circuncisão Flashcards
conceito
retirada cirúrgica do prepúcio, fazendo com que reduza infecções TGU, câncer peniano, incidência de IST, câncer cervical
desenvolvimento do prepúcio
começa durante o 3° mês de gestação e completa no fim do 5° mês. a separação do prepúcio (prega cutânea que recobre a glande) começa intra útero.
- pelo 5° ano de vida o prepúcio apresenta-se retrátil em até 90% dos meninos. somente 4% dos RN apresentam prepúcio totalmente retrátil. aos 6 meses de vida, apenas 20% apresenta
incidência reduzida de infecção do trato urinário
meninos não circundados apresentam taxa dez vezes maior de infecção do trato urinário do que os circundados. a maioria das infecções do TGU em menino ocorre no 1° ano de vida.
- previne a colonização bacteriana do prepúcio, ou seja, questão de limpeza.
incidência reduzida de câncer peniano
o principal fator de risco é a fimose. o desenvolvimento desse câncer ocorre quase exclusivamente em homens não circundados. os resultados da redução do câncer parecem ser mais pronunciados quando a circuncisão é realizada no período neonatal. outros fatores: verruga e fumo.
incidência reduzida de DSTs
o estado não circundado tem sido associado a incidência aumentada de inúmeras doenças sexualmente transmitidas
problemas de higiene
após a separação natural ter ocorrido, o prepúcio deve ser retraído e lavado regularmente. nenhum cuidado especial é requerido antes da separação fisiológica dessa glande, a retração forçada pode causa fibrose e fimose permanente.
indicações para realizar a circuncisão
- fimose
- parafimose
- infecção do TGU superior
- trauma: raramente!!
- balanopostite de repetição
fimose
estenose anatômica fixa do orifício prepucial, impossibilitando a retração do prepúcio sobre a glande.
- balanite xerótica obliterante, doença infiltrativa de pele, é causa bem conhecida de fimose, ela pode ser reconhecida pela presença de prepúcio distal esclerótico, esbranquiçado. essas alterações podem envolver a glande e causar estenose meatal.
parafimose
quando o prepúcio permanece completamente retraído, após um período de tempo prolongado, pode ocorrer constrição dolorosa da glande.
- complicação da fimose, a pessoa consegue expor a glande, mas não recobre. obstrução linfática pode levar a edema e as vzs, comprometer o fluxo sanguíneo da glande. redução manual é muitas vzs possível.
balanopostite de repetição
inflamação superficial ou infecção na glande + prepúcio. infecções bacterianas são comuns e geralmente respondem a antibióticos tópicos. as infecções recorrentes podem requerer circuncisão como tratamento definitivo. (superinfecção de esmegma costuma responder a dilatação e a liberação de adesões balanoprepuciais)
inflamações na glande, prepúcio e ambos
- balanite: inflamação da glande
- postite: inflamação do prepúcio
- balanopostite: inflamação de ambos
anomalias do trato urinário superior
pode ser considerada por causa do risco aumentado de infecções do trato urinário, mas não existem evidências que afirme que circuncisão é mais efetiva que a antibioticoprofilaxia
contra indicações para realizar circuncisão
- pênis embutido
- anomalias penianas: epispádia e hipospádia
- algumas coagulopatias:diátese hemorrágica
- problemas médicos importantes
- prematuridade
anomalias penianas
o prepúcio é a fonte de pele preferida para a correção de inúmeras anomalias penianas e ureterais, como epispádia, hipospádia (uretra sair em cima ou embaixo) e recurvamento peniano.
- circuncisão deve ser adiada até ser realizada avaliação urológica apropriada.
pênis embutido
a remoção de excessiva quantidade de pele peniana poderia causar aprisionamento do pênis na gordura supra púbica. em casos selecionados em que a circuncisão precisa ser feita, pode ser usada técnicas especiais.