ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Flashcards
A política contemporânea é caracterizada pelo predomínio da dominação de tipo racional-legal e pela inexistência da dominação tradicional e da dominação carismática.
ERRADO
De fato, podemos dizer que na política moderna há uma predominância da dominação racional-legal. Contudo, não podemos afirmar que há a inexistência da dominação tradicional e/ou da dominação carismática.
Por exemplo, o ex-presidente Lula é uma figura que caracteriza-se, muitas vezes, pelo tipo de dominação carismática. Várias pessoas o seguem por tê-lo como uma espécie de “herói”.
No processo de evolução da Administração Pública no Brasil, a instituição do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, situa-se como marco da consolidação do modelo burocrático e superação do patrimonialismo, criado com a edição do Decreto Lei no 200, de 1967.
ERRADO
nenhum modelo foi totalmente superado. Nesse sentido, é incorreto afirmar que houve a “superação do patrimonialismo”.
A erradicação do patrimonialismo no Brasil aconteceu com a reforma administrativa de 1930, que instituiu o modelo de administração burocrática na gestão governamental brasileira.
ERRADO
Infelizmente o patrimonialismo não foi erradicado no Brasil. Mesmo com o advento do modelo burocrático e, posteriormente, do gerencial, até hoje ainda restam resquícios/traços do patrimonialismo.
Pode-se dizer que o modelo ………………………. é autorreferido, ou seja, é voltado para si mesmo, para seus próprios processos, e não para o cidadão.
Burocrático
Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação ……………
racional-legal
No modelo de administração ………………………. os cargos são considerados sinecuras e prebendas.
Patrimonialista
significa dizer que os cargos eram bem remunerados e não requeriam muito trabalho ou esforço.
O gerencialismo pode ser divido em 3. Quais são? E escreva a principal característica de cada um
1)
2)
3)
1) Gerencialismo Puro: EFICIÊNCIA
2) Consumerism: EFETIVIDADE
3) Public Service Orientation: EQUIDADE
De acordo com o DL 200/67, a descentralização se daria em três níveis:
- Dentro dos quadros da Administração Federal, com uma distinção clara do nível de ………………….e do nível de …………………….
- Da Administração Federal para a ………………………, devidamente aparelhadas e mediante ………………….
- Da Administração Federal para a órbita privada, mediante ………………….. ou ………………….
- Dentro dos quadros da Administração Federal, com uma distinção clara do nível de direção e do nível de execução.
- Da Administração Federal para a Administração das unidades federadas, devidamente aparelhadas e mediante convênio.
- Da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.
Cite 3 retrocessos burocráticos da Constituição de 88:
-Perda da autonomia do Poder Executivo para estruturar órgãos públicos;
-Redução da flexibilidade e autonomia da administração indireta;
-Autarquias e fundações passam a seguir as mesmas regras burocráticas e rígidas adotadas pela Administração Direta;
-Obrigatoriedade do Regime Jurídico Único para os servidores civis da União, Estados e Municípios;
-Criou grandes privilégios para servidores
Quais foram, as duas maiores consequências da constituição de 88?
- Volta à administração burocrática.
- Concessão de privilégios e benefícios (aos servidores) pela administração pública, sem uma preocupação real com a capacidade do Estado para arcar com estes gastos.
………………………: Transferência de atividades e serviços não exclusivos do Estado, de interesse coletivo, para o setor público não-estatal (organizações do terceiro setor - Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos - tais como as Organizações Sociais - OS, e as Organizações das Sociedades Civis de Interesse Público - OSCIP).
Publicização
………………………: “Transferência” para o setor privado(pessoas jurídicas com fins lucrativos) de atividades e serviços que são passíveis de serem coordenados pelo próprio mercado.
Privatização
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, lançado em 1995, objetivava transferir para o setor privado os serviços não exclusivos, por meio de um programa de publicização.
ERRADO
Publicização - continua Público
Privatização - passa para o Privado
………………………. é um processo de devolução à iniciativa privada de empreendimentos produtivos com fins lucrativos e que podem ser controlados pelo mercado.
PRIVATIZAÇÃO
…………………………… é um processo de transferir para o setor não-governamental sem fins lucrativos atividades que, apesar de não serem exclusivas do Estado, devem ser incentivadas pelo Estado como saúde, educação, pesquisa científica, cultura, etc
PUBLICIZAÇÃO
Desestatização: compreende a privatização, a ………………………… e a ………………………….
Desestatização: compreende a privatização, a terceirização e a desregulamentação.
Vargas propôs uma reforma administrativa baseada em 3 eixos:
- Administração ………………….
- Administração de ………………….
- Administração de ………………….
- Administração pública
- Administração de pessoal
- Administração de materiais
Com a Constituição Federal de 1988, a administração pública brasileira retornou aos anos 30 do século passado, época em que foi implantada a administração burocrática clássica no Brasil.
CERTO
Isso mesmo! A CF/88 foi um retrocesso administrativo (retrocesso burocrático).
A implantação do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp) (gestão de pessoal e desempenho) foi criado em qual reforma?
O DASP está relacionado à Reforma Administrativa de 1930.
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, lançado em 1995, objetivava transferir para o setor privado os serviços não exclusivos, por meio de um programa de publicização.
ERRADO
O processo de publicização consiste na transferência de atividades e serviços não exclusivos do Estado para o setor público não-estatal (organizações do terceiro setor). Ou seja, os serviços são transferidos para as Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos (por exemplo, para as Organizações Sociais).
Portanto, a questão está errada ao dizer “transferir para o setor privado”.
A transferência de atividades ao setor privado (PJ com fins lucrativos) é denominada de privatização.
O primeiro grande marco implementado para a reforma administrativa na era Vargas foi a criação da……….
Departamento Administrativo do Serviço público
As reformas administrativas brasileiras transitam entre modelos burocráticos e modelos gerenciais, adotando instrumentos de gestão complementares em sua eficácia.
Certo
O modelo gerencial, resultado das transformações originadas na última década do século passado, é pautado pela lógica da informalidade e da transparência.
Certo
A partir da instituição do Plano Diretor da Reforma do Estado, em 1995, a gestão por resultados foi incorporada à administração pública com o objetivo de tornar a gestão pública ……… descentralizada e com gestores com ……… autonomia e ……… nível de responsabilidade individual.
mais descentralizada e com gestores com maior autonomia e maior nível de responsabilidade individual.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek (JK), visando dar maior agilidade ao alcance dos objetivos do plano de metas, a administração indireta passou a participar ativamente da execução das políticas de governo, uma vez que a administração direta era tida como lenta e defasada.
CERTO
A Administração Direta era vista como lenta e defasada. Portanto, foram criadas estruturas paralelas na Administração Indireta, as quais eram flexíveis e conferiam maior agilidade ao alcance dos objetivos do plano de metas.
A reforma do aparelho do Estado inclui 3 dimensões:
1)
2) cultural
3)
1) institucional-legal
2) cultural
3) gerencial (gestão)
A reforma do aparelho do Estado inclui 3 dimensões:
1)
2)
3) gerencial (gestão)
1) institucional-legal
2) cultural
3) gerencial (gestão)
Qual dimensão da reforma do aparelho do Estado (1995) visava a mudança de mentalidade?
dimensão cultural
coexistência de valores patrimonialistas e, principalmente, burocráticos com novos valores gerenciais e modernos na administração pública brasileira. É necessário que ocorra uma mudança cultural para que os princípios da administração pública gerencial fossem aceitos. Na dimensão cultural, o objetivo é a mudança de mentalidade.
Qual dimensão da reforma do aparelho do Estado (1995) visava a descentralização da estrutura organizacional, através da criação de novos formatos organizacionais, como as agências executivas e as organizações sociais
institucional-legal
Qual dimensão da reforma do aparelho do Estado (1995) visava a associada às práticas administrativas, através do recrutamento dos melhores indivíduos por meio de concurso público e processos seletivos, treina permanentemente os funcionários, desenvolve sistemas de motivação, dá autonomia e, ao final, cobra resultados.
Dimensão gerencial (dimensão de gestão)
O que é Conflito de Agência?
Conflito de Interesses (Divergência de Interesses) que ocorre entre os políticos/altos gestores (agente) e os cidadãos (principal).
Quais os 3 Tipos de Accountability? E a diferença entre eles?
1) Horizontal: controle e fiscalização mútua entre poderes (TCs, MPs, CG, Agências fiscalizadoras, etc.)
2) Vertical: referendo, plebiscito e voto - controle social.
3) Societal: controle de entidades sociais objetivando expor falhas do governo (ONGs, mídia, etc.)
4 Princípios da Governança Corporativa IBGC:
- T
- E
- P
- R
- Transparência
- Equidade
- Prestação de Contas
- Responsabilidade Corporativa
Governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao …………………..
desenvolvimento
A governança na gestão pública envolve o gerenciamento de recursos humanos, econômicos e sociais com o propósito de gerar …………………..
desenvolvimento
Governabilidade refere-se à capacidade de governar, à eficiência na gestão da máquina pública e à implantação das políticas públicas.
ERRADO
características relacionadas à governança.
A respeito do setor público e da participação da sociedade civil na gestão de políticas públicas, os conselhos gestores são apresentados como espaços fecundos para desenvolvimento, elaboração, controle, fiscalização e continuidade de políticas públicas.
CERTO
A respeito do setor público e da participação da sociedade civil na gestão de políticas públicas, as conferências nacionais são espaços não oficiais de deliberação das diretrizes gerais de determinada política pública cujos resultados serão incorporados às agendas institucionais.
ERRADO
As Conferências de Políticas Públicas são definidas como espaços institucionais de participação e deliberação acerca das diretrizes gerais de uma determinada política pública.
A respeito do setor público e da participação da sociedade civil na gestão de políticas públicas, no orçamento participativo, a população é convidada para deliberar acerca de prioridades. Contudo, a população não participa ativamente da execução do orçamento público.
CERTO
a participação do cidadão ocorre no momento de elaboração e muito timidamente na fiscalização (controle) de sua execução.
O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal serão realizados por conselho de ………………………., constituído por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade.
gestão fiscal
Acerca da transparência na administração pública, o controle e participação social podem ocorrer tanto no planejamento quanto na execução das ações de governo.
CERTO
A participação social e o controle social podem ocorrer tanto no planejamento quanto na execução das ações de governo.
Acredita-se que o orçamento participativo aumenta o compromisso do cidadão com o bem público, uma vez que o torna corresponsável pela gestão pública.
CERTO
De fato, o orçamento participativo tende a aumentar o compromisso do cidadão com o bem público, uma vez que o torna “corresponsável” pelas decisões tomadas acerca da alocação dos recursos.
O Poder Executivo poderá qualificar como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos previstos em lei, cujo vínculo com o Poder Público é efetivado mediante a celebração de contrato de gestão.
ERRADO
Termo de Parceria
A qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) é ato vinculado do poder público, enquanto que a assinatura do Termo de parceria é um ato discricionário do poder público.
CERTO
A qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) é ato discricionário do poder público, enquanto que a assinatura do Termo de parceria é um ato vinculado do poder público.
ERRADO
A qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) é ato VINCULADO do poder público, enquanto que a assinatura do Termo de parceria é um ato DISCRICIONARIO do poder público.
Pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, instituídas por servidores públicos, em nome próprio, sob a forma de fundação, associação ou cooperativa, para a prestação, em caráter privado, de serviços sociais não exclusivos do Estado e que mantêm vínculo jurídico com entidades da administração direta ou indireta, em regra por meio de convênio, denominam-se …………………………..
entidades de apoio
A parceria firmada entre as organizações da sociedade civil (OSC) e o poder público por ser formalizada por 03 instrumentos diferentes: Termo de …………….;
Termo de ……………….
Acordo de ……………………..
Termo de Colaboração;
Termo de Fomento
Acordo de Cooperação.
Com o declínio do Estado de Bem-Estar Social, surge o Estado Neoliberal, que ensejou o nascimento de um Estado ……………………….
Regulador
As agências reguladoras são autarquias em regime …………………: detêm uma ……………………….. em relação ao Ente Instituidor (quando comparadas às demais autarquias).
As agências reguladoras são autarquias em regime especial: detêm uma maior autonomia em relação ao Ente Instituidor (quando comparadas às demais autarquias).
Uma das características mais marcantes das autarquias em regime especial é o mandato fixo e ………………… dos dirigentes.
Uma das características mais marcantes das autarquias em regime especial é o mandato fixo e estabilidade dos dirigentes.
Consórcio público: pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como …………………….., com personalidade jurídica de direito público e natureza …………………, ou como pessoa jurídica de direito privado sem …………………
constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos.
O consórcio público adquirirá personalidade jurídica de direito público, no caso de constituir ……………………. mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções
associação pública,
A absorção de atividades não exclusivas do Estado por Organizações Sociais foi promovida por meio do processo de publicização.
CERTO
A publicização de atividades é uma forma de descentralização por meio da qual atividades executivas desenvolvidas pela administração direta ou por autarquias tem sua execução repassada para entidades privadas sem fins lucrativos conhecidas como organizações sociais.
A absorção de atividades não exclusivas do Estado por Organizações Sociais foi promovida por meio do processo de publicização.
publicização
Os entes consorciados somente entregam recursos financeiros ao consórcio público mediante contrato de …………….
rateio
Em virtude do recebimento das contribuições parafiscais, os serviços sociais autônomos são controlados pelo Poder Público, mediante ……………………. ou ainda por meio do controle dos Tribunais de Contas
supervisão ministerial
Não são passíveis de qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as instituições religiosas ou voltadas para a disseminação de credos, cultos, práticas e visões devocionais e confessionais.
CERTO
………………., policies e politics são os três principais aspectos considerados para a definição das políticas públicas, conforme o modelo do equilíbrio pontuado.
policy
Quais são as 5 etapas do ciclo de políticas públicas?
1)
2) formulação da política
3) tomada de decisão
4) implementação
5)
1) formação/construção da agenda
2) formulação da política
3) tomada de decisão
4) implementação
5) avaliação
1) formação/construção da agenda
2)
3)
4) implementação
5) avaliação
1) formação/construção da agenda
2) formulação da política
3) tomada de decisão
4) implementação
5) avaliação
1) formação/construção da agenda
2) formulação da política
3) tomada de decisão
4)
5)
1) formação/construção da agenda
2) formulação da política
3) tomada de decisão
4) implementação
5) avaliação
Com base no modelo de cadeia de valor, insumos, processos, produtos e impactos são os elementos que devem ser considerados no desenvolvimento de indicadores para a avaliação de programas.
CERTO
- Insumos (inputs);
- Processos/Projetos (ações);
- Produtos/serviços (outputs);
- Impactos (outcomes).
A administração pública burocrática é orientada para a racionalidade absoluta e prevê o controle rígido dos processos e procedimentos como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção.
CERTO
- ## Racionalização
- Pressão
- Racionalização
- Oportunidade
- Oportunidade
- Pressão
- Racionalização
- Oportunidade
- Capacidade
- Pressão
- Racionalização
- Oportunidade
- Capacidade
- ## Oportunidade
- Pressão
- Racionalização
- Oportunidade
- Capacidade
O diamante da fraude é composto dos seguintes itens (vértices):
- Pressão
-
-
-
- Pressão
- Racionalização
- Oportunidade
- Capacidade
De acordo com a lei anticorrupção, o valor da multa varia entre … % a …. % do …………………………., ou até R$ …………………
De acordo com a lei anticorrupção, o valor da multa varia entre 0,1 % a 20 % do faturamento bruto mensal, ou até R$ 60 milhões, quando não for possível calcular o faturamento.
………………….. pode ser definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, utilizados de forma a gerar valor e entregar resultados à organização.
Competência
- Distintivas
- Suporte
- Dinâmicas
- Essenciais
- Distintivas
- Organizacionais
- Suporte
- Dinâmicas
As Competências Organizacionais podem ser divididas da seguinte maneira:
- Essenciais
-
- Organizacionais
- Suporte
-
- Essenciais
- Distintivas
- Organizacionais
- Suporte
- Dinâmicas
- Distintivas
- Organizacionais
- Dinâmicas
- Essenciais
- Distintivas
- Organizacionais
- Suporte
- Dinâmicas
Competências ………………….: São as competências fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais para a estratégia organizacional. Tratam-se das competências relacionadas às atividades mais elevadas.
Essenciais
Competências …………………: Tratam-se das competências reconhecidas pelos clientes como “diferenciais” em relação aos concorrentes. Essas competências conferem à organização vantagens competitivas.
Distintivas
Competências …………………..: Essas competências representam um pequeno número de atividades-chave (normalmente, entre três e seis) que a organização espera de cada unidade de negócio.
Organizacionais
Competências …………………..: Consistem nas competências que servem de alicerce para outras atividades da organização. Ou seja, servem de apoio para as “atividades fim” da organização.
de Suporte:
Competência ……………………..: Trata-se da capacidade da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.
Dinâmica
Competência = …………….. + ……………….. + …………………..
CHA
Conhecimento + Habilidades + Atitude
Os conhecimentos e as habilidades dos empregados são elementos essenciais para evidenciar competências, ao passo que as atitudes são fundamentais para materializar os resultados.
CERTO
A gestão por resultados começou a ser introduzida e implantada no Brasil através da Reforma …………….. Contudo, a gestão por resultados foi introduzida, formalmente, através do …………………………
A gestão por resultados começou a ser introduzida e implantada no Brasil através da Reforma de 1995 (PDRAE). Contudo, Paludo explica que a gestão por resultados foi introduzida, formalmente, na Administração Pública Federal, através dos “programas” do Plano Plurianual (PPA) 2000-2003 (conhecido como “Avança Brasil”). Este PPA estruturou as ações governamentais em programas que continham objetivos e metas pré-determinados.
-
-
-
planejamento
organização
direção
controle
No que se refere ao planejamento estratégico, no âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em detrimento da eficiência.
CERTO
Ao invés de se preocupar com os processos e com os “meios” (eficiência), a adm por objetivos se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia).
A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe
CERTO
Na adm por objetivos, ao invés do chefe impor os objetivos e as metas aos subordinados (de “cima para baixo”, através da cadeia de comando), os subordinados participam desse processo. Assim, os objetivos e as metas organizacionais são definidos em conjunto pelos gerentes e pelos subordinados.
O planejamento pode ser entendido como um processo desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor maneira possível. Nesse sentido, há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
Errado! Não há consenso entre as etapas de planejamento estratégico!
Redes e parcerias são estratégias embasadas na colaboração (em maior ou menor grau), e não na competição entre organizações, com o objetivo de compartilhar recursos e capacidades para atuação no mercado.
ERRADO
As organizações formam redes, alianças e parcerias, justamente para tornarem-se mais competitivas. Ou seja, para aumentarem suas vantagens competitivas.
Portanto, tratam-se sim de estratégias de competição entre as organizações.
O planejamento é uma função administrativa que deve ser desenvolvida de forma paralela às funções de organização, direção e controle.
ERRADO
O planejamento aparece no início do processo administrativo. É a primeira função administrativa. É a função administrativa que vem antes das outras. Trata-se do princípio da precedência do planejamento.
O planejamento …………………… detalha os objetivos e direcionamentos estratégicos em objetivos específicos para áreas funcionais da organização, como finanças, recursos humanos, materiais.
planejamento tático
No curso da avaliação estratégica, a análise SWOT deve abranger os resultados de revisão documental, bem como entrevistas com as líderes do órgão e, ainda, pesquisa com servidores de modo a compor uma matriz contendo forças e ameaças.
Certo
com relação a aspectos afetos à estratégia organizacional, a análise do ambiente externo permite a identificação de…………… e………………..
Enquanto o ambiente interno de………….. e…………………
AMBIENTE INTERNO = PONTOS FORTES e FRACOSAMBIENTE EXTERNO= OPORTUNIDADES E AMEAÇAS.
Na análise SWOT,…………… são considerados fatores externos e limitam o desempenho da organização.
Ameaças
A análise SWOT oferece ao time gerencial uma visão abrangente sobre as oportunidades de negócios para a organização.
Errado
É time estratégico.
Gerencial é nível tático, que abrange gerências e departamentos. Estratégico tem haver com o nível institucional (Diretores, Presidentes e afins)
A análise SWOT avalia o desempenho das organizações.
Errado
SWOT não avalia desempenho nas organizações e sim, uma análise dos ambientes internos e externos à organização. Logo, a assertiva está incorreta.
A ferramenta 5W2H tem por objetivo facilitar o …………………… das atividades. Trata-se, basicamente, de um ………………….. que auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os objetivos sejam alcançados.
A ferramenta 5W2H tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades. Trata-se, basicamente, de um “check-list” que auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os objetivos sejam alcançados.
Quais os são questionamentos da ferramenta 5W2H?
1) What - o que deve ser feito?
2) Whey - por que deve ser feito?
3) When - quando deve ser feito?
4) Who - quem deve fazer?
5) Where - onde deve ser feito?
6) How - como deve ser feito?
7) How much - quanto custará?
BSC trata-se de um sistema balanceado de monitoramento de ……………………… que tem por objetivo a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de indicadores, objetivos e metas.
resultados
BSC trata-se de um sistema balanceado de monitoramento de resultados que tem por objetivo a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de indicadores, objetivos e metas.
CERTO
BSC trata-se de um sistema balanceado de monitoramento de resultados que tem por objetivo a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de ………………….., …………………… e metas.
indicadores, objetivos e metas.
O objetivo do BSC é retirar o caráter ……………………….. da estratégia, e transformá-la em algo mais ……………………….
O objetivo do BSC é retirar o caráter subjetivo (qualitativo) da estratégia, e transformá-la em algo mais objetivo (quantitativo).
O BSC consiste em uma ferramenta que traduz e “desdobra” a missão, visão e os planos estratégicos em ……………….., desafios e ……………………, através da criação de indicadores que possam acompanhar, monitorar e medir o andamento dos objetivos, bem como acompanhar e aferir o atingimento dos resultados.
objetivos, desafios e metas
BSC leva em consideração medidas financeiras (indicadores financeiros) e medidas não financeiras (indicadores …………………….).
estratégicos
O BSC considera que as medidas (indicadores) podem ocorrem sob quatro perspectivas:
Perspectiva ………………….
Perspectiva ………………….
Perspectiva ………………….
Perspectiva ………………….
Perspectiva Financeira
Perspectiva do Cliente
Perspectiva dos Processos Internos
Perspectiva do Aprendizado e Crescimento
Para cada uma dessas perspectivas são desenvolvidos indicadores.
O BSC é composto por 05 elementos principais:
- Mapa estratégico
-
- Metas
-
- Mapa estratégico
- Objetivos estratégicos
- Metas
- Plano de ação (iniciativa)
- Objetivos estratégicos
- Plano de ação (iniciativa)
- Mapa estratégico
- Objetivos estratégicos
- Metas
- Plano de ação (iniciativa)
O BSC traduz a missão, a visão e a estratégia organizacional, através de um …………………………….., composto por objetivos estratégicos que estão distribuídos nas diferentes perspectivas (Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento), as quais estão inter-relacionadas por uma relação de causa e efeito; associando-se, ainda, os objetivos estratégicos a indicadores, metas e planos de ação.
mapa estratégico
O BSC traduz a missão, a visão e a estratégia organizacional, através de um mapa estratégico, composto por objetivos estratégicos que estão distribuídos nas diferentes perspectivas (Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento), as quais estão inter-relacionadas por uma relação de causa e efeito; associando-se, ainda, os objetivos estratégicos a indicadores, metas e ……………………..
planos de ação.
O BSC traduz a missão, a visão e a estratégia organizacional, através de um mapa estratégico, composto por objetivos estratégicos que estão distribuídos nas diferentes perspectivas (Financeira, ………………, ……………………. e ……………………….), as quais estão inter-relacionadas por uma relação de causa e efeito; associando-se, ainda, os objetivos estratégicos a indicadores, metas e planos de ação.
Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento
A ……………………………. é uma ferramenta utilizada para priorizar os problemas. Ela auxilia os gestores a avaliarem os diversos problemas e “priorizar” aqueles mais importantes.
Matriz GUT (ou Matriz Gravidade, Urgência e Tendência)
O balanced scorecard é uma metodologia que descreve a estratégia nas perspectivas financeira, mercadológica, de processo interno e de inovação.
CERTO
Financeira; Cliente (Mercadológica); Processos Internos e; Aprendizado e Crescimento (Inovação).
O empreendedorismo governamental possui como foco a ação empresarial com o propósito de geração de lucros para a administração pública, a exemplo da exploração de atividades comerciais pelas empresas estatais.
ERRADO
O governo empreendedor não pretende controlar a economia, não pretende possuir empresas e não pretende concentrar-se no “fazer” em ampla escala. O que o governo empreendedor pretende é estimular a ação e a parceria da sociedade.
O empreendedorismo governamental surge como uma maneira de aprimorar os governos. Governo empreendedor significa aproveitar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, através de formas inovadoras, em busca de satisfazer as necessidades dos cidadãos.
O empreendedorismo governamental, lançado na década de 90 do século passado, se voltava à redução da burocracia e à promoção de competição, inclusive nos serviços públicos.
CERTO
O empreendedorismo governamental surgiu na década de 90 e é voltado à redução da burocracia (“distanciamento” da burocracia”).
Além disso, um de seus princípios é o “Governo Competitivo”, o qual se baseia na ideia de necessidade de competição tanto entre o setor público e o setor privado (setor público x setor privado), bem como a competição entre as próprias Entidades Públicas (setor público x setor público), com o objetivo de “quebrar o monopólio” e aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.
A gestão pública empreendedora fundamenta-se no aumento da produtividade e do rendimento das empresas públicas, de modo a gerar maior receita para o Estado.
ERRADO
O governo empreendedor não pretende controlar a economia, não pretende possuir empresas e não pretende concentrar-se no “fazer” em ampla escala. O que o governo empreendedor pretende é estimular a ação e a parceria da sociedade.²
O empreendedorismo governamental surge como uma maneira de aprimorar os governos. Governo empreendedor significa aproveitar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, através de formas inovadoras, em busca de satisfazer as necessidades dos cidadãos.
O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.
CERTO
Um dos princípios do governo empreendedor é “O Governo pertence à comunidade” (“dando responsabilidade ao cidadão, em vez de servi-lo”). Ou seja, ao invés de apenas “servir” ao cidadão, deve-se dar responsabilidade a ele.
A administração utiliza-se de um processo (de um método) para atingir seus objetivos. Esse processo é composto de algumas “etapas”, as quais chamamos de ………………. administrativas. As funções administrativas, quando consideradas conjuntamente, formam o processo administrativo, que é composto pelas seguintes funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC).
A administração utiliza-se de um processo (de um método) para atingir seus objetivos. Esse processo é composto de algumas “etapas”, as quais chamamos de funções administrativas. As funções administrativas, quando consideradas conjuntamente, formam o processo administrativo, que é composto pelas seguintes funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC).
A administração utiliza-se de um processo (de um método) para atingir seus objetivos. Esse processo é composto de algumas “etapas”, as quais chamamos de funções administrativas. As funções administrativas, quando consideradas conjuntamente, formam o ……………………. administrativo, que é composto pelas seguintes funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC).
A administração utiliza-se de um processo (de um método) para atingir seus objetivos. Esse processo é composto de algumas “etapas”, as quais chamamos de funções administrativas. As funções administrativas, quando consideradas conjuntamente, formam o processo administrativo, que é composto pelas seguintes funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC).
A administração utiliza-se de um processo (de um método) para atingir seus objetivos. Esse processo é composto de algumas “etapas”, as quais chamamos de funções administrativas. As funções administrativas, quando consideradas conjuntamente, formam o processo administrativo, que é composto pelas seguintes funções administrativas: ………………….., ……………………., ………………………., ……………………..
Planejamento, Organização, Direção e Controle
(PODC).
PDCA
consiste em estabelecer os objetivos (de melhoria de desempenho) e os planos para alcançá-los
Plan
PDCA
planejar as ações que se pretende implementar nas organizações públicas
Plan
PDCA
executar as ações definidas no planejamento
Do
PDCA
envolve o treinamento dos funcionários e coleta de dados do que está sendo executado
Do
PDCA
controlar os resultados definidos nos planos de ação e monitorar o atingimento das metas estabelecidas no planejamento
Check
PDCA
verificar (checar) os resultados daquilo que foi executado
Check
PDCA
agir com ações corretivas com base no acompanhamento das etapas anteriores definidas no planejamento
Act
PDCA
trata-se de atuar corretivamente
Act
PDCA
Busca-se encontrar as falhas do processo e corrigi-las, com objetivo de evitar que os problemas ocorram novamente
Act
………………………………. é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
……………………. é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
Processo é um conjunto de …………………………………………………., por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, sequencialmente e logicamente estruturadas e encadeadas, por meio das quais………………………………. são transformadas (processamento) em …………………………………
as entradas/inputs (insumos) são transformadas (processamento) em saídas/outputs (produtos / serviços).
………………………… consiste em “dividir” o trabalho em diversas “etapas” sequenciais e lógicas (estruturar uma cadeia de valor), com o objetivo de agregar valor aos insumos (entradas) produzindo produtos e serviços (saídas) que atendam e satisfaçam às necessidades de clientes internos e externos.
Processo
Na estrutura dos processos, ………………………. correspondem aos recursos utilizados, insumos,
matérias-primas, etc. Tratam-se dos elementos que serão “transformados”.
Entradas (inputs / insumos)
Os processos de uma instituição que objetivam garantir uma visão ponta a ponta e interfuncional e realizar a cadeia de valor são conhecidos como processos ………………………..
PRIMÁRIOS
Na estrutura dos processos, ………………………. correspondem aos produtos e serviços gerados. É o
resultado final do processo.
Saídas (outputs / resultados)
Um processo de negócio é basicamente um trabalho desenvolvido fim a fim que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que entrega valor aos clientes.
CERTO
Os processos podem ser divididos em processos ……………….. e processos ………………..
Primários e Suporte
É característica da Gestão por Processos
- Alocação de pessoas agrupadas junto aos seus pares em áreas funcionais
ERRADO
funcional
É característica da Gestão por Processos
- Alocação de pessoas realizada através de times de processos envolvendo diferentes perfis e habilidades
CERTO
É característica da Gestão por Processos
- Estrutura organizacional hierárquica - departamentalização/vertical
ERRADO
É característica da Gestão por Processos
- A avaliação de desempenho deve estar centrada no desempenho individual de cada colaborador
ERRADO
É característica da Gestão por Processos
- Autonomia operacional fortalece a individualidade dando autoridade para tomada de decisões
CERTO
É característica da Gestão por Processos
- É de longo prazo
certo
É característica da Gestão por Processos
- Forte supervisão de níveis hierárquicos superpostos
ERRADO
É característica da Gestão por Processos
- Capacitação dos indivíduos dirigida às múltiplas competências da multifuncionalidade requerida
CERTO
É característica da Gestão por Processos
- Avaliação de desempenho centrada nos resultados do processo de negócio
CERTO
É característica da Gestão por Processos
- estrutura organizacional fundamentada em equipes de processos/horizontal
CERTO
É característica da Gestão por Processos
- A gestão de processos é horizontalizada-achatada
CERTO
É característica da Gestão por Processos
- Foco no usuário externo
CERTO
Na ………………………, a autoridade sai da figura do topo hierárquico e passe a ser distribuída na organização, isso agiliza o processo que antes teria que ser esperado autorização de nível superior para a tomada de decisões (foi este um dos motivos do modelo burocrático apresentar impedimento nas soluções rápidas ou eficientes).
descentralização
evita a lentidão nas decisões e a perda da capacidade de adaptação.
No processo de planejamento, a análise do cenário presente é preponderante em relação às perspectivas futuras, pois a etapa mais importante do planejamento é a identificação da situação atual.
ERRADA. O processo de planejamento analista tanto a situação atual como a futura. Não existe uma etapa mais importante, as duas são fundamentais.
Atividades de acompanhamento e monitoração do trâmite dos processos judiciais de um tribunal são inerentes ao processo de C……………………..
CONTROLE
O estabelecimento de objetivos nos diversos níveis organizacionais, com a finalidade de motivar as pessoas para o alcance das estratégias, é aderente à administração por objetivos.
CERTO
Corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance dos resultados.
Os planos elaborados para procedimentos relacionados a métodos, programações e regulamentos para dar cobertura à realização de tarefas são típicos do planejamento tático.
ERRADO
planejamento OPERACIONAL (palavra chave tarefas)
Os planos elaborados para procedimentos relacionados a métodos, programações e regulamentos para dar cobertura à realização de tarefas são típicos do planejamento ………………..
OPERACIONAL (palavra chave tarefas)
Os planos financeiros elaborados para ……………… prazo, que englobam a captação e a aplicação de recursos para operações de departamentos da organização, são característicos do planejamento estratégico.
pespectiva financeira é de longo prazo
Adotada em organizações contemporâneas, a abordagem de planejamento que consiste em estabelecer metas, gerar planos de ação, analisar o progresso das ações e avaliar seu desempenho é planejamento ………………………..
por objetivos.
esquema é associar ela ao ciclo “PDCA”.
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Balanço e relatórios financeiros
Estratégico
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Controle dos lucros e perdas
Estratégico
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Orçamento - programa
Tático
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Análise do retorno sobre o o investimento
Estratégico
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Controle de Estoque
Operacional
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Controle Orçamentário
Tático
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Contabilidade de custos
Tático
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Programação Just-in-time
Operacional
Controle Operacional X Tático X Estratégico
Controle de Qualidade
Operacional
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Realiza o “mapeamento” ambiental, otimizando a relação com o ambiente externo
Estratégico
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Alto nível deincertezas
Estratégico
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
É genérico e sintético
Estratégico
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Realizado pelonível intermediário/gerencial(gerentes e chefes de departamento)
Tático
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Envolve umadeterminada Área ou unidade
Tático
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Envolve planos de:produção,financeiros,marketingerecursos humanos
Tático
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
É realizado pelonível administrativo mais baixo(supervisores)
Tático
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Preocupa-se com “o que” e “como” fazer
Operacional
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Foco está na eficiência
Operacional
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Podem ser classificados em:procedimentos,orçamentos,programaseregulamentos
Operacional
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
Podem ser classificados em:procedimentos,orçamentos,programaseregulamentos
Operacional
Planejamento Estratégico X Tático X Operacional
É detalhado e analítico
Operacional
Um órgão público cujo planejamento estratégico é estruturado de acordo com o BSC (balanced scorecard) definiu os seguintes objetivos estratégicos: desenvolver competências de liderança e inovar em tecnologia da informação. Os referidos objetivos estão inseridos em qual perspectiva do BSC?
aprendizado e crescimento.