Ao quê a REMIT está associada principalmente? Quais os principais tipos de resposta? Flashcards
Ao quê a REMIT está associada principalmente? Quais os principais tipos de resposta?
A REMIT está associada à intendidade do trauma e à idade do paciente (idosos e crianças pioram mais com a doença).
Quais são as principais resposta envolvidas na REMIT?
Respostas humorais, hormonal, alteração inflamatória (citocinas pró-inflamatórias: IL-1, IL-6 TNF-alfa etc), endócrina, imunológica e neural ao trauma para tentar manter a hemostasia. O trauma anestésico é muito pior do que o trauma cirúrgico.
OBS: a reação ao trauma deve ocorrer, pois do contrário o paciente pode evoluir para falência múltipla de órgãos.
Quais são os principais tipos de trauma?
físico (ex: politraumatismo), por frio intenso, queimadura (a resposta é muito grave porque o paciente pode chegar bem e evoluir com insuficiência renal), cirurgias, afogamentos, infecções que geram vasodilatação (pode até ser por sepse).
OBS: a cirurgia é vista como uma agressão controlada, pois o corpo reage à incisão que pode lesar vasos, deslocar e destruir tecidos, além de ser necessário cauterização com bisturi elétrico e jejum prolongado
Qual é a finalidade da REMIT?
manter e/ou restaurar a hemostasia.
De que depende a estabilidade hemodinâmica principalmente?
Preservação do aporte de oxigênio
Mobilização de substratos calóricos (glicose)
Diminuição da dor e a manutenção da temperatura
Manutenção da pressão (é necessário que o sangue chegue com oxigênio ao cérebro e coração)
O mais importante no trauma não cirúrgico e no paciente politraumatizado é tentar evitar que o ele chegue na fase da TRÍADE DA MORTE. Descreva essa tríade.
HIPOTERMIA, HIPOTENSÃO e ACIDOSE METABÓLICA.
OBS: O sistema imunológico é muito importante para a cicatrização de feridas e dos órgãos.
Quais são os principais fatores que desencadeiam a REMIT?
TRAUMAS, INFECÇÕES E CIRURGIAS
Redução do volume de sangue circulante
Alteração do conteúdo do oxigênio arterial
Dor
Ansiedade
Mediadores tóxicos da infecção ou da inflamação
A REMIT tem 2 fases subsequentes: fase “ebb” e fase “flow”. Caracterize cada uma.
Fase “EBB”:
2-3 dias de duração
Hipovolemia, Hipotensão, Diminuição do fluxo sanguíneo, aumento da resistência vascular periférica (mandar sangue aos locais que precisam: cérebro e coração), Aumento das catecolaminas (para manter a pressão, já que geralmente faz hipotensão), glico e mineralocorticoides, Diminuição da insulina e esgotamento do glicogênio hepático, Aumento do glucagon, Hiperglicemia e aumento consumo de O2
Fase “FLOW”:
Depois de 2-3 dias: Estado hiperdinâmico, Retenção hídrica (devido à diminuição da excreção de H2O e Na+), Aumento da permeabilidade vascular (para que as células da inflamação possam agir)o paciente pode acabar entrando na SIRS e evoluir para falência múltipla de órgãos, Diminuição da resistência vascular periférica, Hipermetabolismo, Aumento das catecolaminas e glicocorticoides, Aumento da insulina, Hiperglicemia e proteólise – estado hipermetabólico
A SIRS (síndrome da resposta inflamatória sistêmica) pode ser transitória ou permanente. O que devemos fazer em caso de SIRS transitória?
reposição volêmica e o paciente melhora e não evolui para falência múltipla de órgãos.
A SIRS apresenta vários critérios. Cite-os.
T > 38,3ºC ou T < 36ºC FC > 90 bpm FR > 20 irpm PaCO2 < 32 mmHg ou necessidade de ventilação mecânica Leucócitos > 12.000 ou < 4.000
A inflamação é considerada um mecanismo duplo, por quê?
Porque combina duas diferentes características funcionais: uma que repara e outra que produz dano.
OBS: A resposta inicial ao trauma é mediada por uma cascata de citocinas e proteínas da fase aguda e mudanças hormonais capazes de induzir ao estado hipermetabólico com objetivo de restaurar a homeostase.
O que a resposta endócrina presente na REMIT objetiva causar principalmente?
Hiperglicemia (devido aos hormônios liberados), resistência periférica à insulina, hipertrigliceridemia, perda de água e potássio do meio intracelular (por causa da vasodilatação). Essa resposta é proporcional ao trauma, ao seu tempo de duração e ao tipo de agressão ocorrido.
Qual é a influência do cortisol na REMIT?
estimular a gliconeogênese no fígado, causando hiperglicemia. Mobiliza os ácidos graxos do tecido adiposo e os aminoácidos dos músculos esqueléticos. Diminui o efeito anti-inflamatório. Diminui a permeabilidade capilar.
Quais são as funções das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) na REMIT?
Vasoconstrição vascular, elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial, broncodilatação, glicogenólise e gliconeogênese, lipólise, inibe a ação da insulina no músculo e inibe a produção da insulina no pâncreas e estimula a produção de glucagon.
Qual é a relação das CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS (CMI - laparoscopias) com a REMIT?
As cirurgias CMI reduziram o tamanho das incisões e uma redução da resposta inflamatória principalmente das citocinas e proteínas de fase aguda, com uma redução da resposta imunológica, melhora da função pulmonar, dor e hipóxia. Portanto, causam MENOR REMIT.
Vantagem: Menos dor, perda de líquido, sangramento, resposta metabólica, menor liberação de citocinas e catecolaminas, resposta imunológica pode ser menor para cicatrizar uma incisão de menor tamanho.