Adaptações Maternas à Gravidez Flashcards
O que é a obstetrícia?
É um ramo da medicina que tem como objetivo o estudo da reprodução na mulher; decorrendo durante a gravidez, o parto e o puerpério, contemplando os seus aspectos fisiológicos e patológicos.
Como podemos explicar as adaptações maternas à gravidez?
As modificações advindas da nidação ovular e de sua evolução são fruto da adequada adaptação do binômio materno-fetal após a aceitação de elementos paternos pelo organismo materno.
Quais são as modificações locais maternas à gravidez de vulva e vagina?
Tumefação/Hipertrofia dos músculos lisos, com base nas alterações hormonais + Consistência amolecida, por afrouxamento do tecido conjuntivo + Tonalidade arroxeada, por aumento da vascularização: podendo ser chamados de Sinal de Jacquemier (Europeus) ou Chawdick (Americanos); e Sinal de Kluge, no colo + Espessamento da mucosa vaginal + Pulsação em fundo de saco lateral, que é chamado de Sinal de Osiander.
Quais são as modificações locais maternas à gravidez de colo uterino?
Coloração arroxeada, chamado de Sinal de Kluge + Consistência amolecida, com o chamado Sinal de Goodell (sendo que o + Eversão do epitélio colunar, que ocorre por hiperplasia e hipertrofia de glândulas cervicais (e pode justificar o sangramento SEM dor durante o ato sexual - visto que, sangramento com dor e cólica indicam suspeita de quadro abortivo).
Quais são as modificações locais maternas à gravidez do útero?
Diminuição da consistência (especialmente do istmo), com o chamado de Sinal de Hegar + Aumento assimétrico (que é maior no local da nidação), com o chamado de Sinal de Piskacek + Mudança da forma piriforme para globosa (com preenchimento nos fundos de sacos laterais), com o Sinal de Nobile-Budin + Percepção do feto ao mobilizar o útero com o dedo examinador, com o chamado Sinal de Puzzos (com o movimento de rechaço fetal).
Qual o sinal do útero piscando (um lado maior que outro)?
Sinal de Piskacek
Qual o sinal do dedão no útero?
Sinal de Goodell e de Hegar
Qual o sinal que o útero tem formato de um bundão?
Sinal de Nobile-Budin
Quais são as modificações locais maternas à gravidez das mamas?
Aumento do volume a partir de 5 a 6 semanas (por hiperplasia de elementos glandulares) podendo ficar túrgidas e dolorosas + Surgimento de delicadas veias abaixo da pele, chamado de Rede de Haller + Aumento da pigmentação dos mamilos e auréolas, chamado de Sinal de Hunter + Hipertrofia das glândulas sebáceas, que são chamadas de Tubérculos de Montgomery.
O que são as modificações sistêmicas?
São aquelas resultantes do efeito mecânico provocado pelo útero em crescimento e de efeito hormonal, em especial da progesterona sobre o organismo materno.
Quais são as modificações sistêmicas de postura e marcha?
Deslocamento anterior do centro gravitacional do corpo (por peso adicional do útero, feto, anexos e mamas) + Alteração postural de forma compensatória: de lordose lombar acentuada, marcha anserina e flexão mantida do pescoço, que gera dor cervical.
Quais são as modificações sistêmicas de pele?
Hiperpigmentação (quando da linha alba do abdome, é chamada de Linha Nigra), e na cicatriz umbilical e na face e pescoço, com cloasma gravídico ou melasma gravidarum + Aumento da vascularização da pele, gerando eritema palmar, eritema plantar e teleangiectasias + Estrias (no abdome, mamas ou coxas), por alterações no colágeno e hiperdistensão da pele.
Qual a razão da gestante não poder realizar procedimentos com laser?
O fato de o laser poder destruir certas células e explodir melanócitos que deixam marcas permanentes na pele.
Quais são as modificações sistêmicas do metabolismo dos carboidratos?
Hipoglicemia de jejum, por “parasitismo verdadeiro” + Hiperinsulinemia, por hiperplasia e hipertrofia das células Beta pancreáticas + Hormônio Lactogênio Placentário (HPL) - na 2ª metade: com aumento da resistência periférica à insulina e diminuição do consumo celular de glicose que leva até a hiperglicemia pós-prandial + Gestação como estado potencialmente diabetogênico.
Quais são as modificações sistêmicas do metabolismo dos lipídios?
Uma vez que a gestante busca preservar a glicose para o feto e para o próprio SNC materno, os lipídios sofrem as alterações: Lipólise, favorecida por níveis elevados de Glucagon, Adrenalina, GH e HPL + Tendência à cetose, por aumento da lipólise, e consequente concentração de ácidos graxos plasmáticos.