DIREITO CONSTITUCIONAL Flashcards

1
Q

Poder Constituinte Originário
inicial, pois instaura uma nova ordem jurídica, rompendo, por completo, com a ordem jurídica anterior;

autônomo, visto que a estruturação da nova constituição será
determinada, autonomamente, por quem exerce o poder constituinte
originário;

A

ilimitado juridicamente, no sentido de que não tem de respeitar os
limites postos pelo direito anterior, como colocado pela doutrina;
* d) incondicionado e soberano na tomada de suas decisões, porque não
tem de submeter-se a qualquer forma prefixada de manifestação;

O Poder Constituinte Originário é o poder que cria uma Constituição, seja a primeira ou uma nova. Um exemplo de Poder Constituinte Originário é a Constituição de 1824, no Brasil.
O Poder Constituinte Originário é também conhecido como Poder Constituinte Inicial, Genuíno ou de 1º Grau.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Poder Constituinte Derivado

Constituído, instituído, secundário, de 2.º grau, remanescente
* Conceito
* Espécies: reformador, revisor e decorrente
* Características
* Diferenças para o Poder Constituinte Originário

A

Exemplos de poder derivado são:
A criação das constituições estaduais, que é um poder decorrente concedido às Assembleias Legislativas
A elaboração da Lei Orgânica do Distrito Federal, que é um poder decorrente
A alteração do texto constitucional, que é um poder reformador
A revisão da Constituição, que é um poder revisor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é a forma de governo?

A

FOGO = NA ‘‘REPUBLICA ‘’

A republica não e uma clausula pétrea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é o sistema de governo?

A

SIGO = O ‘‘PRESIDENCIALISTA ‘’

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é o regime de governo?

A

DEMOCRATIVO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é o modelo de democracia adotado pelo brasil?

A

Semidireta/participativa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual principio se extrai do ‘‘todo poder emana do povo’’?

A

SOBERANIA POPULAR

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

FUNÇÃO TIPICA DO LEGISLATIVO?

A

FISCALIZAR E LEGISLAR

SENDO ATIPICAS= ADMINISTRAR E JULGAR(sendo adm dar ferias, organizar seus setores) Julga as autoridade por crime de responsabilidade(senado)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Função tipica do executivo?

A

Administrar( receitas publicas)

SENDO ATIPICAS: LEGISLAR(medida provisoria) E JULGA( no PAD)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

FUNÇÃO TIPICA DO PODER JUDICIARIO?

A

JULGA

SENDO ATIPICA: ADM(seus servidores e bens) E LEGISLAR(elabora regimento interno)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

—— defende que coexistem, no Estado, duas espécies de Constituição: a Constituição escrita (também chamada de formal ou jurídica) e a Constituição real (ou material).
A Constituição real não seria propriamente uma norma jurídica, mas um fato social.

A

Ferdinand lassalle com dois S – idealizador do sentido Sociológico .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Consoante a concepção sociológica, a constituição de um país consiste na soma dos fatores reais do poder que o regem, sendo, portanto, real e efetiva.

A

certo

Exatamente isso que defende Lassalle!!!

No sentido sociológico, a CF reflete a somatória dos fatores reais do poder em uma sociedade.

Para Lassalle, a Constituição escrita é mera folha de papel, não possuindo, portanto, força normativa, ou seja, não é capaz de condicionar a atuação do Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Na visão sociológica de Lassale, em um possível conflito entre a Constituição jurídica e a Constituição real, esta última prevalecerá.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

a Constituição representa o resultado da vontade política fundamental do Poder Constituinte originário quanto aos temas ligados à estruturação do Estado, tais como forma de Estado, forma de Governo, sistema de Governo, regime de Governo, separação dos Poderes, Direitos e Garantias Fundamentais, Sistema Tributário, Organização dos Poderes etc.
Schmitt diferencia Constituição de Leis Constitucionais. Para ele, no texto constitucional, haveria normas que se destacariam pela enorme relevância política, pois dizem respeito à estrutura do Estado, aos direitos individuais, ao regime político etc. Por outro lado, haveria normas que não apresentam essa relevância, que só se encontrariam inseridas na Constituição para adquirir maior estabilidade jurídica.
Aliás, é importante dizer, desde logo, que essas ideias se identificam com uma dicotomia muito difundida na doutrina moderna que distingue normas materialmente constitucionais de normas formalmente constitucionais.

A

As normas materialmente constitucionais (que seriam aquilo que Schmitt chama de Constituição) são aquelas que tratam de temas notoriamente constitucionais como os direitos e garantias fundamentais, a organização do Estado, a separação de Poderes, o modo de aquisição e exercício do poder. São normas que sempre estarão nos textos constitucionais porque se ligam à estruturação do Estado.
Por sua vez, normas formalmente constitucionais (leis constitucionais segundo Schmitt) são todas aquelas inseridas no texto constitucional independentemente do seu conteúdo.
Dito isso, vamos fazer juntos algumas questões para sairmos do mundo das ideias e pisarmos em solo firme!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O sentido jurídico foi concebido por Hans Kelsen em sua obra A Teoria Pura do Direito, em que o autor defende que a Constituição é um corpo de normas jurídicas fundamentais à estruturação do Estado, dotada de plena força normativa capaz de conduzir o processo político, servindo de fundamento de validade para a produção normativa subsequente.

A

No sentido jurídico, a Constituição não tem qualquer fundamentação sociológica, política ou filosófica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Para Hans Kelsen, a norma fundamental, fato imaterial instaurador do processo de criação das normas positivas, seria a Constituição em seu sentido lógico-jurídico.
O fato imaterial é justamente a norma fundamental hipotética, que é a Constituição em sentido lógico-jurídico. É imaterial porque não existe no mundo real, sendo uma premissa criada somente para fundamentar a existência da Constituição em sentido jurídico-positivo, esta, sim, palpável e concreta.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O termo constituição possui diversas acepções. Dessa forma, ao se afirmar que a constituição é norma pura, sendo fruto da vontade racional do homem e não das leis naturais, considera-se um conceito próprio do sentido

A

Jurídico.

Hans Kelsen, no sentido jurídico, defende que a Constituição é norma jurídica pura, ou seja, sem influência sociológica, política, filosófica, enfim, sem interferência de assuntos extrajurídicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Para Carl Schmitt, a constituição de um Estado deveria ser a soma dos fatores reais de poder que regem a sociedade. Caso isso não ocorra, ele a considera como ilegítima, uma simples folha de papel.

A

ERRADO

Quem disse isso foi Ferdinand Lassalle. Percebeu a importância de conhecer o autor da teoria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

A concepção política de Constituição, elaborada por Carl Schmitt, compreende-a como o conjunto de normas que dizem respeito a uma decisão política fundamental, ou seja, a vontade manifestada pelo titular do poder constituinte.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Em sentido jurídico, a constituição é considerada norma pura, puro dever ser.

A

certo

defende Hans Kelsen.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

No tocante ao tema conceito de constituição, existem pensadores e doutrinadores que formularam concepções de constituição segundo seus diferentes sentidos. Consequentemente, é correto afirmar que Ferdinand Lassale, Carl Schmitt e Hans Kelsen estão ligados às concepções de constituição, respectivamente, nos sentidos:

A

sociológico, político e jurídico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Quais são os FUNDAMENTOS da republica federativa do brasil?

A

SO CI DI VA PLU

a soberania;
a cidadania;
a dignidade da pessoa humana;
os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
o pluralismo político.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Quais os objetivos da republica federativa do brasil ?

A

CO GA ER PRO

construir uma sociedade livre, justa e solidária;

garantir o desenvolvimento nacional;

erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e
regionais;

promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos
seguintes princípios?

A

PANIICO SOCO REDE
I – independência nacional;
II – prevalência dos direitos humanos;
III – autodeterminação dos povos;
IV – não intervenção;
V – igualdade entre os Estados;
VI – defesa da paz;
VII – solução pacífica dos conflitos;
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X – concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica,
política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma
comunidade latino-americana de nações

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. A. o valor social do trabalho e da livre iniciativa. B. a solução pacífica dos conflitos. C. o repúdio ao terrorismo e ao racismo. D. a dignidade da pessoa humana. E. a garantia do desenvolvimento nacional.
E. a garantia do desenvolvimento nacional. São normas programáticas para o futuro, colocar politicas publica para concretizar. Norma de eficácia limitada. Temos um federalismo assimétrico
26
Em relação ao texto expresso da Constituição da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana consiste em: A. direito individual e coletivo. B. direito e garantia fundamental. C. fundamento da República. D. objetivo fundamental. E. princípio das relações internacionais.
C. fundamento da República.
27
Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, pode se dizer que (i) fundamento, (ii)objetivo fundamental, (iii) princípio norteador das relações internacionais da República Federativa do Brasil, constituem, respectivamente:
(i) dignidade da pessoa humana; (ii) construir uma sociedade livre, justa e solidária; (iii) solução pacífica dos conflitos.
28
I. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político fazem parte do rol dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. II. A erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
CERTO
29
Qual é a forma de estado ?
Federação
30
Os direitos fundamentais da Constituição Federal (CF) de 1988 têm várias características, entre elas:
Universalidade: Os direitos fundamentais são aplicáveis a toda a população, sem distinção. Imprescritibilidade: Os direitos fundamentais não têm prazo de validade. Historicidade: Os direitos fundamentais foram conquistados ao longo da história, em lutas e revoluções sociais. Relatividade: Os direitos fundamentais não são absolutos, podendo ser relativizados de acordo com a situação. Inalienabilidade: Os direitos fundamentais não podem ser transferidos para outras pessoas. Efetividade: Os direitos fundamentais devem ser efetivados. Complementaridade: Os direitos fundamentais devem ser complementares. Normas de caráter aberto: Os direitos fundamentais devem ser normas de caráter aberto.
31
-----Os direitos fundamentais são aplicáveis a toda a população, sem distinção. Imprescritibilidade: Os direitos fundamentais não têm prazo de validade.
Universalidade:
32
----- Os direitos fundamentais foram conquistados ao longo da história, em lutas e revoluções sociais.
Historicidade
33
---- Os direitos fundamentais não são absolutos, podendo ser relativizados de acordo com a situação.
Relatividade
34
-----: Os direitos fundamentais não podem ser transferidos para outras pessoas. Efetividade: Os direitos fundamentais devem ser efetivados.
Inalienabilidade
35
-----Os direitos fundamentais devem ser complementares.
Complementaridade:
36
----- Os direitos fundamentais devem ser normas de caráter aberto.
Normas de caráter aberto:
37
É prevalecente, na doutrina consti- tucional brasileira, o entendimento de que as normas que consagram as cláusulas pétreas estão em nível hierárquico superior às demais normas constitucionais.
ERRADO Mais uma vez, todas as normas constitucionais equivalem-se em termos de hierarquia.
38
A supremacia da constituição ocorre mesmo nas chamadas constituições flexíveis.
ERRADO Mais uma vez, para fixarmos definitivamente a ideia central: só se fala em supre- macia formal da Constituição em Estados que adotam a Constituição do tipo rígida.
39
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: REMETE A QUAL PRINCIPIO ?
PRINCIPIO DA ISONOMIA FORMAL Os critério de altura em concurso publico, idade ou sexo, caso nao observe a ponderação fere o principio da isonomia.
40
ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. QUAL PRINCIPIO NÓS REMETE?
PRINCIPIO DA LEGALIDADE
41
Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
É inconstitucional a lei ou ato normativo Estadual ou Distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.
42
É inconstitucional, por ofensa aos princípios da isonomia, da liberdade religiosa e da laicidade do Estado, norma que obrigue a manutenção de exemplar de determinado livro de cunho religioso em unidades escolares e bibliotecas públicas estaduais.
É constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina que, registrada em órgão de vigilância sanitária, (i) tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações, ou (ii) tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei ou (iii) seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico. Em tais casos, não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar.
43
é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
CERTO
44
é possível a realização de etapas de concurso público em datas e horários distintos dos previstos em edital por candidato que invoca a escusa de consciência por motivo de crença religiosa, desde que presente a razoabilidade da alteração, a preservação da igualdade entre todos os candidatos e que não acarrete ônus desproporcional à Administração pública, que deverá decidir de maneira fundamentada.
é possível a Administração Pública, inclusive em estágio probatório, estabelecer critérios alternativos para o regular exercício dos deveres funcionais inerentes aos cargos públicos, em face de servidores que invocam escusa de consciência por motivos de crença religiosa, desde que presente a razoabilidade da alteração, não se caracterize o desvirtuamento no exercício de suas funções e não acarrete ônus desproporcional à Administração Pública, que deverá decidir de maneira fundamentada.
45
O direito de resposta possibilita que a liberdade de expressão seja exercida em sua plenitude, pois é acionado apenas após a livre e irrestrita manifestação do pensamento. Além disso, o direito de resposta concede ao ofendido espaço adequado para que exerça, com o necessário alcance, seu direito de voz no espaço público
É incompatível com a Constituição a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como o poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social analógicos ou digitais. Eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso, a partir dos parâmetros constitucionais - especialmente os relativos à proteção da honra, da imagem, da privacidade e da personalidade em geral - e das expressas e específicas previsões legais nos âmbitos penal e cível.
46
firmou o entendimento de que a atividade de músico é manifestação artística protegida pela garantia da liberdade de expressão, sendo, por isso, incompatível com a CF de 1988 a exigência de inscrição na Ordem dos Músicos do Brasil, bem como de pagamento de anuidade, para o exercício de tal profissão. Recurso extraordinário provido, com o reconhecimento da repercussão geral do tema e a reafirmação da jurisprudência sobre a matéria.
a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; EXEMPLO DE CASA: QUARTO DE HOTEL, MOTEL, EMBARCAÇÕES E TRAILER E ESCRITORIO PROFISSIONAL Busca e apreensão domiciliar sem mandado judicial em caso de crime permanente. (...) Fixada a interpretação de que a entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade dos atos praticados.
47
Escuta ambiental e exploração de local. Captação de sinais óticos e acústicos. Escritório de advocacia. Ingresso da autoridade policial, no período noturno, para instalação de equipamento. Medidas autorizadas por decisão judicial. Invasão de domicílio. Não caracterização. (...) Inteligência do art. 5º, X e XI, da CF; art. 150, § 4º, III, do CP; e art. 7º, II, da Lei 8.906/1994. (...) Não opera a inviolabilidade do escritório de advocacia, quando o próprio advogado seja suspeito da prática de crime, sobretudo concebido e consumado no âmbito desse local de trabalho, sob pretexto de exercício da profissão
48
Quebra de sigilo de correspondência?
ESTADO DE SITIO, ESTADO DE DEFESA, NO SISTEMA PENITÊNCIARIO
49
QUEBRA DE SIGILO DE DADOS? -Bancário e telefônico(de chamadas)
-O MP por requisição ao juiz -CPI DIRETAMENTE -RECEITA FEDERAL E DOS ESTADOS -JUIZ
50
QUEBRA DE SIGILO DA COMUNICAÇÃO TELEFONICO ?
JUIZ para fins de investigação criminal ou instrução processual penal
51
É constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal do Brasil - em que se define o lançamento do tributo - com os órgãos de persecução penal para fins criminais sem prévia autorização judicial, devendo ser resguardado o sigilo das informações em procedimentos formalmente instaurados e sujeitos a posterior controle jurisdicional;
52
é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. È uma norma de eficácia ?
CONTIDA Quando estiver na lei ''lei estabelecer'' será de eficácia contida. é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; Ex: nos termos da lei=eficácia contida
53
todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. Caso um manifestante juntamente com a policia entre em confronto e quebre o patrimônio, quem responde?
Neste caso ou o próprio manifestante ou a organização da manifestação
54
a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;
ERRADO INDEPENDE
55
as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;
As duas precisa de decisão judicial, mas a primeira que será para dissolução compulsória exigi o transito em julgado.
56
as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;
certo A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes. [Súmula 629.]
57
A autonomia financeira dos municípios, reconhecida em razão do princípio federativo, adotado pela CF/88, implica a existência de autonomia para a instituição de seus tributos e gestão de suas rendas?
CERTO Conforme o Art. 30, inciso III, CF/88: Compete aos Municípios: instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.
58
A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, exceto: A independência nacional. B prevalência dos direitos humanos. C autodeterminação dos povos. D não intervenção. E igualdade entre as nações.
ERRADO E igualdade entre as nações. JUSTIFICATIVA V – igualdade entre os Estados;
59
Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou aviso à autoridade competente, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local?
ERRADO Art. 5º, XVI, CF/88, todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
60
O rol de direitos e garantias fundamentais constitucionais é exemplificativo.
CERTO 2º, estabelece que os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros direitos decorrentes dos princípios que ela adota e de tratados internacionais dos quais o Brasil é parte. Dessa forma, a lista de direitos pode ser ampliada, permitindo o reconhecimento de novos direitos fundamentais.
61
Os direitos sociais dependem de disponibilidade financeira para a sua implementação total.
CERTO
62
Os direitos individuais são normas positivas, porque o cidadão depende da atuação do Estado para ter acesso a esses direitos.
ERRADO Eles são direitos negativos, porque o cidadão não depende da atuação do Estado para o seu exercício.
63
Os direitos individuais são de segunda geração.
ERRADO Eles são considerados como direito de primeira geração.
64
O assunto da eficácia horizontal dos direitos fundamentais, também conhecido pela doutrina como eficácia privada ou externa dos direitos fundamentais, surge como um contraponto significativo à concepção de eficácia vertical dos direitos fundamentais.
CERTO a eficácia diagonal dos direitos fundamentais, a qual se manifesta nas relações privadas diante de uma disparidade significativa entre as partes, sendo uma delas, por exemplo, economicamente, tecnicamente ou juridicamente hipossuficiente. Essa dinâmica representa o que pode ser denominado como eficácia vertical dos direitos fundamentais, evidenciando uma relação (assimétrica) de poder na qual o Estado ocupa uma posição superior em relação ao indivíduo.
65
Acerca da teoria dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta. É reconhecida a dimensão objetiva aos direitos fundamentais, a exemplo do estabelecimento de critérios de controle da ação estatal, independentemente de possíveis violações a direitos fundamentais subjetivos?
CERTO
66
Pela teoria dos status dos direitos fundamentais, o direito de votar está inserido no status positivo.
ERRADO Status Positivo - o indivíduo pode exigir um FAZER do Estado para garantir a Igualdade entre os cidadãos do Estado, Direitos de 2° Geração Status Negativo - o indivíduo pode Exigir um NÂO FAZER do Estado. Todos os direitos de 1° Geração/Dimensão menos os Direitos Políticos
67
Quanto ao poder constituinte, aos direitos e deveres individuais e coletivos e aos direitos políticos, julgue os itens a seguir. A segunda geração (ou dimensão) dos direitos fundamentais compreende os direitos sociais, cujo desenvolvimento se deveu, entre outras causas, à pressão de movimentos sociais.
ERRADO Dimensões dos Direitos: 1º Liberdade ➜ Direitos Civis e Políticos. (DIREITOS NEGATIVOS - LIMITAM O ESTADO) 2º Igualdade ➜ Sociais, Econômicos e Culturais. (DIREITOS POSITIVOS - COBRAM O ESTADO) 3º Solidariedade ➜ Coletivos e difusos (meio ambiente) 4º Tecnologia ➜ Informação, Democracia, Pluralismo (Paulo Bonavides).
68
a prática de racismo, por ser considerada crime inafiançável e imprescritível, se sujeita à pena de reclusão.
CERTO
69
É característica do chamado poder constituinte originário ser?
ILIMITADO
70
O poder constituinte originário é aquele que rompe com a ordem jurídica anterior e determina uma nova constituição, originando um novo Estado. Ele tem como características ter autonomia, pois será exercido de maneira soberana para a elaboração da nova Constituição, e ser ilimitado juridicamente, por não precisar se submeter aos princípios propostos na Constituição anterior.
CERTO
71
O poder constituinte originário tem a finalidade de construir ou alterar a Constituição dos Estados-Membros, uma vez que a esses foi estabelecido pelo próprio poder originário a capacidade de auto-organização, autogoverno e autoadministração, desde que respeitem as determinações do poder constituinte originário.
ERRADO DECORRENTE O Poder Constituinte Derivado Decorrente é a possibilidade que os Estados-membros têm de criar as suas próprias constituições, desde que respeitem as regras da Constituição Federal.
72
O poder constituinte originário nasce com a obrigação de atender às exigências impostas por ele para a produção das normas constitucionais, tornando-se limitado. Suas características são relacionadas ao fato dele ser condicionado, secundário e limitado.
ERRADO O Poder Constituinte Derivado: Esse poder é criado e estabelecido pelo poder originário, por esse motivo tem a obrigação de atender as exigências impostas pelo originário para a produção das normas constitucionais, tornando-se limitado.
73
O poder constituinte originário tem a função de alterar a Constituição vigente, seguindo os protocolos estabelecidos pelo originário e, sem que para isso ocorra uma revolução. Esse tipo de poder possui natureza jurídica e é percebido pelas emendas constitucionais.
ERRADO REFORMADOR
74
O poder constituinte originário é incumbido de inspecionar a Constituição por processos simples, de acordo com o art. 3º dos ADCT, a revisão constitucional seria realizada após cinco anos, a partir da data da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.
ERRADO REVISOR
75
O Poder Constituinte Originário é aquele que inaugura uma nova ordem constitucional, seja no momento de formação de um novo Estado, seja no momento de ruptura com a ordem anterior. Possui características próprias, entre elas, a de ser?
INICIAL ilimitado e autônomo. é o responsável pela criação da Constituição de um país e estabelece a estrutura e o funcionamento do Estado. O poder constituinte é inicial por inaugurar nova ordem jurídica; é ilimitado juridicamente e incondicionado às regras anteriores. . O Poder Constituinte Originário é responsável pela elaboração da Constituição e não está vinculado a normas preexistentes. O caráter inicial do poder constituinte originário consiste no fato de que ele não se fundamenta em outro, mas cria uma nova ordem jurídica.
76
O Poder Constituinte Originário é exclusivo do Congresso Nacional, cabendo a esse órgão a prerrogativa de criar uma nova Constituição, sem a necessidade de consulta popular, visando a eficiência na elaboração das leis fundamentais.
ERRADO O poder constituinte é do povo, ou seja, ele é capaz de constituir, mudar ou reformular a ordem jurídica (a Constituição). A legitimidade da constituição advém da correspondência entre o seu conteúdo e os desejos da população, formando-se o Poder Constituinte Originário.
77
Não há possibilidade jurídica de pedido de declaração de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de norma oriunda do poder constituinte originário, uma vez que a tese de que há hierarquia entre normas constitucionais originárias, dando azo à declaração de inconstitucionalidade de umas em face de outras, é incompossível com o sistema de Constituição rígida.
CERTO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO NÃO PODE SER DECLARADO INCONSTITUCIONAL Prevalece no Brasil a tese de que não é possível o reconhecimento da inconstitucionalidade das normas constitucionais originais, até porque não há órgão competente para assim reconhecê-las. Qualquer órgão que as reputasse inconstitucionais, inclusive o STF, estaria na verdade agindo como tutor do próprio constituinte originário, e não como órgão simplesmente constituído ou estabelecido por força da Constituição. (ver ADI 815/RS, AgRg na ADI 4.097/DF e MC na ADI 3.300/DF)
78
O poder constituinte decorrente refere-se ao poder de os estados-membros e os municípios elaborarem as próprias constituições, respeitando os limites impostos na Constituição Federal de 1988.
ERRADO NÃO HÁ ATUAÇÃO DO PODER DERIVADO DECORRENTE NA CRIAÇÃO DE LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, SALVO A LEI ORGÂNICA DO DF POR SE TRATAR DE NORMA HÍBRIDA! Município não possui poder constituinte. Uma lei orgânica não tem ligação direta com a Constituição Federal diretamente, ela é subordinada à Constituição Estadual. Um exemplo claro é que para uma LEI MUNICIPAL não há controle de constitucionalidade para o STF e sim controle de LEGALIDADE no TJ.
79
Os limites impostos pelo poder reformador são previstos apenas no texto constitucional, como forma de reduzir a amplitude desse poder, que emana do povo?
ERRADO Apesar de, realmente, o poder reformador se originar no povo, que o exerce de forma indireta, por seus representantes, esse poder não esbarra apenas em limitações explícitas na constituição, mas também em limites implícitos, de modo a não descaracterizar o próprio sistema constitucional.
80
É incompatível com a Constituição Federal de 1988 a iniciativa popular para emenda constituição estadual?
ERRADO A iniciativa popular de emenda à Constituição Estadual é compatível com a Constituição Federal, encontrando fundamento no art. 1º, parágrafo único, no art. 14, II e III e no art. 49, VI, da CF/88. Embora a Constituição Federal não autorize proposta de iniciativa popular para emendas ao próprio texto, mas apenas para normas infraconstitucionais, não há impedimento para que as Constituições Estaduais prevejam a possibilidade, ampliando a competência constante da Carta Federal.
81
compete privativamente aos Tribunais de Justiça julgar os juízes estaduais e do Distrito Federal e Territórios, bem como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;
CERTO Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República;
82
Quem julga Governador? Crime Comum: ? Crime de Responsabilidade ?
COMUM = STJ RESPONSABILIDADE = Tribunal especial, de acordo com a Lei Federal n° 1.079/50
83
Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
CERTO O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela MAIORIA ABSOLUTA do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução
84
a competência para processar e julgar ações ordinárias contra decisões e atos administrativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) proferidas no âmbito de suas atribuições constitucionais é do próprio Supremo.
CERTO Quem revisa as decisões do Conselho Nacional do Ministério Público é o Supremo Tribunal Federal
85
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, nos crimes comuns e de responsabilidade, onde houver, os membros dos Tribunais de Contas dos Municípios.
CERTO Se o Ministério do Trabalho e Emprego aplicar uma penalidade administrativa a uma empresa, será competente a Justiça do Trabalho para processar e julgar eventual ação judicial relativa à aplicação dessa penalidade.
86
O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução.
CERTO
87
Determinado órgão, em âmbito nacional, tem a competência de controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura. Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal de 1988, se está diante de uma competência do??
Conselho Nacional de Justiça.
88
Quem pode propor proposto de emenda a constituição?
A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: * I - de 1/3, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; * II - do Presidente da República; * III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
89
Quem promulga e publica a emenda ?
promulgação * A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem (art. 60, § 3.º)
90
A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada NÃO pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa
CERTO A regra da irrepetibilidade é absoluta O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 02/02 a 17/07 e de 1º/08 a 22/12 SESSÃO LEGISLATIVA. Equivale ao ano legislativo e é também uma divisão da Legislatura. Cada Legislatura possui 4 Sessões Legislativas.
91
A Constituição não poderá ser emendada na vigência de: * intervenção federal; * estado de defesa; * estado de sí/o.
CERTO
92
Emendas constitucionais: limitações materiais Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: * I - a forma ----- de Estado; * II - o voto direto, secreto, ----- e periódico; * III - a separação dos Poderes; * IV - os direitos e---- individuais.
federativa universal garantias
93
PODER CONSTITUINTE DERIVADO REVISOR A revisão constitucional será realizada após 5 anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral?
CERTO
94
DIFERENÇA ENTRE Poder Constituinte Derivado Revisor X Poder Constituinte Derivado Reformador?
SEMELHANÇA OS DOIS SAO PODER CONSTITUINTE DERIVADO DO ORIGINARIO. DIFERENÇA: REVISOR AMPLA,JA ESGOTOU,POIS SO NO PRIMEIROS ANOS REFORMADOR MAIS ESPEFICICA, AGORA SO FAZ ALTERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO POR EMENDA.
95
Poder Constituinte Derivado Decorrente Auto-organização dos Estados * poder constituinte decorrente inicial (“instituidor” ou “institucionalizador”): responsável pela elaboração da Constituição estadual * poder constituinte decorrente de revisão estadual (“poder decorrente de segundo grau”): tem a finalidade de modificar o texto da Constituição estadual,
CERTO
96
O que éPoder Constituinte Difuso?
Processo informal de mudança da Constituição(na interpretação) * Informal, espontâneo, poder de fato MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL
97
NOVA CONSTITUIÇÃO O QUE É RECEPÇÃO DE UMA NOVA NORMA?
Recepção: pressupostos * Ter sido editada antes da nova Constituição * Estar em vigor no momento do advento da nova Constituição * Ter compatibilidade meramente material em relação à nova Constituição * Ter compatibilidade formal e material perante a Constituição sob cuja regência ela foi editada CASO NAO ACEITA NA NOVA CF VAI SER REVOGADA POR NAO RECEPÇÃO.
98
Caso o ato normativo a ser recepcionado não seja mais previsto no novo ordenamento jurídico, ele não poderá ser recebido
ERRADO PODE SIM, POIS ELE PODE SER RECEPCIONADO
99
A lei que seja formalmente incompatível com a ordem constitucional anterior, mas que seja compatível (formal e materialmente) com a nova Constituição, será recepcionada diante de sua constitucionalidade superveniente.
ERRADO * Ter compatibilidade formal e material perante a Constituição sob cuja regência ela foi editada
100
constitucionalidade superveniente é um fenômeno jurídico que ocorre quando uma norma que era inconstitucional passa a ser compatível com a Constituição. Isso acontece quando o parâmetro constitucional muda.
No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que a lei inconstitucional é um ato nulo, e que o vício de origem é insanável. Por isso, a jurisprudência do STF não confirma a constitucionalidade superveniente. Proibição do fenômeno da constitucionalidade superveniente (vício congênito – ato nulo)
101
Segundo o autor------, a Constituição possui uma força normativa própria capaz de modificar a realidade Nem sempre a Constituição cederia frente aos fatores reais de poder, pois dotada de plena força normativa.
Konrad Hesse
102
Segundo -----, a Constituição é um mero símbolo, uma vez que impregnada de diversas normas programáticas sem efeito prático A CF exagera na quantidade de normas programáticas ao ponto de deixar de ter compromisso com a realidade
Marcelo Neves
103
Autor-----, em sua obra Hermenêutica Constitucional. Sociedade Aberta dos Intérpretes da Constituição: contribuição para a Interpretação Pluralista e Procedimental da Constituição, defende que a interpretação constitucional deve ser levada a cabo pela sociedade aberta e não apenas pelos operadores oficiais O titular o poder constituinte é o povo, por isso deve se envolver no processo hermenêutico de materialização da Constituição
Peter Häberle
104
Atribui-se ao abade Emmanuel Sieyès o desenvolvimento da teoria do poder constituinte, com a obra Que é o Terceiro Estado?
Certo. Perceba a importância de saber o nome do doutrinador e de sua obra
105
Como a titularidade da soberania se confunde com a titularidade do poder constituinte, no caso brasileiro, a titularidade do poder constituinte é do Estado, uma vez que a soberania é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
Errado. A titularidade do Poder Constituinte pertence ao povo.
106
Para parte da doutrina, a titularidade do po- der constituinte pertence ao povo, que, entretanto, não detém a titularidade do exercício do poder?
Certo. A titularidade sempre será do povo, porém o exercício pode se dar pela formação de uma As- sembleia Nacional Constituinte ou por um ato de outorga
107
O poder constituinte originário é totalmente ilimitado, não existindo discussão sobre a relativização dessa característica?
Errado. Conforme dito, apesar de ser um poder ilimitado na órbita jurídica, alguns autores afirmam que, no campo fático, o poder constituinte originário possui limitações, uma vez que se submete à ideologia que motivou seu exercício.
108
Proposta de emenda sobre a extinção do voto obrigatório pode ser objeto de deliberação?
Certo. Não se trata de cláusula pétrea.
109
A CF atribui expressamente às assem- bleias legislativas e às câmaras municipais o exercício do poder constituinte derivado decorre
Errado. Conforme alertei anteriormente, os Municípios não possuem o poder constituinte derivado decorrente.
110
De acordo com a doutrina e jurisprudência, a Lei Orgânica do Município não é fruto do Poder Constituinte Derivado Decorrente.
Certo. Segundo a doutrina majoritária, a Lei Orgânica municipal não é fruto do Poder Constituinte de- rivado decorrente, mas mera possibilidade de o Município se auto-organizar.
111
o poder constituinte que se ins- trumentaliza de modo informal e espontâneo, como verdadeiro poder de fato, e que decorre dos fatores sociais, políticos e econômicos, tratando-se de processo informal de mudança da Constituição, alterando-se o seu sentido interpretativo e não o seu texto é o Poder Constituinte
Difuso. o poder constituinte difuso é o poder atribuído aos agentes políticos (especialmente ao STF) de alterar a Constitui- ção de uma forma inespecífica (sem previsão na Constituição Federal) para adaptá-la às evolu- ções sociais, atribuindo novos sentidos às normas constitucionais sem alteração do seu texto
112
A modificação constitucional em que não há vontade de alterar o texto, mas é reflexo da sociedade sobre a qual este incide, é conhecida como
mutação constitucional.
113
No que diz respeito ao instituto do poder constituinte, a doutrina constitucionalista cunhou a expressão “poder constituinte difuso”a uma forma de manifestação dessa modalidade do poder constituinte pátrio?
A mutação constitucional.
114
Esse poder tem como escopo a formulação de constituições que transpassem as fronteiras internas de um Estado e alcancem comunidades de nações. Trata-se do poder constituinte?
supranacional. o poder constituinte supranacional é o poder de criar instituições supranacionais, pautadas na vontade de integração internacional, que acabam por relativizar a soberania dos Estados que o integram. Nesse caso, a Constituição ultrapassa as fronteiras internas de um determinado Estado, criando uma comunidade de nações.
115
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O poder capaz de criar uma nova realidade a partir da elaboração de uma Constituição Federal é chamado___________________________.
Poder Constituinte Originário
116
A CF pode ser modificada pela atuação de poder constituinte derivado, obedecidas as normas nela inseridas pelo poder constituinte originário.
CERTO A competência atribuída aos Estados Federados brasileiros para a elaboração de suas constituições, segundo doutrina pacífica a esse respeito. é denominada de constituinte derivado decorrente.
117
Considerada a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que os Estados-Membros se auto-organizam por meio do exercício de seu poder constituinte?
derivado-decorrente.
118
Constitui poder dos Estados, unidades da federação, o de elaborar as suas próprias constituições, o poder constituinte derivado?
decorrente.
119
São espécies de poder constituinte segundo a doutrina constitucionalista brasileira?
Derivado decorrente e derivado reformador.
120
No estudo do poder constituinte, a revisão constitucional pode ser realizada sucessivas vezes.
ERRADO
121
A Teoria do Poder Constituinte encontra sua origem histórica na Revolução Francesa e na obra do abade Sieyès, defensor da soberania nacional.
CERTO Emmanuel Joseph Sieyès (1748-1836) foi um escritor político e clérigo francês que defendeu a soberania nacional. A sua obra O que é o Terceiro Estado? foi um dos estopins da Revolução Francesa.
122
O poder constituinte derivado reformador de revisão é uma norma de eficácia exaurida.
CERTO
122
Quais as das competências administrativas exclusivas da União?
Exclusiva, é porque ela é indelegável. I – manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais; II – declarar a guerra e celebrar a paz; III – assegurar a defesa nacional; IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente; V - decretar o estado de sítio, o estado de defesa e a intervenção federal; VI - autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico; VII - emitir moeda; VIII - administrar as reservas cambiais do País e fiscalizar as operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, câmbio e capitalização, bem como as de seguros e de previdência privada; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social; X - manter o serviço postal e o correio aéreo nacional; XI - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações, nos termos da lei, que disporá sobre a organização dos serviços, a criação de um órgão regulador e outros aspectos institucionais; XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão: a) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens; b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos; c) a navegação aérea, aeroespacial e a infra-estrutura aeroportuária; d) os serviços de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estado ou Território; e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros; f) os portos marítimos, fluviais e lacustres; XIII - organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios e a Defensoria Pública dos Territórios; XIV - organizar e manter a polícia civil, a polícia penal, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio; XV - organizar e manter os serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia de âmbito nacional; XVI - exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão; XVII - conceder anistia; XVIII - planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações; XIX - instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso; XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos; XXI - estabelecer princípios e diretrizes para o sistema nacional de viação; XXII - executar os serviços de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; b) sob regime de permissão, são autorizadas a comercialização e a utilização de radioisótopos para pesquisa e uso agrícolas e industriais; c) sob regime de permissão, são autorizadas a produção, a comercialização e a utilização de radioisótopos para pesquisa e uso médicos; d) a responsabilidade civil por danos nucleares independe da existência de culpa; XXIV - organizar, manter e executar a inspeção do trabalho; XXV - estabelecer as áreas e as condições para o exercício da atividade de garimpagem, em forma associativa. XXVI - organizar e fiscalizar a proteção e o tratamento de dados pessoais, nos termos da lei
122
O poder constituinte originário tem como titular o povo
CERTO
123
Compete exclusivamente à União emitir moeda.
CERTO
124
Traz as competências legislativas privativas da União.? e competências delegáveis.
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I – direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; m mnemônico: CAPACETE DE PM. C – ivil A – grário P – enal A – eronáutico C – omercial E – leitoral T – rabalho E – spacial DE – sapropriação P – rocessual M – arítimo
125
A União poderá, por meio de lei ordinária, delegar aos Estados e ao Distrito Federal questões específicas acerca das matérias de sua competência legislativa privativa?
Errado. O instrumento que materializa a delegação é a lei complementar.
126
Os estados podem legislar de forma concorrente sobre direito tributário?
CERTO mnemônico: PUTEFO P – enitenciário U – rbanístico T – ributário E – conômico F – inanceiro O – rçamento
127
De acordo com a CF, os estados-membros possuem competência legislativa residual.
CERTO os Estados-membros possuem, também, competências expressas. É o que nos trazem os parágrafos 2º e 3º deste mesmo art. 25, vejamos: Art. 25. § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.
128
Ao Distrito Federal são atribuídas apenas as competências legislativas reservadas aos Estados.
ERRADO Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.
129
relações internacionais da República Federativa do Brasil A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações?
CERTO igualdade entre os Estados; repúdio ao terrorismo e ao racismo;
130
Considere os seguintes princípios: I. Intervenção. II. Vedação de concessão de asilo político. III. Solução pacifica de conflitos. IV. Prevalência dos direitos humanos. Em conformidade com a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais, entre outros, pelos princípios constantes em
III e IV, apenas. III. Solução pacifica de conflitos. IV. Prevalência dos direitos humanos.
131
São Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
ERRADO no artigo 2º, estabelece que são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, mas não menciona Estados e Municípios nesse contexto. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.
132
A busca da solidariedade, um dos objetivos da República Federativa do Brasil, deve ser considerada na aplicação das normas constitucionais.
CERTO A busca pela solidariedade é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido no artigo 3º da Constituição Federal de 1988. Este artigo orienta a interpretação e aplicação das normas constitucionais, reforçando a importância da solidariedade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Fundamentação: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
133
República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais, dentre outros, pelo princípio de: Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade?
CERTO A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.' Embora a redação do item não seja idêntica à da Constituição, o princípio de cooperação para o progresso da humanidade é um dos fundamentos das relações internacionais do Brasil.
134
“Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência” QUAL INSTITUTO NOS DAR REFERENCIA?
Repristinação é um instituto jurídico que ocorre quando uma lei revogada volta a vigorar após a lei que a revogou perder a sua validade. Em situação prática, imagine uma lei A revogada pela lei B, eis que surge uma lei C que revoga a lei B, com isso a norma A volta a valer pela revogação da B.
135
----é o fenômeno que ocorre quando a nova constituição aceita ou reconhece a validade de normas infraconstitucionais anteriores à sua promulgação ou outorga.
RECEPÇÃO SIMPLES
136
determina que as normas da Constituição anterior, desde que compatíveis com a nova ordem constitucional, permanecem em vigor, mas com o status de lei infraconstitucional. Ou seja, a ------- é a recepção do texto da Constituição anterior como norma infraconstitucional, desde que compatível com a nova Constituição. Essa teoria não é aceita no Brasil.
desconstitucionalização
137
----é o fenômeno em que a nova Constituição mantém em vigor parte do texto constitucional anterior. Essa recepção geralmente tem caráter precário ou temporário.
RECEPÇÃO MATERIAL DE NORMAS CONSTITUCIONAIS =
138
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por -----, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
lei estadual
139
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos --
Autônomos
140
São Poderes da União, ----- o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
independentes e harmônicos entre si,
141
Função típica Funções atípicas do poder executivo?
TIPICA: Administrar (executar) ATIPICAS: 1 legislar: por exemplo, ao editar uma medida provisória ou um decreto autônomo. 2 julgar: julgamentos feitos pelo CADE acerca da possível formação de cartéis ou outras formas de violação da concorrência. Ainda, os julgamentos feitos pelo CARF.
142
Função típica Funções atípicas do poder LEGISLATIVO ?
TIPICA: Legislar e fiscaliza ATIPICAS 1 julgar: processar e julgar as autoridades indicadas pela CF/88 (art. 52). Ex.: Pres. da República. 2 administrar: ‘cuidar’ de seus servidores. Ex.: concessão de horas extras.
143
Função típica Funções atípicas do poder JUDICIARIO ?
TIPICA: JULGAR ATIPICA: 1 legislar: elaboração de Regimentos Internos. 2 administrar: ‘cuidar’ de seus servidores. Ex.: conceder férias
144
CPI E FUNÇÃO TIPICA OU ATIPICA DO PODER LEGISLATIVO?
FUNÇÃO TIPICA ENTRAR COMO FISCALIZAÇÃO.
145
O ASILO POLITICO E ATO VINCULADO OU DISCRICIONARIO?
DISCRICIONARIO
146
O REFUGIO E ATO VINCULADO OU DISCRICIONARIO?
VINCULADO
147
ESTRANGEIRO COM FAMILIA BRASILEIRO PODE SER EXPULSO DO BRASIL?
NAO, APENAS EXTRADITADO
148
Geração / Dimensão remetendo aos direitos políticos e civis ?
1ª Geração / Dimensão:LIBERDADE atuação negativa do estado absenteísmo ou abstensionismo estatal (liberdades clássicas)
149
Geração / Dimensão remetendo aos direitos direitos sociais, culturais e econômicos?
2ª Geração / Dimensão: “IGUALDADE” – welfare state ou estado do bem-estar social (direitos sociais, culturais e econômicos) ATUAÇÃO POSITIVA DO ESTADO
150
Geração / Dimensão remetendo aos direitos meio ambiente, consumidor, aposentadoria?
3ª Geração / Dimensão: “FRATERNIDADE” – direitos trans/meta individuais, difusos ou coletivos (meio ambiente, consumidor, aposentadoria)
151
TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Quais são as Características?
* Relatividade (teoria interna x teoria externa) * Concorrência * Imprescritibilidade * Inalienabilidade * Irrenunciabilidade * Historicidade
152
Exemplo de um direito fundamental aplicado às pessoas jurídica: proteção da honra objetiva de uma empresa
CERTO TODAS AS PESSOAS NAO DESTINATARIO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS, FISICAS OU JURIDICA. SENDO FISICA DE NATUREZA SUBJETICA JURIDICA DE ORDEM OBJETIVA
153
EFICACIA EXTERNA OU HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS?
RELAÇÕES DE PESSOAS PRIVADAS EX: EXPULSAO DE ASSOCIADOS
154
EFICACIA INTERNA OU VERTICAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS?
Aplicação desses direitos na relação entre o Estado e o cidadão. Os direitos fundamentais são oponíveis contra o Estado O Estado deve ter os direitos fundamentais como baliza para cada ato O Estado deve executar as leis de forma constitucional, ou seja, aplicando-as e interpretando-as em conformidade com os direitos fundamentais A não observância dos direitos fundamentais pode levar à invalidação judicial dos atos administrativos
155
QUAL E A TEORIA DOS LIMITES DOS LIMITES (Schranken-Schranken) ?
RELATIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS ideia de que os direitos fundamentais não são absolutos e que é possível limitar alguns deles em prol de outros.
156
Os direitos fundamentais de terceira geração estão relacionados às liberdades públicas?
ERRADO 1º GERAÇÃO/DIMENSÃO
157
A classificação dos direitos e das garantias fundamentais em gerações baseia-se em critérios puramente culturais.
ERRADO CRITERIO CRONOLOGICO
158
São considerados direitos fundamentais de quarta geração O direito à democracia e o direito à informação?
CERTO
159
-----É o fenômeno pelo qual as normas da Constituição anterior, desde que compatíveis com a nova ordem, permanecem em vigor, mas com o status de lei infraconstitucional. Assim, as normas da Constituição anterior são recepcionadas com o status de norma infraconstitucional pela nova ordem. Como regra geral, não há o fenômeno no Brasil, entretanto, poderá ser percebido quando a nova Constituição, expressamente, assim o requerer, tendo em vista ser o poder constituinte originário ilimitado e autônom
Desconstitucionalização
160
---- consiste no fenômeno do direito constitucional intertemporal pelo qual normas de uma Constituição anterior são recepcionadas pela nova Constituição, ainda, com o status de normas constitucionais. No direito brasileiro, a recepção material de normas constitucionais possui quatro requisitos: i) não contrariedade com as normas fundamentais da nova Constituição; ii) disposição expressa da recepção no texto da nova Constituição, como forma de assegurar a segurança das relações jurídicas e a autonomia do Poder Constituinte Originário; iii) prazo determinado, pois só podem permanecer como normas constitucionais de forma temporária e excepcional, devido ao caráter precário do fenômeno; e iv) recair somente sobre parte das normas constitucionais pretéritas, não sendo possível a recepção material de todas as normas da Constituição anterior
A recepção material de normas constitucionais
161
O poder legislativo, com o auxílio do tribunal de contas fará o julgamento, sendo que o tribunal de contas da união emitirá um parecer prévio .
CERTO Quando se trata do chefe do poder executivo - prefeito, governador e presidente da república. Nesses casos, quem julga as contas será sempre o poder legislativo correspondente.
162
As limitações ao poder de revisão, como manifestação do poder constituinte derivado, são apenas de natureza temporal e material.
ERRADO No entanto, além dessas, existem também limitações circunstanciais, que proíbem a revisão em determinados contextos, como em estado de sítio, estado de defesa ou intervenção federal, conforme previsto na Constituição Federal. Fundamentação: Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.
163
É incompatível com a Constituição Federal de 1988 a iniciativa popular para emenda constituição estadual.
Errado A iniciativa popular de emenda à Constituição Estadual é compatível com a Constituição Federal, encontrando fundamento no art. 1º, parágrafo único, no art. 14, II e III e no art. 49, VI, da CF/88. Embora a Constituição Federal não autorize proposta de iniciativa popular para emendas ao próprio texto, mas apenas para normas infraconstitucionais, não há impedimento para que as Constituições Estaduais prevejam a possibilidade, ampliando a competência constante da Carta Federal.
164
O poder constituinte derivado reformador, chamado por alguns de competência reformadora, tem a capacidade de modificar a Constituição Federal, por meio de um procedimento específico, estabelecido pelo originário, sem que haja uma verdadeira revolução.
CERTO
165
O poder constituinte originário é inicial, autônomo, limitado juridicamente, incondicionado, soberano na tomada de suas decisões, um poder de fato e político, permanente. O objetivo fundamental é criar um novo Estado, diverso do que vigorava em decorrência da manifestação do poder constituinte anterior.
ERRADO O poder constituinte originário é caracterizado por ser ilimitado juridicamente, incondicionado e soberano, pois não está submetido a nenhum ordenamento jurídico preexistente, tendo a capacidade de criar uma nova ordem constitucional a partir do zero.
166
O Poder Constituinte tem a missão de editar uma Constituição, estabelecendo a organização jurídica basilar de um Estado. Assinale a alternativa que corretamente classifica o Poder Constituinte que detém o poder de elaborar uma nova ordem constitucional:
É inicial; ilimitado; autônomo; e, incondicional.
167
O poder constituinte de --- é um poder temporário concedido para a revisão da Constituição após um período de tempo específico após sua promulgação.
revisão
168
O poder constituinte ---- é responsável por mudanças na Constituição Federal através de emendas. Não é utilizado por um estado da Federação ao elaborar ou alterar sua própria Constituição.
derivado reformador
169
O poder constituinte --- é o poder que os estados da Federação têm de elaborar suas próprias Constituições e leis, desde que estas não contrariem os princípios da Constituição Federal. Portanto, esta é a resposta correta.
derivado decorrente
170
Determina que deve existir uma relação de paralelismo entre as disposições constitucionais destinadas à União e os demais entes federativos. Assim, os Estados, na medida do possível e no exercício das suas competências, devem adotar os princípios fundamentais e as regras de organização existentes na Constituição Federal. Esse texto refere-se a um princípio adotado inclusive para a composição dos Tribunais de Contas Estaduais. Trata-se do princípio
Da simetria concêntrica.
171
O processo de mutação constitucional equivale formalmente ao exercício do Poder Constituinte derivado reformador.
ERRADO as mutações constitucionais se referem a um processo informal de mudança constitucional, ou seja, uma nova interpretação da Constituição conforme as novas mudanças sociais.
172
De acordo com a teoria clássica do Poder Constituinte, a Constituição é resultado do exercício de um poder originário, anterior e superior a ela, no qual ela se radica e do qual advém toda a sua premência e irrestrição.
CERTO
173
No tocante ao Poder Constituinte, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – O Poder Constituinte Derivado é limitado e condicionado. II – O Poder Constituinte Derivado Decorrente tem como missão estruturar a Constituição dos Estados-Membros. III – O objetivo fundamental do Poder Constituinte Originário é o de criar um novo Estado.
TODOS CERTO mutação constitucional decorre do reconhecimento de que a norma jurídica não se confunde com o texto, motivo pelo qual mudanças na sociedade possuem impacto na forma como se interpreta o texto constitucional.
174
O poder constituinte ---- é um conceito que emerge em contextos de integração regional, onde os Estados cedem parte de sua soberania a entidades supranacionais. Este conceito é discutido na doutrina constitucional e é exemplificado pela União Europeia, onde os tratados constitutivos têm força normativa superior às legislações nacionais dos Estados-membros.
supranacional supranacional busca a sua fonte de validade na cidadania universal, no pluralismo de ordenamentos jurídicos, na vontade de integração e em um conceito remodelado de soberania.
175
O mecanismo de revisão constitucional e os estados constitucionais de emergência, como a intervenção federal, são as principais garantias da rigidez constitucional em sua dimensão de supralegalidade.
ERRADO A revisão constitucional e os estados constitucionais de emergência são apenas duas das garantias da rigidez constitucional, e não as principais garantias. O controle de constitucionalidade, por exemplo, é muito mais frequentemente usado como meio para esse fim.
176
Assinale a alternativa CORRETA: A O “estado de coisas inconstitucional”, lido pela doutrina pátria como princípio da proibição de proteção deficiente, indica uma situação fática de desídia estatal diante de determinado direito fundamental. B O realismo jurídico, movimento teórico que superou o formalismo, ressalta a estrita vinculação das decisões judiciais ao comando legal, importando mais a lei em si do que as consequências fáticas de sua aplicação. C A ideia da “desconstitucionalização” reconhece a recepção de preceitos constitucionais anteriores, porém na condição de direito ordinário, e desde que compatíveis com a nova ordem constitucional. D O conceito de efetividade da norma jurídica, distinto da mera ideia de eficácia, não se aplica às normas constitucionais, naturalmente dependentes da ação política e da realidade social vivenciada, circunstâncias limitadoras da materialização concreta do preceito legal. Responder
C A ideia da “desconstitucionalização” reconhece a recepção de preceitos constitucionais anteriores, porém na condição de direito ordinário, e desde que compatíveis com a nova ordem constitucional. JUSTIFICATIVA A)O estado de coisas inconstitucional é uma violação generalizada e sistêmica de direitos fundamentais. Ele surge diante da inércia ou da incapacidade de as autoridades públicas modificarem determinada situação. Somente com transformações estruturais e com atuação de diversas autoridades é que se torna possível sua alteração. B) "(...) o realismo jurídico teve sua origem no direito norte-americano, em meados do século XX, possuindo as suas bases no sistema da common law, onde a fonte primordial do direito é a jurisprudência. É definido como um conjunto de correntes filosóficas que defendem o direito como fruto de decisões judiciais, sendo isso mais relevante que a norma jurídica como base para a definição do direito. O texto de lei propriamente dito somente ganha sentido quando interpretado pelo julgador." D) A efetividade SE APLICA às normas constitucionais, naturalmente dependentes da ação política e da realidade vivenciada.
177
A respeito do tema “Poder Constituinte”, a situação em que normas da Constituição substituída, compatíveis com as normas da nova ordem constitucional, permanecem em vigor, mas com força de lei infraconstitucional, é denominada:
Desconstitucionalização.
178
A Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu a matéria de reforma constitucional, estabelecendo limites materiais e formais ao exercício do poder constituinte derivado. Acerca desses limites para reforma, estabelecidos no texto constitucional, avalie as proposições a seguir. O texto constitucional admitiu a possibilidade de revisão, através de resposta direta do eleitorado, quanto à forma (monarquia ou república) e ao sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo).
CERTO
179
Os limites materiais são imperativos e se dividem em limites de competência, de momento ou temporais e de formalidade.
ERRADO. A alternativa apresentou os limites FORMAIS. Os limites materiais ( relacionados à MATÉRIA da Emenda) estão dispostos no art. 60, §4 da CF/88: Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.
180
A Constituição não pode ser reformada na vigência de intervenção federal ou estadual, de estado de defesa ou de estado de sítio.
ERRADO. Não há óbice para reforma constitucional em vigência de intervenção estadual: Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: (...) § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
181
No que concerne aos limites temporais, há vedação para votação de proposta de matéria que, na mesma sessão legislativa, tenha sido rejeitada, sem prejuízo da sua rediscussão em comissões permanentes ou especiais do parlamento.
ERRADO. De fato há a vedação para votação de matéria na mesma sessão legislativa, contudo essa vedação se aplica também a rediscussão em comissões, pois a Emenda Constitucional será apresentada em comissão e assim não poderá nela ser rediscutida na mesma sessão legislativa.
182
Quando a lei ordinária, publicada sob o regime constitucional revogado, mantém a sua validade frente a promulgação de uma nova constituição, ocorre a aplicação da teoria da:
Recepção. A recepção é um fenômeno que se destina a dar continuidade as relações jurídicas.
183
No dia 21 de março de 2022, Bruno perturbou, por acinte, a tranquilidade de sua ex-companheira, Kelly, ao fazer, durante o expediente dela, uma única ligação para o telefone comercial da empresa em que ela trabalha, tendo gritado com ela e lhe exigido coisas relacionadas ao filho do ex-casal. Kelly ficou nervosa, assustada e preocupada com possíveis consequências profissionais contra si dessa conduta de Bruno, que, além de baseada no gênero da vítima, ocorreu no âmbito de relação íntima de afeto do ex-casal, uma vez que eles haviam sido companheiros e tiveram um filho juntos. Nessa situação hipotética, conforme o Código Penal (CP), ao efetuar a ligação mencionada para Kelly, Bruno praticou
conduta atípica. “uma única ligação para o telefone comercial da empresa em que ela trabalha, tendo gritado com ela e lhe exigido coisas relacionadas ao filho do ex-casal”. Dessa forma, BRUNO não teria praticado atos reiterados contra a vítima, com intenção de causar dano psicológico (violência psicológica contra a mulher) ou de perseguição (stalking). O caso do enunciado leva mais à compreensão de que houve uma divergência isolada entre o ex casal, quanto a assuntos relacionados ao filho do ex casal, o que, por si só, não configuraria qualquer crime.
184
De acordo com o Código Penal brasileiro, em seu Título XI, são tipificados os crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Considerando a legislação penal e o cenário a seguir, analise a situação de Joaquim, um procurador municipal: Joaquim, ao revisar processos de licitação antigos, identifica que um contrato específico foi superfaturado. Apesar de não ter participado da licitação ou da execução do contrato, Joaquim opta por não reportar a irregularidade, uma vez que seus colegas mais antigos no serviço público e que gozam de grande prestígio na administração estariam envolvidos. Além disso, ele utiliza de informações obtidas nessa revisão para investir em uma empresa que se beneficiou indevidamente das licitações públicas. Baseando-se nos dispositivos legais pertinentes, escolha a alternativa correta que identifica as infrações penais cometidas por Joaquim:
Joaquim é autor do crime de omissão de notificação de crime, previsto no artigo 66 da Lei de Contravenções Penais, por não comunicar à autoridade competente o crime de que teve conhecimento no exercício da função pública, e do crime de violação de sigilo funcional, artigo 325 do Código Penal, ao utilizar informação sigilosa para benefício próprio.
185
Referente às contravenções penais, assinale a alternativa correta. A lei brasileira somente é aplicável à contravenção praticada no território nacional.
CERTO
186
Considerando a legislação aplicável e o entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta. A Não caracteriza o crime de tortura a conduta do carcereiro que constrange o preso, mediante grave ameaça, a submeter-se à situação vexatória não autorizada em lei.
CERTO dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade, alterando e revogando legislação anterior sobre o tema.
187
Quanto às condutas previstas na Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/1941), é correto afirmar que: A a ação penal é de iniciativa privativa do ofendido; B se pune a tentativa de contravenção, assim como as condutas consumadas; C configura perturbação do trabalho ou sossego alheios o abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; D são inaplicáveis as medidas de segurança previstas no Código Penal; E na prática de vias de fato a pena aumenta-se de 2/3 se a vítima for maior de 60 anos.
C configura perturbação do trabalho ou sossego alheios o abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; a) ERRADA: AS CONTRAVENÇÕES PENAIS SÃO PROCESSADAS MEDIANTE AÇÃO PENAL INCONDICIONADA b) ERRADA: DE ACORDO COM A LEI 3.688 NÃO SE ADMITE PUNIÇÃO DE TENTATIVA DE CONTRAVENÇÃO c) CERTA: CONDUTAS DE BAIXO PONTENCIAL OFENSIVO D) ERRADA: MEDIDAS DE SEGURANÇA SÃO APLICÁVEIS E) ERRADA: A PENA É AUMENTADA DE 1/3
188
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Nos casos em que servidores vinculados às instituições de segurança pública dispostas na Constituição Federal figurarem como investigados em inquéritos policiais, inquéritos policiais militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações de _____________________, o indiciado poderá constituir defensor.
excludente de ilicitude
189
-----– conflito de conteúdo inconstitucionalidade em relação a matéria tratada pela lei, isto é, a matéria trazida pela lei ofende a CF
Inconstitucionalidade material MATERIAL (NOMOESTÁTICA) Tanto a inconstitucionalidade material quanto a formal podem ser total ou parcial.
190
-----vício no processo legislativo → lembre-se que a CF indica um rito a ser seguido para a elaboração das leis. Quando esse rito é violado.
configura-se uma inconstitucionalidade formal. FORMAL (NOMODINĀMICA) – Subjetiva – vício na iniciativa – exemplo: art. 61, § 1º → rol de matérias próprias do Presidente da República. Objetiva – vício nas demais fases – exemplo: art. 69 → aprovar uma lei complementar por maioria simples. Orgânica – vício na repartição das competências – exemplo: art. 22 → Compete privativamente à União legislar sobre o direito penal.
191
Qual o sistema de controle DE CONSTITUCIONALIDADE no Brasil?
Predominantemente judicial – Mas atenção: não é um controle judicial “puro”, pois a CF apresenta traços de controle político. – Esses traços de controle político são: – As Comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado. - Lembre-se que um projeto de lei tramita por comissões. E uma das comissões mais importantes é, justamente, a CCJ que possui como finalidade observar a constitucionalidade dos projetos de lei. - A CCJ não é integrante do Judiciário e sim do Legislativo e pode realizar controle de constitucionalidade → traço de controle político no Brasil. – Veto jurídico do Presidente da República. Na fase constitutiva, um projeto de lei vai para o Presidente da República (deliberação executiva), para fins de sanção ou veto. - Veto expresso e motivado. - Se veta por motivo de falta de interesse público → veto político. - Se veta por motivo de inconstitucionalidade do projeto de lei → veto jurídico.
192
* Momento do controle: preventivo ?
Preventivo: serve para prevenir que um projeto de lei inconstitucional adentre o ordenamento jurídico. – Legislativo – CCJ – exemplo: quando uma CCJ emite um parecer dizendo que o projeto de lei deve ser interrompido, pois fere a CF. – Executivo – veto jurídico do Presidente da República.
193
Momento do controle repressivo?
Repressivo → recai sobre uma lei que já existe. – Atuam no controle repressivo: Legislativo, Executivo, Judiciário e o TCU. Legislativo: - Quando o Congresso Nacional determina a sustação de um ato normativo que extrapola o poder regulamenta – Executivo: - Atua no controle repressivo? O entendimento majoritário é de que sim. - Possibilidade do Presidente de negar o cumprimento de uma lei que ele entenda inconstitucional. Judiciário: - A atuação no controle repressivo é a função típica do Judiciário
194
Constitui assédio judicial, comprometedor da liberdade de expressão, o ajuizamento de inúmeras ações a respeito dos mesmos fatos, em comarcas diversas, com o intuito ou o efeito de constranger jornalista, ou órgão de imprensa, dificultar sua defesa ou torná-la excessivamente onerosa.
CERTO
195
É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
CERTO Art. 5º, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
196
É da competência exclusiva do Congresso Nacional resolver, definitivamente, sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
CERTO Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
197
O Ministério Público tem legitimidade ativa para a defesa, em juízo, dos direitos e interesses individuais homogêneos, quando impregnados de relevante natureza social, como sucede com o direito de petição e o direito de obtenção de certidão em repartições públicas
CERTO
198
A avocação de atribuições de membro do Ministério Público pelo Procurador-Geral implica quebra na identidade natural do promotor responsável, já que não é atribuição ordinária da Chefia do Ministério Público atuar em substituição a membros do órgão. Essa hipótese de avocação deve ser condicionada à aceitação do próprio promotor natural, cujas atribuições se pretende avocar pelo PGJ, para afastar a possibilidade de desempenho de atividades ministeriais por acusador de exceção, em prejuízo da independência funcional de todos os membros
CERTO
199
Por força do princípio da unidade do Ministério Público (art. 127, § 1º, da CF), os membros do Ministério Público integram um só órgão sob a direção única de um só Procurador-Geral. Só existe unidade dentro de cada Ministério Público, não havendo unidade entre o Ministério Público de um Estado e o de outro, nem entre esses e os diversos ramos do Ministério Público
CERTO
200
A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público – LONMP – previu que: ‘Caso o Chefe do Poder Executivo não efetive a nomeação do Procurador-Geral de Justiça, nos quinze dias que se seguirem ao recebimento da lista tríplice, será investido automaticamente no cargo o membro do Ministério Público mais votado, para exercício do mandato’. Disciplinamento da omissão, a fim de garantir a existência de um Procurador-Geral de Justiça de forma a implementar o mandamento constitucional de investidura do Procurador-Geral de Justiça, e garantia da independência e do autogoverno da instituição. O legislador utilizou-se da maneira menos gravosa de corrigir eventual omissão e evitar a completa ausência de Procurador-Geral de Justiça: proporcionalidade da solução desenhada pela LONMP. O art. 9º, § 4º, da Lei n. 8.625/1993 não subverte a metodologia constitucionalmente imposta para a escolha dos Procuradores de Justiça. Regulação proporcional da forma de nomeação do Procurador-Geral de Justiça em razão da omissão do Chefe do Poder Executivo
CERTO
201
Não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel.
CERTO não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;
202
ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;
CERTO
203
FORMAS DE CONTROLE QUE EXIGE exige a comprovação de lesão à direito?
CONCRETО Modelos de controle: concentrado e difuso. * Concentrado → aquele que se concentra no órgão de cúpula do Poder Judiciário do país – No Brasil, tal órgão é o Supremo Tribunal Federal.
204
FORMAS DE CONTROLE QUE EXIGE contra lei em tese?
ABSTRATO Abstrato → neste caso, não há nenhum bem da vida em disputa. O foco está na declaração de inconstitucionalidade de uma lei em tese. * Exemplo: – IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. – A CF, na parte de sistema tributário nacional, proíbe que os tributos tenham caráter confiscatório.
205
QUAIS SAO OS LEGITIMAÇÃO ATIVA PARA PROPOR CONTROLE DIFUSO?
AUTOR, REU, MP E JUIZ DE OFICIO TODOS (AMPLA)
206
---- aquele que se espalha por todos os órgãos do Poder Judiciário do país. – Juízes de 1ª instância, tribunais, tribunais superiores, etc. – Inclusive o próprio STF. Exemplo: quando o Supremo analisa um mandado de injunção, um mandado de segurança, um recurso extraordinário QUAL CONTROLE SE REFERE? DIFUSO OU CONCENTRADO
Difuso – O órgão fracionário não pode declarar a lei inconstitucional. Portanto, deve remeter a questão para o plenário ou para o órgão especial (se houver)
207
órgãos fracionários deste tribunal não podem realizar o controle difuso, declarando uma lei inconstitucional. – Trata-se do Princípio da -----
Reserva de Plenário Art. 97, da CF/1988. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. – Órgão especial → se um tribunal tem mais de 25 julgadores, este tribunal pode constituir um órgão especial – Art. 93, XI: Art. 93, XI, da CF/1988. Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.
208
* O STJ é formado por --- ministros.
33 * Sendo assim, tem mais de 25 julgadores, pode constituir um órgão especial Resumindo: – Todos os juízes têm competência dentro do controle difuso de constitucionalidade. – Porém, ao chegar em um tribunal, a princípio, os órgãos fracionários não podem declarar uma lei inconstitucional.
209
pode um órgão fracionário apreciar um juízo de recepção de uma norma anterior à constituição atual?
SIM, O órgão fracionário pode apreciar esse juízo de recepção Porque, neste caso, não há juízo de inconstitucionalidade. Afinal, o juízo de inconstitucionalidade só é feito em normas posteriores à Constituição vigente. – Entendimento do STF: não se aplica o Princípio da Reserva de Plenário quando o pedido for de interpretação conforme.
210
QUAIS SAO OS EFEITOS DA DECISÃO DO CONTROLE DIFUSO ?
INTER PARTES EX TUNC( RETROAGE)
211
De acordo com a Constituição Federal de 1988, as entidades listadas a seguir podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade Do Governador de Estado ou do Distrito Federal. B Do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. C Do a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. D Do partido político com representação no Congresso Nacional.
TODOS confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional;'
212
No que se refere ao controle de constitucionalidade, a Constituição Federal de 1988 prevê sistemas de fiscalização para garantir a supremacia da Constituição. Sobre os sistemas de controle, assinale a alternativa correta: Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é um instrumento do sistema concentrado para questionar a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo em abstrato. C/ E
CERTO Art. 102, I, 'a', da Constituição Federal de 1988: Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.
213
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é utilizada apenas para proteger os direitos individuais em casos concretos. C/ E
ERRADO Art. 102, § 1º, da Constituição Federal de 1988: A arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei.
214
Marque a alternativa que contém exemplos de ações utilizadas no sistema de controle concentrado no Brasil: Ação Declaratória de Constitucionalidade e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. C/ E
CERTO
215
Acerca da ação direta de inconstitucionalidade (ADI), assinale a opção correta. A concessão de medida cautelar em ADI torna aplicável a legislação anterior acaso existente, exceto se houver expressa manifestação em sentido contrário.
CERTO Conforme o artigo 11, §1º, da Lei nº 9.868/1999: 'A concessão da medida cautelar torna aplicável a legislação anterior acaso existente, salvo expressa manifestação em sentido contrário.'
216
( )Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público ( )Aos juízes é vedado, entre outros, dedicar-se à atividade político-partidária ( )Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira
V V V
217
As ações de inconstitucionalidade prescindem de oitiva do Procurador-Geral da República. C/E'
ERRADO O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal.
218
As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. C/E
CERTO
219
Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em um ano. C/E
ERRADO 30 DIAS CF, Art. 103, §2º. Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção de providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.
220
( ) O amicus curiae não tem legitimidade para opor embargos de declaração em recurso extraordinário com repercussão geral. Todavia, em sede de recurso extraordinário, o relator eventualmente pode ouvir os terceiros sobre a questão da repercussão geral e levar a matéria para esclarecimentos. ( ) A procuradoria jurídica estadual ou municipal possui legitimidade para interpor recurso em face de acórdão de tribunal de justiça proferido em representação de inconstitucionalidade. ( ) Tribunal de Justiça pode julgar ADI contra lei municipal tendo como parâmetro a Constituição Federal, desde que seja uma norma de reprodução obrigatória ( )Governador de Estado afastado cautelarmente de suas funções por força do recebimento de denúncia por crime comum não tem legitimidade ativa para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade.
TODAS CORRETA
221
O Estado Alfa editou nova lei orgânica de sua Polícia Civil prevendo, em determinado dispositivo legal, a supressão remuneratória de policial, nos seguintes termos: O Corregedor-Geral da Polícia Civil decidirá fundamentadamente pelo afastamento temporário, ou não, do exercício do cargo ou das funções, com supressão das vantagens previstas nesta lei, do servidor Policial Civil processado criminalmente. De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o mencionado dispositivo que prevê o afastamento temporário do exercício do cargo ou das funções, com supressão das vantagens, do servidor policial civil processado criminalmente é A inconstitucional, por violar as cláusulas do devido processo legal e da não culpabilidade. B constitucional, pelo princípio do não enriquecimento ilícito, pois o policial afastado não prestou serviço à sociedade. C objeto de interpretação conforme a Constituição, de maneira a se admitir a supressão de remuneração mediante prévio processo administrativo disciplinar. D objeto de interpretação conforme a Constituição, de maneira a se admitir a supressão de remuneração nos casos em que houver sentença penal condenatória. E objeto de interpretação conforme a Constituição, de maneira a se admitir a supressão de remuneração no caso de ação penal em que é imputada ao policial a prática de crime hediondo.
A inconstitucional, por violar as cláusulas do devido processo legal e da não culpabilidade.
222
Compete privativamente ao ----- X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;
Senado Federal Obs.: O Supremo Tribunal Federal julga. Por exemplo, no controle difuso e no julgamento em específico, o efeito da decisão foi por inter partes; autor e réu. Ao tomar conhecimento da decisão, o Senado Federal poderá suspender a execução dessa lei – no todo ou em partes – de tal forma que transformará a decisão que, inicialmente, era inter partes em erga omnes Obs.: Se o STF decide no controle difuso, controle incidental, que uma norma federal é inconstitucional, em princípio, a norma produzirá efeito “inter partes”. A decisão do Senado Federal que estende os efeitos da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) tem sua eficácia de acordo com a norma: em se tratando de norma estadual, distrital ou norma municipal, a eficácia vai ser “ex nunc” – da suspensão para frente, ou seja, da publicação da resolução do Senado Federal para frente não retroage. No entanto, se o STF diz que uma lei federal é inconstitucional no controle difuso, de acordo com o Decreto Federal n. 2.346, de 1997: a suspensão de eficácia do Senado Federal será considerada “ex tunc”, retroagindo ao início de vigência da norma federal.
223
QUEM SÃO São legitimados a propor a edição, a revisão ou o cancelamento de enunciado de súmula vinculante?
I – o Presidente da República; II – a Mesa do Senado Federal; III – a Mesa da Câmara dos Deputados; IV – o Procurador-Geral da República; V – o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VI – o Defensor Público-Geral da União; VII – partido político com representação no Congresso Nacional; VIII – confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional; IX – a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; X – o Governador de Estado ou do Distrito Federal; XI – os Tribunais Superiores, os Tribunais de Justiça de Estados ou do Distrito Federal e Territórios, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho, os Tribunais Regionais Eleitorais e os Tribunais Militares.
224
Se a administração pública, ou o próprio Poder Judiciário, desrespeitar o enunciado da súmula vinculante, não é necessário discuti-las nas instâncias ordinárias. A reclamação é feita diretamente no STF (Supremo Tribunal Federal). C/E
CERTO REQUISITOS * Reiteradas decisões no próprio Supremo Tribunal Federal sobre as questões Constitucionais. * Demonstrar controvérsia atual sobre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questões idênticas. o STF pode a qualquer momento revisar, modificar ou cancelar sua própria súmula vinculante, não se vinculando aos efeitos da súmula vinculante. O próprio Supremo de ofício não está vinculado ao enunciado da súmula vinculante. Porém, todos os demais órgãos do Poder judiciário estarão vinculados, incluindo: STJ (Superior Tribunal de Justiça), CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tribunais superiores, tribunais de apelação, Juízes da primeira instância. Todos os órgãos do Poder Judiciário devem observar a súmula vinculante.
225
Características do preâmbulo * Não possui relevância jurídica * Não possui força norma7va * Não cria direitos ou obrigações * Não tem força obrigatória * Não prevalece contra texto expresso na Cons7tuição * A expressão “sob a proteção de Deus” não é norma de reprodução obrigatória
Não serve como paradigma comparativo para declaração de inconstitucionalidade * Não é componente necessário de qualquer Constituição * Situa-se no domínio da política * Caráter de mero paradigma interpretativo * Traça diretrizes políticas, filosóficas e ideológicas da Constituição
226
O ADCT e o preâmbulo não são considerados normas constitucionais. C/E
ERRADA pois o ADCT é parte integrante da Constituição e possui força normativa. O preâmbulo, embora não tenha força normativa, é parte do texto constitucional.
227
O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) é parte integrante da estrutura da Constituição Federal de 1988. Caracteriza-se por ser composto de normas constitucionais de eficácia exaurida, que se destinam a regular determinada situação jurídica e após a extinção desta, não produzem mais efeitos. A respeito das normas do ADCT.
elas são normas constitucionais formais; As normas do ADCT são parte integrante da Constituição e possuem caráter formal, sendo promulgadas com a mesma força das normas permanentes da Constituição.
228
O Preâmbulo é uma espécie de introdução ao texto constitucional, o qual apresenta o processo que resultou na elaboração da Constituição e o núcleo de valores e princípios de uma nação. Esse conjunto de enunciados:
não contém relevância jurídica o preâmbulo da Constituição não constitui norma central e, portanto, não se trata de norma de reprodução obrigatória na Constituição Estadual, não tendo força normativa. preâmbulo não é norma central da Constituição e por isso não é de reprodução obrigatória nas constituições estaduais. Devem ser observados na interpretação das normas constitucionais, por se tratarem de vetores adotados pela Constituição.
228
O princípio da culpabilidade penal impõe que a responsabilidade deve ser pessoal, subjetiva e pelo fato, afastando-se a influência de qualidades pessoais na formação da culpa. C OU E
CERTO
229
Suponha que um funcionário público municipal tenha se utilizado, por alguns minutos, de veículo oficial para fins pessoais, resultando em um consumo de combustível da ordem de R$ 50,00 (cinquenta reais) no trajeto não autorizado. Após advertência recebida de seu superior, o funcionário em questão realizou o depósito na conta do Tesouro Municipal, do montante equivalente à gasolina utilizada no trajeto. Com base nesta situação hipotética e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que
a conduta em si não é capaz de lesionar o bem jurídico Administração Pública, aplicando-se o princípio da bagatela.
230
O princípio da insignificância ou bagatela própria é uma causa supralegal de exclusão da tipicidade material.
CERTO
231
ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade), ADO (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão) e ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Quais são os legitimado para propor ?
I – o Presidente da República; II – a Mesa do Senado Federal; III – a Mesa da Câmara dos Deputados; IV – a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; V – o Governador de Estado ou do Distrito Federal; VI – o Procurador-Geral da República; VII – o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII – partido político com representação no Congresso Nacional; IX – confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. * 03 (três) Autoridades: Presidente da República, Governador de Estado ou do Distrito Federal e o Procurador-Geral da República; * 03 (três) Mesas: Mesa do Senado Federal, Mesa da Câmara dos Deputados e Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; * 03 (três) Instituições: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido político com representação no Congresso Nacional e Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional Legitimados Ativos Especiais: * Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; * Governador de Estado ou do Distrito Federal; * Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. O legitimado ativo universal pode impugnar qualquer matéria, não tendo o dever de demonstrar interesse no debate. Ao passo que o legitimado ativo especial tem que demonstrar uma pertinência temática como requisito implícito de legitimação, tendo o dever de demonstrar interesse pela matéria debatida nos autos processuais, sob a pena da ADI não ser conhecida.
232
Maria ingressou com requerimento administrativo no âmbito de uma diretoria vinculada a certa Secretaria do Estado Beta. Embora estivesse amplamente alicerçado na ordem constitucional e em súmula vinculante, o requerimento, para a surpresa de Maria, foi indeferido pelo órgão competente. Nesse caso, para que a questão possa vir a ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, Maria deve: ingressar com reclamação, dirigida ao Tribunal, após o esgotamento das vias administrativas?
CERTO Feriu súmula vinculante, é ação cabível RECLAMAÇÃO, após esgotamento das vias administrativas!
233
A edição de enunciado de súmula vinculante terá efeito em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à administração pública, direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. C/E
CERTO
234
A respeito da súmula vinculante, é correto afirmar que o cancelamento de súmula vinculante poderá ser provocado pelos legitimados para a propositura da ação direta de inconstitucionalidade?
CERTO Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide Lei nº 11.417, de 2006). § 1º A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) § 2º Sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade.
235
O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. C/E
CERTO
236
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. C/E
CERTO
237
O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal. C/E
CERTO
238
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. C/E
CERTO
239
À luz da Lei n.º 11.417/2006, o Supremo Tribunal Federal (STF) não pode editar súmula vinculante após julgamento de um único processo sobre determinada matéria constitucional. C/E
CERTO 'Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.' Este artigo estabelece claramente que a edição de súmula vinculante pelo STF requer decisões reiteradas sobre a matéria, não sendo possível sua edição após um único julgamento.
240
A aprovação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade. C/E
CERTO
241
a súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública, que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica. C/E
CERTO Art. 103-A, § 1º. A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.
242
O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal C/E
CERTO Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado. ADI 1.616 [...] 4. O munus a que se refere o imperativo constitucional (CF, artigo 103, § 3º) deve ser entendido com temperamentos. O Advogado- Geral da União não está obrigado a defender tese jurídica se sobre ela esta Corte já fixou entendimento pela sua inconstitucionalidade. Ação julgada procedente para declarar inconstitucional a Resolução Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, tomada na Sessão Administrativa de 30 de abril de 1997
243
A medida cautelar, dotada de eficácia contra todos(ERGA OMNES), será concedida com efeito ex nunc, salvo se o Tribunal entender que deva conceder-lhe eficácia retroativa C/E
CERTO
244
A característica de historicidade dos direitos fundamentais está relacionada à concepção de gerações ou dimensões desses direitos. C/E
CERTO
245
Compreendem os direitos fundamentais de primeira geração ou dimensão, os direitos civis e políticos, cujo titular é o indivíduo. Compreendem os direitos de segunda geração (ou dimensão) os direitos sociais, culturais e econômicos, bem como os direitos coletivos ou de coletividades. C/E
CERTO
246
De acordo com a teoria dos limites dos limites, um direito fundamental pode ser restringido desde que preservado o seu núcleo essencial. C/E
CERTO
247
A denominada “teoria dos quatro status”, que conferiu quatro status aos direitos fundamentais, foi desenvolvida por Georg Jellinek. C/E
CERTO
248
Considere que o Poder Legislativo do Estado X aprovou lei que veda a inscrição de usuário dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em cadastro de proteção ao crédito quando inadimplente, sob a justificativa de que os serviços, ainda quando concedidos à inciativa privada, permanecem sendo serviços públicos e, nessa condição, devem ter os seus termos regulados pelo ente político dotado da competência constitucional para prestá-los. A mesma lei também obriga empresas prestadoras do serviço de televisão por assinatura – e que já possuam Serviço de Atendimento ao Consumidor – a fornecerem atendimento telefônico gratuito a seus clientes. A proposição legislativa foi sancionada pelo Governador do Estado. Inconformadas, entidades representativas dos respectivos segmentos econômicos pediram a realização de uma reunião com representantes do Ministério Público, por entenderem que as duas normas teriam impacto no custo do serviço e consequentemente seriam prejudiciais ao consumidor. O membro do Ministério Público presente na reunião poderá informar, com base na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que
a norma que institui o dever de empresas fornecerem atendimento telefônico gratuito a clientes é constitucional, pois, sob o viés do fortalecimento do “federalismo centrífugo”, não fere o modelo de repartição constitucional de competências a legislação estadual supletiva que amplie a esfera protetiva do consumidor. Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) V – produção e consumo; § 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais. § 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados. § 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. Com base nisto STF Info 1.045 - 2022: É constitucional lei estadual obrigar empresas de TV por assinatura e estabelecimentos comerciais de venda a fornecerem atendimento telefônico gratuito aos clientes. (pois trata sobre direito do consumidor.)
249
É inconstitucional lei estadual que cria cadastro de usuários e dependentes de drogas, com informações concernentes ao registro de ocorrência policial, inclusive sobre reincidência. C/E
CERTO
250
A jurisprudência do STF reconhece a competência concorrente dos Estados para legislar sobre meio ambiente, desde que não invadam a competência privativa da União. A proteção ambiental é um dever fundamental C/E
CERTO Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
251
O Governador de um Estado editou uma norma que legisla sobre telecomunicações, justificando que tal medida seria necessária para a segurança estadual. Considerando a distribuição de competências prevista na Constituição Federal, essa norma: É inconstitucional, pois a competência para legislar sobre telecomunicações é exclusiva da União. C/E
CERTO Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão; A competência para legislar sobre telecomunicações é exclusiva da União, tornando a norma estadual inconstitucional.
252
A Lei Orgânica do Município Gama determinou, a respeito da aprovação das contas do Prefeito, que, acaso não haja julgamento por parte do parlamento municipal em um prazo de 60 (sessenta) dias após o recebimento do parecer exarado pelo Tribunal de Contas do Estado, ocorrerá julgamento ficto e os termos da manifestação da Corte de Contas serão ratificados. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta. A referida norma é inconstitucional, pois o parecer técnico elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado tem natureza meramente opinativa, competindo, exclusivamente, à Câmara de Vereadores o julgamento das contas anuais do Chefe do Poder Executivo local, sendo incabível o julgamento ficto das contas por decurso de prazo. C/E
CERTO
253
A Constituição Federal prevê um rol de direitos sociais em seu artigo 6º, dentre os quais o direito social à Proteção à maternidade. C OU E
CERTO Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde a alimentação , o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição
254
Os Procuradores-Gerais poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva. C OU E
CERTO
255
São brasileiros naturalizados: os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de dez anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. C OU E
ERRADO 2. São brasileiros: II – naturalizados: b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. (Grifos nossos.)
256
São brasileiros natos: os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país. C OU E
CERTO São brasileiros: I – natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
257
São brasileiros natos: os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil C OU E
CERTO São brasileiros: I – natos: b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
258
São brasileiros natos: os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. C OU E
CERTO São brasileiros: I – natos: c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;
259
São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o primeiro grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição C OU E
ERRADO PRIMEIRO GRAU
260
São brasileiros natos: os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. C OU E
CERTO . São brasileiros: II – naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral
261
Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. C OU E
CERTO
262
São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos C OU E
certo
263
O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente C OU E
CERTO
264
Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. C OU E
CERTO
265
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente ( ) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador- -Geral da República ( )o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Território. ( )as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta. ( )extradição solicitada por Estado estrangeiro
V,V,V,V
266
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente. ( )a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual e municipal e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.
ERRADO Não cabe ADI contra uma lei municipal no STF, no caso de lei municipal caberá ADI no TJ, conforme o art. 102, I, a, da CF/1988: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I – processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional n. 3, de 1993)
267
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente. ( ) nos crimes comuns, os Governadores e Vice-Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios e os do Ministério Público da União que oficiem perante tribunais.
ERRADO O Vice-Governador responde no TJ do Estado
268
269
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente. os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal. C OU E
CERTO
270
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente. os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea “a”, ou quando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral. C OU E
CERTO
271
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente. os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União C OU E
CERTO
272
273
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente. o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, excetuados os casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos órgãos da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal C OU E
CERTO
274
Aos juízes federais compete processar e julgar as causas em que a União, entidade autárquica ou sociedade de economia mista federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho. C OU E
ERRADO A sociedade de economia mista federal responde na justiça estadual
275
Aos juízes federais compete processar e julgar as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Município ou pessoa domiciliada ou residente no País. C OU E
CERTO
275
Aos juízes federais compete processar e julgar as causas fundadas em tratado ou contrato da União com Estado estrangeiro ou organismo internacional; C OU E
CERTO
276
Aos juízes federais compete processar e julgar os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral C OU E
CERTO
277
Aos juízes federais compete processar e julgar os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente. C OU E
CERTO
278
Considerados em sentido duplo, pode-se sustentar que os direitos fundamentais cumprem, em regra, uma dupla função, abrangendo, ao mesmo tempo, uma dimensão positiva e negativa. C/E
CERTO
279
Já os direitos da segunda geração, por sua vez, nasceram a partir do início do século XX, introduzidos pelo constitucionalismo do Estado social e compõem-se dos direitos de igualdade em sentido amplo – como os direitos econômicos, sociais e culturais, cujo adimplemento impõe ao poder público a satisfação de um dever de prestação preponderantemente positiva, consistindo em um facere. C/E
CERTO
280
De acordo com parte da doutrina, os direitos fundamentais possuem significado como princípios básicos da ordem constitucional, participando da essência do Estado Democrático de direito, operando como diretriz e limite para sua ação. Além disso, os direitos fundamentais assumem um sistema de valores, que influem sobre todo o ordenamento jurídico, servindo de norte para ação de todos os poderes constituídos. Essas características estão diretamente associadas à A dimensão objetiva dos direitos fundamentais. C/E
CERTO
281
Observe a afirmativa a seguir: “O direito à segurança no trânsito, como direito fundamental, implica para o poder público o dever de realizar prestações positivas, a fim de torná-lo efetivo.” Sendo omisso o Estado no dever descrito: Cabe ao administrador público avaliar a conveniência e oportunidade da execução das políticas públicas destinadas ao trânsito. C/E
CERTO
282
Os direitos individuais previstos na Constituição podem ser suspensos pelo Executivo em situações de crise, sem necessidade de autorização judicial. C/E
ERRADA A suspensão de direitos fundamentais só pode ocorrer em casos específicos e com autorização do Congresso Nacional, conforme previsto na Constituição.
283
A República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos o pluralismo político e rege-se, nas suas relações internacionais, pelos princípios da independência nacional e da igualdade entre os Estados. C OU E
CERTO
284
qual é a principal característica do princípio da soberania: A soberania é uma característica essencial que garante a autonomia e a independência do Estado em relação a outras nações. C OU E
CERTO
285
Qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência. C OU E
ERRADO QUALQUER CIDADÃO
286
Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. C OU E
CERTO
287
( ) São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. ( ) Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos dessa Constituição. ( ) A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da independência nacional.
TODAS CORRETAS
288
A soberania é um princípio fundamental que confere ao Brasil o direito de legislar exclusivamente dentro de seu território, sem qualquer limitação externa. C OU E
ERRADO A soberania é um princípio fundamental que confere ao Brasil o direito de legislar dentro de seu território, respeitando os limites impostos pelo direito internacional e pelos tratados dos quais o país é signatário.
289
De acordo com a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel: da União, dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. C OU E
ERRADO dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.
290
Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, dentre outros, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. C OU E
CERTO
291
A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais, dentre outros, pelo seguinte princípio promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. C OU E
ERRADO Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
292
A prevalência dos direitos humanos como diretriz nas relações internacionais do Brasil reflete o compromisso do país com a dignidade da pessoa humana além de suas fronteiras. C OU E
CERTO
293
A República Federativa do Brasil orienta suas relações internacionais pelo princípio da redução das desigualdades regionais. C OU E
ERRADA A redução das desigualdades é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, não princípio que rege as relações internacionais
294
a previsão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, sendo eles: ( ) Construir uma sociedade livre, justa e solidária; ( )Garantir o desenvolvimento nacional; ( )Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; ( ) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação;
TODOS CERTA
295
O poder constituinte originário é aquele que rompe com a ordem jurídica anterior e determina uma nova constituição, originando um novo Estado. Ele tem como características ter autonomia, pois será exercido de maneira soberana para a elaboração da nova Constituição, e ser ilimitado juridicamente, por não precisar se submeter aos princípios propostos na Constituição anterior. C OU E
CERTO seguintes características: ilimitado e autônomo. é o responsável pela criação da Constituição de um país e estabelece a estrutura e o funcionamento do Estado
296
Não há possibilidade jurídica de pedido de declaração de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de norma oriunda do poder constituinte originário, uma vez que a tese de que há hierarquia entre normas constitucionais originárias, dando azo à declaração de inconstitucionalidade de umas em face de outras, é incompossível com o sistema de Constituição rígida. C OU E
CERTO Prevalece no Brasil a tese de que não é possível o reconhecimento da inconstitucionalidade das normas constitucionais originais, até porque não há órgão competente para assim reconhecê-las
297
A titularidade do Poder Constituinte Originário é da Assembleia Nacional Constituinte. C OU E
ERRADO O Poder Constituinte Originário é um poder de fato, que não se submete a normas jurídicas anteriores e é exercido pelo povo, que delega a uma Assembleia Nacional Constituinte a tarefa de elaborar a Constituição.
298
O poder dos estados-membros da Federação brasileira de elaborarem suas próprias constituições, observados os princípios da Constituição Federal de 1988, é denominado de?
poder constituinte derivado decorrente;
299
Quanto à origem, a Constituição Federal de 1988 é considerada uma constituição outorgada, uma vez que o povo não participou de sua elaboração, senão mediante representantes eleitos. C OU E
ERRADA mas sim promulgada. Constituições outorgadas são aquelas impostas sem a participação popular, enquanto a Constituição de 1988 foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte, composta por representantes eleitos pelo povo, caracterizando-a como promulgada.
300
O hiato constitucional verifica-se quando há um choque (ou "divórcio") entre o conteúdo da Constituição política (uma das formas do direito legislado) e a realidade social ou sociedade, podendo ensejar a convocação do Poder Constituinte Originário. C OU E
CERTO pois o hiato constitucional ocorre quando há uma discrepância entre o texto constitucional e a realidade social, o que pode justificar a convocação do Poder Constituinte Originário para reformular a Constituição
301
É incompatível com a Constituição Federal de 1988 a iniciativa popular para emenda constituição estadual. C OU E
ERRADA A iniciativa popular de emenda à Constituição Estadual é compatível com a Constituição Federal, encontrando fundamento no art. 1º, parágrafo único, no art. 14, II e III e no art. 49, VI, da CF/88. Embora a Constituição Federal não autorize proposta de iniciativa popular para emendas ao próprio texto, mas apenas para normas infraconstitucionais, não há impedimento para que as Constituições Estaduais prevejam a possibilidade, ampliando a competência constante da Carta Federal.
302
Os tribunais podem declarar a inconstitucionalidade de lei somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial. C OU E
CERTO
303
Sobre as competências atribuídas aos Tribunais Regionais Federias, assinale a alternativa que apresenta a matéria de sua competência para processar e julgar de forma originária. Os conflitos de competência entre juízes federados desvinculados ao Tribunal C OU E
ERRADO conflitos de competência entre juízes federados desvinculados ao Tribunal. Esta competência não é atribuída aos TRFs, mas sim ao Superior Tribunal de Justiça (STJ),
304
O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei C OU E
CERTO
305
Sobre as competências atribuídas aos Tribunais Regionais Federias, assinale a alternativa que apresenta a matéria de sua competência para processar e julgar de forma originária. Habeas Corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal C OU E
CERTO
306
A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica C OU E
CERTO
307
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, poderá provocar a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula C OU E
CERTO
308
Compete aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal C OU E
ERRADO STJ Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I - processar e julgar, originariamente: b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal;
309
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente, os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União C OU E
CERTO
310
Aos juízes federais compete processar e julgar as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho C OU E
CERTO
311
De acordo com o Direito Constitucional brasileiro, súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal tem por objetivo: a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre estes e a Administração Pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica. C OU E
CERTO
312
podem propor a ação direta de inconstitucionalidade (ADI)?
PARA FIXAR: Podem propor a ADI: 3 pessoas: Presidente, PGR e Governador; 3 mesas: Mesa do Senado, Mesa da Câmara dos Deputados e Mesa da Assembleia Legislativa; 3 órgãos: Conselho Federal da OAB, Partido Político e a Confederação Sindical ou Entidade de Classe. o Presidente da República; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; o Governador de Estado ou do Distrito Federal; o Procurador-Geral da República; o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o partido político com representação no Congresso Nacional; a confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
313
Apesar do disposto no artigo 138, §1⁠º, do Código de Processo Civil, predomina no Supremo Tribunal Federal que o amici curiae não tem legitimidade para opor embargos de declaração nos processos objetivos de controle de constitucionalidade, uma vez que a norma processual aplica-se aos feitos que não são regulados por leis especiais. C/E
CERTO
314
Não se admite o manejo de ADPF em face de lei municipal, por se tratar de ação de controle concentrado de constitucionalidade. C/E
ERRADA Pode ser utilizada para questionar a constitucionalidade de leis municipais, desde que haja violação a preceito fundamental. A Lei nº 9.882/1999 permite o uso da ADPF para evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público, incluindo leis municipais.
315
O Prefeito do Município X tem legitimidade para propor ADPF. C/E
ERRADO O Prefeito do Município X não possui legitimidade para propor ADPF.
316
Tanto a Mesa do Senado Federal, quanto a Mesa da Câmara dos Deputados, podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade. C/E
CERTO
317
Em razão da inobservância das limitações constitucionais materiais ao poder de emendar a Constituição, qualquer deputado federal tem legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança perante o Supremo Tribunal Federal. C/E
CERTO Conforme o STF, “cabe mandado de segurança, no curso do processo legislativo, contra emenda constitucional que viole o art. 60, § 4º, da CF”. O STF admite a legitimidade do parlamentar – e somente do parlamentar – para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados no processo de aprovação de lei ou emenda constitucional incompatíveis com disposições constitucionais que disciplinam o processo legislativo
318
O partido político LMN, que conta com um senador eleito, por meio de seu Diretório Regional em São Paulo, ingressou por meio próprio com uma ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal em face da Lei Estadual nº 456. Considerando o fato narrado e a sistemática que envolve o controle concentrado de constitucionalidade, é correto afirmar que o partido LMN?
Para propor a ação, deve estar representado por seu Diretório Nacional
319
O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal. C/E
CERTO
320
viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte C /E
CERTO
321
A Câmara Municipal de Rio Verde, em apreciação de matéria de interesse da Universidade de Rio Verde – UniRV, pretende pautar a votação de projeto de lei. Ao analisar tecnicamente o projeto de lei, o corpo técnico da UniRV constatou a inobservância do devido processo legislativo na sua tramitação e que seu conteúdo viola a Constituição Federal e Estadual. Nesta hipótese é correto afirmar que o projeto de lei pode ser submetido aos seguintes controles?
Controle preventivo pela Câmara de Vereadores e, a posteriori, o controle repressivo de constitucionalidade pelo poder judiciário.
322
Vereador do Município de Esmeraldas, diante de supostas irregularidades no trâmite de projeto de lei municipal, manejou mandado de segurança, pleiteando seu direito líquido e certo a participar de um trâmite legislativo hígido. Esse caso configura hipótese de controle de constitucionalidade?
preventivo judicial.
323
A inconstitucionalidade formal, nomodinâmica, acontece quando a lei ou ato normativo infraconstitucional contém algum vício no processo legislativo de sua elaboração, ou quando elaborada por autoridade incompetente. C/E
CERTO
323
Constitucionalidade superveniente significa o fenômeno pelo qual uma lei ou ato normativo que tenha nascido com algum vício de inconstitucionalidade, seja formal ou material, e se constitucionaliza. É um fenômeno inadmissível no direito brasileiro. C/E
CERTO
324
A inconstitucionalidade material, nomoestática, acontece quando a lei ou o ato normativo, em seu conteúdo, na sua matéria, afronte qualquer preceito ou princípio da Lei Maior. C/E
CERTO
325
O controle preventivo de constitucionalidade busca impedir a produção de normas jurídicas contrárias à Constituição, a fim de evitar que produzam efeitos. C/E
CERTO
326
Determinado projeto de lei foi submetido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para verificação da sua constitucionalidade. Considerando o chamado controle de constitucionalidade realizado no caso apresentado, trata-se do controle preventivo, realizado pelo Legislativo?
CERTO
327
O controle de constitucionalidade no Brasil inclui tanto o controle preventivo quanto o controle repressivo. O controle preventivo é exercido durante o processo legislativo, com o objetivo de evitar que normas inconstitucionais sejam aprovadas. Já o controle repressivo é realizado após a promulgação das normas, podendo ser exercido de forma concentrada pelo STF ou de forma difusa por qualquer juiz ou tribunal no julgamento de casos concretos. C/E
CERTO
328
Determinada Câmara de Vereadores pretende pautar a votação de projeto de lei. Em análise técnica, constatou-se que não foi observado o devido processo legislativo para sua tramitação. Nesse sentido, é correto afirmar que o projeto de lei pode ser submetido A controle preventivo, da Câmara Vereadores, e repressivo de constitucionalidade, por meio do Poder Judiciário. C /E
CERTO
329
A medida provisória rejeitada pelo Congresso Nacional por inconstitucionalidade configura hipótese de controle preventivo de constitucionalidade exercido pelo Poder Legislativo. C/E
ERRADO a rejeição de medida provisória por inconstitucionalidade como controle preventivo. Na verdade, a rejeição de uma medida provisória pelo Congresso Nacional é um ato de controle político e não se enquadra como controle preventivo de constitucionalidade.
330
O controle preventivo de constitucionalidade é realizado no âmbito do processo legislativo, por ação do Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário. C/E
ERRADO JUDICIARIO NAO ATUA NO PREVENTIVO
331
Compete privativamente ao governador do estado, nomear e exonerar os secretários de estado e o Procurador-Geral do estado.?
CERTO Art. 105. Compete privativamente ao governador do estado: I – representar o Estado, na forma desta Constituição e da lei; II – exercer, com auxílio dos Secretários de Estado, a direção superior da administração estadual; III – nomear e exonerar os Secretários de Estado e o Procurador-Geral do Estado; IV – iniciar o processo legislativo na forma e nos casos previstos nesta Constituição; V – sancionar, promulgar, vetar, fazer publicar as leis e, para sua fiel execução, expedir decretos e regulamentos;
332
O controle repressivo é aquele realizado antes que a norma entre em vigor, visando evitar a criação de leis ou atos inconstitucionais. C/E
ERRADO REPRESSIVO= APOS O controle repressivo ocorre após a norma entrar em vigor, para invalidar leis inconstitucionais. O controle preventivo é que acontece antes da vigência.
333
"No controle preventivo difuso qualquer juiz ou tribunal pode exercer o controle de constitucionalidade, no âmbito de suas competências." C/E
ERRADO O controle preventivo é feito por órgãos políticos (ex.: Comissão de Constituição e Justiça do Congresso) ou pelo Judiciário em processos específicos (ex.: veto presidencial por inconstitucionalidade).
334
"A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questiona a compatibilidade de uma norma com a Constituição." C/E
CERTO OBS: impugnar leis ou atos normativos que contrariem a CF.
335
A confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional podem propor Ação Declaratória de Constitucionalidade." C/E
CERTO
336
O controle de constitucionalidade no Brasil inclui tanto o controle preventivo quanto o controle repressivo. O controle preventivo é exercido durante o processo legislativo, com o objetivo de evitar que normas inconstitucionais sejam aprovadas. Já o controle repressivo é realizado após a promulgação das normas, podendo ser exercido de forma concentrada pelo STF ou de forma difusa por qualquer juiz ou tribunal no julgamento de casos concretos. C/E
CERTO
337
Exercicio do controle preventivo de constitucionalidade, por meio do mandado de segurança por violação material, apenas é admitido quando houver flagrante violação às cláusulas pétreas previstas no art. 60, § 4.º, da CF e desde que haja qualquer margem de dúvida ou espaço para a apreciação legítima do Poder Legislativo sobre o objeto da pretendida deliberação. C/E
ERRADO Fora esses dos casos não é possível admitir a propositura de ação judicial para realização de controle de constitucionalidade. 1° Proposta de emenda a constituição que seja manifestadamente ofensiva a clásula petrea. 2° Violação a regras constitucionais que disciplinem processo legislativo.
338
é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no -----, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
último caso
339
Admite-se o controle de constitucionalidade de lei municipal que apresentar incompatibilidade material com a Constituição Federal em vigor, independentemente do momento da edição daquela lei. C/E
ERRADA nesse caso será feito juízo de recepção x revogação. Se a norma não for recebida por incompatibilidade, diz-se que ela será revogada por ausência de recepção. Não se fala que ela se tornou inconstitucional (como regra, não aceitamos a inconstitucionalidade superveniente). Vale lembrar que no juízo de recepção x revogação usamos a compatibilidade material da norma frente à CF em vigor.
340
a reserva de plenário, que exige o voto da maioria absoluta dos membros do tribunal ou do respectivo órgão especial, não é necessária quando o tribunal decide em conformidade com súmula ou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria. C/E
CERTO
341
O controle difuso de constitucionalidade ocorre na via judicial e, no curso de determinado processo judicial concreto, qualquer uma das partes pode vir a suscitar, de forma incidental, uma controvérsia de natureza constitucional. C/E
CERTO
342
Compete ao Supremo Tribunal Federal o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. C/E
ERRADO CNJ Compete ao Conselho Nacional de Justiça o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: I - zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;
343
Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. C/E
CERTO
344
Investido no mandato de Prefeito, o servidor público da administração direta deve ser afastado do respectivo cargo, emprego ou função, sendo-lhe ---- optar pela sua remuneração.
facultado
345
Somente pelo voto da maioria ----de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
absoluta
346
Aos juízes é vedado, entre outros, dedicar-se à atividade político-partidária C/E
CERTO
347
Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira C/E
CERTO
348
Compete privativamente aos tribunais de justiça julgar os juízes estaduais e os do Distrito Federal, assim como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da justiça eleitoral. C/E
CERTO REGRA- quem julga os membros do MP são os Tribunais: · Se for membro do MP Estadual – TJ · Se for membro do MP da União - TRF EXCEÇÃO: · Membro do MPU que oficie perante tribunal - STJ
349
No controle difuso, em relação à questão principal debatida no processo, a declaração incidental de inconstitucionalidade surge como questão prejudicial. C/E
CERTO No controle difuso ou concreto, a inconstitucionalidade é analisada de forma incidental, ou seja, dentro de um caso concreto. A declaração de inconstitucionalidade surge, portanto, como uma questão prejudicial, que deve ser resolvida antes da questão principal do processo.
350
onforme a jurisprudência do STF, a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei, afasta sua incidência, no todo ou em parte, viola, especificamente?
A cláusula de reserva de plenário.
351
º É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento C/E
CERTO I – parcelamento ou edificação compulsórios; II – imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III – desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
352
a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em -----, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
dinheiro. Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária Art. 243 traz a hipótese da desapropriação sanção, em que não há pagamento. Isto é, a Constituição permite que o ente público desaproprie, sem pagar nada, em caso de uma propriedade que está sendo utilizada para tráfico de drogas ou que há exploração do trabalho escravo:
353
No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. C/E
CERTO
354
A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de ----- para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;
penhora. * deve-se tratar de uma pequena propriedade rural; * deve ser trabalhada pela família, ou seja, não pode ser improdutiva; * o débito deve estar diretamente vinculado à atividade produtiva.
355
A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do “de cujus”. C/E
CERTO
356
A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País C/E
CERTO
357
Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, inclusive aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. C/E
ERRADO Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado
358
A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. C/E
CERTO
359
As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. C/E
CERTO
360
Todos os bens públicos são de uso comum do povo. C/E
ERRADO os bens públicos podem ser de uso comum do povo, de uso especial e dominicais. Uso comum do povo (ex.: ruas, praças); Uso especial (ex.: prédios públicos); Dominicais (patrimônio disponível do Estado)
361
A garantia da propriedade privada é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. C/E
ERRADO E UM DIREITO FUNDAMENTAL, não um fundamento do Estado.
362
O Governador do Estado Alfa foi afastado cautelarmente do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça, em razão de uma investigação sobre desvio de verbas públicas. Durante o período do afastamento, o Governador propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) perante o Supremo Tribunal Federal, questionando a constitucionalidade de uma lei estadual que alterava o regime jurídico dos servidores públicos estaduais. Diante desse contexto e da jurisprudência do STF?
O afastamento cautelar do Governador do Estado Alfa implica a perda de sua legitimidade para a propositura de Ação Direta de Inconstitucionalidade, uma vez que ele não pode exercer as funções públicas do cargo durante a suspensão. ele suspende o exercício das funções públicas do Governador. Como a propositura de ADI é uma prerrogativa vinculada ao exercício efetivo do cargo, a legitimidade ativa do Governador é suspensa enquanto durar o afastamento I - o Presidente da República; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Câmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; VI - o Procurador-Geral da República; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido político com representação no Congresso Nacional; IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
363
Em determinado contexto de grave crise institucional, o Presidente da República anunciou publicamente que poderia empregar as Forças Armadas para intervir no funcionamento do Poder Legislativo, sob a justificativa de garantir a estabilidade institucional. Além disso, afirmou que poderia agir para restabelecer a ordem no Judiciário caso identificasse decisões judiciais que, em sua visão, comprometessem a harmonia entre os Poderes. Diante dessa situação e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal?
A utilização das Forças Armadas pelo Presidente da República está condicionada às competências materiais estabelecidas pela Constituição e não pode ser exercida contra os próprios Poderes entre si. O artigo 142 da Constituição não concede ao Presidente da República um poder discricionário para empregar as Forças Armadas de forma irrestrita. O STF já afastou qualquer interpretação que permita o uso dessa prerrogativa para afetar o funcionamento dos demais Poderes (ADI 6.457).
364
João, servidor público aposentado, foi diagnosticado com uma doença grave prevista em lei como hipótese de isenção de imposto de renda. Sem realizar qualquer requerimento administrativo prévio, ele ajuizou uma ação judicial para que fosse reconhecido seu direito à isenção e para a devolução dos valores indevidamente recolhidos nos últimos cinco anos. 1-O Supremo Tribunal Federal fixou a tese de que o ajuizamento de ação para o reconhecimento de isenção de imposto de renda por doença grave e para a repetição do indébito tributário não exige prévio requerimento administrativo. C/E
CERTO decidiu que não há exigência de requerimento administrativo prévio para o ajuizamento de ação que busca o reconhecimento de isenção de imposto de renda por doença grave, pois tal exigência violaria o princípio da inafastabilidade da jurisdição. pois tal requisito impediria o pleno exercício do direito de ação.
365
O Município Alfa editou lei complementar que conferia às Guardas Municipais atribuições ampliadas, incluindo o poder de investigação criminal, a condução coercitiva de suspeitos e a realização de interceptações telefônicas, sob a justificativa de fortalecer a segurança urbana. A lei foi contestada no Judiciário, sob a alegação de que extrapolava os limites constitucionais das Guardas Municipais. A lei municipal é parcialmente inconstitucional, pois as Guardas Municipais podem exercer ações de policiamento ostensivo e comunitário, mas são vedadas de desempenhar funções típicas de polícia judiciária, como a investigação criminal. C/E
CERTO A Corte reconheceu que elas podem exercer policiamento ostensivo e comunitário, desde que respeitadas as competências dos demais órgãos de segurança pública
366
O Ministério Público do Estado Alfa ajuizou ação contra o governo estadual requerendo a retirada de símbolos religiosos afixados em locais de ampla visibilidade nos prédios públicos do estado, sob a alegação de que sua presença violaria o princípio da laicidade estatal e o dever de neutralidade religiosa do Estado. Em sua defesa, o governo estadual sustentou que a presença desses símbolos refletia a tradição cultural e histórica da sociedade brasileira, sem qualquer imposição religiosa. 1-A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que com o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não afronta os princípios da laicidade estatal, da impessoalidade e da não discriminação. C/E
CERTO
367
Durante a pandemia de Covid-19, o Estado Alfa e o Município Beta editaram normas que impunham restrições sanitárias à circulação de pessoas, exigindo o uso obrigatório de máscaras e o cumprimento de medidas de distanciamento social. Um indivíduo foi autuado e processado criminalmente por descumprir tais normas, sendo enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que tipifica a infração de medida sanitária preventiva. Em sua defesa, alegou que apenas a União poderia criar normas penais, tornando ilegítima a criminalização baseada em determinações estaduais e municipais. 1-O artigo 268 do Código Penal veicula norma penal em branco, podendo ser complementado por atos normativos infralegais dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, respeitadas as suas respectivas esferas de atuação. C/E
CERTO o. Assim, medidas sanitárias como uso obrigatório de máscaras ou restrições de circulação podem servir como base para a tipificação da infração de medida sanitária preventiva
368
A mutação constitucional ocorre por meio do Poder Constituinte Difuso, permitindo a evolução interpretativa da Constituição sem alterar formalmente seu texto. Esse mecanismo possibilita que a Constituição se adapte às transformações sociais sem comprometer sua rigidez. Esse conceito foi amplamente aceito pelo Supremo Tribunal Federal, que já aplicou mutações constitucionais em temas como separação de Poderes e direitos fundamentais. C/E
CERTO
369
Um partido político com representação no Congresso Nacional no momento da propositura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) mantém sua legitimidade ativa mesmo que perca sua representação parlamentar posteriormente. C/E
CERTO
370
O rol de legitimados para a propositura de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é taxativo e não pode ser ampliado por interpretação jurisprudencial. C/E
CERTO
371
A interpretação conforme busca preservar a constitucionalidade de uma norma ao excluir interpretações que a tornariam inconstitucional, sendo uma técnica aplicável pelo Supremo Tribunal Federal dentro dos limites da razoabilidade e da coerência com o texto constitucional. C/E
CERTO No Brasil, a interpretação conforme pode ocorrer sem redução de texto, permitindo que normas infraconstitucionais sejam compatibilizadas com a Constituição sem necessidade de alteração literal do dispositivo interpretado.
372
O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) incide sobre prestações de serviços de transporte intermunicipal e de comunicação, sendo sua regulamentação definida exclusivamente por lei municipal. C/E
CERTO
373
A nova interpretação do STF estabelece que a prerrogativa de foro deve ser mantida mesmo após o término do exercício do cargo, desde que o crime tenha sido cometido durante a função e em razão dela, evitando deslocamentos processuais que possam comprometer a celeridade da justiça. C/E
CERTO A diplomação da autoridade não transfere automaticamente seus processos para o STF. O foro especial só se aplica aos crimes cometidos no exercício do cargo e em razão dele, conforme reiterado no novo julgamento.
374
O mandado de segurança é meio processual adequado para impugnar relatório parcial de CPI, pois eventuais abusos cometidos pela comissão devem ser passíveis de controle judicial, mesmo antes da conclusão dos trabalhos. C/E
CERTO – Cabe ao Presidente da Câmara dos Deputados aferir o preenchimento dos requisitos necessários para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), podendo recusar seu funcionamento caso entenda que não há fundamento jurídico para sua criação.
375
A utilização de recursos públicos para promover comemorações alusivas ao golpe militar de 1964 atenta contra a Constituição e configura ato lesivo ao patrimônio imaterial da União, conforme decidido pelo STF sob a sistemática da repercussão geral. C/E
CERTO
376
Um estrangeiro não naturalizado que venha a ser preso em flagrante em território nacional tem legitimidade para impetrar habeas corpus. C OU E
CERTO
377
A CF estabeleceu um rol de direitos sociais dos trabalhadores urbanos e rurais, mas não fez referência aos trabalhadores avulsos e os domésticos, que são tratados apenas na legislação ordinária. C OU E
ERRADO Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
378
Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: 1- orçamento C OU E
CERTO
379
Compete privativamente à União legislar sobre 1- trânsito e transporte. C OU E
CERTO Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XI – trânsito e transporte; . Compete privativamente à União legislar sobre: X – regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial;
380
Serão considerados eleitos Governador e o Vice-Governador os candidatos que, registrados por partido político, obtiverem a maioria ----- de votos, não computados os em branco e os nulos.
ABSOLUTA
381
O Governador e o Vice-Governador eleitos tomarão posse em ---- de janeiro do ano subsequente ao de sua eleição
382
Implicará renúncia ao cargo a não assunção pelo Governador ou Vice-Governador até ---- dias após a data fixada para a posse, salvo motivo de força maior.
30 DIAS
383
Se a Assembleia Legislativa não estiver reOcorrendo a vacância nos últimos dois anos do mandato governamental, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembleia Legislativa, na forma da lei. unida, será convocada por seu Presidente, dentro de --- dias, a contar da vacância
cinco
384
Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do mandato governamental, a eleição para ambos os cargos será feita --- dias depois da última vaga, pela Assembleia Legislativa, na forma da lei.
trinta
385
Vagando os cargos de Governador e de Vice-Governador, far-se-á eleição --- dias depois de aberta a última vaga.
noventa
386
A passagem do sistema dual para o sistema cooperativo caracteriza a evolução do federalismo no Brasil. C OU E
CERTO A necessidade de cooperação entre os entes, de atuação conjunta, é o que caracteriza o chamado federalismo cooperativo, em oposição ao clássico federalismo dual, em que os entes federativos atuam de forma separada, isolada.
387
O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de ---- dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.
dez
388
Os estados podem subdividir-se para formarem novos estados, desde que haja aprovação da população diretamente interessada, mediante plebiscito, e sejam satisfeitos os requisitos de aprovação legal por lei complementar. C OU E
CERTO
389
À União compete instituir, nos Territórios Federais, os impostos atribuídos aos Estados e, se aqueles não forem divididos em Municípios, cumulativamente, os atribuídos a estes. C OU E
CERTO
390
Ao Distrito Federal e aos Estados não divididos em Municípios compete instituir, cumulativamente, os impostos atribuídos aos Estados e aos Municípios. C OU E
CERTO
391
A União pode instituir impostos nos Territórios Federais, de forma cumulativa com os impostos atribuídos aos Estados, caso os territórios não sejam divididos em Municípios. C OU E
CERTO
392
O Distrito Federal pode instituir impostos atribuídos tanto aos Estados quanto aos Municípios, em territórios não divididos em Municípios. C OU E
CERTO
393
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, far-se-ão por lei -----, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
ESTADUAL
394
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. C OU E
CERTO
395
Os Estados poderão, mediante lei -----, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
complementar
396
Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial dos órgãos C/E
CERTO
397
Os territórios federais integram a ---- e sua criação, transformação em estado ou reintegração ao estado de origem serão reguladas em lei complementar.
União,
398
Compete privativamente ao Presidente da República: convocar e presidir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional?
certo I. nomear e exonerar os Ministros de Estado; II. vetar projetos de lei, total ou parcialmente;
399
Compete privativamente à União legislar sobre diretrizes da política nacional de transportes. C/E
CERTO
400
Compete à União: permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente. C/E
CERTO
401
Compete privativamente ao Presidente da República celebrar tratados, convenções e atos internacionais, mas sua aprovação depende de referendo do Congresso Nacional. C/E
ERRADO A celebração de tratados, convenções e atos internacionais depende de aprovação do Congresso Nacional, mas não há referendo posterior;
402
No exercício de suas atribuições, o Presidente da República pode editar medidas provisórias com força de lei em caso de relevância e urgência, desde que não versem sobre nacionalidade, cidadania, direitos políticos, direito penal, direito processual penal e processual civil. C/E
CERTO
403
A nomeação e exoneração de ministros de Estado são atos privativos do Presidente e independem de aprovação do Senado Federal. C/E
CERTO
404
De acordo com a Constituição Federal, a competência para proporcionar os meios de acesso à educação, à ciência, à pesquisa e à inovação é?
comum à União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
405
Após ampla mobilização popular, o Município Alfa editou a Lei municipal nº X, dispondo que os jovens de até vinte e um anos de idade teriam direito a concessão de desconto de 50% sobre o preço do ingresso cobrado por casas de diversões situadas em seu território. 1- O Município Alfa pode suplementar a legislação federal e estadual em matéria de direito econômico, logo, a Lei municipal nº X é constitucional nesse aspecto. C/E
CERTO
406
O Estado pode legislar as normas gerais, enquanto a União não o fizer, mantendo-se sua validade até que seja legislada a Lei federal. C/E
CERTO
407
Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, sendo permitida a edição de medida provisória para a sua regulamentação. C/E
ERRADA VEDADA EDIÇÃO DE MEDIDA PROVISORIA
408
Determinado Município da Federação promulgou lei estabelecendo a obrigatoriedade de instalação, nos shopping centers, de ambulatório médico ou de serviço de pronto-socorro equipado com médico e ambulância para atendimento de emergência. Diante do ordenamento jurídico vigente, a referida lei: 1- invadiu a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho. C/E
CERTO extrapolou os limites da competência suplementar e invadiu a competência da União para legislar sobre direito do trabalho, pois, ao estabelecer essa nova obrigação, trouxe, implicitamente, o dever de contratação de novos profissionais.
409
Num contexto hipotético, o estado de Minas Gerais promulgou uma lei estadual estabelecendo regras específicas para a contratação e a formação de jovens aprendizes nas empresas locais. A lei estipula, entre outros pontos, uma cota mínima maior do que a prevista na legislação federal e requisitos adicionais para as entidades formadoras. -A lei é inconstitucional, pois a competência para legislar sobre direito do trabalho é privativa da União, conforme a Constituição Federal. C/E
CERTO
410
Conforme a CF 88, a competência para legislar sobre desapropriação é?
PRIVATIVA DA UNIAO
411
Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos; os Vereadores, por sua vez, possuem inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município. C/E
CERTO
412
A competência constitucional para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional é?
PRIVATIVA DA UNIAO
413
O Município Delta pretende promover programas de construção de moradias e de melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico. Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que a pretensão do Município se refere à?
Competência comum a todos os entes federados.
414
Conforme a Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre: Educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação. C/E
ERRADO COMPETENCIA CONCORRENTE II - Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: IX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação;
415
Compete privativamente à União legislar sobre: comércio exterior e interestadual. C/E
CERTO
416
De acordo com a Constituição Federal, a competência para proporcionar os meios de acesso à educação, à ciência, à pesquisa e à inovação é?
comum à União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
417
Compete privativamente à União legislar, Sistemas de poupança, captação e garantia da poupança popular. C/E
CERTO
418
Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre as competências dos entes federativos, julgue o item a seguir: compete privativamente à União legislar sobre direito penal e processual penal. Nesse sentido, a Constituição de um Estado-membro, ao definir competências do Tribunal de Justiça local, especialmente sobre o foro por prerrogativa de função, não pode divergir ou exceder os limites estabelecidos no modelo federal, sob pena de violação da competência legislativa privativa da União. C/E
CERTO
419
Compete privativamente à União legislar sobre: Política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores. C/E
CERTO
419
A União, no exercício de sua competência legislativa privativa, poderá legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, estados, Distrito Federal e municípios. C/E
CERTO
420
Conforme a Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre: Competência da polícia federal e das polícias rodoviária e ferroviária federais. C/E
CERTO
421
“O Município reger-se-á ________, votada em _________, com o interstício mínimo de _________, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição (...)”. Considerando o quanto previsto na Constituição Federal, assinale a alternativa que preenche corretamente as três lacunas do trecho citado.
por lei orgânica / dois turnos / dez dias.
422
Os Conselhos Municipais são órgãos governamentais compostos de representantes de entidades governamentais e não governamentais e têm por finalidade auxiliar a administração na orientação, planejamento e interpretação de matéria de competência do _______________ e aconselhando-o para a tomada de decisões.
Executivo
423
Segundo a Constituição Federal, para criar novos municípios, será preciso: Lei complementar federal abrir período autorizando a criação. Estudo de viabilidade municipal. Plebiscito com a população envolvida. Lei ordinária estadual.
TODOS CERTO
424
Um projeto de lei de iniciativa do Prefeito do Município WWW, que trata da majoração do subsídio dos vereadores municipais, foi aprovado pela casa legislativa respectiva, com previsão expressa de sua aplicabilidade já na legislatura vigente. Considerando o fato narrado e as disposições constitucionais sobre o tema. o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: C/E Q
CERTO
425
Sobre os municípios, Compete aos municípios criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual. C/E
CERTO
426
Cabe ao município promover, apenas, e no que couber, o ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano, excluindo o rural. C/E
CERTO
427
O município irá manter programas de educação infantil e de ensino fundamental e atendimento à saúde da população com a cooperação técnica e financeira da União e do respectivo Estado C/E
CERTO
428