Aula 6 Flashcards
Certo ou errado ?
Afastamento para servir outro órgão entidade, só pode ser afastado para exercer um cargo efetivo, função de confiança ou cargo em comissão.
Errado
Só para função de confiança ou cargo em
Comissão
Cargo efetivo não
Certo ou errado ?
No caso de afastamento para servir outro órgão ou entidade, a remuneração será paga pelo órgão ou entidade cessionária ou seja aquele que recebe o servidor.
Certo
Certo ou errado ?
O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, estados, Distrito Federal e dos municípios, nas seguintes hipóteses:
1- para assumir cargo em comissão ou função de confiança
2- casos previstos em lei específica.
Certo
Certo ou errado ?
Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista e optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade seccionar área efetuará o reembolso Das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem.
Certo
Certo ou errado ?
Mediante autorização expressa do presidente da república, o servidor do poder executivo poderá ter exercício em outro órgão da administração federal direta que não tenha quadro próprio de pessoal, para fins determinado e a prazo certo.
Certo
Certo ou errado ?
A cessão de empregados de empresa pública ou sociedade de economia mista que receba recursos do tesouro nacional para custeio total ou parcial de sua folha de pagamento de pessoal, fica condicionada a autorização específica do Ministério do Planejamento, Orçamento e gestão, inclusive nos casos de ocupação de cargos em comissão ou função gratificada.
Errado
fica condicionado a autorização do ministério do planejamento EXCeTO os cargos comissionados e função de confiança
Certo ou errado ?
Não há vedação para que o servidor investido em mandato eletivo ou classista não possa ser removido o redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerça o mandato.
Errado
Ele não poderá ser removido ou redistribuído para localidade diversa daquela onde esteja exercendo mandato eletivo
Com relação afastamento para exercício de mandato eletivo: servidor investido em mandato federal estadual, distrital ou municipal deverá se afastar do cargo ou não?
Sim e deve receber a remuneração do mandato
Se prefeito: se afasta mas pode escolher se quer a remuneração do cargo ou do prefeito mesmo.
Se vereador e ouvir compatibilidade de horário, poderá acumular função e remuneração.
Certo ou errado ?
Com relação afastamento para estudo ou missão no exterior, o servidor não poderá ausentar-se do país para estudo ou missão oficial, sem autorização do presidente da república, presidente dos órgãos do Poder Legislativo e presidente do Supremo Tribunal Federal.
Certo
Certo ou errado ?
Com relação afastamento para estudo ou missão no interior ausência não excederá 2 anos, e finda a missão ou estudo, somente decorrido igual período, será permitido a nova ausência.
Errado
4 anos
Certo ou errado ?
Ao servidor beneficiado pelo afastamento para estudo ou missão exterior, não será concedida exoneração ou licença para tratar de interesses particulares, antes de decorrido período igual ao do afastamento, ressalvadas a hipótese de ressarcimento da despesa a vida com o seu afastamento.
Certo
Quando voltar tem que ficar em exercício pelo mesmo período da licença
Certo ou errado ?
O afastamento do servidor para servirem organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual o Brasil coopere dar-se-a sem perda total da remuneração.
Errado
Com perda total da remuneração
Certo ou errado ?
A forma de remuneração com relação afastamento para estudo ou missão no exterior será definida em lei específica.
Errado
Regulamento
Certo ou errado ?
O afastamento para participar do programa de pós-graduação escrito senso no país ocorrerá a critério da administração, desde que a participação não posso ocorrer simultaneamente com exercício do cargo ou mediante compensação de horário.
Certo
Certo ou errado ?
Os afastamentos para realização de programa de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade a pelo menos 3 anos para mestrado e 4 anos para doutorado, incluindo o período do estágio probatório, que não tenha se afastado por licença para tratar de assuntos particulares, para coisa de licença capacitação ou para afastamento de participação de programa de pós-graduação nos últimos dois anos ao da solicitação.
Certo
Mestrado ou doutorado
Mestrado 3 anos
Doutorado 4 anos