Anemia Macrocítica Flashcards
O que pode causae anemia megaloblástica?
Défice em vitamina B12 ou défice em ácido fólico
De que poderivar o défice em vitamina B1
Défice nutricional (principalmente de consumo animal), anomalias de absorçã(anemia perniciosa, gastrite atrófica, infeção por H. Pilory etc.)
De que pode derivar um défice de ácido fólico?
Défice nutricional, anomalias da absorção (gastrectomia, doença celíaca), necessidades excessivas (gravidez lactação, prematuridade etc.), perda excessiva pela urina ou deficiências agudas de foaltos (SID, sépsis)
Qual é a patofilogia da anemia megaloblástica?
Como há défice de vitamina B12/ácido fóo há alterações na síntese de DNA o que leva a um atraso na maturação do núcleo =. Assim, vai haver eritroblas grandes e destruição dos GV que leva a aumento da BRB não conjugada, da LDH e macrocitos
Como está o hemograma na anemia megaloblástica?
Anemia macrocítitica e pode haver pancitopenia
Como está o ESP na anemia megaloblástica?
Neutrófilos hipersegmentados (>5)
Que manifeções clínicas podem ser desencadeadas pelo défice de vitamina B12?
Alterações neuroicas e cognitivas, principalmente numa fase mais avançada
Como estão os reticulócitos na anemia megaloblástica?
Baixos
É mais frequente o défice de B12 ou o défice de ácido fólico?
De B12, uma vez que ainda que o ácido fólico só tem reservas de 2-3 meses e a B12 tem até 2 anos, o ácido fólico está muito presente na alimentação, não precisa de nenhum transportador e é muito absorvido. Por outro lado, a vitamina B12 só existe nos produtos de origem animal e precisa de muitos componentes (como a saliva, o estômago, as células parietais, o fator intrínseco, vários transportadores) para ser absorvida.
Como tratamos as anemias megaloblásticas?
Quando temos défice de ácido fólico não precisamos de vitamina B12, mas quando há déficevitamina B12, já precisamos de dar ácido fólico. Isto porque elevar o turnover celular (porque forçamos a medula a produzir mais), podemos esgotar as reservas de ácido fólico. Podemos dar B12 intramuscular ou oral. Escolhemos dependendo da gravidade da anemia (do valor da Hb) e dependendo a patologia de base, uma vez que se houver compromisso da absorção não conseguimos dar B12 oral, temos que dar IM. A formação oral damos 1 cp por dia, meia hora antes do jantar (é melhor absorviodo com o estômago vazio). A IM é conforme a gravidade da situação: pode ser semanal, quinzenal ou mensal (4-6 tomas e depois passamos a terapêutica de manutenção que pode ser mensal, trimestral ou quadrimestral.