DIREITO ADMINISTRATIVO Flashcards
Regime ……………………….: normas que disciplinam a supremacia e a indisponibilidade do interesse público, colocando a Administração em posição de verticalidade perante os particulares.
Regime de direito público
Regime ……………………….: normas, em geral aplicáveis aos particulares, que colocam as partes em condições de igualdade (horizontalidade).
Regime de direito privado
Regime ……………………….: conjunto de normas formadas, por um lado, pelas prerrogativas (supremacia) e, de outro, pelas sujeições (restrições). Por isso que a sua base é formada pelos princípios da supremacia e da indisponibilidade do interesse público.
Regime jurídico administrativo
Regime ……………………….: envolve todo o regime jurídico aplicável à Administração, tratando tanto das regras de direito público como das regras de direito privado.
Regime jurídico da administração
regime jurídico administrativo: conjunto de normas formadas, por um lado, pelas prerrogativas (supremacia) e, de outro, pelas sujeições (restrições). Por isso que a sua base é formada pelos princípios …………………………
da supremacia e da indisponibilidade do interesse público.
Princípio da ………………………: significa que os administrados (particulares) podem fazer tudo que não estiver proibido em lei.
autonomia da vontade
………….. legal: trata das matérias que a Constituição exige que obrigatoriamente sejam disciplinadas em lei em sentido estrito (lei formal).
Reserva
Quais são as 3 exceções do princípio da legalidade?
medida provisória, estado de defesa e estado de sítio.
O direito de peticionar junto aos órgãos públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder faz referência ao princípio ………………………
PUBLICIDADE
O direito de obter certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal faz referência ao princípio …………………………..
PUBLICIDADE
Qual princípio foi incluído no artigo 37 pela Emenda Constitucional 19/1998 como decorrência da reforma gerencial, iniciada em 1995 com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)?
EFICIÊNCIA
………………………… são atos normativos, com força de lei, editados pelo Presidente da República, em situações de relevância e urgência.
As medidas provisórias
………………………….. poderá ser decretado pelo Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, para “preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”
estado de defesa
……………………………. poderá ser decretado pelo Presidente da República, após autorização do Congresso Nacional, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, em caso de “comoção grave de repercussão nacional
estado de sítio
A previsão em lei de cláusulas exorbitantes aplicáveis aos contratos administrativos decorre diretamente do princípio ………………………
da supremacia do interesse público
Em processo administrativo disciplinar, não é obrigatória a defesa técnica por advogado.
CERTO
O ato que viola a moral administrativa (qualquer princípio expresso) não deve ser revogado, é sim considerado nulo.
CERTO
Violar um PRINCÍPIO é como violar uma LEI, ou seja, se for praticado um ato sem observância da lei, o ato é ilegal; e se praticarmos um ato sem a observância dos princípios, o ato também é ilegal.Haverá a ANULAÇÃO de um ato quando violar um PRINCÍPIO, mesmo que esse ato esteja de acordo com a LEI.Traduzindo: “um princípio possui o mesmo poder que uma lei, de modo que deve ser observado estritamente.
Em decorrência do princípio da segurança jurídica, é proibido que nova interpretação de norma administrativa tenha efeitos retroativos, exceto quando isso se der para atender o interesse público.
ERRADO
não se pode alegar o interesse público para voltar no tempo com a interpretação. Por exemplo: se a administração mudar o entendimento sobre o pagamento de um benefício, “voltar no tempo” pode atender ao interesse público, pois isso representaria a devolução de dinheiro já pago. Contudo, isso fere o princípio da segurança jurídica (tanto no aspecto objetivo como subjetivo).
Os princípios constitucionais do direito administrativo podem justificar decisões administrativas sem a intermediação da lei, tal como aconteceu com a interpretação feita pelo Conselho Nacional de Justiça acerca de nepotismo.
CERTO
O nepotismo traduz-se em prática vedada no âmbito da Administração Pública, por violar os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa. A vedação estabelecida pelo Poder Judiciário não fundou-se em previsão legal, haja vista que, à época, inexistia disposição nesse sentido.
Os princípios constitucionais do direito administrativo podem ser aplicados diretamente pelo gestor público, mas não em sentido contrário à lei (contra legem), ainda que o interesse público aponte neste sentido.
ERRADO
Podem ser aplicados mesmo que contrários à lei, principalmente quando o interesse público aponte neste sentido.
Constitui violação aos princípios constitucionais da administração pública a nomeação de cônjuge de prefeito para o cargo de secretário estadual, mesmo que o nomeado possua inegável qualificação técnico-profissional e idoneidade moral.
ERRADO
A nomeação para cargo político - no qual se inclui o de secretário de estado- não configura nepotismo. Somente os cargos e funções administrativos (até 3º grau)
Constitui violação aos princípios constitucionais da administração pública a nomeação de cônjuge de prefeito para o cargo em comissão na secretaria, mesmo que o nomeado possua inegável qualificação técnico-profissional e idoneidade moral.
CERTO
Cargo político (ex. secretário) pode. Já cargos e funções administrativos, não.
Sentidos da administração pública:
…………./…………../…………….: órgãos e entidades que integram a estrutura do Estado, possuindo função de satisfazer o interesse público.
SUBJETIVO/FORMAL/ORGÂNICO