Estatística II Flashcards

1
Q

Quais são os pressupostos do teste t à igualdade de media de 2 amostras emparelhadas?

A

A distribuição é normal; as amostras são emparelhadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Num teste t à media, quando rejeitamos a hipótese nula?

A

Quando a significância é inferior ao nível de significância.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como se caracteriza o teste do chi quadrado?

A

Objetivo: testar a independência de duas variáveis qualitativas;
Hipóteses: H0 – A variável X1 é independente da variável X2 ou não existe relação entre as variáveis X1 e x2. H1 – A variável X1 não é independente da variável X2 ou existe relação entre as variáveis X1 e X2.
Condições de aplicabilidade (Pressupostos): ✦ Só um quinto das classes (20%) podem ter um valor esperado inferior a 5. ✦ Todas as classes da variável em estudo têm que ter um valor esperado superior ou igual a 1.
Aplicação do teste de independência do Qui-Quadrado : 1. Identificar objetivo e classificar variáveis; 2. Escolher teste estatístico; 3. Formulação de hipóteses; 4. Definir nível de significância; tomada de decisão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é o objetivo do teste de wilcoxin? E como se formulam as hipóteses?

A

Comparar duas distribuições populacionais, tendo por base 2 amostras emparelhadas.
H0 – As médias das ordenações do nível de identificação com os outros estudantes da sua licenciatura e com outros estudantes da sua universidade são iguais (ou superiores). ❀ H1 – A médias das ordenações do nível de identificação com os outros estudantes da sua licenciatura é inferior à média das ordenações do nível de identificação com outros estudantes da sua universidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é o objetivo do teste de kruskal wallis e como se formulam as hipóteses?

A

Objetivo: comparar duas ou mais distribuições populacionais, tendo por base k amostras independentes.
Hipóteses: ❤ H0 – As distribuições nas k populações são iguais ou as médias de ordenações são iguais nas k populações. ❤ H1 – Pelo menos uma das populações tem distribuição diferente ou pelo menos uma das populações tem média de ordenações diferente das restantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é o objetivo e pressupostos do teste de Levene?

A

O objetivo deste teste é testar a igualdade de duas variâncias da variável em estudo (em duas populações);
A variável dependente (quantitativa) segue uma distribuição normal em ambos os grupos - verificar com testes não paramétricos Kolmogorov-Smirnov (n >50) ou Shapiro-Wilk (n≤50).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly