Criminologia Flashcards
Para a criminologia positivista, infrator é mera vítima inocente do sistema econômico; culpável é a sociedade capitalista.
Incorreta. A criminologia positivista, na verdade, foca no determinismo biológico e social, mas não necessariamente vê o criminoso como vítima do sistema econômico. Essa perspectiva está mais alinhada ao pensamento marxista
Para a criminologia clássica, criminoso é um ser atávico, escravo de sua carga hereditária, nascido criminoso e prisioneiro de sua própria patologia.
Incorreta. Essa descrição se encaixa na criminologia positivista, que explora a ideia de que o comportamento criminoso pode ser hereditário e inerente. A criminologia clássica, por outro lado, vê o crime como uma escolha racional baseada na lógica de custos e benefícios. (Lembrar que Lombroso veio na criminologia positiva)
Para os correcionalistas, criminoso é um ser inferior, incapaz de dirigir livremente os seus atos: ele necessita ser compreendido e direcionado, por meio de medidas educativas.
Essa alternativa está correta. A abordagem correcionalista vê o criminoso como alguém que precisa de reabilitação e educação para ser reintegrado à sociedade. Essa visão está alinhada com práticas de ressocialização, focando em medidas educativas para corrigir o comportamento do infrator.
Quais as teorias do Consenso e do Conflito:
Teoria do Consenso - “CASA”
C - Chicago - Escola
A - Anomia - Teoria
S - Subcultura do Delinquente - Teoria
A - Associação Diferencial - Teoria
Teoria do Conflito - “EM”
E - Etiquetamento - Teoria
M - Marxista - Teoria
Assim, temos a seguinte frase acerca das teorias: “CASA” com consenso não entra “EM” conflito !
A criminologia é uma ciência normativa?
Falso. A criminologia não se trata de ciência normativa.
Entre os modelos teóricos explicativos da criminologia, o conceito definitorial de delito afirma que, segundo a teoria do labeling approach, o delito carece de consistência material, sendo um processo de reação social, arbitrário e discriminatório de seleção do comportamento desviado.
Correto.
O modelo teórico de opção racional estuda a conduta criminosa a partir das causas que impulsionaram a decisão delitiva, com ênfase na observância da relevância causal etiológica do delito.
Errado. O modelo teórico da opção racional estuda o delito a partir da perspectiva do delinquente racional, um ser libre para tomar suas decisões e capaz de sopesar os custos e os benefícios que um delito eventualmente poderá lhe proporcionar.
O método científico criminológico baseia-se na experimentação, o que garante ao investigador conhecimento mais confiável e seguro sobre o problema criminal.
A Criminologia é uma ciência empírica. Empírico é o conhecimento obtido pelos sentidos humanos. No empirismo, a experiência humana sensorial é a base para a compreensão do mundo. Uma ciência empírica, portanto, se baseia na experiência, na observação de um fenômeno. Desse modo, podemos afirmar que as teorias criminológicas devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo, da verificação dos crimes concretamente ocorridos num grupo social.