DIREITOS REAIS Flashcards
O que são direitos reais?
São aqueles que afetam a coisa direta e imediatamente, sob todos ou sob certos aspectos, e a seguem em poder de quem a detenha.
O que são direitos obrigacionais?
São aqueles que afetam a coisa indiretamente, vinculando tão somente pessoas determinadas (credor e devedor) uma à outra.
Como é a conduta que pode ser exigida nos direitos reais?
A conduta do sujeito passivo consiste ou na abstenção da prática de determinada atividade em relação a uma coisa alheia ou na tolerância de que outros pratiquem certa atividade sobre uma coisa sua.
Como é a conduta que pode ser exigida nos direitos obrigacionais?
A conduta do sujeito passivo (devedor) é, em geral, positiva, ou seja, consiste no dever de praticar determinada atividade (por exemplo, pagar uma importância ou prestar um serviço).
Quem é o sujeito passivo nos direitos reais?
O sujeito passivo é sempre pessoa indeterminada. Isso significa que ou é um número indefinido de pessoas (propriedade) ou são pessoas indeterminadas, porém determináveis com base em uma relação com a coisa objeto do direito (servidões prediais).
O que significa dizer que os direitos reais são “erga omnes”?
Podem ser invocados contra toda e qualquer pessoa que, mesmo de boa fé, oponha-se ao exercício desses direitos por parte de seu titular
O que significa dizer que os direitos reais concedem “direito de sequela”?
Significa dizer que atribuem ao seu titular o poder de seguir a coisa aonde ela se encontrar, não importando nas mãos de quem ela esteja.
Contra quem valem os direitos obrigacionais?
Valem apenas contra pessoas determinadas - ou seja, os específicos devedores de cada relação obrigacional, como , por exemplo, no caso dos contratos - e não admitem direito de sequela
O que é propriedade?
A propriedade (dominium ou proprietas) é um poder jurídico exclusivo e potencialmente absoluto sobre uma coisa corpórea.
Quais as faculdades que correspondem, em sentido positivo, ao direito de propriedade?
Direito de usar, fruir e dispor.
Em que consiste o direito de usar, advindo da propriedade?
A faculdade de servir-se da coisa como lhe aprouver, respeitadas as limitações legais
Em que consiste o direito de fruir, advindo da propriedade?
A faculdade de colher os frutos, naturais e civis, da coisa que lhe pertence
Em que consiste o direito de dispor, advindo da propriedade?
A faculdade de alienar, ou seja, de tornar coisa própria alheia, transferindo-a a um adquirente, a título gratuito ou oneroso.
O que é co-propriedade?
É caracterizada pelo fato de uma mesma coisa pertencer, a título de propriedade, a duas ou mais pessoas.
Como é dividida a co-propriedade?
Cada um deles tem direito, na proporção de sua parte, a cada uma das parcelas componentes da coisa inteira.
O que ocorre quando há vontades divergentes quando de um condomínio?
Qualquer um deles pode vetar disposição dos outros (“direito de proibir”), não prevalecendo a vontade da maioria contra a minoria.
Caracterize a ocupação como forma de aquisição de propriedade.
Consiste na tomada de posse de uma res in commercio, que também é res nullius, e gera o direito de propriedade sobre ela. Basta que se estabeleça o poder de fato com a intenção de ter a coisa como própria.
Caracterize a invenção de tesouro como forma de aquisição de propriedade.
É o achado de coisa preciosa enterrada ou oculta por tanto tempo que seu dono tornou-se desconhecido. Pertencerá em partes iguais ao descobridor (inventor) e ao proprietário do terreno onde foi achado.
Caracterize a acessão como forma de aquisição de propriedade.
Trata-se, naturalmente, de junção em que a coisa principal absorve a acessória, perdendo essa última a sua individualidade.