Bloco 008 Flashcards
Para demitir um empregado concursado, empresas estatais devem motivar a decisão com um fundamento razoável.
VERDADEIRO
As empresas públicas e as sociedades de economia mista, sejam elas prestadoras de serviço público ou exploradoras de atividade econômica, ainda que em regime concorrencial, têm o dever jurídico de motivar, em ato formal, a demissão de seus empregados concursados, não se exigindo processo administrativo. Tal motivação deve guardar pertinencia com as hipóteses de justa causa da legislação trabalhista.
FALSO!
As empresas públicas e as sociedades de economia mista, sejam elas prestadoras de serviço público ou exploradoras de atividade econômica, ainda que em regime concorrencial, têm o dever jurídico de motivar, em ato formal, a demissão de seus empregados concursados, não se exigindo processo administrativo. Tal motivação deve consistir em fundamento razoável, não se exigindo, porém, que se enquadre nas hipóteses de justa causa da legislação trabalhista.
A decisão do STF permite a restrição de acesso à segunda etapa das sobras eleitorais apenas para partidos grandes.
FALSO
Desse modo, a fim de viabilizar a ocupação dos lugares por candidatos de partidos pequenos com expressiva votação, a 3ª etapa de distribuições das vagas das eleições proporcionais (sobras eleitorais, quando não mais existam partidos que tenham atingido votação mínima de 80% do quociente eleitoral e que tenham, simultaneamente, candidatos com votação nominal igual ou superior a 20% desse quociente), contará com a participação de todos os partidos políticos, independentemente de terem obtido número de votos equivalente à determinada porcentagem pré-definida do quociente eleitoral.
É inconstitucional — por ofensa ao caráter proporcional das eleições parlamentares — a regra do Código Eleitoral que prevê que, caso nenhum partido alcance o quociente eleitoral, as vagas devem ser preenchidas pelos candidatos mais votados.
O direito ao domicílio inviolável impede qualquer ingresso policial sem ordem judicial, mesmo em situações de suspeita flagrante de crime.
FALSO!
Não há ilegalidade na ação de policiais militares que — amparada em fundadas razões sobre a existência de flagrante do crime de tráfico de drogas na modalidade “ter em depósito” — ingressam, sem mandado judicial, no domicílio daquele que corre, em atitude suspeita, para o interior de sua residência ao notar a aproximação da viatura policial.
O reconhecimento de união estável é possível para casais do mesmo sexo.
VERDADEIRO
Companhias aéreas devem garantir acessibilidade a cadeirantes em seus serviços.
VERDADEIRO
Planos de saúde devem cobrir despesas de acompanhantes para pacientes idosos hospitalizados.
VERDADEIRO
Publicidade infantil de alimentos é considerada abusiva pelo STJ.
VERDADEIRO
O cancelamento de voos pelo “no show” do passageiro é prática abusiva.
VERDADEIRO
Planos de saúde devem custear cirurgia plástica reparadora para pacientes pós-bariátrica.
VERDADEIRO
Planos de saúde são obrigados a cobrir terapias ABA para pacientes com TEA.
VERDADEIRO
Empresas podem ser penalmente responsáveis por crimes ambientais sem envolver pessoa física.
VERDADEIRO
A Lei Maria da Penha pode ser aplicada a mulheres trans.
VERDADEIRO
A vulnerabilidade feminina é presumida na aplicação da Lei Maria da Penha.
VERDADEIRO
O princípio da insignificância não se aplica a crimes de violência doméstica.
VERDADEIRO
Lesão corporal em violência doméstica contra mulher é ação penal pública incondicionada.
VERDADEIRO