Código de Defesa do Consumidor Flashcards
Quem é considerado consumidor no Código de Defesa do Consumidor?
Art. 2º Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Quem é equiparado a consumidor, segundo o parágrafo único do art. 2º do Código de Defesa do Consumidor?
Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
Quem pode ser considerado fornecedor nas relações de consumo?
Art. 3º Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
O que é considerado produto no Código de Defesa do Consumidor?
§ 1º Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
O que é considerado serviço no Código de Defesa do Consumidor?
§ 2º Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Quais são as formas de ação governamental, na Política Nacional das Relações de Consumo?
II - ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor:
a) por iniciativa direta; b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas; c) pela presença do Estado no mercado de consumo; d) pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.
Deletar
a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a preservação do mínimo existencial, nos termos da regulamentação, na repactuação de dívidas e na concessão de crédito; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
racionalização e melhoria dos serviços públicos; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
estudo constante das modificações do mercado de consumo; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
fomento de ações direcionadas à educação financeira e ambiental dos consumidores; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a informação acerca dos preços dos produtos por unidade de medida, tal como por quilo, por litro, por metro ou por outra unidade, conforme o caso; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.
educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.
a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências; qual a natureza do enunciado acima, no Código de Defesa do Consumidor?
Direito básico do consumidor.