Cinesio Flashcards
1- Articulações Fibrosas (Sinartrose)
Articulações onde os ossos são unidos por tecido fibroso. Esse tecido pode variar de uma fina camada de tecido fibroso, como nas suturas do crânio, até faixas mais espessas de tecido fibroso ou cartilaginoso.
Características: Geralmente imoveis ou com movimento muito limitado.
Sutura:
Descrição: Articulações encontradas entre os ossos do crânio. Os ossos são unidos por uma camada muito fina de tecido fibroso, que se torna quase invisível à medida que envelhecemos.
Movimento: Geralmente imóveis, ou com movimento extremamente limitado.
Sindesmose:
Descrição: Os ossos são unidos por uma faixa de tecido fibroso mais espesso do que nas suturas, como o ligamento que conecta a tíbia e a fíbula.
Movimento: Permite um pequeno grau de movimento, mas é principalmente uma articulação fixa.
Gonfose
Descrição: Articulação encontrada entre os dentes e os ossos da mandíbula ou maxilar. O dente se encaixa em uma cavidade do osso maxilar ou mandibular.
Movimento: Praticamente imóvel.l.
2- Articulações Cartilaginosas (Anfiartrose
Articulações onde os ossos são unidos por cartilagem. Este tipo de articulação permite um movimento limitado, proporcionando alguma flexibilidade e resistência ao impacto.
Sinfise:
Descrição: As superfícies articulares dos ossos são unidas por uma cartilagem fibrocartilaginosa. Exemplo: as articulações entre os corpos das vértebras (discos intervertebrais) e a sínfise púbica.
Movimento: Permite um pequeno grau de movimento, oferecendo flexibilidade e suporte.
Sincondrose:
Descrição: Articulações onde os ossos são unidos por cartilagem hialina. Um exemplo é a articulação entre o esterno e as costelas.
Movimento: Geralmente imóveis ou com movimento muito limitado.
- Articulações Sinoviais (Diartrose)
Articulações que possuem uma cavidade sinovial preenchida com líquido sinovial, permitindo uma ampla gama de movimentos. Estas são as articulações mais móveis do corpo e são frequentemente encontradas nos membros.
Plana:
Descrição: Articulações onde as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento. Exemplo: articulações entre os ossos do carpo.
Movimento: Permite movimentos de deslizamento e rotação muito limitados.
Ginglimo (Dobradiça):
Descrição: Articulações com superfícies articulares em forma de gínglimo, permitindo movimento apenas em um plano, como uma dobradiça. Exemplo: o cotovelo e o joelho.
Movimento: Flexão e extensão.
Trocoidea (Pivô):
Descrição: Articulações onde uma superfície óssea é cilíndrica e gira em torno de um eixo. Exemplo: articulação entre a primeira e a segunda vértebra cervical (atloideano-axial) que permite a rotação da cabeça.
Movimento: Rotação.
Elipsoide (Ovoide):
Descrição: Articulações onde uma superfície óssea elipsoidal se encaixa em uma cavidade correspondente em outro osso. Exemplo: a articulação do punho (radiocárpica).
Movimento: Permite movimentos de flexão, extensão, abdução e adução, mas não rotação completa.
Selar (Sela):
Descrição: Articulações onde cada superfície óssea tem uma forma de sela, com uma concavidade e uma convexidade que se encaixam. Exemplo: articulação entre o trapézio e o primeiro metacarpo (articulação trapézio-metacarpiana).
Movimento: Permite movimentos de flexão, extensão, abdução e adução, além de uma certa rotação.
Esferoide (Ball-and-Socket):
Descrição: Articulações onde a extremidade de um osso é esférica e se encaixa em uma cavidade profunda em outro osso. Exemplo: o quadril e o ombro.
Movimento: Permite uma ampla gama de movimentos, incluindo flexão, extensão, abdução, adução, rotação e circundação.
Exercícios Ativos
Descrição: São realizados pelo próprio paciente, sem a ajuda de um terapeuta ou equipamento. O paciente contrai e relaxa os músculos para realizar o movimento.
Objetivo: Melhorar a força muscular, a amplitude de movimento e a coordenação.