Aula 01 (Poderes administrativos) Flashcards
Os poderes _______________ compõem a estrutura do Estado, formada pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e integram sua organização política, nos termos previstos na Constituição Federal. Têm, portanto, caráter estrutural e orgânico.
políticos
Os poderes _______________, por sua vez, instrumentalizam os agentes públicos para o alcance das finalidades do Estado. São prerrogativas que o ordenamento jurídico confere aos administradores públicos.
administrativos
No poder discricionário a lei estabelece limites para a atuação administrativa. Mas, dentro destes limites, o administrador público poderá fazer seu juízo de valor, decidindo quanto à ___________________________ da prática daquele ato.
conveniência e oportunidade
O juízo de conveniência e oportunidade é o chamado __________________ e consiste no núcleo do poder discricionário.
mérito administrativo
O Judiciário poderá apreciar a _________________ do ato discricionário, inclusive a conformidade da discricionariedade com a lei, determinando ou não sua invalidação.
legalidade
o Judiciário ____________ substituir o discricionarismo do administrador pelo do juiz (..), não pode invalidar opções administrativas por outros que repute
mais convenientes ou oportunos, pois essa valoração é privativa da Administração
não pode
A ________________ somente tem lugar quando estamos no âmbito da mesma pessoa jurídica.
Por exemplo: dentro de uma mesma pessoa jurídica, a Secretaria de Gestão de Pessoas do órgão Y está subordinada à Secretaria-Geral de Administração, hierarquicamente superior naquele órgão.
subordinação
A ________________, por sua vez, resulta do poder de supervisão ministerial sobre a entidade vinculada. Portanto, a vinculação é observada entre pessoas jurídicas distintas e não decorre da hierarquia.
Exemplo: entre a pessoa jurídica ‘A’ e a pessoa jurídica ‘B’, não há subordinação, mas poderá haver vinculação, nos limites da lei.
vinculação
Poder ________________ diz respeito à apuração de infrações e aplicação de penalidades àqueles sujeitos à disciplina interna da Administração.
disciplinar
A aplicação de penalidades a particulares somente decorre do ________________
quando estes possuem ______________ com a Administração.
poder disciplinar / vínculo específico
A respeito da aplicação de sanções aos servidores públicos, temos aqui uma particularidade, visto que a sanção decorre, simultaneamente, dos poderes _____________ e _____________. Isto ocorre
em razão de a sanção sempre ser aplicada por autoridades em escalão hierárquico superior ao do servidor. Assim, fala-se que a sanção ao servidor decorre do poder disciplinar (de maneira imediata) e do poder hierárquico (de maneira mediata).
hierárquico / disciplinar
CEBRASPE/Delegado de Polícia Federal
Em relação aos poderes administrativos, julgue o item seguinte.
A demissão de servidor público configura sanção aplicada em decorrência do poder de polícia administrativa, uma vez que se caracteriza como atividade de controle repressiva e concreta com fundamento na supremacia do interesse público.
Gabarito errado, já que a aplicação de penalidade a servidor público decorre essencialmente do poder disciplinar.
FCC/ SEGEP-MA (adaptada)
Entre os poderes administrativos, pode-se citar o poder regulamentar, que apresenta, como sua principal expressão, a edição de decretos, no exercício de competência privativa do Chefe do Poder Executivo, para fiel execução de lei em vigor.
Certo.
O poder regulamentar expressa a competência normativa da administração pública.
Em regra, ele se manifesta na forma de Decretos, emitidos pelo Chefe do Poder Executivo naquela esfera de governo (ou seja, pelo Presidente da República, Governador ou Prefeito).
CEBRASPE/PGM-BH – Procurador (adaptada)
É juridicamente possível que o Poder Executivo, no uso do poder regulamentar, crie obrigações subsidiárias que viabilizem o cumprimento de uma obrigação legal.
Certo.
Os decretos regulamentares poderiam criar obrigações subsidiárias (ou derivadas) – diversas das obrigações
primárias (ou originárias) contidas na lei.
Exemplo: se uma lei concede benefício mediante a comprovação de determinado fato, o decreto regulamentar poderia indicar quais documentos o administrado deve apresentar para fazer jus ao benefício legal.
CF, art. 84, Compete privativamente ao Presidente da República: (..)
IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como ___________________________________________
expedir decretos e
regulamentos para sua fiel execução;
Obs:
Trata-se de competência privativa do Presidente da República (CF, art. 84, caput) que não pode ser objeto de delegação, consoante interpretação que se faz a partir do parágrafo único do art.
84 da Constituição Federal.
Além disso, é fácil perceber que nem toda lei admite regulamentação pelo Presidente da República, apenas aquelas que, de algum modo, envolvam atuação da administração pública.