ATOS ADM Flashcards
Quais as características dos atos administrativos
- Unilateralidade - parte da adm Pública. A vontade da adm pública prevalece sobre o particular.
- Manifestação de vontade da adm
- Direito público
quais os objetivos dos atos administrativos
Fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos.
- Impor obrigações aos administrados ou a si própria
o que são atos jurídicos, fatos administrativos e atos da administração
atos jurídicos: todas as manifestações de vontade que criem efeitos no ordenamento jurídico - pode ser público ou de particulares
fatos adm: são realizações materiais e concretas da adm.
atos da adm: abrange todos os atos praticados pela adm, ainda que não regidos pelo direito público ou que se caracterizem pela manifestação bilateral de vontades
o que são atos materiais e atos jurídicos no entendimento de Maria Sylvia Zanella
atos materiais: são as execuções da adm pública (aquilo que a doutrina define como fatos da adm)
atos jurídicos: são os atos que produzem efeitos perante terceiros
aquilo que a doutrina define como ato adm
quais os requisitos dos atos administrativos
competência finalidade forma motivo objeto
os atos adm podem ser…
vinculados: todos os requisitos já aparecem previamente definidos em lei, não há margem para liberdade de atuação do agente.
discricionários: somente os requisitos competência, finalidade e forma estão presentes na norma. Na prática do ato o agente pode escolher o motivo e o objeto que melhor atendam à necessidade do caso concreto.
quais as características da “competência” dos atos adm
Improrrogabilidade
irrenunciabilidade
imprescritibilidade
obrigatoriedade
quais as exceções de delegação de competência
edição de atos de caráter normativo
decisão de recursos adm
matérias de competência exclusiva dos órgãos ou autoridade
da presunção de veracidade decorre que são presumidos verdadeiros os fatos alegados pela Administração Pública para a prática de um ato administrativo
Certa. Parte da doutrina divide o atributo da presunção de legitimidade em veracidade e legitimidade. Por meio da presunção de veracidade, todos os fatos alegados pela administração, para a prática do ato, presumem-se verdadeiros. De acordo com a presunção de legitimidade, os atos editados pela administração são considerados em sintonia com o ordenamento jurídico.
a imperatividade é o atributo pelo qual o ato administrativo pode ser posto em execução pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário.
Errada. A definição apresentada é a de autoexecutoriedade, e não de imperatividade.
são atributos do ato administrativo a competência, a forma, o objeto, o motivo e a finalidade
Errada. A alternativa elenca elementos, e não atributos, dos atos administrativos.
finalidade é o atributo do ato administrativo que se refere ao efeito jurídico imediato produzido pelo ato.
Errada. A finalidade não é atributo, mas sim um elemento ou requisito dos atos administrativos.
autoexecutoriedade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância.
Errada. É a imperatividade que trata-se do atributo por meio do qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância. Na autoexecutoridade, a administração pode executar o ato sem a necessidade de prévia manifestação do Poder Judiciário.
Quando a Administração pública atua executando atos materiais, como a edificação de um muro, realização da poda de árvores ou, direta ou indiretamente, promovendo o recolhimento do lixo, pratica fatos administrativos, que não têm conteúdo que expresse manifestação de vontade decisória, não obstante possam gerar efeitos e consequências na esfera de direitos dos administrados
CERTO.
temos a definição dos fatos administrativos, ou seja, ações que não expressam manifestação de vontade decisória, ainda que possam gerar efeitos e consequências na esfera de direitos dos administrados.
Um servidor apresentou requerimento para que lhe fossem concedidas, em pecúnia, as licenças-prêmio a que fazia jus, com base em legislação recém-aprovada pelo ente público cujo quadro integrava. Durante o prazo para apresentação de recurso administrativo contra a decisão que indeferiu o requerimento, a Administração pública pode revogar a decisão de ofício, nos casos de ilegalidade expressa.
Errado.
caso verifique algum tipo de ilegalidade, tem a Administração Pública a obrigação de anular o ato. Diferentemente, a revogação será utilizada por razões de conveniência e oportunidade.
No caso concreto apresentado, desta forma, a Administração Pública pode anular a decisão proferida, de ofício, no caso de constatar que estava eivada de ilegalidade.