Aula 02 (Créditos ordinários e adicionais. Créditos na lei 4320/1964) Flashcards
Os créditos adicionais classificam-se em:
Mnemônico: SUPLEMENTO ESPECIAL gera efeitos EXTRAORDINÁRIOS
Suplementares
Especiais
Extraordinários
Julgue o item como certo ou errado:
Em âmbito federal, o crédito extraordinário será aberto por medida provisória.
Certo.
De acordo com o artigo 167, § 3º, da Constituição Federal, o crédito extraordinário é um tipo de crédito adicional que pode ser aberto por medida provisória, para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública
O orçamento anual (LOA) consignará a importância necessária para atender determinadas despesas a fim de executar ações que lhe caiba realizar.
Tal importância é denominada de _______________.
dotação orçamentária
Entende-se por crédito _________________ aquele aprovado pela lei orçamentária anual, constante dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais.
orçamentário inicial ou ordinário
A LOA é organizada na forma de __________________, aos quais estão consignadas dotações.
créditos orçamentários
As solicitações de alterações orçamentárias que tiverem início na unidade orçamentária deverão ser elaboradas em seu momento específico no ______________________________ que, em seguida, deve encaminhar a demanda para o respectivo órgão setorial.
Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP
O Órgão Setorial correspondente procederá uma avaliação global da necessidade dos créditos solicitados e das possibilidades de oferecer recursos compensatórios.
Após a verificação do crédito e a aprovação da sua consistência, os Órgãos Setoriais deverão encaminhar à _______________________ as solicitações de créditos adicionais de suas unidades.
Secretaria de Orçamento Federal (SOF)
Ao receber a solicitação de crédito adicional, a SOF elabora o pleito de créditos e, por meio de uma análise criteriosa da solicitação, decide por atendê-la ou não.
Os Analistas de Planejamento e Orçamento da SOF verificam se a solicitação está em conformidade com a metodologia utilizada e se atende aos parâmetros legais vigentes, fazem os ajustes necessários e avaliam a viabilidade de atendimento da solicitação.
Caso seja aprovado o pedido de crédito adicional, serão preparados pela
SOF os atos legais necessários à formalização da alteração no orçamento.
Por exemplo, caso se trate de um crédito suplementar dependente de autorização
legislativa, caberá à SOF a elaboração __________________________________________________.
do projeto de lei correspondente
No tocante à classificação, a Lei 4.320/64 diz que os créditos adicionais classificam-se em:
São os créditos destinados a reforço de dotação orçamentária.
Suplementares
No tocante à classificação, a Lei 4.320/64 diz que os créditos adicionais classificam-se em:
São os créditos destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
Especiais
No tocante à classificação, a Lei 4.320/64 diz que os créditos adicionais classificam-se em:
São os créditos destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública (a Lei 4.320/1964 utiliza os termos “imprevistas” e “comoção intestina”).
Extraordinários
(FCC - Técnico Judiciário - TJ/MA - 2019) Os créditos adicionais dividem-se em suplementares, especiais e extraordinários.
Certo.
Os créditos adicionais classificam-se em: suplementares, especiais e extraordinários.
(FCC - Analista de Fomento - AFAP - 2019) As emendas à Lei Orçamentária feitas após a sua aprovação e dotadas de efeitos financeiros constituem créditos, que são classificados em suplementares, extraordinários e especiais, estes últimos destinados a despesas de guerra, por exemplo.
Errado.
Os créditos adicionais classificam-se em: suplementares, especiais e extraordinários.
Os créditos extraordinários são os destinados a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
(CESPE – Técnico - MPU – 2018) Caso o Poder Executivo abra um crédito suplementar, os recursos correspondentes ao referido crédito serão excluídos do cômputo total de créditos
orçamentários.
Errado.
Os créditos adicionais suplementares são os destinados a reforço de dotação orçamentária e integrarão os créditos orçamentários, juntamente com os créditos ordinários (iniciais).
(CONSULPLAN - Auditor - Pref. de Sabará/MG – 2017) Por crédito orçamentário inicial, entende-se ser aquele aprovado pela lei orçamentária anual, constante dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais não dependentes.
Certa.
Por crédito orçamentário inicial ou ordinário entende-se aquele aprovado pela lei orçamentária anual, constante dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais.
O orçamento anual consignará importância para atender determinada despesa a fim de executar ações que lhe caiba realizar. Tal importância é denominada de dotação orçamentária.
(CESPE – Auditor -Conselheiro Substituto – TCE/PR – 2016) Alterações orçamentárias são feitas por meio de atos legais elaborados pela SOF.
Certa.
Caso seja aprovado o pedido de crédito adicional, serão preparados pela SOF os atos legais necessários à formalização da alteração no orçamento.