CASO 9 Flashcards
O que é um acidente
é um evento não intencional, evitável e
causador de lesões físicas e/ou emocionais no âmbito doméstico ou em outros ambientes sociais, como o do trabalho, do trânsito, da escola, de esportes e de lazer.
No Brasil, os acidentes representam a principal causa de morte de crianças de X anos, configuran-do-se como grave problema de saúde pública.
1 a 14
Qual acidente mais frequente? qual segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto na ordem
As quedas são os acidentes mais frequentes, se-guidas por queimaduras, aspiração e ingestão de corpo estranho, acidentes de trânsito, intoxicações exógenas, acidentes por arma de fogo
á em ado-lescentes de 10 a 19 anos, a principal causa de interna-mento são os X
traumatismos
qual medidas de prevenção para intoxicações
Nas intoxicações acidentais, é importante que o pe-diatra ou a equipe de saúde oriente a família quanto às noções básicas de prevenção, ressaltando para não re-alizar nenhum procedimento em casa e buscar sempre informações, a qualquer hora, nos CIATs, pelo número 0800 722 6001, e que essas informações sejam repassadas também às pessoas que cuidam da criança.
programas de prevenção são importantes para minimizar a exposição da criança às substâncias tóxicas e conscientizar sobre os efeitos deletérios e, por vezes, fatais do contato com tais substâncias. O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas das síndromes tóxicas (toxíndormes) e a instituição da terapêutica adequada são essenciais para o prognóstico favorável no atendimento da criança vítima de intoxicação.
quais medidas de prevenção para queimaduras
retirada da criança da cozinha, supressão do álcool ao alcance das crianças e retirada das gambiarras elétricas nas residências –, 95% das queimaduras infantis seriam evitadas.
No Hospital da Restauração, único serviço público em Pernambuco a prestar atendimento ao paciente quei-mado, cerca de 3 mil pacientes por ano são atendidos na urgência, com uma média de 800 internações e aproxi-madamente 8.500 atendimentos ambulatoriais. → Crianças de até X anos representam 62% de todos os atendimentos.
14
quais principais causas das queimaduras (3)
cidentes domésticos provocados por líquidos superaquecidos, geralmente na cozinha (café, leite, min-gau, água, feijão, sopa etc.) em 50,2% dos casos,
manuseio de líquidos inflamáveis, como álcool, gasolina e querose-ne (9%)
, eletricidade – choque e descarga elétrica (11%),
qual definição de queimadura
Lesão tecidual decorrente de trauma térmico, elétri-co, químico ou radioativo
como a queimadura pode ser classificada de acordo com a profundidade
I grau, II, III, IV
o que caracteriza uma queimadura de I grau
qual exemplo clássico e como se faz o tratamento
comete a epiderme e caracte-riza-se pela presença de eritema e dor. Não provoca alterações hemodinâmicas. O exemplo clássico é a queimadura solar. O tratamento se faz com com-pressas frias e analgésicos.
o que caracteriza uma queimadura de II grau
superficial
comete a epiderme e parcial-mente a derme. Caracteriza-se por superfície rósea e úmida com bolhas ou flictemas muito dolorosas. O tecido terá condições de se recuperar, sendo raras as cicatrizes. É importante não romper a bolha íntegra. Se a bolha estiver rota, a ferida deve ser desbrida-da para retirada da pele desvitalizada. Em seguida, faz-se o curativo.
o que caracteriza uma queimadura de II grau profunda
exemplo e tempo de cicatrização
acomete a camada reticular da derme.
A pele se apresenta seca com coloração rosa-pálida e, dependendo do comprometimento vascular, a dor é moderada. Costuma cicatrizar em 3 a 9 sema-nas, com cicatrizes muitas vezes antiestéticas e hi-pertróficas. Exemplo: lesão térmica por chamas ou por líquidos superaquecidos.
o que caracteriza uma queimadura de III grau
exemplo
tempo de cicatrização
acomete epiderme, derme e parte do te-cido celular subcutâneo. Tem aspecto pálido e su-perfície endurecida. Provoca lesões deformantes, levando muitas vezes a sequelas Demora muito tempo para cicatrizar e necessita precocemente de enxertia para recuperação da le-são. É indolor por destruição das fibras nervosas da derme. Esses pacientes têm alto risco de infecção e apresentam grande perda de líquidos. Exemplo: le-são elétrica ou térmica.
o que caracteriza uma queimadura de IV grau
embora a terminologia não seja comumen-te utilizada, tais queimaduras são aquelas que envol-vem destruição de estruturas como tendões, nervos, músculos, ossos e fáscia profunda. São observadas em lesões graves por corrente elétrica. Sempre de-vem ser tratadas em centros especializados.
quanto a classificaçaõ de extensão, o que caracteriza um pequeno queimado
até 10% da SCQ, sem envolvi-mento de mãos, pés, face e períneo.
quanto a classificaçaõ de extensão, o que caracteriza um médio queimado
até 20%, sem envolvimento de vias aéreas ou traumas.
quanto a classificaçaõ de extensão, o que caracteriza um grande queimado
acima de 30%; associação com inalação de fumaça ou queimadura acima de 10% de III grau
Crianças de até X anos têm maior risco e os incêndios são a principal causa de morte relacionada a queimadura em crianças.
5
Os X são a principal causa de queimadura nos primeiros três anos de vida. Ocorrem acidental ou intencionalmente.
escaldamentos
quais tipos de queimaduras ficam como alerta pois sugerem lesões intencionais e devem ser notificadas
Queimaduras por cigarro, contato com ferro de passar roupa quente, queimaduras com líquido escaldante e imersão (limites bem definidos na extremidade) e lesões envolvendo períneo