Distúrbio Ácido-básico Flashcards
Quais as 2 substâncias que regulam o pH no nosso corpo?
- Bicarbonato (HCO3-): diretamente proporcional ao pH
- Dióxido de carbono (CO2): inversamente proporcional ao pH
Quais são os 6 distúrbios ácido-base possíveis?
- Acidose metabólica (HCO3 baixo)
- Alcalose metabólica (HCO3 alto)
- Acidose respiratória (pCO2 alta - hipoventilação)
- Alcalose respiratória (pCO2 baixa - hiperventilação)
- Acidose mista (HCO3 baixo e pCO2 alta)
- Alcalose mista (HCO3 alto e pCO2 baixa)
Qual é o valor normal do pH sanguíneo?
7,35 - 7,45
Qual é o valor normal da pCO2?
35 - 45 mmHg
Quais são os 2 tipos de HCO3 que podem ser dosados e a diferença entre eles?
- HCO3 actual
- HCO3 standard
Diferença: o standard é calculado a partir de um valor ideal de pCO2 e, portanto, não sofre influência de pequenas variações na pCO2. Por esse motivo, é mais fidedigno quanto à alteração do bicarbonato em relação ao actual.
Qual é o valor normal do HCO3, tanto standard quanto actual?
22 - 26 mEq/L
O que é o BBecf? Qual é o seu valor normal?
BBecf corresponde ao total de base do fluido extracelular. O HCO3 é a base do principal sistema tampão que regula o pH sanguíneo, mas não é a única. O BBecf leva em consideração outras bases de outros tampões.
Valor normal : 48 mEq/L
O que é o BEecf?
O BEecf é o “base excess”, ou seja, o quanto o total de base do paciente varia em relação ao normal, que é o BBecf (48). Por ex, se o BBecf de um paciente é de 53, o BEecf sera de +5, pois varia em 5 mEq/L do valor normal do BBecf.
Qual é o intervalo considerado normal para o BEecf?
De - 3.0 a + 3,0 mEq/L
Qual exame permite obter os valores de pH sanguíneo, HCO3, pCO2, BBecf e BEecf, possibilitando, assim o diagnóstico dos distúrbios ácido-básicos?
Gasometria arterial
Para que servem os valores de BBecf e BEecf?
Para diferenciar distúrbios ácido-básicos agudos e crônicos. Em um distúrbio agudo, os valores de BBecf e BEecf estarão normais, pois não houve tempo dos rins regularem as bases. Em um distúrbio crônico, os valores de BBecf e BEecf estarão alterados.
Nos distúrbios ácido-básicos de causa metabólica, é esperado que haja alteração da ventilação e, consequentemente, da pCO2 em uma tentativa de compensar o distúrbio ácido básico. O que é esperado quanto à ventilação e à pCO2 em um paciente com ACIDOSE metabólica?
Hiperventilação - pCO2 baixa.
Nos distúrbios ácido-básicos de causa metabólica, é esperado que haja alteração da ventilação e, consequentemente, da pCO2 em uma tentativa de compensar o distúrbio ácido básico. O que é esperado quanto à ventilação e à pCO2 em um paciente com ALCALOSE metabólica?
Hipoventilação - pCO2 alta.
Em um paciente com ACIDOSE METABÓLICA qual é a formula utilizada para verificar o valor esperado de pCO2, isto é, o valor de pCO2 que indica distúrbio COMPENSADO?
pCO2 = (HCO3 x 1.5 + 8)
Valor esperado pode variar +-2 em relação ao resultado.
Em um paciente com ALCALOSE METABÓLICA qual é a formula utilizada para verificar o valor esperado de pCO2, isto é, o valor de pCO2 que indica distúrbio COMPENSADO?
pCO2 = HCO3 + 15.
Valor esperado pode variar +-2 em relação ao resultado.