Anemia Ferropriva Flashcards
Tratado SBP
Qual a epidemiologia da anemia pediátrica no Brasil?
A deficiência de ferro é a principal causa, mas outras como perda de sangue e processos infecciosos também promovem anemia. A prevalência de anemia ferropriva no Brasil é de 53%, predominando nas regiões Norte e Nordeste. Acomete principalmente a população de baixa renda e desenvolvimento.
Qual a definição de anemia e de deficiência de ferro?
Anemia: hemoglobina menor que DP -2 de acordo com o sexo e idade.
Deficiência de ferro: suprimento de ferro insuficiente.
Quais os fatores de risco para anemia ferropriva?
Desnutrição intra-uterina, BPN, prematuridade, desmame precoce, leite de vaca muito precoce, falta de suplementação, doenças e baixa renda.
Comente sobre a biodisponibilidade do ferro nos alimentos.
Biodisponibilidade é o percentual de ferro de determinado alimento que é, de fato, absorvido pelo organismo, sendo 10% no leite de vaca e 50% no leite materno.
Comente sobre a fisiologia do ferro no organismo.
Participa de todas as fases de síntese proteica e dos sistemas respiratórios, oxidativos e anti-infecciosos do organismo. A maior parte do ferro usado no organismo faz parte do sistema de reciclagem de hemácias, sendo a menor parte proveniente da alimentação.
O ferro está presenta no organismo nos compostos essenciais (hemoglobina, por exemplo - 70 a 80% de todo ferro) e como armazenagem na forma de ferretina.
Quais as formas de ferro nos alimentos?
Forma ferrosa (hemoglobínica), que não precisa de conversão para ser utilizado e nem é influenciado por fatores inibidores e facilitadores, e a forma férrica (não hemoglobínica), que é influenciada. A primeira é encontrada na carne e a segunda em vegetais de folha escura.
Qual a porcentagem de ferro absorvida dos diversos alimentos e quais são os facilitadores e inibidores?
10-30% do ferro da carne é absorvido, enquanto que apenas 1-7% do ferro dos vegetais é absorvido.
Os facilitadores incluem vitamina C, frutose e aminoácidos de carne (daí a importância de ingerir frutas após as refeições) e os inibidores abrangem o fitato (excesso de trigo - massas), o excesso de fibras, cafeína, sais de cálcio (leite de vaca) e compostos fenólicos (achocolatados, refrigerantes).
Por que houve diminuição na situação de anemia no Brasil?
Aumento do AM, uso de fórmulas enriquecidas, melhoria do acesso a fontes de alimentos, fortificação e enriquecimento dos alimentos, …
Quais as manifestações clínicas da anemia ferropriva?
Palidez cutânea, mucosa descorada, cabelos e unhas quebradiços, xerodermia (esses 2 últimos são muito inespecíficos, ocorrendo também por outras deficiências vitamínicas), palidez palmo-plantar (comparar com a própria mão), anorexia, perversão do apetite, geofagia, apatia/irritabilidade, astenia, PREJUÍZO NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO.
Quais as repercussões da deficiência de ferro durante a gestação?
BPN, prematuridade e aumento da mortalidade perinatal e neonatal.
Quais exames devem ser solicitados na suspeita de anemia ferropriva?
Hemograma (Hb e HT, RDW), ferretina e reticulócitos.
- RDW é uma medida da diferença entre o número de hemácias maiores e de menores, sendo que se for maior que 14% é considerado anemia (é um fator que indica precocemente a anemia, até mesmo antes dos outros indicadores estarem positivos).
- Vale ressaltar que é uma anemia microcítica e hipocrômica.
Qual o diagnóstico laboratorial de anemia pela OMS (valores considerados anêmicos)?
Varia pela idade:
6m-5a = Hb < 11 g/dL e HT < 33%
5a-11a = Hb < 11,5 g/dL e HT < 34%
11a-… = Hb < 12 g/dL.
O que é o primeiro estágio de deficiência de ferro?
É a depleção de ferro (estoques) do fígado, baço e MOV, podendo ser diagnosticada pela ferretina sérica. Valores menores que 12 yg/L são indicadores de depleção em menores de 5 anos e menores que 15 yg/L para crianças com 5-12 anos.
O que é o segundo estágio de deficiência de ferro?
É a diminuição de ferro no sangue, usando para diagnóstico o ferro sérico, aumento da capacidade total de ligação da transferrina (é a afinidade da ligação -> quanto menos ferro, maior a afinidade) e a diminuição da saturação da transferrina.
Qual o 3° estágio de deficiência de ferro?
É a anemia ferropriva.