Fisiologia da Gestação Flashcards
Quais os 3 tipos de parâmetros para diagnóstico da gestação? E qual o “melhor” para diagnóstico precoce?
Clínico, laboratorial e ultrassonográfico! O melhor é o laboratorial, que se baseia na produção de Gonadotrofina Coriônica humana (beta-hCG) pelo embrião!
Quanto tempo após a fecundação o sinciciotrofoblasto já começa a produzir quantidades crescentes de beta-hCG?
01 semana!
Quando os níveis plasmáticos de beta-hCG alcançam pico?
Entre 60 a 90 dias de gravidez!
O que é e qual a função do beta-hCG?
Um hormônio (glicoproteína) que previne a involução do corpo lúteo.
Qual a importância do corpo lúteo na gestação?
Principal fonte de progesterona durante as primeiras 06 a 07 semanas de gestação!
A molécula de hCG é composta por duas subunidades, por que só quantificamos a subunidade beta para o diagnóstico de gravidez?
A subunidade alfa é comum a vários hormônios (LH, FSH, TSH). Já a subunidade beta é específica da gonadotrofina coriônica.
Elevações acentuadas de beta-hCG podem estar relacionadas à gestação múltipla ou à neoplasia trofoblástica gestacional. (V ou F?)
Verdadeiro.
Diagnóstico clínico da gestação: Quais possíveis sintomas iniciais? (8)
- Náuseas, vômitos, aversão a odores, sialorreia; 2. Aumento da sensibilidade álgica mamária; 3. Polaciúria, nictúria; 4. Distensão abdominal, constipação intestinal, dor hipogástrica do tipo cólica, pirose; 5. Tonteiras, sonolência, fadiga; 6. Desejos alimentares, perversão do apetite (PICA); 7. Labilidade emocional; 8. Alterações das acuidades auditiva e visual.
Características das náuseas do período gestacional? (6)
- Principal sintoma da gestação inicial (6ª e 14ª semana); 2. Tipicamente matutina, mas não exclusivamente; 3. Tende a melhorar com o passar das horas; 4. Pode ser acompanhada de êmese; 5. Podem ser potencializadas por condições orgânicas ou psíquicas concomitantes; 6. A hiperêmese gravídica é considerada o espectro clínico mais grave deste sintoma.
Definição de Hiperêmese gravídica?
Síndrome caracterizada pela persistência de náuseas e vômitos! Pode ocorrer antes da 20ª semana de gestação, associada à: 1. Perda de peso (>5%), 2. Desidratação, 3. Distúrbio hidroeletrolítico, cetose e cetonúria
Diagnóstico da Hiperêmese gravídica?
É clínico, a partir de sinais de desidratação e desnutrição! O quadro laboratorial é inespecífico, mas importante para avaliação de complicações: 1. Hipocalcemia e/ou hiponatremia, 2. Alcalose metabólica hipoclorêmica e cetonúria
Quais as alterações cutâneas típicas do período gestacional? (5)
- Alterações atróficas: Estrias gravídicas ou Víbices 2. Alterações vasculares (estrogênio –> vasodilatação): Eritema Palmar, Telangiectasias/Angiomas/Aranhas Vasculares 3. Alterações pigmentares: Cloasma ou Melasma Gravídico (hiperpigmentação da face), Linha nigra (hiperpigmentação da linha alba) 4. Sinal de Halban (aumento da lanugem nos limites do couro cabeludo) 5. Hipersecreção das glândulas sebáceas (predispõe à queda capilar e ao aparecimento de acne)
Quais as alterações mamárias típicas do período gestacional?
- Congestão mamária/mamas doloridas 2. Sinal de Hunter (hiperpigmentação das aréolas com borramento de seus limites) 3. Tubérculos de Montgomery (glândulas mamárias acessórias e hipertrofia das glândulas sebáceas) 4. Rede de Haller (aumento da vascularização venosa)
Sinal de Hartman?
Sinal ligado à implantação embrionária. (blastocisto no endométrio). Sangramento que ocorre 07 a 08 dias após a fecundação.
Sinal de Hegar?
Sinal ligado ao desenvolvimento uterino inicial. Flexão do corpo sobre o colo uterino quando é realizado o toque bimanual devido à consistência elástica e amolecida do útero gravídico (6ª a 8ª semana), sobretudo na região ístmica.
Sinal de Osiander?
Sinal ligado ao desenvolvimento uterino inicial. Percepção do pulso da artéria vaginal ao toque vaginal.
Sinal de Hozapfel?
Sinal ligado ao desenvolvimento uterino inicial. Devido à congestão, o peritônio torna-se rugoso facilitando a preensão uterina.
Sinal de Piskacek?
Sinal ligado ao desenvolvimento uterino inicial. Assimetria uterina à palpação.
Sinal de Nobile-Budin?
Sinal ligado ao desenvolvimento uterino inicial. Percepção, pelo toque bimanual, do preenchimento do fundo de saco vaginal pelo útero gravídico.
Regra de Goodel?
Sinal ligado ao desenvolvimento uterino inicial. Amolecimento do colo uterino percebido ao toque vaginal (consistência semelhante à labial). O colo uterino não gravídico possui consistência semelhante à da cartilagem nasal.
Sinal de Jacquemier ou Chadwick?
Coloração violácea da mucosa vulvar, do vestíbulo e meato urinário.
Sinal de Kluge?
Tonalidade violácea da mucosa vaginal, resultante da congestão.
Alterações do muco cervical?
O aumento dos níveis de progesterona reduz a concentração de Na+ na secreção cervical, que não apresentará mais o padrão arboriforme quando cristalizado por desidratação.
Período e respectiva técnica para ausculta dos batimentos cardiofetais?
Sonardoppler (10ª/12ª semana) Pelo estetoscópio de Pinard (19ª/20ª semana)
Quando já é possível a percepção de segmentos e movimentos fetais pela palpação abdominal pelo examinador?
A partir da 18ª a 20ª.
A movimentação fetal só constitui um sinal de certeza quando observada pelo examinador. (V ou F?)
Verdadeiro.
Sinal de Puzos?
Observado a partir da 14ª semana. Descreve o rechaço fetal intrauterino: discreto impulso no útero, durante o toque vaginal, produz o deslocamento do feto no líquido amniótico para longe do dedo do examinador. A tendência de retorno do feto à sua posição inicial permitirá novamente sua palpação e a sensação de rechaço fetal.
Sinais de Presunção ou Possibilidade de gravidez?
Sinais sistêmicos e tudo o que é percebido pela mãe. (ex.: sinais mamários)
Sinais de Probabilidade de gravidez?
Modificações uterinas, vaginais e vulvares. No entanto, o hCG, principalmente quando em níveis < 1.000 mUI/ml é um sinal de probabilidade e não de certeza.
Sinais de Certeza de gravidez?
Identificação dos batimentos cardíacos fetais, percepções de partes fetais e de movimentos ativos do feto pelo examinador.
É mandatório o uso de ultrassonografia por via Transvaginal no primeiro trimestre. (V ou F)?
Verdadeiro. Como, nesse período, o feto está mais próximo da pelve a visualização por essa via é melhor.
A avaliação ultrassonográfica da idade gestacional é mais precisa em que período? E qual o parâmetro utilizado?
Da 6ª até a 12ª semana. Comprimento Cabeça-Nádega (CCN) do embrião.
A partir de que semana a acurácia da USG para estimar a idade gestacional diminui progressivamente? E quais as principais medidas empregadas a partir desse período?
14ª semana. Diâmetro Biparietal (DBP) e Comprimento do Fêmur (CF).
A via Transvaginal permite a identificação do saco gestacional intrauterino a partir de quando? E a vesícula vitelina?
4ª semana. 5ª semana.
A partir de quando é possível visualizar os movimentos do concepto pelo USG?
8ª semana.