LOMP Flashcards
Quais são as funções essenciais do Ministério Público conforme o Art. 1º?
O Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Quais são os princípios institucionais do Ministério Público conforme o Art. 1º?
Os princípios institucionais do Ministério Público são a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
Como o Ministério Público deve elaborar e encaminhar sua proposta orçamentária conforme o Art. 4º?
O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, encaminhando-a diretamente ao Governador do Estado, que a submeterá ao Poder Legislativo.
Quais são os órgãos da Administração Superior do Ministério Público conforme o Art. 5º?
Os órgãos da Administração Superior do Ministério Público são: I - a Procuradoria-Geral de Justiça; II - o Colégio de Procuradores de Justiça; III - o Conselho Superior do Ministério Público; IV - a Corregedoria-Geral do Ministério Público.
Adm superor: PCCC
Quais são os outros órgãos de Administração do Ministério Público previstos no Art. 6º?
Os outros órgãos de Administração do Ministério Público são: I - as Procuradorias de Justiça; II - as Promotorias de Justiça.
Administração: PP
Quais são os órgãos de execução do Ministério Público mencionados no Art. 7º?
Os órgãos de execução do Ministério Público são: I - o Procurador-Geral de Justiça; II - o Conselho Superior do Ministério Público; III - os Procuradores de Justiça; IV - os Promotores de Justiça.
Execução: PCPP
Quais são os órgãos auxiliares do Ministério Público mencionados e previstos pela Lei Orgânica?
I - os Centros de Apoio Operacional; II - a Comissão de Concurso; III - o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; IV - os órgãos de apoio administrativo; V - os estagiários.
Como é feita a escolha do Procurador-Geral de Justiça, e quais são os requisitos para sua destituição?
Os Ministérios Públicos dos Estados formarão lista tríplice, dentre integrantes da carreira, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução. A destituição do Procurador-Geral de Justiça deve ser precedida de autorização de um terço dos membros da Assembleia Legislativa.
Qual é a principal atribuição do Procurador-Geral de Justiça ao exercer a chefia do Ministério Público?
Compete ao Procurador-Geral de Justiça exercer a chefia do Ministério Público, representando-o judicial e extrajudicialmente.
O procurador geral é membro nato e presidente de quais órgãos do ministério publico?
Integrar, como membro nato, e presidir o Colégio de Procuradores de Justiça e o Conselho Superior do Ministério Público.
Qual é a responsabilidade do Procurador-Geral de Justiça em relação às propostas de criação e extinção de cargos, serviços auxiliares e orçamento anual?
Submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e de orçamento anual.
Quais são as competências do Procurador-Geral de Justiça em relação ao encaminhamento de projetos de lei, administração geral e provimento de cargos no Ministério Público?
Encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do Ministério Público; praticar atos e decidir questões relativas à administração geral e execução orçamentária do Ministério Público; prover os cargos iniciais da carreira e dos serviços auxiliares.
Quem é responsavel por praticar os atos de vacância de cargos, aposentadoria e disponibilidade de membros e servidores do Ministério Público?
Editar atos de aposentadoria, exoneração e outros que importem em vacância de cargos da carreira ou dos serviços auxiliares e atos de disponibilidade de membros do Ministério Público e de seus servidores.
O que o Procurador-Geral de Justiça pode fazer em relação às suas funções administrativas?
Delegar suas funções administrativas.
Quais são as situações em que o Procurador-Geral de Justiça pode designar membros do Ministério Público para exercer atribuições específicas?
Designar membros do Ministério Público para: a) exercer as atribuições de dirigente dos Centros de Apoio Operacional; b) ocupar cargo de confiança junto aos órgãos da Administração Superior; c) integrar organismos estatais afetos a sua área de atuação; d) oferecer denúncia ou propor ação civil pública; e) acompanhar inquérito policial ou diligência investigatória; f) assegurar a continuidade dos serviços; g) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funções processuais afetas a outro membro; h) oficiar perante a Justiça Eleitoral.
O que compete ao Procurador-Geral de Justiça em relação aos conflitos de atribuições entre membros do Ministério Público?
Dirimir conflitos de atribuições entre membros do Ministério Público, designando quem deva oficiar no feito.
Qual é a competência do Procurador-Geral de Justiça em relação aos processos disciplinares contra membros do Ministério Público?
Decidir processo disciplinar contra membro do Ministério Público, aplicando as sanções cabíveis.
Quais são as competências adicionais do Procurador-Geral de Justiça em relação às recomendações, às listas sêxtuplas e às atribuições previstas em lei?
Expedir recomendações, sem caráter normativo; encaminhar aos Presidentes dos Tribunais as listas sêxtuplas; exercer outras atribuições previstas em lei.
Qual é a composição do Colégio de Procuradores de Justiça e uma de suas competências relacionadas à autonomia do Ministério Público?
Art. 12. O Colégio de Procuradores de Justiça é composto por todos os Procuradores de Justiça, competindo-lhe:
I - opinar, por solicitação do Procurador-Geral de Justiça ou de um quarto de seus integrantes, sobre matéria relativa à autonomia do Ministério Público, bem como sobre outras de interesse institucional.
Qual é a competência do Colégio de Procuradores de Justiça em relação à criação de cargos, modificações na Lei Orgânica e ao desempenho das funções institucionais?
Art. 12. O Colégio de Procuradores de Justiça é composto por todos os Procuradores de Justiça, competindo-lhe:
II - propor ao Procurador-Geral de Justiça a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais;
Qual órgão é responsável por aprovar a proposta orçamentária do ministério público?
Qual órgão é responsável por aprovar a criação de cargos e serviços auxiliares?
Art. 12. O Colégio de Procuradores de Justiça é composto por todos os Procuradores de Justiça, competindo-lhe:
III - aprovar a proposta orçamentária anual do Ministério Público, elaborada pela Procuradoria-Geral de Justiça, bem como os projetos de criação de cargos e serviços auxiliares.