Exame cabeça e pescoço Flashcards
anatomicamente o que abrange a anamnese de cabeça e pescoço?
Cabeça, olhos, orelhas, nariz, boca e garganta, como uma unidade já que os sintomas da cabeça e do pescoço, bem como as estratégias de prevenção, estão frequentemente interconectados
cabeça?
É importante obter do paciente uma descrição completa da cefaleia e de seus sete atributos (veja o Capítulo 3, pp. 74 e 75). É unilateral ou bilateral? Intensa com início súbito? Constante ou pulsátil? Contínua ou intermitente? Há uma aura? A cefaleia é “comum” ou há algo diferente?
olhos?
como “Como está sua visão?” e “Teve algum problema com seus olhos?” Se o paciente referir alterações na visão, investigue os detalhes associados. A visão piora em tarefas com foco próximo ou a distância?
Ocorre borramento visual? Se houver, o início foi gradual ou súbito? Se a perda de visão for súbita e unilateral, é indolor ou dolorosa?
olhos em caso unilateral e indolor
Se a perda visual súbita for unilateral e indolor, considerar a possibilidade de hemorragia vítrea por diabetes melito ou traumatismo, degeneração macular, descolamento da retina, oclusão da veia retinian a ou oclusão da artéria retinian a central. Se a perda visual for dolorosa, ascausasse localizam habitualmente na córnea e na câmara anterior, como emúlcera da córnea, uveíte, hifema traumático e glaucoma de ângulo agudo. 18–20 A neurite óptica por esclerosemúltipla também pode ser dolorosa. 21 O paciente deve ser encaminhado imediatamente para o oftalmologista.
A perda visual é bilateral (a perda visual bilateral súbita é rara)? Se for esse o caso, é dolorosa?
Se for bilateral e indolor, considerar as etiologias vasculares, como artrite de células gigantes ou causas não fisiológicas. Se a perda for bilateral dolorosa, pensar em exposição a compostos químicos ou à radiação.
O início da perda visual bilateral foi gradual?
A perda de visão gradual geralmente é decorrente da catarata ou degeneração macular.
orelhas e perguntas pra começar anamense?
As perguntas iniciais seriam “Como está sua audição?” e “Teve algum problema com suas orelhas?”. Se o paciente percebeu perda auditiva, esta envolve uma ou as duas orelhas? Começou de modo brusco ou gradual? Quais são os sintomas associados, caso existentes?
perda sensorineural?
As pessoas com perda sensorineural apresentam dificuldade na compreensão da fala, queixando-se com frequência de que as outras pessoas balbuciam; ambientes barulhentos dificulta demais a audição. Os ambientes barulhentos podem ajudar na perda condutiva.
otalgia ou vertigem, o que fazer e que perguntas direcionar?
Os medicamentos que afetam a audição incluem aminoglicosídios, ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não esteroides(AINE), quinina e furosemida
diferenças entre epixtase, hemoptise, hematemese?
Epistaxe: significa sangramento ou hemorragia nasal.
Paciente expectorou sangue (hemoptise) ou vomitou sangue (hematêmese)? Essas condições têm causas muito diferentes.
boca e garganta?
Dor de garganta ou faringite é uma queixa frequente, geralmente associada a uma infecção aguda das vias respiratórias. No entanto, às vezes, a dor de garganta é o único sintoma.
observar em pacientes, olhos?
sinais graves, incluindo cataratas, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade
saúde bocal dos idosos?
A saliva limpa e lubrifica a boca. Muitos medicamentos reduzem o fluxo salivar, aumentando o risco de cárie dentária, mucosite e doença gengival por xerostomia, especialmente nos idosos. Se os medicamentos não puderem ser alterados, recomendamos beber mais água e mascar chicletes sem açúcar. Não se esqueça de recomendar, aos que usam prótese dentária, a sua retirada e limpeza todas as noites, para reduzir as placas bacterianas e o risco de mau hálito. A massagem regular das gengivas alivia a hipersensibilidade e a compressão dos tecidos moles subjacentes por próteses dentárias
causas da perda da audição?
Na presbiacusia, a degeneração das células ciliadas na orelha resulta em perda auditiva progressiva gradual, principalmente para sons de alta frequência
cabelo fino x grosso
Cabelo fino é encontrado empacientescomhipertireoidismo, enquanto fios de cabelomais grossossão encontrados no hipotireoidismo. Diminutos grânulos ovoides brancos aderidos aosfios de cabelo podemser lêndeas(ovos de piolho).