AUDITORIA Flashcards
________________ compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos
AUDITORIA INTERNA
________________ gerencia riscos com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
CONTROLE INTERNO
Auditoria Interna está subordinada à Controladoria.
ERRADO
Administração/Presidência/Conselho de Administração
__________________ é uma técnica contábil que compreende a análise de livros, documentos e registros, além de realizar inspeções para conseguir obter informações de fontes externas e internas.
Auditoria
O objetivo da auditoria independente (ou externa) é aumentar o grau de __________________________________ por parte dos usuários, o que é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor.
de confiança nas demonstrações contábeis
O objetivo da auditoria ________________________ é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, o que é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor.
independente (ou externa)
objetivo da auditoria independente (ou externa) é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, o que é alcançado mediante a expressão de uma ___________ pelo auditor.
opinião
A auditoria busca obter uma segurança razoável de que as demonstrações não possuem _______________________.
distorções relevantes
Se levarmos em consideração o ambiente no qual a auditoria está inserida, ela pode ser classificada como Auditoria _________________ ou Auditoria _________________ .
Auditoria Governamental ou Auditoria Privada
A Constituição Federal no artigo 71 elenca cinco tipos de Auditoria:
Contábil;
Financeira;
Operacional;
Patrimonial; e
Orçamentária.
O objetivo da auditoria __________________ é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
independente
A auditoria busca obter uma segurança ________________ de que as demonstrações não possuem distorções relevantes.
razoável
Auditoria Governamental busca comprovar tanto a legalidade quanto a ___________________ dos atos e fatos administrativos, além de analisar os resultados alcançados pelo Poder Público. Verificando aspectos como: eficiência, eficácia e economicidade da gestão pública em todas as esferas de governo e em todos os poderes.
legitimidade
A Auditoria Governamental utiliza procedimentos para emitir uma opinião a respeito da adequação das contas do Poder Público, a respeito do desempenho da gestão pública, bem como dos resultados dos ……………..
programas realizados com dinheiro público.
no caput do artigo 70, a Constituição Federal lista (3) alguns critérios que vão ser utilizados quando forem realizadas auditorias, são eles:
LELECO
Legalidade;
Legitimidade; e
Economicidade.
Auditoria Governamental busca comprovar tanto a legalidade quanto a legitimidade dos atos e fatos administrativos, além de analisar os resultados alcançados pelo Poder Público. Verificando aspectos como: ___________________ , ___________________ e ___________________ da gestão pública em todas as esferas de governo e em todos os poderes.
eficiência, eficácia e economicidade
A Auditoria ___________________ utiliza procedimentos para emitir uma opinião a respeito da adequação das contas do Poder Público, a respeito do desempenho da gestão pública, bem como dos resultados dos programas realizados com dinheiro público.
Governamental
A Auditoria de Regularidade (também pode ser chamada de Auditoria de Conformidade) é o instrumento de ………………….
fiscalização que busca analisar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão realizados pelos gestores do dinheiro público, do ponto de vista contábil, orçamentário, financeiro, operacional e patrimonial.
Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAGs), a Auditoria de Regularidade realiza o_______________ e _______________ tanto dos registros, quanto das contas governamentais, das demonstrações contábeis, das operações, do cumprimento das disposições estabelecidas na Lei e nos regulamentos, dos sistemas de controle interno, a fim de expressar sua opinião.
exame e avaliação
A Auditoria de Regularidade (também pode ser chamada de Auditoria de Conformidade) é o instrumento de fiscalização que busca analisar a ___________________ e ___________________ dos atos de gestão realizados pelos gestores do dinheiro público, do ponto de vista contábil, orçamentário, financeiro, operacional e patrimonial.
legalidade e a legitimidade
Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAGs), a Auditoria de _________________ realiza o exame e avaliação tanto dos registros, quanto das contas governamentais, das demonstrações contábeis, das operações, do cumprimento das disposições estabelecidas na Lei e nos regulamentos, dos sistemas de controle interno, a fim de expressar sua opinião.
Regularidade
A Auditoria de ___________________ (também pode ser chamada de Auditoria de ___________________ ) é o instrumento de fiscalização que busca analisar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão realizados pelos gestores do dinheiro público, do ponto de vista contábil, orçamentário, financeiro, operacional e patrimonial.
Auditoria de Regularidade (também pode ser chamada de Auditoria de Conformidade)
O conceito de __________________ vai além do conceito de Legalidade. Verifica se os atos praticados com o dinheiro público estão de acordo com o interesse público. Ou seja, mesmo que o ato esteja na Lei ou no regulamento, se ele não atende ao interesse público, ele não é legítimo.
Legitimidade
A Auditoria _____________________ busca auxiliar a Administração na gestão dos resultados, através de suas recomendações. Ela visa aprimorar os procedimentos da entidade, além de melhorar os controles e a responsabilidade gerencial.
Operacional
A análise da ___________________ verifica se os atos realizados pelos gestores do dinheiro público estão de acordo com as Leis e com os regulamentos. Isto é, verifica se os atos praticados com o dinheiro público estão em consonância com o ordenamento jurídico vigente.
legalidade
A Auditoria _________________ está preocupada em obter elementos suficientes para opinar sobre os registros contábeis, verificar se tais registros estão conforme os princípios fundamentais da contabilidade e se as demonstrações contábeis estão refletindo a realidade patrimonial.
Contábil
Qual a diferença entre eficácia, eficiência, economicidade e efetividade?
Economicidade: diminuição dos custos dos recursos que foram utilizados para conseguir cumprir a atividade, sem prejudicar a qualidade. Logo, a economicidade diz respeito à capacidade que a entidade tem de gerir de maneira adequada os recursos financeiros que estão a sua disposição.
Eficiência: relação dos bens e serviços gerados pela atividade com os custos dos insumos que foram necessários para produzi-los, por um determinado tempo, mantendo a qualidade. Logo, eficiência faz referência ao esforço para transformar insumos em produtos.
Eficácia: Diz respeito ao alcance dos objetivos pretendidos, em determinado tempo. Logo, a eficácia não se preocupa com os custos necessários para produzir aqueles produtos, preocupa-se apenas se alcançou o objetivo. Isto é, ela refere-se à capacidade da gestão de cumprir as metas propostas.
Efetividade: A efetividade está relacionada com o impacto que um programa realizou na sua população alvo. Ela verifica se aquele programa cumpriu sua finalidade. Assim, a efetividade vai além do simples cumprimento dos objetivos pretendidos, ela verifica como aquilo atingiu seu público (os cidadãos).
A Auditoria de Regularidade se divide em duas Auditorias. Quais são?
Auditoria de Conformidade e Auditoria Contábil.
O conceito de Legitimidade vai além do conceito de _________________ , a legitimidade verifica se os atos praticados com o dinheiro público estão de acordo com o interesse público. Ou seja, mesmo que o ato esteja na Lei ou no regulamento, se ele não atende ao interesse público, ele não é legítimo.
Legalidade
A Auditoria Operacional avalia as ações e os procedimentos relativos ao processo organizacional da entidade. Essa Auditoria busca emitir uma opinião a respeito da gestão da entidade levando em conta aspectos de __________________, __________________e __________________.
eficácia, eficiência e economicidade.
A Auditoria Operacional busca auxiliar a Administração na gestão dos resultados, através de suas recomendações. Ela visa aprimorar os procedimentos da entidade, além de melhorar os _____________________ e a _____________________
controles e a responsabilidade gerencial.
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
diz respeito à capacidade que a entidade tem de gerir de maneira adequada os recursos financeiros que estão a sua disposição.
Economicidade
A Auditoria _________________ avalia as ações e os procedimentos relativos ao processo organizacional da entidade. Essa Auditoria busca emitir uma opinião a respeito da gestão da entidade levando em conta aspectos de eficácia, eficiência e economicidade.
Operacional
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
relação dos bens e serviços gerados pela atividade com os custos dos insumos que foram necessários para produzi-los, por um determinado tempo, mantendo a qualidade.
Eficiência
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
diminuição dos custos dos recursos que foram utilizados para conseguir cumprir a atividade, sem prejudicar a qualidade.
Economicidade
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
Diz respeito ao alcance dos objetivos pretendidos, em determinado tempo.
Eficácia
Em auditoria, as ____________________ são consideradas relevantes quando for razoável esperar que elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações. Trata-se de algo subjetivo, ou seja, é questão de julgamento profissional do auditor.
distorções
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
não se preocupa com os custos necessários para produzir aqueles produtos, preocupa-se apenas se alcançou o objetivo.
Eficácia
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
faz referência ao esforço para transformar insumos em produtos.
Eficiência
Auditoria de regularidade ou operacional?
objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento de procedimentos para evitar possíveis fragilidades.
operacional
Eficácia, eficiência, economicidade ou efetividade?
está relacionada com o impacto que um programa realizou na sua população alvo.
efetividade
As subespécies de Auditoria de Regularidade são Auditorias de ________________ e Auditorias ________________ .
Auditorias Conformidade e Auditorias Contábeis.
Auditoria de regularidade ou operacional?
conclusões expressas sob a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre os demonstrativos financeiros
regularidade
Auditoria de regularidade ou operacional?
adota padrões relativamente fixos.
regularidade
Auditoria de regularidade ou operacional?
flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria.
operacional
Auditoria de regularidade ou operacional?
É diretamente relacionado ao montante de recursos envolvidos.
regularidade
Auditoria de regularidade ou operacional?
Possuem relatórios mais analíticos e argumentativos.
operacional
Esta modalidade de auditoria fornece uma visão ampla das ações empreendidas pelo Estado, na medida em que apura questões técnicas e práticas relacionadas à operacionalização das políticas públicas e que põe em evidência os resultados da ação do Estado, seja na análise das dificuldades enfrentadas pelo Estado e suas causas, assim como no levantamento dos principais impactos na realidade social e nas virtudes do objeto auditado.
Auditorias Operacionais
Instrumentos
O _______________________ tem como função o acúmulo de informações acerca do funcionamento da instituição e dos objetos a serem auditados.
levantamento
A auditoria _______________________ compreende o exame dos registros e documentos e tem a finalidade de obter elementos comprobatórios suficientes para opinar se os demonstrativos refletem a situação econômica da entidade.
CONTÁBIL
Desse modo, a Auditoria Operacional vai além dos aspectos da Legalidade, ela abrange inclusive a efetividade das ações do poder público. Esse tipo de Auditoria busca avaliar o _____________________ e promover o aperfeiçoamento da gestão pública.
desempenho
Instrumentos
Obter informações não disponíveis.
INSPEÇÃO
Quais são os 4 E’s da Auditoria Operacional?
Economicidade
Efetividade
Eficácia
Eficiência
O instrumento denominado acompanhamento é utilizado para examinar ao longo de um período predeterminado, a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua _________________________; logo, pressupõe a existência de plano de _________________________ para legitimar essa avaliação mais ampla.
- sujeitos a sua jurisdição
- plano de fiscalização
Instrumentos
O foco do ______________________ está em verificar se a entidade auditada deu tratamento adequado às questões levantas, incluindo quaisquer implicações mais amplas. Ações insuficientes ou insatisfatórias por parte da entidade auditada podem exigir um relatório adicional por parte da entidade fiscalizadora.
monitoramento
Instrumentos
Verificação in loco a legalidade e legitimidade dos atos de gestão em todos os aspectos
AUDITORIA
Instrumentos
corresponde ao instrumento de fiscalização utilizado pelo tribunal de contas para a verificação do cumprimento de suas deliberações e dos resultados delas advindos.
MONITORAMENTO
Instrumentos
Se realiza de forma periódica e concomitante à execução dos atos de gestão, tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de atos danosos ao interesse público, ou por mostrarem em desacordo com os normativos vigentes, seja por não alcançarem os objetivos previstos de forma econômica, eficiente, eficaz, efetiva e equitativa
Acompanhamento
O ciclo de Auditorias ___________________ prevê o envolvimento de atores sociais no processo de avaliação, assim como a ampla divulgação de seus resultados, fortalecendo, assim, os mecanismos de controle social e indo ao encontro da expectativa democrática de transparência na administração pública.
Operacionais
As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos …………………..
responsáveis pela governança
Devido às limitações inerentes da auditoria, há um _____________ ______________ de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.
risco inevitável
Instrumentos
subsidiar a apreciação dos atos sujeitos a registro
auditorias
Instrumentos
avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e eficácia dos atos praticados
auditorias
______________________________ é o instrumento utilizado pelo Tribunal para fiscalizar atos e processos de gestão, de forma concomitante e contínua, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e legalidade, entre outros.
Acompanhamento
(regimento TCE-PR)
Como base para a opinião do auditor, as normas exigem que ele obtenha segurança ________________________ de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.
razoável
Como base para a opinião do auditor, as normas exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de ________________________ , independentemente se causadas por fraude ou erro.
distorção relevante
As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela ______________________, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.
sua administração
O que significa obtenção de segurança razoável na opinião do auditor?
Asseguração razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria (isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante).
Como base para a opinião do auditor, as normas exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por ______________ ou _______________
fraude ou erro.
Asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é __________________ e não conclusiva.
persuasiva
A opinião a ser expressa pelo auditor é no sentido de estarem as demonstrações da entidade elaboradas de acordo com a estrutura _____________________. Por esse motivo, a forma da opinião expressa pelo auditor depende da estrutura de relatório financeiro aplicável e de lei ou regulamento aplicáveis
aplicável
Existe nível absoluto de segurança, ou absoluta certeza nas opiniões do auditor?
Não. Asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança, dado que sempre há limitações inerentes em uma auditoria.
As limitações inerentes de uma auditoria originam-se da:
1)
2)
3)
1) natureza das informações contábeis;
2) natureza dos procedimentos de auditoria;
3) necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um período de tempo razoável e a um custo razoável.
Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
a) obter …………..
b) apresentar ……………..
c) comunicar-se …………
a) Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro;
b) Apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis;
c) Comunicar-se como exigido pelas normas (NBC TAs).
____________________ é a diferença entre um valor apresentado nas demonstrações e o valor que seria exigido para que o item estivesse de acordo com a estrutura aplicável
Distorção
_______________________ é uma discrepância entre aquilo que está - efetivamente - apresentado - e o que deveria estar apresentado para que houvesse conformidade com a estrutura aplicável.
Distorção
Em auditoria, as distorções são consideradas relevantes quando for razoável esperar que elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações. Trata-se de algo _______________, ou seja, é questão de julgamento profissional do auditor.
subjetivo
as distorções em auditoria podem se originar tanto de fraude quanto de erro, sendo a primeira um ato _________________ e o segundo um ato __________________!
as distorções em auditoria podem se originar tanto de fraude quanto de erro, sendo a primeira um ato intencional e o segundo um ato não intencional!
A opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis trata de determinar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. A opinião do auditor, portanto, não assegura, por exemplo, a viabilidade ____________________ da entidade nem a ________________ ou eficácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade. Em algumas situações pontuais, porém, lei e regulamento aplicáveis podem exigir que o auditor forneça opinião sobre outros assuntos específicos, tais como a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis.
a viabilidade futura da entidade nem a eficiência ou eficácia
O que o auditor deve fazer quando não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente?
1) se abster de emitir sua opinião
2) renunciar ao trabalho quando a renúncia for possível de acordo com lei ou regulamentação aplicável
__________________________ são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. Incluem informações contidas nos registros contábeis subjacentes às demonstrações contábeis e outras informações.
Evidências de auditoria
O que são evidências de auditoria?
São as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião.
A ___________________ das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade de tal evidência.
suficiência
A ____________________ da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria; isto é, sua relevância e confiabilidade no fornecimento de suporte às conclusões em que se baseia a opinião do auditor.
adequação
________________________ é a pessoa com responsabilidade executiva pela condução das operações da entidade. Para algumas entidades, como no Brasil, a administração inclui alguns ou todos os responsáveis pela governança, por exemplo, membros executivos de um conselho de governança, ou sócio-diretor.
Administração
A ___________________ da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria, enquanto que a __________________ das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.
A adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria, enquanto que a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.
___________________ é a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Distorção
________________________ é quem, efetivamente, “toca o barco” dos negócios da entidade. Já os ________________________ são uma instância de supervisão, ou seja, é a pessoa ou organização com a responsabilidade de supervisionar de forma geral a direção estratégica da entidade e obrigações relacionadas com a responsabilidade da entidade.
Administração é quem, efetivamente, “toca o barco” dos negócios da entidade. Já os chamados Responsáveis pela Governança são uma instância de supervisão, ou seja, é a pessoa ou organização com a responsabilidade de supervisionar de forma geral a direção estratégica da entidade e obrigações relacionadas com a responsabilidade da entidade.
Quem é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante sua apresentação adequada?
A administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança.
_________________________ é a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
Julgamento profissional
Quando o auditor detecta inconsistência entre evidências oriundas de fontes diferentes, o auditor deve aplicar o ________________________, buscando evidência adicional, por exemplo, junto a uma terceira fonte.
ceticismo profissional
_________________________ é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
Ceticismo profissional
O risco de auditoria é uma função dos riscos de ___________________ e do risco de _____________________.
O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.
Risco de ___________________ é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
Auditoria
Risco de ______________________ é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
detecção
Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. É dividido em dois componentes/riscos:
1)
2)
1) risco inerente
2) risco de controle
Risco _____________________ é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;
inerente
Risco de ____________________ é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
controle
Quais os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis?
1) Competência e zelo profissional
2
3
4
5
CCCOI
1) Competência e zelo profissional
2) Confidencialidade
3) Comportamento/conduta profissional
4) Objetividade
5) Integridade
O exercício do ___________________________, que é um requisito para o planejamento e a execução das atividades de auditoria, fornecendo o devido suporte à qualidade dos julgamentos efetuados pelas equipes envolvidas nos trabalhos, está sujeito a ameaças provenientes de tendências conscientes e inconscientes do auditor.
ceticismo profissional
O exercício do ________________________ é uma postura que alerta o auditor para a existência de possíveis fraudes na empresa auditada.
ceticismo profissional
As demonstrações contábeis destinam-se a fornecer informações relevantes aos usuários, tais como a posição patrimonial e financeira, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade. Quando a estrutura de relatório financeiro é uma estrutura de conformidade, recebe a denominação de ______________________
compliance
O julgamento e o ceticismo profissionais compõem as chamadas características inerentes do auditor. O ___________________ se refere à toda “bagagem” do auditor, ou seja, treinamento, conhecimento e experiência, utilizada no processo de tomada de decisão.
julgamento profissional
Para obter _________________________, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.
segurança razoável
Em casos de dúvida a respeito da confiabilidade das informações ou indicações de possível fraude (por exemplo, se condições identificadas durante a auditoria fizerem o auditor crer que um documento pode não ser autêntico ou que termos de documento podem ter sido falsificados), as normas de auditoria exigem que o auditor faça o quê?
investigações adicionais e determine que modificações ou adições aos procedimentos de auditoria são necessárias para solucionar o assunto.
O __________________________e o _______________________ compõem as chamadas características inerentes do auditor.
O julgamento e o ceticismo profissionais compõem as chamadas características inerentes do auditor.
A obtenção de evidência apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitável é questão de ______________________ do auditor.
julgamento profissional
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter __________________ de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.
evidência
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível ____________________ e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.
baixo aceitável
A adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade no suporte das conclusões em que se baseia a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua ________________ e sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que são obtidas.
fonte
O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Para fins de análise, o risco de auditoria divide-se em três componentes: risco ____________, risco ____________ e risco ____________.
risco inerente, risco de controle e risco de detecção.
Em circunstâncias excepcionais, o auditor pode julgar necessário não considerar uma exigência relevante em uma NBC TA. Em tais circunstâncias, o auditor deve ………………..
executar procedimentos de auditoria alternativos para cumprir o objetivo dessa exigência.
A adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade no suporte das conclusões em que se baseia a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e sua _________________ e depende das circunstâncias individuais em que são obtidas.
natureza
Riscos de distorção relevante no nível …………………………… referem-se aos riscos de distorção relevante que se relacionam de forma disseminada às demonstrações contábeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações.
geral da demonstração contábil
Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis:
- no nível geral da …..
- no nível da …..
- no nível geral da demonstração contábil; e
- no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações.
O auditor não deve declarar conformidade com as normas de auditoria (brasileiras e internacionais) no seu relatório, a menos que ……………..
ele tenha cumprido com as exigências da NBC TA 200 e de todas as demais NBCs TA relevantes para a auditoria.
Risco _________________ consiste na possibilidade de que uma afirmação a respeito de uma classe de transação seja distorcida; risco de ___________________ é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação.
Risco de controle consiste na possibilidade de que uma afirmação a respeito de uma classe de transação seja distorcida; risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação.
O auditor deve observar _______________ as NBCs TA relevantes para a auditoria. Uma NBC TA é relevante para a auditoria quando ela está em vigor e as circunstâncias tratadas nela existem na situação específica.
todas
Os riscos de distorção relevante no nível ………………………. são avaliados para que se determine a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria necessários para a obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente
da afirmação (para classes de transações, saldos contábeis e divulgações)
Risco de auditoria é a possibilidade de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção, mesmo que de baixa relevância.
ERRADO
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações financeiras contiverem distorção RELEVANTE, ou seja, é o risco de que o auditor possa inadvertidamente não modificar sua opinião sobre demonstrações financeiras que contêm distorções relevantes.
O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o ___________________, a ___________________ e a ___________________ da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.
alcance, a época e a direção
RISCO DE AUDITORIA = RISCO _______________ x RISCO ____________________
RISCO DE AUDITORIA = RISCO DE DISTORÇAO RELEVANTE (RDR) x RISCO DE DETECÇAO.
O objetivo do relatório nas auditorias____________________ é, frequentemente, persuadir usuários razoáveis, fornecendo-lhes novas perspectivas em vez de uma declaração formal de asseguração.
operacionais
O objetivo da auditoria __________________ é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento de procedimentos para evitar possíveis fragilidades.
operacional
As auditorias __________________ são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias __________________ são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de __________________ podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.
As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.
O registro da _________________________________ é um aspecto transversal, que passa por todas as etapas do trabalho de Auditoria. Registra os procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.
Documentação de Auditoria
As auditorias _________________________ compreendem o exame de registros e documentos e a coleta de informações e confirmações, por meio de procedimentos específicos e apropriados ao controle do patrimônio da organização auditada.
de demonstrações contábeis
O planejamento é a fase do processo de auditoria em que se desenvolve e se documenta o plano de um trabalho específico, estabelecendo-se o
1)
2)
3)
4)
1) escopo
2) prazo/cronograma
3) alocação de recursos
4) procedimentos
O auditor independente pode exercer trabalhos de consultoria na empresa que audita?
Não. Ele tem como principal foco a emissão de parecer sobre as demonstrações financeiras. Já o auditor interno governamental possui uma função mais ampla, exercendo esta função.
O registro da Documentação de Auditoria é um aspecto transversal, que passa por todas as etapas do trabalho de Auditoria. Registra os ______________________ de auditoria executados, ____________________ de auditoria relevante obtida e _______________________ alcançadas pelo auditor.
Registra os procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.
Ao definir a Estratégia Global, o auditor deve identificar as características do trabalho de maneira a definir seu ________________ ; definir os objetivos do relatório; dentre outros fatores.
alcance
O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de natureza, a época e a extensão dos procedimentos de avaliação de _______________ , nível de __________________e outros.
O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de natureza, a época e a extensão dos procedimentos de avaliação de risco, nível de afirmação e outros.
O planejamento de auditoria está delimitado em duas dimensões:
uma ampla (chamada de Estratégia Global) e outra restrita (chamada Plano de Auditoria)
O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de ________________________, ____________________, e _____________________ dos procedimentos de avaliação de risco, nível de afirmação e outros.
NEE - natureza, a época e a extensão
Estratégia Global x Plano de Auditoria
Identificar as características do trabalho para definir o seu alcance
Estratégia Global
Tanto a Estratégia Global quanto o Plano de Auditoria são ___________________, devendo ser atualizados e alterados sempre que necessário no curso da auditoria.
mutáveis
Estratégia Global x Plano de Auditoria
Considerar os fatores significativos para orientar os esforços da equipe de trabalho
Estratégia Global
Estratégia Global x Plano de Auditoria
Definir os objetivos do relatório do trabalho
Estratégia Global
Estratégia Global x Plano de Auditoria
Determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho
Estratégia Global
Estratégia Global x Plano de Auditoria
A natureza, a época e extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação
Plano de Auditoria
Estratégia Global x Plano de Auditoria
A natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco
Plano de Auditoria
O planejamento não é uma fase isolada, mas um processo ___________________ , ___________________ e ___________________ , que se inicia logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, seguindo até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
dinâmico, contínuo e iterativo
Há algumas atividades (chamadas de “atividades preliminares”) que o auditor deve executar antes mesmo do planejamento, ou seja, logo no início do trabalho da auditoria corrente, como por exemplo (cite 2)
- realização de procedimentos de controle de qualidade
- avaliação de requisitos éticos e de independência
- estabelecimento do entendimento dos termos do trabalho.
No planejamento de auditoria, para otimizar os trabalhos, o auditor deve planejar a ___________________, a ___________________e a ___________________ do direcionamento e supervisão da equipe de trabalho e a revisão do seu trabalho.
natureza, a época e a extensão
A __________________ é o principal instrumento de apoio à elaboração do projeto de auditoria, pois contém as informações essenciais que o definem. É importante sua discussão amadurecida antes de se iniciar a redação do projeto de auditoria.
matriz de planejamento
Aspectos considerados no planejamento antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes:
1) Procedimentos __________________
2) Entedimento global da estrutura __________________ e ambiente __________________
3) Determinação da __________________
4) Envolvimento de __________________
1) Procedimentos analíticos
2) Entedimento global da estrutura jurídica e ambiente regulatório
3) Determinação da materialidade
4) Envolvimento de especialistas
As atividades de planejamento variam conforme os seguintes aspectos:
✓ Porte e a ___________________ da entidade;
✓ Experiência ___________________dos membros-chave da equipe com a entidade;
✓ ___________________ nas circunstâncias que ocorrem durante o trabalho.
✓ Porte e a complexidade da entidade;
✓ Experiência anterior dos membros-chave da equipe com a entidade;
✓ Mudanças nas circunstâncias que ocorrem durante o trabalho.
O planejamento não é uma fase ___________________ , mas um processo dinâmico, contínuo e iterativo, que se inicia logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, seguindo até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
ISOLADA
O plano de auditoria é mais detalhado que a estratégia global de auditoria visto que inclui a __________________, a __________________e a __________________dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho. O planejamento desses procedimentos de auditoria ocorre no decurso da auditoria, à medida que o plano de auditoria para o trabalho é desenvolvido.
natureza, a época e a extensão
Objetivo do planejamento de auditoria: O planejamento de auditoria visa delimitar o objetivo e o escopo da auditoria, definir a estratégia metodológica a ser adotada e estimar os __________________, os __________________ e o __________________ necessários a sua realização.
recursos, os custos e o prazo
Qual o outro nome dado para Documentação de Auditoria?
Papéis de Trabalho
Na auditoria __________________ o mapeamento das áreas a serem auditadas segundo a priorização fornece uma nova perspectiva para a Auditoria, uma vez que lança um olhar prospectivo (para o futuro), diferente da auditoria tradicional - centrada no passado e na detecção e correção de erros.
Baseada em Risco
Componentes da Matriz de Planejamento:
-
- questões
- informações requeridas
- fontes de informação
- procedimentos de coleta e análise de dados
- limitações
__________________ é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.
Documentação de auditoria
O auditor deve preparar _________________________ a documentação de auditoria, que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda a __________________ , __________________ e __________________ dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis
O auditor deve preparar TEMPESTIVAMENTE documentação de auditoria, que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda a NATUREZA, ÉPOCA e EXTENSÃO dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis
Auditoria ____________________ busca direcionar o foco do trabalho, a fim de avaliar as tendências e as condições que a entidade possui para atingir seus resultados. Tem como principal objetivo identificar os riscos mais significativos da entidade. Uma vez que os principais riscos identificados, pode-se priorizar as áreas a serem auditadas.
Baseada em Risco
__________________ compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.
Arquivo de auditoria
A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais:
- assistir ……………..
- atribuir ……………………
- manter …………………….
- permitir ……………………
- assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução
- atribuir responsabilidade pelo trabalho executado
- manter um registro de assuntos de importância recorrente
- permitir a condução de revisões e inspeções
Para atingir o grau de independência necessário para conduzir eficazmente as responsabilidades da atividade de auditoria interna, o _________________________ tem acesso direto e irrestrito à alta administração e ao conselho.
Executivo chefe de auditoria
O auditor deve preparar _________________________ a documentação de auditoria, que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os __________________ dos procedimentos de auditoria executados e a __________________ de auditoria obtida.
O auditor deve preparar TEMPESTIVAMENTE a documentação de auditoria, que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os RESULTADOS procedimentos de auditoria executados e a EVIDÊNCIA de auditoria obtida.
O auditor deve preparar _________________________ a documentação de auditoria, que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os assuntos significativos identificados durante a auditoria, as __________________ obtidas a respeito deles e os __________________ profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.
O auditor deve preparar TEMPESTIVAMENTE a documentação de auditoria, que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda os assuntos significativos identificados durante a auditoria, as CONCLUSÕES obtidas a respeito deles e os JULGAMENTOS profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.
A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:
-
-
-
-
-
- tamanho e complexidade da entidade;
- natureza dos procedimentos e extensão das exceções
- riscos
- necessidade de documentar a conclusão
- metodologia
A documentação de auditoria pode ser registrada em ……. (que formatos?)
papel, em formatos eletrônicos ou outros.
Explicações verbais do auditor, por si só, não representam documentação adequada para o trabalho executado pelo auditor ou para as conclusões obtidas, mas podem ser usadas para __________________ ou __________________ informações contidas na documentação de auditoria.
explicar ou esclarecer
Exemplos de documentação de auditoria incluem:
-programas de auditoria;
-memorandos de assuntos do trabalho;
-cartas de confirmação e representação;
-correspondências (inclusive correio eletrônico)
No fluxo normal do trabalho, o auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente __________________ a data do relatório. Após a montagem desse arquivo, ele não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação (____ anos, no mínimo).
No fluxo normal do trabalho, o auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente APÓS a data do relatório. Após a montagem desse arquivo, ele não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação (5 anos, no mínimo).
A conclusão da montagem do arquivo final de auditoria após a data do relatório do auditor é um processo administrativo que não envolve a execução de ______________________________ nem novas _______________. Contudo, novas modificações podem ser feitas na documentação de auditoria durante o processo final de montagem se essas forem de natureza _______________.
A conclusão da montagem do arquivo final de auditoria após a data do relatório do auditor é um processo administrativo que não envolve a execução de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões. Contudo, novas modificações podem ser feitas na documentação de auditoria durante o processo final de montagem se essas forem de natureza administrativa.
Um limite de tempo apropriado para concluir a montagem do arquivo final de auditoria geralmente não ultrapassa ______ dias após a data do _______________do auditor
60 dias após a data do relatório do auditor
O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não é inferior a _______ anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo.
cinco
____________________ constituem a documentação que evidencia todo o trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo registro de todas as informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, independentemente da forma, do meio físico ou das características intrínsecas ou extrínsecas.
Os papéis de trabalho
Quem podem ser os responsáveis pela preparação dos papéis de trabalho?
auditor, auditado ou terceiros
Todo o trabalho de auditoria deve ser documentado de modo a assegurar a sua revisão e a manutenção das __________________ obtidas.
evidências
A primeira revisão dos papéis de trabalho deve ser realizada pelo próprio auditor e deve ser a mais ____________________, para certificar-se de que suas conclusões se coadunam com suas apurações e registros e de que não existem erros que possam comprometer os resultados;
detalhada
Os papéis de trabalho devem ser _________________ para assegurar que o trabalho foi desenvolvido conforme o planejado e as conclusões e os resultados estão de acordo com os registros;
revisados
Ao final da auditoria, todos os papéis de trabalho obtidos devem ser classificados em ____________________ ou ____________________
transitórios ou permanentes
Todos os demais papéis de trabalho obtidos, não classificados como transitórios, são considerados como papéis de trabalho ______________________.
permanentes
Papéis de trabalho ____________________ são aqueles necessários ao trabalho somente por um período limitado, para assegurar a execução de um procedimento ou a obtenção de outros papéis de trabalho subsequentes;
transitórios
Atividade Preliminar x Planejamento
controle de qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis
Atividade Preliminar
Atividade Preliminar x Planejamento
avaliação da conformidade com os requisitos éticos, inclusive independência
Atividade Preliminar
Atividade Preliminar x Planejamento
estabelecimento do entendimento dos termos do trabalho
Atividade Preliminar
Atividade Preliminar x Planejamento
os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco
Planejamento
Atividade Preliminar x Planejamento
a determinação da materialidade
Planejamento
O término da montagem do arquivo final de auditoria, após a data do relatório do auditor, é um processo administrativo que não envolve a realização de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões.
CERTO
A conclusão da montagem do arquivo final de auditoria após a data do relatório do auditor é um processo administrativo que não envolve a execução de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões. Contudo, novas modificações podem ser feitas na documentação de auditoria durante o processo final de montagem se essas forem de natureza administrativa.
A natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho são elementos que fazem parte de qual etapa?
do plano da auditoria
obs: PROCEDIMENTOS = PLANO
A execução dos trabalhos de auditoria é dividida em fases. O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos do ente auditado é elemento que deve ser verificado na fase de ________________________
planejamento
Procedimentos podem ser executados mesmo depois da conclusão do relatório de auditoria, desde que sejam devidamente documentados.
CERTO
Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar:
(a) as circunstâncias identificadas;
(b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e
(c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas
A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria independem de fatores como tamanho e complexidade da organização.
ERRADO
A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:
(a) tamanho e complexidade da entidade;
(b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
(c) riscos identificados de distorção relevante;
(d) importância da evidência de auditoria obtida;
(e) natureza e extensão das exceções identificadas;
(f) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas.
O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria:
1) versões/documentação ___________________
2) notas que reflitam entendimento __________________ ou _______________
3) cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros _______________________
4) documentos em ______________________.
1) versões/documentação superada
2) notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar
3) cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos
4) documentos em duplicata.
Atividade Preliminar x Planejamento
o envolvimento de especialistas
Planejamento
O auditor independente deve, no planejamento da auditoria, considerar a ocorrência de fatos ____________________ que possam afetar a entidade e a sua opinião sobre as demonstrações contábeis.
RELEVANTES
Com base na documentação de auditoria, explicações __________________ do auditor, por si só, não representam documentação adequada para o trabalho executado pelo auditor ou para conclusões obtidas, mas podem ser usadas para explicar ou esclarecer informações obtidas na documentação de auditoria.
verbais
Documentação de auditoria é o registro de:
1)
2)
3)
1) procedimentos de auditoria executados
2) evidência de auditoria relevante obtida
3) conclusões alcançadas pelo auditor.
O auditor não precisa incluir na documentação de auditoria:
1) versões/documentação ………………………………….
2) notas que ……………………………..
3) cópias anteriores de ……………………………….
4) documentos em…………………………….
1) versões/documentação superada
2) notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar
3) cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos
4) documentos em duplicata.
Evidência de auditoria compreende …………………..
as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.
As normas exigem que o auditor conclua se foi obtida evidência de auditoria ______________________ e ______________________ . O julgamento profissional vai determinar quanto à redução do risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.
As normas exigem que o auditor conclua se foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente. Nesse sentido, é questão de julgamento profissional do auditor determinar se foi obtida evidência apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.
A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros ______________________ e informações ______________________ .
A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.
Ela tem natureza c……………… e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho.
cumulativa
As normas exigem que o auditor conclua se foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente. Nesse sentido, é questão de ______________________________ do auditor determinar se foi obtida evidência apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.
julgamento profissional
A evidência de auditoria abrange informações que suportam e corroboram as afirmações da administração e qualquer informação que c………………….. tais afirmações.
contradiga
Em alguns casos, a ausência de informações (por exemplo, a recusa da administração em fornecer uma representação solicitada) é utilizada pelo auditor e, portanto, também constitui _______________________ de auditoria.
evidência
A qualidade de toda evidência de auditoria é afetada pela _______________________ e _______________________ das informações em que ela se baseia.
A qualidade de toda evidência de auditoria é afetada pela relevância e confiabilidade das informações em que ela se baseia.
Relevância x Confiabilidade
trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, a afirmação em consideração
Relevância
Relevância x Confiabilidade
é influenciada pela sua fonte e sua natureza, e as circunstâncias nas quais são obtidas, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, quando relevante
Confiabilidade
Relevância x Confiabilidade
pode ser afetada pela direção do teste
Relevância
A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes …………………………….
independentes fora da entidade;
A confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando ……………………………
os controles relacionados, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, impostos pela entidade, são efetivos;
Características Evidências
A informação __________________ é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.
SUFICIENTE
a evidência de auditoria obtida ……………………………………. é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência ( por exemplo, indagação a respeito da aplicação de controle);
diretamente pelo auditor (por exemplo, a observação da aplicação de um controle)
EVIDÊNCIAS de auditoria devem ser:
-
-
-
-
SURF
- Suficiente
- Úteis
- Relevante
- Fidedigna
Características Evidências
A informação ÚTIL é aquela que ………………………….
auxilia a entidade a atingir suas metas
Características Evidências
A informação __________________ é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna
RELEVANTE
Características Evidências
A informação __________________ é a que auxilia a entidade a atingir suas metas
ÚTIL
Características Evidências
A informação __________________ é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna;
ADEQUADA
as evidências classificam-se em:
- Evidências quanto à __________________: evidências sobre continuidade, evidências sobre o sistema de controles internos e evidências básicas.
finalidade
Características Evidências
A informação SUFICIENTE é aquela que ………………………….
é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno
Eventuais __________________ entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria compõem os chamados achados em auditoria.
Eventuais discrepâncias entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria compõem os chamados achados em auditoria.
as evidências classificam-se em:
Evidências quanto à __________________: o esforço do auditor se concentra na busca de evidências que possam satisfazê-lo quanto à veracidade das informações
natureza
A evidência para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de:
(a) procedimentos de __________________
(b) procedimentos adicionais de auditoria
avaliação de riscos
Qual tipo de auditoria governamental?
Características Evidências
A informação ADEQUADA é aquela que ………………………….
sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna
Eventuais discrepâncias entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria compõem os chamados __________________ em auditoria.
achados
Eventuais discrepâncias entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria compõem os chamados achados em auditoria. As __________________ , por sua vez, são os elementos de comprovação da discrepância (ou não) entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria (situação ideal).
evidências
Características Evidências
A informação RELEVANTE é aquela que ………………………….
dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna
____________________ decorre da comparação de “o que é”, com “o que deveria ser”, e é comprovado por evidências.
achado
Dê um exemplo de ACHADO e EVIDÊNCIA envolvendo licitações.
Achado: contratação irregular de empresa para prestação de serviço, uma vez que a licitação estabeleceu condição que violou o inc. I do art. 1º do art. 3º da Lei nº 8.66/93 (distinção injustificada das licitantes em função de sua localização geográfica)
Evidências: edital de licitação e contratos celebrado.
O achado decorre da comparação de “o que é”, com “o que deveria ser”, e é comprovado por ____________________ .
evidências
Atributo evidências conforme Normas TCU
________________________ : relacionada, de forma clara e lógica, aos critérios e objetivos da auditoria;
RELEVÂNCIA
Atributo evidências conforme Normas TCU
________________________ : a quantidade e qualidade das evidências obtidas devem persuadir o leitor de que os achados, conclusões, recomendações e determinações da auditoria estão bem fundamentados
SUFICIÊNCIA
Quanto maior a materialidade do objeto, o risco e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, ______________ será a necessidade de evidências mais robustas.
maior
Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Nele inclui-se o teste de detalhes. Qual a característica desse teste de detalhes?
teste de transações, de saldos de contas e de divulgações
Procedimentos de __________________________ = procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante
avaliação de risco
Atributo evidências conforme Normas TCU
_____________________: a evidência deve ser legítima, ou seja, baseada em informações precisas e confiáveis
VALIDADE
De acordo com as Normas de Auditoria do TCU, são atributos das evidências:
-
-
-
-
-SUFICIÊNCIA
-VALIDADE
-RELEVÂNCIA
-CONFIABILIDADE
As evidências podem, ainda, ser classificadas em quatro tipos:
-
-
-
-
Física
Documental
Testemunhal
Analítica
Atributo evidências conforme Normas TCU
________________________: garantia de que serão obtidos os mesmos resultados se a auditoria for repetida
CONFIABILIDADE
O atributo de auditoria em que a quantidade e a qualidade das evidências obtidas devam convencer o gestor público de que os achados, as conclusões, as recomendações e as determinações da auditoria estão bem fundamentados denomina-se _________________________
suficiência
A NBC TA 315 define procedimentos de avaliação de risco como procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificação e avaliação dos riscos de ________________________________
distorção relevante
Procedimento ___________________ é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Nele inclui-se:
- testes de ___________________ (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
- procedimentos analíticos substantivos.
Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Nele inclui-se:
- testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
- procedimentos analíticos substantivos.
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
fornece evidência a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que ocorre e pelo fato de que o ato pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado
observação
Os Procedimentos _____________________ estão relacionados à detecção de distorções relevantes no nível de afirmações (informações presentes nas demonstrações contábeis, por exemplo). Já os Testes de _____________________ relacionam-se com a avaliação da efetividade operacional dos controles.
Os Procedimentos Substantivos estão relacionados à detecção de distorções relevantes no nível de afirmações (informações presentes nas demonstrações contábeis, por exemplo). Já os Testes de Controle relacionam-se com a avaliação da efetividade operacional dos controles.
Teste de _____________________ é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
controle
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. Pode ser realizado manual ou eletronicamente
recálculo
Procedimentos específicos (ou técnicas), que podem ser utilizados tanto como procedimentos de avaliação de riscos, quanto como teste de controle ou procedimento _______________________, dependendo do contexto em que sejam aplicados pelo auditor.
substantivo
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo
inspeção
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros
observação
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção
inspeção
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia
confirmação externa
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade
reexecução
TÉCNICAS/PROCEDIMENTOS
consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
Procedimentos analíticos