DRC Flashcards

1
Q

Porque DRC leva a Hiperfosfatémia?

A

A doença renal crônica (DRC) pode levar à hiperfosfatemia (altos níveis de fósforo no sangue) porque os rins, que são os principais órgãos responsáveis por regular o balanço de fósforo no corpo, perdem a capacidade de excretar adequadamente o fósforo à medida que a função renal diminui.

Em condições normais, os rins eliminam o excesso de fósforo através da urina. No entanto, em pessoas com DRC, a capacidade de filtração glomerular dos rins é reduzida, o que compromete essa excreção. Como resultado:

  1. Diminuição da filtração renal: A taxa de filtração glomerular (TFG) diminui, o que significa que os rins não conseguem filtrar e eliminar o fósforo adequadamente.
  2. Acúmulo de fósforo no sangue: O fósforo que não é excretado acumula-se no sangue, levando à hiperfosfatemia.

Além disso, a DRC também prejudica a produção de calcitriol (a forma ativa da vitamina D), o que diminui a absorção de cálcio e desencadeia uma resposta compensatória nas glândulas paratireoides. Isso pode agravar a hiperfosfatemia, pois há uma regulação inadequada do metabolismo do cálcio e do fósforo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as consequências de Hiperfosfatémia?

A

A hiperfosfatemia em pacientes com DRC pode levar a complicações graves, como calcificação de tecidos moles e ossos, doenças cardiovasculares e hiperparatireoidismo secundário. Por isso, é um aspecto importante a ser controlado no controlo da doença.

A DRC prejudica a produção de calcitriol (a forma ativa da vitamina D), o que diminui a absorção de cálcio e desencadeia uma resposta compensatória nas glândulas paratireoides. Isso pode agravar a hiperfosfatemia, pois há uma regulação inadequada do metabolismo do cálcio e do fósforo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly