Aula 1-EXERCÍCIOS Flashcards
- Defina Inteligência para a ciência e para o senso comum.
A inteligência para o senso comum é nossa capacidade de pensar e resolver problemas, criar coisas, para a ciência não é muito diferente, pois a ciência considera a capacidade de se adaptar-se a situações novas e aprender com facilidade.
- Discorra sobre as duas abordagens de inteligência citadas no texto.
A abordagem da psicologia diferencial, á inteligência, nesta abordagem, seria um composto de habilidades e poderia ser medida por meio dos conhecidos testes psicológicos de inteligências, já na abordagem dinâmica os dados obtidos nos testes deixaram de ser considerados como medidas de inteligência passaram a ser visto como medidas apenas de eficiência do sujeito e as alterações dessa eficiência encaradas como sintomas de perturbações globais e não como indicadores de potencial intelectual.
- Defina Q.I. Discutindo a possibilidade de mudança do mesmo durante a vida.
É o resultado de quase todos os testes de inteligência são apresentados pelo que se denominou Quociente intelectual, ele é obtido relacionando a idade da criança com seu desempenho no teste.
- O quociente intelectual pode-se modificar no decorrer da vida do individuo? Explique sua resposta.
Sim, pode variar para mais ou menos dependendo da maneira que o individuo é estimulado, tendo grande peso no seu meio social.
- Quais os três questionamentos feitos aos testes, a partir de sua utilização prática?
Falar bem, resolver problemas com facilidade, apresentar facilidade para aprender.
- Como a inteligência é vista, na abordagem integradora do homem?
O termo inteligência, era compreendido diferentemente entre os psicólogos que construíram os testes, portando, um mesmo indivíduo poderia ter um Q.I. alto em algumas coisas e baixo em outras.
- Como os testes são vistos e utilizados nessa abordagem?
São vistos como instrumentos auxiliares na identificação de dificuldades, são encaradas como sintomas de conflitos, tornando-se instrumentos para iniciar um trabalho de recuperação, muitas vezes nesta abordagem, os testes são desnecessários.