Empregados domésticos Flashcards
Assimilar principais pontos sobre empregados domésticos.
Como é classificado, para fins previdenciários, o trabalhador que presta serviços domésticos de forma não contínua?
a) Segurado facultativo
b) Segurado especial
c) Contribuinte individual
d) Trabalhador avulso
c) Contribuinte individual
O Regulamento da Previdência Social (Decreto n. 3.048/1999) estabelece que se enquadra como trabalhador autônomo aquele que presta serviço de natureza não contínua, por conta própria, a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, sem fins lucrativos (art. 9º, § 15, VI). (Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari - Manual de Direito Previdenciário, 23ª edição)
O que caracteriza a continuidade no trabalho doméstico, segundo a Lei Complementar 150/2015?
a) Trabalho por mais de 2 dias por semana
b) Trabalho por exatamente 2 dias por semana
c) Trabalho por menos de 2 dias por semana
d) Trabalho apenas aos finais de semana
a) Trabalho por mais de 2 dias por semana
Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.
Qual lei complementar regulamentou os direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados domésticos após a EC 72/2013?
a) Lei Complementar 123/2006
b) Lei Complementar 128/2008
c) Lei Complementar 142/2013
d) Lei Complementar 150/2015
d) Lei Complementar 150/2015
A citada lei [Lei Complementar n. 150, de 1.6.2015] ampliou significativamente os direitos previdenciários e trabalhistas dos empregados domésticos. (Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari - Manual de Direito Previdenciário, 23ª edição)
Quando a idade mínima para o trabalho doméstico foi alterada para 18 anos?
a) Em 1972, com a Lei 5.859
b) Em 2008, com o Decreto 6.481
c) Em 2013, com a Emenda Constitucional 72
d) Em 2015, com a Lei Complementar 150
b) Em 2008, com o Decreto 6.481
A partir de 12/06/08 com a publicação do Decreto 6.481, que incluiu o trabalho doméstico na lista das piores formas do trabalho infantil, foi proibida a contratação de empregados domésticos menores de 18 anos. (Ivan Kertzman - Curso Prático de Direito Previdenciário. 2017)
Qual dos seguintes direitos NÃO foi estendido aos empregados domésticos pela EC 72/2013?
a) Jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais
b) Horas extras
c) Adicional noturno
d) Participação nos lucros
d) Participação nos lucros
Alguns são autoaplicáveis, como o da jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, horas extras e adicional noturno. Outros, de acordo com a doutrina majoritária, ainda dependiam de regulamentação, como, por exemplo, FGTS, salário-família e seguro-desemprego. (Ivan Kertzman - Curso Prático de Direito Previdenciário. 2017)
Se um empregado doméstico for encontrado trabalhando abaixo da idade mínima exigida, qual é a orientação dada pelos autores?
a) O contrato é considerado nulo e sem efeitos
b) O empregador deve ser punido, mas o tempo de serviço do menor não é reconhecido
c) O tempo de serviço e a qualidade de segurado devem ser reconhecidos
d) O menor deve ser imediatamente demitido sem direitos
c) O tempo de serviço e a qualidade de segurado devem ser reconhecidos
Todavia, se alguma pessoa for encontrada trabalhando abaixo da idade mínima exigida, como empregado doméstico, deverá ser reconhecida a sua qualidade de segurado e o tempo de contribuição correspondente, já que a vedação se dirige ao empregador. (Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari - Manual de Direito Previdenciário, 23ª edição)
Qual é a definição legal de empregado doméstico de acordo com a Lei Complementar 150/2015?
a) Aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 dias por semana.
b) Aquele que presta serviços de forma eventual, autônoma e lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 3 dias por semana.
c) Aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade lucrativa à pessoa jurídica, no âmbito empresarial, por mais de 2 dias por semana.
d) Aquele que presta serviços de forma eventual, subordinada, gratuita e pessoal à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por menos de 2 dias por semana.
a) Aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 dias por semana.
A Lei Complementar n° 150/2015, em seu art. 1º definiu o empregado doméstico como: aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana. (Wagner Balera e Cristiane Miziara Mussi - Direito Previdenciário (2014))
Quais são as características essenciais do trabalho doméstico?
a) Eventualidade, autonomia e finalidade lucrativa
b) Continuidade, subordinação e finalidade não lucrativa
c) Descontinuidade, independência e finalidade lucrativa
d) Sazonalidade, informalidade e finalidade econômica
b) Continuidade, subordinação e finalidade não lucrativa
São características do empregado doméstico: remuneração; subordinação; pessoalidade; habitualidade; atividade: no âmbito residencial; sem fins lucrativos. (Wagner Balera e Cristiane Miziara Mussi - Direito Previdenciário (2014))
Qual é a consequência para o empregador doméstico se ele passar a utilizar o empregado em atividades lucrativas?
a) Nenhuma, desde que continue pagando como doméstico
b) Será considerado empregador comum, equiparado a empresa
c) Deverá demitir o empregado imediatamente
d) Poderá manter o vínculo doméstico, pagando um adicional
b) Será considerado empregador comum, equiparado a empresa
No exemplo anterior, caso o empregado doméstico seja transformado em empregado, a consequência seguinte é a alteração do enquadramento da empregadora doméstica, equiparada à empresa, com diversos efeitos distintos no custeio previdenciário. (Fábio Zambitte Ibrahim - Curso de Direito Previdenciário)
O que acontece com o enquadramento do trabalhador doméstico se ele passar a exercer atividades lucrativas para o empregador?
a) Continua sendo considerado empregado doméstico
b) Passa a ser considerado empregado comum
c) Torna-se um trabalhador autônomo
d) É automaticamente demitido
b) Passa a ser considerado empregado comum
Se um empregado doméstico passa a ser utilizado com habitualidade, subordinação e recebendo salário, mesmo de forma concomitante, em atividade geradora de lucro para pessoa física ou família, deve ser considerado empregado, com o consequente reconhecimento jurídico desta situação. (Marcelo Leonardo Tavares - Direito Previdenciário)
Qual destes benefícios previdenciários foi expressamente garantido aos empregados domésticos pela EC 72/2013?
a) Aposentadoria por tempo de contribuição
b) Auxílio-acidente
c) Salário-família
d) Auxílio-reclusão
c) Salário-família
Com isso, eles passam a ter direito ao salário-família, pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei (inciso XII), bem como ao seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa (inciso XVIII). (Wagner Balera e Cristiane Miziara Mussi - Direito Previdenciário (2014))
A partir de que data os empregados domésticos passaram a ser segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social?
a) Desde a criação do INPS em 1966
b) A partir da Lei 5.859/1972
c) Com a promulgação da Constituição de 1988
d) Após a EC 72/2013
b) A partir da Lei 5.859/1972
O empregado doméstico só se tornou segurado obrigatório do RGPS com a edição da Lei n. 5.859, de 11.12.1972, regulamentada pelo Decreto n. 71.885, de 09.03.1973. A IN 77/2015, no art. 17, dispõe que o enquadramento como empregado doméstico só pode ser feito a partir da competência abril de 1973, data da vigência do Decreto n. 71.885. (Marisa Ferreira dos Santos - Direito Previdenciário Esquematizado)
Qual das seguintes profissões NÃO pode ser enquadrada como empregado doméstico, de acordo com a definição legal?
a) Motorista particular
b) Cozinheiro de restaurante
c) Jardineiro de residência
d) Babá
b) Cozinheiro de restaurante
Empregado doméstico será não apenas a pessoa encarregada da limpeza da residência, mas também o caseiro, o motorista, o vigia, a babá, o cuidador de idoso (mesmo quando formado em enfermagem), e o cozinheiro. (Daniel Machado e José Baltazar - Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social. 2017)
Qual das seguintes afirmações sobre o empregado doméstico está INCORRETA?
a) Presta serviços de natureza contínua
b) Trabalha para pessoa ou família
c) Atua em atividades com fins lucrativos
d) Presta serviços no âmbito residencial
c) Atua em atividades com fins lucrativos
É possível sintetizar as características do empregado doméstico: Existência de vínculo empregatício; Atividades desenvolvidas na residência ou em razão desta; Atuação em atividades sem fins lucrativos. (Frederico Amado - Direito e Processo Previdenciário Sistematizado)
Qual das seguintes situações NÃO descaracteriza o trabalho doméstico em relação à finalidade não lucrativa?
a) Cozinheira que ajuda na produção de alimentos para venda
b) Jardineiro que cuida de plantas ornamentais da residência
c) Motorista que realiza entregas para o negócio do empregador
d) Jardineiro que cuida de plantas ornamentais que serão revendidas.
b) Jardineiro que cuida de plantas ornamentais da residência
Também não poderá ser considerado como trabalhador doméstico quem, mesmo no âmbito residencial de seu empregador, desenvolva atividade de produção de alimentos para comercialização, uma vez que lhe falta um dos requisitos necessários para a qualificação de doméstico, qual seja, a ausência de fins lucrativos, pois a produção de alimentos para comércio consiste em atividade em que se buscam lucros. (Nilson Martins Lopes Júnior - Direito Previdenciário)