Exame cabeça e pescoço Flashcards

1
Q

anatomicamente o que abrange a anamnese de cabeça e pescoço?

A

Cabeça, olhos, orelhas, nariz, boca e garganta, como uma unidade já que os sintomas da cabeça e do pescoço, bem como as estratégias de prevenção, estão frequentemente interconectados

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

cabeça?

A

É importante obter do paciente uma descrição completa da cefaleia e de seus sete atributos (veja o Capítulo 3, pp. 74 e 75). É unilateral ou bilateral? Intensa com início súbito? Constante ou pulsátil? Contínua ou intermitente? Há uma aura? A cefaleia é “comum” ou há algo diferente?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

olhos?

A

como “Como está sua visão?” e “Teve algum problema com seus olhos?” Se o paciente referir alterações na visão, investigue os detalhes associados. A visão piora em tarefas com foco próximo ou a distância?

Ocorre borramento visual? Se houver, o início foi gradual ou súbito? Se a perda de visão for súbita e unilateral, é indolor ou dolorosa?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

olhos em caso unilateral e indolor

A

Se a perda visual súbita for unilateral e indolor, considerar a possibilidade de hemorragia vítrea por diabetes melito ou traumatismo, degeneração macular, descolamento da retina, oclusão da veia retinian a ou oclusão da artéria retinian a central. Se a perda visual for dolorosa, ascausasse localizam habitualmente na córnea e na câmara anterior, como emúlcera da córnea, uveíte, hifema traumático e glaucoma de ângulo agudo. 18–20 A neurite óptica por esclerosemúltipla também pode ser dolorosa. 21 O paciente deve ser encaminhado imediatamente para o oftalmologista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A perda visual é bilateral (a perda visual bilateral súbita é rara)? Se for esse o caso, é dolorosa?

A

Se for bilateral e indolor, considerar as etiologias vasculares, como artrite de células gigantes ou causas não fisiológicas. Se a perda for bilateral dolorosa, pensar em exposição a compostos químicos ou à radiação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O início da perda visual bilateral foi gradual?

A

A perda de visão gradual geralmente é decorrente da catarata ou degeneração macular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

orelhas e perguntas pra começar anamense?

A

As perguntas iniciais seriam “Como está sua audição?” e “Teve algum problema com suas orelhas?”. Se o paciente percebeu perda auditiva, esta envolve uma ou as duas orelhas? Começou de modo brusco ou gradual? Quais são os sintomas associados, caso existentes?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

perda sensorineural?

A

As pessoas com perda sensorineural apresentam dificuldade na compreensão da fala, queixando-se com frequência de que as outras pessoas balbuciam; ambientes barulhentos dificulta demais a audição. Os ambientes barulhentos podem ajudar na perda condutiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

otalgia ou vertigem, o que fazer e que perguntas direcionar?

A

Os medicamentos que afetam a audição incluem aminoglicosídios, ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não esteroides(AINE), quinina e furosemida

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

diferenças entre epixtase, hemoptise, hematemese?

A

Epistaxe: significa sangramento ou hemorragia nasal.

Paciente expectorou sangue (hemoptise) ou vomitou sangue (hematêmese)? Essas condições têm causas muito diferentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

boca e garganta?

A

Dor de garganta ou faringite é uma queixa frequente, geralmente associada a uma infecção aguda das vias respiratórias. No entanto, às vezes, a dor de garganta é o único sintoma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

observar em pacientes, olhos?

A

sinais graves, incluindo cataratas, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

saúde bocal dos idosos?

A

A saliva limpa e lubrifica a boca. Muitos medicamentos reduzem o fluxo salivar, aumentando o risco de cárie dentária, mucosite e doença gengival por xerostomia, especialmente nos idosos. Se os medicamentos não puderem ser alterados, recomendamos beber mais água e mascar chicletes sem açúcar. Não se esqueça de recomendar, aos que usam prótese dentária, a sua retirada e limpeza todas as noites, para reduzir as placas bacterianas e o risco de mau hálito. A massagem regular das gengivas alivia a hipersensibilidade e a compressão dos tecidos moles subjacentes por próteses dentárias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

causas da perda da audição?

A

Na presbiacusia, a degeneração das células ciliadas na orelha resulta em perda auditiva progressiva gradual, principalmente para sons de alta frequência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

cabelo fino x grosso

A

Cabelo fino é encontrado empacientescomhipertireoidismo, enquanto fios de cabelomais grossossão encontrados no hipotireoidismo. Diminutos grânulos ovoides brancos aderidos aosfios de cabelo podemser lêndeas(ovos de piolho).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

crânio?

A

Observe o tamanho geral e o contorno do crânio. Observe quaisquer deformidades, depressões, nódulos ou sensibilidade. Familiarize-se com as irregularidades de um crânio normal, como aquelas situadas na proximidade das linhas de sutura entre os ossos parietal e occipital.

16
Q

face:

A

Observe a expressão e o contorno da face do paciente. Verifique se existem assimetria, movimentos involuntários, edema e massas.

17
Q

oftalmoscopia, o que é o objetivo e como se deve fazer?

A

Costuma ser denominada fundo do olho (Figura 7.7). As estruturas dessa região incluem a retina, a coroide, a fóvea, a mácula, o disco óptico e os vasos retinianos. O nervo óptico, juntamente com seus vasos retinianos, penetra no globo ocular pela região posterior, visível com o oftalmoscópio no disco óptico. Em um ponto lateral e um pouco inferior ao disco, existe uma pequena depressão na superfície da retina, que assinala o ponto de visão central. À sua volta existe uma área circular mais escura denominada fóvea. A mácula, aproximadamente circular, circunda a fóvea, mas não apresenta margens discerníveis. Geralmente não se vê o corpo vítreo normal, massa de material gelatinoso que preenche o globo ocular atrás do cristalino e ajuda a manter a forma do olho.

18
Q

viais visuais e como fazer/

A

Vias visuais. A luz refletida em um alvo precisa atravessar a pupila e ser focalizada nos fotorreceptores da retina, para que se obtenha uma imagem nítida. Essa imagem aí projetada encontra-se de cabeça para baixo e invertida da direita para a esquerda

19
Q

reação a luz

A

Um feixe de luz, quando incide sobre uma das retinas, resulta em contração pupilar, tanto nesse olho (reação direta à luz), quanto no olho contralateral (reação consensual). As vias sensoriais iniciais são semelhantes às descritas para a visão: retina, nervo óptico (NC II) e trato óptico, que se diferencia no mesencéfalo

20
Q
A

Posicione-se a uma distância de um braço do paciente. Feche um olho e peça ao paciente que cubra o olho oposto de frente para seu olho aberto. Assim, por exemplo, quando o paciente cobre o olho esquerdo, para testar o campo visual do olho direito do paciente, você deve cobrir o olho direito para imitar o campo de visão do paciente. Coloque as mãos a cerca de 60 cm de distância da vista do paciente, aproximadamente lateral às orelhas do paciente (Figura 7.15). Enquanto estiver nessa posição, mexa levemente seus dedos e lentamente aproxime os dedos em movimento para o centro da visão do paciente. Peça ao paciente para dizer quando percebe o movimento de seus dedos. Teste cada hora do relógio ou, no mínimo, cada quadrante. Teste cada um dos olhos individualmente e registre a dimensão das visitas em cada área. Observe quaisquer “cortes no campo visual” anormais (F

21
Q

conjuntivas e escleras

A