Aula 03 (Ciclo orçamentário. Processo orçamentário. Sistema e processo de orçamentação. O Ciclo na Lei 4320/1964.) Flashcards
A elaboração da proposta orçamentária é uma etapa do ciclo orçamentário?
Sim. A elaboração/planejamento da proposta orçamentária é a primeira etapa.
A execução orçamentária e financeira é a última etapa do ciclo orçamentário?
Não. A execução orçamentária e financeira é a terceira etapa, seguida pela avaliação/controle.
A avaliação e controle compõem uma etapa do ciclo orçamentário?
Sim. A avaliação/controle é a quarta e última etapa.
A discussão, estudo e aprovação da Lei de Orçamento são parte do ciclo orçamentário?
Sim. Essas são a segunda etapa do ciclo orçamentário.
Julgue o item como certo ou errado:
O ciclo orçamentário é o mesmo que exercício financeiro?
Errado.
O ciclo orçamentário é um processo contínuo e dinâmico que se desenvolve ao longo do tempo para planejar, aprovar, executar, controlar e avaliar a programação de dispêndios do setor público nos aspectos físico e financeiro. Por outro lado, o exercício financeiro refere-se ao período de um ano civil durante o qual o governo executa seu orçamento, realizando receitas e despesas.
Portanto, embora relacionados, esses conceitos não são sinônimos. O ciclo orçamentário abrange várias etapas além do exercício financeiro.
Julgue o item como certo ou errado:
O processo orçamentário é considerado autosuficiente?
Errado.
De acordo com Giacomoni, o processo de fazer um orçamento não é algo que acontece por si só. Em vez disso, é como uma série de etapas que se repetem todos os anos.
A primeira etapa desse processo é criar uma proposta de orçamento, mas a maior parte dessa proposta é influenciada por planos de médio prazo que explicam o que se quer alcançar em um futuro não tão distante, e esses planos, por sua vez, são baseados em metas de longo prazo.
Portanto, o orçamento anual não é algo isolado, mas parte de um planejamento maior.
(CESPE - TCE/RJ - 2022)A respeito de técnicas orçamentárias e ciclo orçamentário, julgue o item a
seguir.
O ciclo orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até sua apreciação final.
Certo.
O ciclo orçamentário (ou processo orçamentário) pode ser definido como o encadeamento das atividades típicas do orçamento público, albergando, portanto, quatro etapas que envolvem sua
concepção inicial, gestão e avaliação.
A apreciação final ocorre por meio da prestação de contas do Poder Executivo pelo Poder Legislativo ( com auxílio do Tribunal de Contas).
(CESPE - PGE/RJ - 2022) Relativamente a aspectos relacionados ao orçamento público, julgue o item
que segue.
O processo orçamentário inicia-se com a elaboração da proposta orçamentária, seguida de sua discussão e aprovação, até às etapas de execução, controle e avaliação dessa execução, e sua
duração tende a superar um exercício anual.
Certo.
O processo ou ciclo orçamentário é composto por 4 etapas:
Elaboração/planejamento da proposta
orçamentária;
Discussão/estudo/aprovação da Lei de Orçamento;
Execução orçamentária e financeira;
e Avaliação/controle.
Sendo assim, o ciclo alberga, no mínimo, três exercícios financeiros.
(CESPE - TCE/RJ - 2022) A respeito do orçamento público, julgue o item subsequente.
O ciclo orçamentário é um processo multidimensional e descontínuo de análise e decisão, haja vista sua necessária divisão em etapas sucessivas.
Errado.
Mesmo o ciclo orçamentário sendo fragmentado em várias etapas (planejamento, aprovação,
execução e controle), não se trata de processo descontínuo, visto que cada etapa serve de parâmetro para a seguinte.
Trata-se, portanto, de um processo continuo, simultâneo e de eventos
sucessivos.
(FGV – TCE/AM – 2021) O processo orçamentário a que estão sujeitos os entes públicos, conforme a legislação brasileira, é cíclico. Uma das particularidades do processo orçamentário é que os atos estão sujeitos a controle interno e externo.
Certo.
A quarta etapa do ciclo orçamentário trata da avaliação/controle. Conforme
estabelecido pela CF/88, no orçamento haverá o controle externo de responsabilidade do Poder Legislativo com auxílio dos tribunais de contas e o controle interno dentro de cada poder que
atuará em colaboração com o controle externo.
(FCC – Câmara de Fortaleza/CE – 2019) Com base nos preceitos da Constituição Federal do Brasil de 1988, afirma-se que o ciclo orçamentário pode ser definido como uma série de passos, que se repetem em períodos prefixados, segundo os quais os orçamentos sucessivos são preparados, votados, executados, os resultados avaliados e as contas julgadas.
Certo.
O ciclo orçamentário pode ser definido como uma série de passos, que se repetem em períodos prefixados, segundo os quais os orçamentos sucessivos são preparados, votados, executados, os resultados avaliados e as contas julgadas.
(FCC – Câmara de Fortaleza/CE – 2019) A Constituição Federal de 1988, pelo seu artigo 167, parágrafo 1º, dispõe:
“Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no Plano Plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade”.
Tal disposição sinaliza a supressão da fase de execução dos orçamentos aprovados.
Errado.
Não houve a supressão da fase de execução dos orçamentos aprovados.
(FCC – Câmara de Fortaleza/CE – 2019) Com base nos preceitos da Constituição Federal do Brasil de 1988, afirma-se que o ciclo orçamentário contempla a fase de proposição de metas e prioridades e de formulação de políticas de alocação de recursos, com a formulação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Legislativo.
Errado.
O ciclo orçamentário ampliado contempla a fase de proposição de metas e prioridades e de formulação de políticas de alocação de recursos, com a formulação da LDO pelo Executivo.
(CESPE – STJ – 2018) O ciclo orçamentário começa a partir da mensagem presidencial que encaminha o projeto de lei orçamentária ao Congresso Nacional.
Errado.
O ciclo orçamentário inicia-se com a elaboração do projeto de lei orçamentária, perpassa a aprovação do Legislativo e a sanção do Executivo e continua com as fases de execução e controle.
(FCC – Pref. de São Luís/MA – 2018) De acordo com a Lei federal nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincide com o ano civil.
Certo.
O exercício financeiro coincide com o ano civil, ou seja, inicia-se em 1º de janeiro e se encerra em 31 de dezembro de cada ano.