alergia. O termo eczema pode ser utilizado como sinônimo de dermatite. Existem vários subtipos de eczema com características próprias.
Qual o conceito de Prurigo:
ocorrência de lesões elementares dermatológicas constituídas de pápulas acompanhadas de prurido. Causa mais comum é picada de inseto (prurigo estrófulo).
Qual o conceito de Ictiose vulgar:
condição dermatológica que resulta em pele extremamente seca. Doença hereditária com quadro gerado por mutações dos genes que codificam a proteína filagrina (responsável pela permeabilidade da pele e sua hidratação).
Qual o conceito de RAST (radioallergosorbent test):
teste sanguíneo que detecta anticorpos IgE específicos no sangue, possibilitando a identificação correta dos prováveis alérgenos provocantes de manifestação alérgica. Determina quais substâncias uma pessoa tem possibilidade de ser alérgica. Teste muito utilizado na urticária.
Qual o conceito de Erupção variceliforme de kaposi:
É uma infecção cutânea extensa e grave provocada pelo Herpesvirus hominis ou pelo vírus vacinal (Eczema vaccinatum) em pacientes portadores de dermatose preexistente que propicia a disseminação desses vírus (como a dermatite atópica, por exemplo). Também chamado de eczema herpético.
Conceito de Diátese:
predisposição orgânica, constitucional ou hereditária, que determina um modo especial de reagir a determinados estímulos exteriores ou a contrair certas doenças (vulgo “predisposição a contrair alguma doença”).
Conceito de Ceratocone:
doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. Tem relação com a dermatite atópica, por sua maior incidência em pessoas com a dermatite.
Conceito de Blefarite:
inflamação na pálpebra, onde glândulas de gordura começam a excretar em excesso, causando coceira, irritação e ardência.