Estatuto do Idoso Flashcards
Qual é o objetivo do Estatuto da Pessoa Idosa?
É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Quem tem prioridade especial entre as pessoas idosas?
O que o estatuto diz sobre elas?
Entre as pessoas idosas, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação às demais pessoas idosas.
Que tipo de tratamento é vedado à pessoa idosa?
Nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
De quem é o dever de prevenir a ameaça ou violação aos direitos da pessoa idosa?
É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos da pessoa idosa.
As obrigações previstas no Estatuto da Pessoa Idosa excluem outras formas de prevenção baseadas em seus princípios?
As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos princípios por ela adotados.
Como é definido o envelhecimento no Estatuto da Pessoa Idosa?
O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.
Qual é a obrigação do Estado em relação à proteção da pessoa idosa?
É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
De quem é a obrigação de assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade?
É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
O que está compreendido no direito à liberdade da pessoa idosa?
O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: I – faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II – opinião e expressão; III – crença e culto religioso; IV – prática de esportes e de diversões; V – participação na vida familiar e comunitária; VI – participação na vida política, na forma da lei; VII – faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
Como devem ser prestados os alimentos à pessoa idosa?
Os alimentos serão prestados à pessoa idosa na forma da lei civil.
Como funciona a obrigação alimentar em relação à pessoa idosa?
A obrigação alimentar é solidária, podendo a pessoa idosa optar entre os prestadores.
Onde podem ser celebradas as transações relativas a alimentos da pessoa idosa e qual seu efeito jurídico?
Qual sera a natureza juridica dessas transações?
As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.
Quem deve prover o sustento da pessoa idosa caso ela ou seus familiares não tenham condições econômicas?
Se a pessoa idosa ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao poder público esse provimento, no âmbito da assistência social.
Como será efetivada a prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa?
A prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de: I – cadastramento da população idosa em base territorial; II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios; III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social; IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover; V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.
O que incumbe ao poder público fornecer gratuitamente às pessoas idosas?
Incumbe ao poder público fornecer às pessoas idosas, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
O que é vedado aos planos de saúde em relação à pessoa idosa?
É vedada a discriminação da pessoa idosa nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
A pessoa idosa enferma pode ser obrigada a comparecer perante órgãos públicos?
Qual procedimento deve ser adotado nesse caso?
É vedado exigir o comparecimento da pessoa idosa enferma perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com a pessoa idosa em sua residência; II - quando de interesse da própria pessoa idosa, esta se fará representar por procurador legalmente constituído.
O que é assegurado à pessoa idosa enferma em relação à expedição de laudo de saúde?
É assegurado à pessoa idosa enferma o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.
Quem tem preferência especial no atendimento de saúde entre as pessoas idosas?
Em todo atendimento de saúde, os maiores de 80 (oitenta) anos terão preferência especial sobre as demais pessoas idosas, exceto em caso de emergência.
Qual direito é assegurado à pessoa idosa internada ou em observação?
À pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
Quem é responsável por conceder autorização para o acompanhamento da pessoa idosa internada ou em observação?
Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento da pessoa idosa ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.
Quem pode proceder à opção pela pessoa idosa quando ela não estiver em condições de fazê-lo, em caso de procedimento médico?
Não estando a pessoa idosa em condições de proceder à opção, esta será feita: I – pelo curador, quando a pessoa idosa for interditada; II – pelos familiares, quando a pessoa idosa não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil; III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar; IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido.
O que deve ser feito em casos de suspeita ou confirmação, pelos serviços de saúde públicos e privados, de violência contra pessoas idosas?
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: I – autoridade policial; II – Ministério Público; III – Conselho Municipal da Pessoa Idosa; IV – Conselho Estadual da Pessoa Idosa; V – Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
Quais benefícios são assegurados às pessoas idosas para participação em atividades culturais e de lazer?
A participação das pessoas idosas em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.