Adaptações Maternas à Gravidez Flashcards

1
Q

O que é a obstetrícia?

A

É um ramo da medicina que tem como objetivo o estudo da reprodução na mulher; decorrendo durante a gravidez, o parto e o puerpério, contemplando os seus aspectos fisiológicos e patológicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como podemos explicar as adaptações maternas à gravidez?

A

As modificações advindas da nidação ovular e de sua evolução são fruto da adequada adaptação do binômio materno-fetal após a aceitação de elementos paternos pelo organismo materno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são as modificações locais maternas à gravidez de vulva e vagina?

A

Tumefação/Hipertrofia dos músculos lisos, com base nas alterações hormonais + Consistência amolecida, por afrouxamento do tecido conjuntivo + Tonalidade arroxeada, por aumento da vascularização: podendo ser chamados de Sinal de Jacquemier (Europeus) ou Chawdick (Americanos); e Sinal de Kluge, no colo + Espessamento da mucosa vaginal + Pulsação em fundo de saco lateral, que é chamado de Sinal de Osiander.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as modificações locais maternas à gravidez de colo uterino?

A

Coloração arroxeada, chamado de Sinal de Kluge + Consistência amolecida, com o chamado Sinal de Goodell (sendo que o + Eversão do epitélio colunar, que ocorre por hiperplasia e hipertrofia de glândulas cervicais (e pode justificar o sangramento SEM dor durante o ato sexual - visto que, sangramento com dor e cólica indicam suspeita de quadro abortivo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as modificações locais maternas à gravidez do útero?

A

Diminuição da consistência (especialmente do istmo), com o chamado de Sinal de Hegar + Aumento assimétrico (que é maior no local da nidação), com o chamado de Sinal de Piskacek + Mudança da forma piriforme para globosa (com preenchimento nos fundos de sacos laterais), com o Sinal de Nobile-Budin + Percepção do feto ao mobilizar o útero com o dedo examinador, com o chamado Sinal de Puzzos (com o movimento de rechaço fetal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o sinal do útero piscando (um lado maior que outro)?

A

Sinal de Piskacek

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual o sinal do dedão no útero?

A

Sinal de Goodell e de Hegar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o sinal que o útero tem formato de um bundão?

A

Sinal de Nobile-Budin

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são as modificações locais maternas à gravidez das mamas?

A

Aumento do volume a partir de 5 a 6 semanas (por hiperplasia de elementos glandulares) podendo ficar túrgidas e dolorosas + Surgimento de delicadas veias abaixo da pele, chamado de Rede de Haller + Aumento da pigmentação dos mamilos e auréolas, chamado de Sinal de Hunter + Hipertrofia das glândulas sebáceas, que são chamadas de Tubérculos de Montgomery.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que são as modificações sistêmicas?

A

São aquelas resultantes do efeito mecânico provocado pelo útero em crescimento e de efeito hormonal, em especial da progesterona sobre o organismo materno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são as modificações sistêmicas de postura e marcha?

A

Deslocamento anterior do centro gravitacional do corpo (por peso adicional do útero, feto, anexos e mamas) + Alteração postural de forma compensatória: de lordose lombar acentuada, marcha anserina e flexão mantida do pescoço, que gera dor cervical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são as modificações sistêmicas de pele?

A

Hiperpigmentação (quando da linha alba do abdome, é chamada de Linha Nigra), e na cicatriz umbilical e na face e pescoço, com cloasma gravídico ou melasma gravidarum + Aumento da vascularização da pele, gerando eritema palmar, eritema plantar e teleangiectasias + Estrias (no abdome, mamas ou coxas), por alterações no colágeno e hiperdistensão da pele.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a razão da gestante não poder realizar procedimentos com laser?

A

O fato de o laser poder destruir certas células e explodir melanócitos que deixam marcas permanentes na pele.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são as modificações sistêmicas do metabolismo dos carboidratos?

A

Hipoglicemia de jejum, por “parasitismo verdadeiro” + Hiperinsulinemia, por hiperplasia e hipertrofia das células Beta pancreáticas + Hormônio Lactogênio Placentário (HPL) - na 2ª metade: com aumento da resistência periférica à insulina e diminuição do consumo celular de glicose que leva até a hiperglicemia pós-prandial + Gestação como estado potencialmente diabetogênico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são as modificações sistêmicas do metabolismo dos lipídios?

A

Uma vez que a gestante busca preservar a glicose para o feto e para o próprio SNC materno, os lipídios sofrem as alterações: Lipólise, favorecida por níveis elevados de Glucagon, Adrenalina, GH e HPL + Tendência à cetose, por aumento da lipólise, e consequente concentração de ácidos graxos plasmáticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são as modificações sistêmicas do metabolismo das proteínas?

A

Aumento da síntese proteica, para desenvolvimento fetal e das estruturas maternas + Aumento da utilização dos aminoácidos, que reduzem a concentração plasmática + Aumento do valor absoluto das proteínas totais, porém pela hemodiluição esse valor está em concentração plasmática diminuída.

17
Q

Quais são as modificações sistêmicas do metabolismo hidroeletrolítico?

A

Aumento da volemia materna (com cerca de 7,5L de água), que levam ao aumento da quantidade de sódio que mantém a osmolaridade + Retenção de sódio e água mediada pelo SRAA, que gera hiperaldosteronismo secundário da gravidez.

18
Q

Quais são as modificações sistêmicas hematológicas?

A

Aumento da necessidade de ferro e ácido fólico, por incremento da demanda + Aumento do volume das hemácias (33%), com diminuição da concentração sanguínea + Aumento do volume plasmático + Aumento da hemodiluição, que leva a uma diminuição da concentração final de Ht (aceita até 10) e Hg + Leucocitose sem desvio (ppm a conta dos neutrófilos) + Aumento do VHS + Diminuição da resposta imune, com propensão a infecções + Aumento do fibrinogênio e de outros fatores coagulantes, em que há estado crônico de CIVD, onde a síntese excede o consumo.

19
Q

Quais são as modificações sistêmicas de alteração circulatória?

A

Aumento da FC de repouso, entre 10 a 15bpm + Aumento do rendimento cardíaco, em a 40% + Elevação de diafragma, com desvio lateral esquerdo do coração + Aumento do AE, VE e massa cardíaca + Diminuição da PA, em especial no 2º trimestre por diminuição da PAD maior frente a PAS + Síndrome de hipotensão supina, em decúbito dorsal e decúbito lateral direito, por compressão da VCI, que diminui rendimento cardíaco que gera lipotímia + Aumento da pressão venosa, que leva a varizes e edemas de MMII.

20
Q

Quais são as modificações sistêmicas do aparelho respiratório?

A

Aumento da ventilação, com respiração mais profunda sem alterar o número de IPM com dispneia fisiológica + Aumento do volume corrente de 500 a 700ml/min + Redução do volume residual pulmonar + Hiperventilação, com aumento de pO2 e redução de pCO2 maior que a alcalose respiratória compensada (gerando redução do pH sanguíneo).

21
Q

Quais são as modificações sistêmicas do aparelho urinário?

A

Elevação do fluxo plasmático renal e da taxa de filtração glomerular (30-50%) + Diminuição da concentração plasmática de ureia e creatinina + Glicosúria + Hipotonia e hipomotilidade da pelve renal, ureteres e bexiga, por ação de prostaciclinas e progesterona + Maior dilatação da pelvis renal à direita, com o chamado Dextro-desvio uterino + Predisposição à ITU, por retardo do fluxo urinário e diminuição da imunidade + Polaciúria (nos 1º e 3º trimestres) + Incontinência urinária.

22
Q

Quais são as modificações sistêmicas do aparelho gastrintestinal?

A

Náuseas e vômitos no 1º trimestre, com suspeita de ocasionamento por aumento de estrogênios + Gengivas hiperemiadas e friáveis + Aumento do apetite, da sede e da salivação + Diminuição do peristaltismo, por um esvaziamento gástrico lento que geram eructação e dispepsia; e constipação + Litíase, por hipotonia e hipoatividade da vesícula biliar + Pirose, por aumento da pressão intraabdominal.