Agnosia, apraxia e transtornos relacionados das funões corticais superiores Flashcards

1
Q

Como avaliar as agnosias?

A

As gnosias (conhecimento) são testadas assim:

  • Estereognosia: pedindo-se ao paciente para identificar, com os olhos fechados, objetos comuns colocados em sua mão (p. ex., moeda, chave, botão, grampo de papel), principalmente se assimétrico entre mãos. (Lesão parietal, descartado lesão da via)
  • Grafestesia: escrevendo-se números na palma da mão ou nas pontas dos dedos do paciente (lobo parietal contralateral)
  • Agnosia digital: fazer o paciente tocar uma parte do corpo de um lado (p. ex., o ouvido direito) com um dígito específico do outro lado (p. ex., o polegar esquerdo). (Giro angular dominante - Gerstmann)
  • Agnosia visual: dar nome de objetos (ex. relógio ou chaves). É mais especifico se reconhece com outra modalidade (Ex. auditivo, tátil)
  • Prosopagnosia: Não reconhece faces, até si mesmo, em fotos. (lesão unilateral do hemisfério direito posterior)
  • Simultaneognosia: o paciente não consegue desenhar ou construir por memória. Os pacientes podem não ser capazes de recordar a cor de coisas comuns (Ex. Figura Complexa de Reye).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a definição de apraxia?

A

Apraxia (do grego praxis, “ação”) é a incapacidade de executar sob solicitação um ato motor intencional, familiar e de alto nível na ausência de qualquer fraqueza, perda sensorial ou outro déficit envolvendo a parte afetada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como avaliar a presença de apraxia?

A

São três etapas fundamentais: comandos complexos, uso de objetos (transicional) e mímica. Na apraxia ideomotora (motora), o paciente é incapaz de executar um comando complexo (p. ex., saudar, dar adeus com a mão, estalar os dedos, fechar os punhos, mostrar como pedir carona) com a extremidade envolvida, por vezes com nenhuma delas. O paciente pode ser incapaz de mostrar por mímica como usar implementos comuns (p. ex., martelo, escova de dente, pente) ou como chutar ou arremessar uma bola. Ele pode usar uma das mãos ou um dedo em substituição ao objeto imaginado (p. ex., passando os dedos pelo cabelo em vez de mostrar como usar um pente ou juntando os dedos como as lâminas quando solicitado a mostrar como usar uma tesoura). O paciente pode ser incapaz de executar o ato mediante comando, mas pode conseguir imitá-lo.
Na apraxia ideativa (conceituai), o paciente consegue executar componentes individuais de um ato motor complexo, mas não consegue executar a seqüência inteira corretamente. O paciente pode executar cada passo corretamente, mas na seqüência omite passos ou executa passos fora de ordem. A apraxia ideativa parece ser um comprometimento na concepção do objetivo global da seqüência de atividade ou uma incapacidade de planejar a série de etapas. Por exemplo, ao mostrar como dirigir um carro o paciente pode tentar engrenar a marcha antes de dar partida no motor. Quando solicitado a mostrar como enviar uma carta pelo correio, o paciente pode fechar o envelope antes de inserir a carta ou colocar a carta na caixa de correio antes de afixar o selo. A apraxia ideativa pode ocorrer em caso de lesões da junção temporoparietal posterior esquerda ou em pacientes com distúrbios cognitivos gerais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como avaliar as funções visuoespaciais? (apraxia de construção)

A
  • Teste do Relogio
  • Figura Complexa de Reye
    Geralmente os doentes desenham figuras bi e não tridimensionais e não conseguem unir as figuras isoladas. Prejuízo visuoespacial sugere quadro orgânico.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como eu avalio a apraxia do vestir-se? Qual a relação topográfica?

A

Um teste útil para apraxia do vestir é virar do avesso uma manga do avental ou roupão do hospital e pedir então ao paciente para vesti-lo. Pacientes com apraxia do vestir ficam freqüentemente perplexos
Topografia: Lesão de lobo parietal (visuo-espacial)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais as síndromes de desconexão?

A
  • Afasia de condução - Fascículo Arqueado
  • Alexia sem agrafia - Esses pacientes têm uma lesão do lobo occipital esquerdo, geralmente um infarto, que se estende anteriormente para envolver o esplênio do corpo caloso. Logo o que é visto não cruza para o giro angular.
  • Os pacientes com lesões calosas anteriores podem ter anomia tátil unilateral, agrafia unilateral, apraxia unilateral, dificuldade em copiar desenhos, discalculia, anormalidades de transferência somestésica e o fenômeno da mão alienígena
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como avaliar heminegligencia (heminatenção)?

Habitualmente, lesão parietal dominante - se da não dominante, a dominante compensa

A
  • Extinção multimodal (visual, tátil e auditivo)
  • Teste de divisão de linhas
  • Teste da figura do roubo dos biscoitos
  • Hemiacinesia (não move um lado)
  • Assomatognosia (de quem é essa mão? - paciente nega ser dele)
  • Anosognosia (não percebe hemiparesia no lado negligente)
    Obs: Como geralmente a esquerda, não ve o roubo dos biscoitos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais os achados da síndrome da mão alienígena? Qual a topografia?

A
  • Perda da cooperação entre mãos
  • Autonomia da mão afetada
  • Conflito intermanual - Ex. se o paciente tentar comer com a mão boa, a mão alienígena pode pegar a mão boa e forçá-la para longe da boca. Se a mão boa tentar escrever, a mão alienígena pode arrancar a caneta.
  • Automatismos manuais

Topografia: A forma mais comum é lesão de corpo caloso anterior, sendo o conflito intermanual típico dessa forma. Existe a possibilidade de lesão frontal medial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly